O que são os UGJ - Under Gravel Jets

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Antônio Jorge
Ciclador
Ciclador
Posts: 154
Joined: 09 Dec 2003, 15:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Rio de Janeiro

O que são os UGJ - Under Gravel Jets

Postby Antônio Jorge » 01 Jan 2004, 17:13

Bom, a pedido do Jaime Tsai e também pq acho que vai contribuir com a comunidade, resolvi postar minhas experiência com o uso dos UGJ - Under Gravel Jets ou Jatos Sob o Cascalho em aquas de Ciclídeos Africanos (pomposo, não? :lol: ).

Os UGJ nada mais são do que uma rede de tubulação que fica por baixo do substrato de um aqua de CA's, ligada a uma ou mais bombas submersas que empurram água por essa tubulação, forçando a sua saída através de pequenos "jatos" que se localizam próximos ou rentes ao substrato. As vantagens para aquas de CA's são muitas:

1) Auxiliam na circulação de agua geral, uma vez que essas espécies geralmente apreciam águas movimentaadas.

2) Aumentam a aeração e circulaçÃo de água pelo substrato (sobre ele, e não através dele como num FBF) e pelas rochas do aqua, propiciando que as pequenas colônias de bactérias nitrificantes presentes nesses locais prosperem e auxiliem na filtragem biológica do aqua.

3) Fazem com que as partículas sólidas de dejetos e restos de alimento sejam mais facilmente capturadas ppelos filtros do aqua, pois elas tendem a não se depositar por causa da "turbulência" perto do substrato. O único inconveniente é que é meio comum ver um cocozinho solitário vagando pelo aqua sem destino antes de ser capturado pelo filtro.

4) Auxilia muito na rotina de sifonagem, pois ficam bem menos partículas depositadas no substrato.

5) Evitam ou diminuem a ocorrência de "zonas mortas", muito comuns em aquas de CA's, que são locais onde se acumulam fezes entre as pedras e que nÃo são alcançadas pelas sifonagens, gerando "focos" de produção de amônia e outros compostos tóxicos.

6) Se foram combinados com um pré-filtro de perlon na entrada da bomba, auxiliam ainda na filtragem mecânica.

Bom, dito isso, minha experiência é a seguinte: são realmente muito eficazes como ajuda na filtragem, mas não acho que consigam substituir a mesma, como alguns sites dizem. Que eu saiba o mestre José Antônio/Ez do CMCA tb usa esse equipamente, e até depende mais dele pra filtragem em um dos seus aquas do que o meu, se não me engano, e tb tem ótimos resultados. Vamos ver se ele coloca aqui o seu parecer. :wink:

Quanto ao esquema de montagem de um, é extremamente simples e barato, só precisa comprar uns tubos e conexões de PVC e a(s) bomba(s) submersa(s). No meu caso eu uso em meu aqua de 250l um sistema com 6 saídas, alimentadas por duas Sarlo Better de 650l/h, cada uma com 3 delas. Para entenderem a montagem, infelizmente eu perdi junto com o meu computador (vírus) as fotos que fiz qdo montei o meu, mas nesse site em inglês vcs podem ver algumas fotos bem interessantes. Mesmo sem saber ler em inglês, dá pra entender só pelas fotos:

http://cichlid-forum.com/articles/ug_jets.php

Por último, infelizmente esse é um equipamento que só pode ser instalado em aquas novos ou então desmontando o aqua todo, pois ele fica embaixo do substrato e requer um "projeto" para funcionar melhor de acordo com a decoraçÃo de pedras...

Espero ter ajudado!

Abraços,

Antônio Jorge

User avatar
andre luiz
Ciclador
Ciclador
Posts: 128
Joined: 21 Sep 2003, 15:03
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Bernardo do Campo

Postby andre luiz » 02 Jan 2004, 23:41

Antônio achei esse sistema bem interessante, principalmente para os CA's que gostam de uma intensa movimentação de água no aquário.

Só fico na dúvida sobre esses pontos 'mortos', pois acho que com uma boa sifonagem você conseguirá alcançar todos os pontos do aquário. Acho interessante colocar esse sistema por baixo das rochas de decoração do aqua, principalmente para que nelas possa se formar uma colônia de bactérias maior.
Em relação a ajudar na filtragem isso se torna bem interessante, pois podemos ver que em nossos filtros externos poucas particulas grandes são sulgadas, o filtro normalmente retém particulas menores e as grandes acabam se depositando no fundo (substrato), e com o UGJ essas partículas como você muito bem mencionou ficam em suspensão e o filtro pode ter a possibilidade de sulgá-las!

Bom parabéns pelo post pois esse era um sistema que eu só tinha ouvido algumas pessoas falarem sobre ele porém não tinha nenhum conhecimento!

Abraços
Last edited by andre luiz on 04 Jan 2004, 15:26, edited 1 time in total.
)><{{{º> Andre Luiz <º}}}><(

Antônio Jorge
Ciclador
Ciclador
Posts: 154
Joined: 09 Dec 2003, 15:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Rio de Janeiro

Postby Antônio Jorge » 04 Jan 2004, 11:55

Puxa, obrigado pelos elogios, Andre! :oops:

Quanto aos pontos mortos, estou me referindo a algumas tocas e recessos entre as rochas que eu não consigo chegar com o sifão a não ser que eu movesse as rochas de decoração durante a sufonagem (coisa que eu não faço), mas que sei que estão ok pois elas estão sendo "jateadas" pelos UGJ...

Uma coisa engraçada é que numa parte do meu aqua tem uma rocha plana apoiada sobre duas menores, formando uma "mesa", bem rente ao substrato e que foi colocada aí pra esconder uma das saídas do UGJ. Bom, o meu Auratus escolheu esse lugar pra ser a toca dele, mesmo com toda a turbulência, e ele adora ficar nadando contra a correnteza na entrada dessa sua toca, passando um tempão ali. É hilário, pois desde o início ele escolheu aquele local, e parece fazer a maior força pra entrar lá... Acho que ele gosta de ficar em forma pra poder dar umas corridas melhor no povo do aqua... :twisted:

Abraços,

Antônio Jorge

Jaime Tsai
Colaborador
Posts: 692
Joined: 17 Sep 2003, 19:06
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - Parada Inglesa

Postby Jaime Tsai » 06 Jan 2004, 01:26

tudo bom ?

cara! muito boa a tecnica.
gostei mesmo. mas so que existe algum tipo de regra? tipo alguma estrategia pra apontar as saidas?

e naum tem problema se o CAs comecarem a jogar areia em cima? acho que naum ne?

a bomba pode ser escondida atras dos enfeites... essa eh a vantagem.
mas eh necessario usar um prefiltro nelas ou posso deixar ela abertona...

naum ha perigos de algum peixe fica preso ne?

abraco!
"Um Bom aquarista é aquele que sempre tenta se Superar!"

Antônio Jorge
Ciclador
Ciclador
Posts: 154
Joined: 09 Dec 2003, 15:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Rio de Janeiro

Postby Antônio Jorge » 06 Jan 2004, 10:45

Olha, Jaime, técnica não tem não, achoo que o ideal é fazer com que as saídas dos jatos apontem para direções bem diversas e que "cubram" toda a área do fundo do aqua, evitando aponta-los diretamente para algum vidro ou pedra grande, ajudando assim na turbulência e movimentação da água e evitando que se formem redemoinhos...

Quanto a eles jogarem areia em cima, o jato joga ela de volta na cara deles... :lol: Aí eles desistem...

Quanto ao uso do pré-filtro, é opcional, mas eu não aconselharia deixar a bomba aberta sem pelo menos uma gradinha de proteção, ela pode sugar ou machucar algum incauto que passe por perto de bobeira...

Abraços,

Antônio Jorge

Cledson Soares
Montador
Montador
Posts: 45
Joined: 17 Sep 2003, 19:10
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Brasà­lia-DF

Postby Cledson Soares » 06 Jan 2004, 20:52

Olá galera,

Oi Antônio Jorge,

Você diz que usa no seu aqua de 250l um sistema com 6 saídas, alimentadas por duas Sarlo Better de 650l/h, cada uma com 3 delas.

Estou estudando como impleitar esse sistema no meu aqua de 300L, + ou - 250L com os descontos. Se eu colocasse também duas Sarlo Better de 650l/h, somado com a filtragem que e de 7X o volume do aqua, chegaria a uma circulação de 11X o vulume do aqua.

Será que a água do meu aqua ficará muito turbulenta?

Ou não tem problema se eu posissionar as saídas em direção as rochas?

___________________
Cledson Soares

Antônio Jorge
Ciclador
Ciclador
Posts: 154
Joined: 09 Dec 2003, 15:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Rio de Janeiro

Postby Antônio Jorge » 07 Jan 2004, 09:40

Oi, Cledson! Olha só, na minha opinião não fica forte não. Em primeiro lugar, se seus filtros são externos ou de canister, a saída deles não faz muita turbulência na água do aqua como um todo, apenas na superfície (o que é ótimo pra oxigenação da água do aqua como um todo). Já os UGJ fazem uma "correnteza" na parte inferior/central do aqua (otimizando a oxigenação das colônias de bactérias do substrato e pedras), portanto ao meu entender elas não se "somariam", apenas se "complementariam".

Outro ponto importante é que os UGJ têm vários "cotovelos" e "tê's" em suas conexões, o que diminui e muito o fluxo das bombas, além do fato de que cada bico de saída tem uma pressão menor.

No meu caso, tenho um filtro interno modular da Atman de 1500l/h (esse sim aumenta bem a circulação pois é interno), mais as duas bombas de 650l/h. Levando em conta que meu aqua deve ter uns 200l reais, isso daria pelos seus cálculos uma circulação interna de 14x o volume do aqua por hora. E te digo isso: os meus CA's agradecem! :lol:

Eles ADORAM nadar nos pontos de maior correnteza, a impressão que dá é que isso parece ampliar o espaço de natação deles. Eu explico: o meu zebra super red, por exemplo, passa uns 45 min seguidos nadando de cabeça contra o jato de maior fluxo, e como o jato empurra ele pra trás, ele fica nadando vigorosamente porém fica parado no mesmo lugar, a força do lfuxo compensando a força das nadadeiras dele. É como se ele estivesse correndo numa esteira daquelas de academia. E o tamanho não é documento: tenho alguns filhotinhos de Demansoni no meu aqua, variando entre 3cm a 5cm, e TODOS adoram a correnteza...

Abraços,

Antônio Jorge

jose antonio/ez
Montador
Montador
Posts: 88
Joined: 26 Sep 2003, 19:16
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Sumaré - S.P.

Postby jose antonio/ez » 07 Jan 2004, 18:13

Fala Pessoal!
podem ficar tranquilos quanto a circulação ela pode ir ate a casa de 20x sem maiores problemas, a unica restrição e para alguns peixes do Tanganika que não gostam de aguas muito turbulentas.
os peixes de areas rochosas (Rockdwellers) estam acostumados a grande movimentação de agua, os meus Labeotropheus moram perto da saida do ugj, na natureza grande parte das variedades dos Labeotrophues vivem em areas de arebentação, assim como auratus e alguns Pseudotropheus.
uma boa solução tambem e usar sempre mais de uma bomba desligando sempre uma a noite par diminuir o fluxo.
abração
Ciclideos a Evolução
C.M.C.A. - TERCEIRO TIME

Cledson Soares
Montador
Montador
Posts: 45
Joined: 17 Sep 2003, 19:10
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Brasà­lia-DF

Postby Cledson Soares » 08 Jan 2004, 20:13

Saudações pessoal,

Então Antônio Jorge, também uso um filtro modular de canto com bomba de 1000L/h + um whisper 60.

Mas como o José Antonio/ez disse que a circulação pode chegar até 20x.
Não terá mesmo problema se eu colocar duas B.B 650L/h. Está eté facil, pois já possuo uma, que aposentei quando comprei essa de 1000L/h.

Vou montar os UGJ retirando somente as Rochas e os que ali habitam, acho que não tem problema né? :x

Valeu e até mais.
_____________
Cledson Soares

Cledson Soares
Montador
Montador
Posts: 45
Joined: 17 Sep 2003, 19:10
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Brasà­lia-DF

Postby Cledson Soares » 14 Jan 2004, 19:55

Oi pessoal,
hoje montei em meu aqua os UGJ, retirei somente as rochas e os peixes, a água turvou um pouco, mas deu tudo certo.

Mas fiquei com uma duvida, usei duas Beter 650, cada com 3 saídas e achei os chatos muito fracos.

Então Antônio Jorge e José Antonio/ez, é assim mesmo ou tem algo errado? :?:

Montei a tubulação com cano de meia, deste marrom mesmo e nos bicos externos colei aragonita com silicone para disfarsar.

Os bicos das saídas ficaram parecidas com estas Image.

Inté...
__________________
Cledson Soares


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests