[VIROU ARTIGO] Aquário sem plantas naturais. É possível?

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

[VIROU ARTIGO] Aquário sem plantas naturais. É possível?

Postby Katsuzo Koike » 15 Dec 2011, 23:48

Muitos aquaristas não gostam de colocar plantas naturais em seus tanques, e os motivos (ou desculpas) principais são:
a) Simples negligência, por não acharem isso importante;
b) Pressa em colocar os peixes no aquário recém montado;
c) Ignorância, por não conhecerem a biologia dos aquários, nem entenderem nada de plantas vivas, fertilização do substrato e da água, etc.;
d) Desistência: após tentativas, as plantas sempre definharam e morreram, criando algas, os peixes do aquário comendo tudo, etc.
e) Escolha pessoal, considerando o biótopo do tanque e as espécies de peixes escolhidas para criar.
f) Para poupar-se de trabalho e de mais gastos com plantas ornamentais vivas e substratos férteis, porquanto isso nem sempre é barato;
g) Não ter onde comprar plantas vivas, pois as lojas próximas não oferecem tal artigo com qualidade, etc. (Se bem que hoje em dia, é possível pedir materiais de aquarismo, incluindo plantas naturais em excelente estado, pela internet, em sites muito confiáveis e eficientes).

Mas a pergunta em pauta é a seguinte: “É possível ter um aquário com água e peixes saudáveis sem recorrer ao uso de plantas naturais?” A resposta, para muita gente, é positiva, e na Web há defensores dessa linha, que na montagem de seus aquários recorrem apenas à água, pedras, mídias, ornamentos, e quando muito, ao uso de plantas de plástico. De fato, tais materiais podem ornamentar bem um ambiente, e as lojas de Aquário oferecem vários tipos de plantas artificiais e ornamentos, em variados modelos e preços. Outro argumento de quem não recorre a plantas vivas está na alegação de que elas “pouco influenciam” na vida do sistema, sendo apenas uma questão “de charme e estética” ao ambiente.

Bem, não discutirei aqui os importantes papéis das plantas vivas em nossos tanques, pois isso já tem sido muito bem explicado em outros artigos e Fóruns, estando mais que provado que a presença de flora traz muitos benefícios ao aquário.

Image
Plantas naturais em aquários não constituem mera questão estética. (Foto: K.Koike 2013)

Um dos grandes objetivos do aquarismo, além do impacto paisagístico-ornamental da atividade, está em alcançar o equilíbrio biológico do sistema onde é feita a criação de peixes e outros seres aquáticos. É isso que garante que esses seres se desenvolvam da melhor forma possível, permanecendo adequadamente condicionados e mantidos. A título de comparação, voltando à pergunta acima, sugiro duas questões: “É possível um bairro ou mesmo uma cidade sem arborização?” e “Podemos viver sem alimentação de vegetais frescos, frutas e legumes?” Claro que sim. Mas certamente, nesses casos, a qualidade de vida estará bastante prejudicada. É isso mais ou menos o que acontece no aquário sem plantas naturais. Além do mais, ninguém de bom senso gostaria de visitar um jardim todo de plástico, não é mesmo? Atualmente, a presença de parques e reservas verdes em certos bairros e localidades tem valorizado muitos imóveis em nossas cidades.
Um dos grandes aquaristas franceses, Henri Favré, defende que plantas vivas são imprescindíveis para o bom andamento do aquário. Primeiro, porque segundo ele, um aquário sem plantas perde cerca de 50% de chance de se estabilizar biologicamente (El Acuario, 1971, p.144). Aqui, o equilíbrio sendo precário, o aquário necessitará constantemente da intervenção do criador, com uso de químicos para controlar os parâmetros da água: seja porque o Ph e o Dh não estabilizam, a amônia e nitritos também não caem, há pouco oxigênio na água, os peixes estão mal, e assim por diante. Para Favré (op. cit., p.77), “as necessidades das plantas correspondem às necessidades dos peixes”, ocorrendo uma troca benéfica entre os seres e entre o meio. Isso quer dizer que no meio onde as plantas estiverem bem, os peixes viverão bem. Elas serviriam, assim, como um verdadeiro termômetro biológico.
Em um aquário bem plantado, de excelente água filtrada, totalmente ciclado e aclimatado, dificilmente ocorrerão problemas graves. As plantas não servem apenas para a troca de gases (oxigênio e gás carbônico) na água, mas também elas se nutrem dos dejetos dos peixes, ajudando a manter a qualidade da água. O desequilíbrio biológico leva à recorrência de algas indesejadas, como as negras, as azuis, as filamentosas e outras, fora o perigo da água degenerar por nitritos e amônia, ou ficar verde.
Claro, há como reproduzir em aquário diversos biótopos de peixes onde a ausência de plantas seja uma marca, de modo muito bem sucedido: aquários de água salobra, para Jordanis, gobis e outros nem precisam de plantas, como em meios estuarinos ou de manguezal, que também não precisam. Muitas plantas não suportam tanques amazônicos de água escura, de muita madeira e folhas, e seus peixes podem viver bem (ex.neóns e outros tetras). Outro exemplo: ciclídeos africanos não vivem naturalmente em meios plantados, no seu habitat natural, e sim no meio de pedras e areia; mas imagine um criador que compra peixes herbívoros e em seu aquário apenas possui rochas? Estresse na certa para os peixes. Vale lembrar que mesmo nesses casos de peixes que vivem bem sem plantas, ocorre deles precisarem achar vegetação na hora de sua reprodução.
O que pode iludir muitos aquaristas sobre biótopos naturais sem plantas é que no meio selvagem, as águas sempre estarão sujeitas ao trabalho benéfico das plantas, o que não ocorre em aquários, um sistema fechado (a solução para isso é se fazer um filtro externo ao aquário sem plantas, mas usando nele plantas lacustres e hidrófilas, como agrião, papiro, aguapés, alfaces-d'água, jiboias, bambus de enfeite, etc.)
Por fim, segundo o exposto acima, não queremos dizer que nenhum aquário plantado vá passar por problemas. As TPAs constantes, a alimentação bem dosada, a fauna bem escolhida e em número razoável para a litragem do tanque, uma boa filtragem e circulação, bem como uma iluminação adequada serão fatores constantes e cruciais para o bom andamento de qualquer aquário, seja ele com ou sem plantas. (Texto de K.Koike - AqOnline)

Image
Plantas dão grande conforto aos seres do aquário. (Foto: K.Koike 2013)

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Aquário sem plantas naturais. É possível?

Postby Mateus Camboim » 16 Dec 2011, 00:12

Oi,

Parabéns, ótimo texto! E respondendo à pergunta-título 'Aquário sem plantas naturais. É possível?': é possível sem plantas naturais e nem artificiais... :mrgreen: Tenho um aquário que representa um igarapé amazônico, mais uma região do meio do que ciliar, em que não existe nenhuma planta natural (tal qual como ocorre em determinadas regiões na natureza) e é muito, mas muito estável. E eu acho tão decorativo! Saudável, também.

Estou aqui só porque gosto de aquário sem plantas, acho de certa forma uma coisa peculiar. Porém, também adoro aquário com plantados! Inclusive tenho um plantadinho meia-boca, hehehe.

De qualquer forma, gostei do texto, bem explicativo!

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Aquário sem plantas naturais. É possível?

Postby Katsuzo Koike » 16 Dec 2011, 09:01

Mateus, valeu seu comentário...achei que não ia causar boas impressões. Segui a onda da Xica, em defender as plantas nos aquários. Digo que enquanto escrevia, pensei em biótopos que não utilizam plantas, e que são bem sucedidos, como o de Igarapé (seu preferido, né?). Por isso, quando editei o texto hoje, citei não apenas esse meio, mas os tanques de água salobra ou Brackish (incluindo de mangue) e os de ciclídeos, onde não há em geral uso de plantas! Valeu, amigo!

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Re: Aquário sem plantas naturais. É possível?

Postby Victor Pax » 16 Dec 2011, 12:31

Eu acho que um conjunto de plantas naturais pouco exigentes (Hygrophilas, Ceratophyllum, Egeria, Sagittarias, etc) com plantas de plástico imitando plantas mais exigentes (Aponogeton madagascariensis, Rotala macrandra, plantas vermelhas em geral, etc) fica muito belo e uni "o melhor dos dois mundos".
Usava muito as plantas artificiais antes para esconder "ornamentos" como o FBM, cano do filtro externo ou bomba do canister FVM.

Sobre os biótopos sem plantas... não nós esquecemos das plantas flutuantes como Lemnas, Salvinias, Pistias, etc que suportam bem esses ambientes (bem, o salobro nem tanto...).

Também gostei do texto.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Aquário sem plantas naturais. É possível?

Postby Xica » 16 Dec 2011, 13:14

Oi.
Katsuzo, possível é, mas eu não tenho esta experiência para saber se estes aquário são mais fáceis ou não de permanecerem estáveis e saudáveis. Nem mesmo se para isto precisam de trocas de água mais volumosas ou frequentes, ou outro procedimento ainda.
Plantas para mim são ponto de honra, justamente pelo fato de manter kinguios. Tudo o que privilegia a qualidade da água me interessa e plantas cumprem bem esta função.
Lembrando também que meu foco é aquário com plantas, não aquário plantado.
Belo texto. Muito bom para trocar ideias e observar outros pontos de vista.
Abraços.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Aquário sem plantas naturais. É possível?

Postby Katsuzo Koike » 16 Dec 2011, 13:20

Pois é, Xica, fico agradecido pela sua opinião, principalmente vindo de alguém que adora plantas nos aquários. Lembro de suas respostas à velha lenda aquarística de que tanque de Kinguio não pode ter ou não precisa de plantas....puro mito, né! hehehe. Grande abraço!

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Aquário sem plantas naturais. É possível?

Postby Rafael Compassi » 16 Dec 2011, 20:14

Muito bom o texto, cara, parabéns!

Abraço

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Aquário sem plantas naturais. É possível?

Postby Katsuzo Koike » 17 Dec 2011, 09:48

Ôpa, valeu, Rafael!

Mateus, eu respeito quem prefere aquários sem plantas, principalmente aqueles que tentam fazer um biótopo específico. Porém, em qualquer caso, há o equívoco dessa linha de achar que dado meio seja isento de trabalho de plantas, o que não existe na realidade. Ou seja: não podemos equivaler um sistema biológico natural com um sistema artificial, como um aquário. Mesmo o lago Malawi, onde os ciclídeos vivem entre pedras, há circulação de água nova vinda de rios que atravessam florestas, e trazem muita matéria orgânica, lodo, plânctons, e mesmo vegetais que servem de alimentos para muitos seres. No caso do biótopo de manguezal e dos Igarapés, a situação não muda...esses sistemas também não prescindem de vegetação, cujas raízes filtram a água e equilibram os parâmetros de água. O ideal, nesses casos de aquário sem plantas, era fazer uma mídia que passasse por raízes de plantas vivas e boas bactérias, e a água retornando para o aqua, bem melhor do que saiu. Há quem faça isso. O que vc acha? Abçs

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Aquário sem plantas naturais. É possível?

Postby Rafael Compassi » 17 Dec 2011, 10:33

Concordo absolutamente com você, mr K!

Em todos biótopos que conheço, a água por algum momento passou por plantas (sejam elas somente as raízes ou não).

Mesmo nos biotopos malawi, tem plantas (poucas mas tem), e nesses casos as algas que fazem a diferença (no caso do malawi é a spirulina).

Mas agora pergunte-se.... você prefere plantas ou algas para fazer a purificação da água (lembre que as duas fazem exatamente a mesma coisa,
absorvem compostos orgânicos e inorgânicos, liberando oxigênio e servem de alimento para os peixes). Claro que é possível fazer a purificação da água através de TPAs grandes, para a remoção dos COD (carbono orgânico dissolvido), ácidos húmicos, fenóis e outros nutrientes, mas acho que as plantas dão uma vitalizada no aquário.

Por isso concordo em manter um filtro de plantas externo ao aquário, como você disse, como se fosse um refúgio, muito utilizado em marinhos.

Abraço

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Aquário sem plantas naturais. É possível?

Postby Katsuzo Koike » 17 Dec 2011, 14:23

Rafael, vc mudou de visual, né? Diferente daquele do Bate Bapo- Vamos nos conhecer por Fotos...hehehe. Sobre os biótopos, a visão isolada de certos meios dá a falsa impressão que não existam plantas ou trabalho de plantas. E no aquário, o sistema é fechado, apenas dependente das TPAs para renovar a água. No entanto, nunca duvidei da engenhosidade de certos criadores de peixes, como o Mateus, hehehe. Abçs

Biótopo de Igarapé:

Image[/URL]
(Fonte: Ecodebate: cidadania e meio ambiente)


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests