Florescência de plantas submersas

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
lclobo
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 06 Feb 2008, 13:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Arapongas-PR

Florescência de plantas submersas

Postby lclobo » 07 May 2008, 00:12

Olá pessoal!
Posso estar enganado, mas li num site da internet ( acho que no da Aquabase – fichário de plantas/didiplis diandra) , que poucas plantas florescem submersas. Se isto for verdade, as Echinodorus são umas destas plantas?? Pergunto isso porque não tenho experiência com plantas e gostaria de identificar uma estrutura "diferente" que apareceu/nasceu pela segunda vez nas plantas de um dos meus aquários: trata-se de um caule gigante, desde a base da planta até a superfície, com pequenas folhas ( flor? , inflorescência?) na extremidade. Na primeira planta que surgiu ( "bananinha" ... nynphoides aquatica??) acabei cortando o caule e não liguei. Agora foi a vez de aparecer numa Echinodorus Leopoldina. O que é isso?? O que devo fazer?
Image Valeu
Abraços
Luciano

lclobo
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 06 Feb 2008, 13:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Arapongas-PR

Postby lclobo » 07 May 2008, 00:53

Não sei o porquê, mas não apareceu a foto. Vou tentar de novo:
Image.
Espero ter conseguido agora.

Nathan Petrin
Colaborador
Posts: 276
Joined: 19 Sep 2003, 22:05
Photography Portal AqOL: 16
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Bernardo/SP - Brasil

Postby Nathan Petrin » 07 May 2008, 00:56

Opa !

Realmente, algumas poucas plantas lançam flores submersas, como por exemplo, a Didiplis diandra.

Já no caso da Echinodorus, provavelmente essa estrutura é uma haste floral... a tendência é que essa haste suba até a superfície, e as flores se abram fora da água.
Se a haste não conseguir sair da água, as flores não abrirão. Mas existe a possibilidade de se formarem frutos submersos, que darão origem à novas mudas.

Pode deixar a haste se desenvolver, certamente você terá um presente... :wink:

E se saírem flores, manda as fotos pra gente ver !
"Não há vencedor que acredite no acaso" (Friedrich Nietzsche)

lclobo
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 06 Feb 2008, 13:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Arapongas-PR

Postby lclobo » 07 May 2008, 08:38

Olá Nathan!
Pois é, a haste floral já chegou à superfície, e aquelas folhas estão praticamente fora da agua. Não sei se vc observou, na hora que tirei a foto introduzi a haste completamente na aguá com uma pinça, mas na realidade jé é uma "baita" de uma haste...rs
Vamos ver... daqui uns dias posto outra foto...

lclobo
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 06 Feb 2008, 13:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Arapongas-PR

Postby lclobo » 22 May 2008, 17:33

Olá pessoal;
taí minha primeira flor de echinodorus.... pelo menos eu imagino que seja.
Detalhe: durou apenas uns 3 dias, depois as minúsculas pétalas esbranquiçadas>transparentes desapareceram.... estou esperando as próximas nos outros brotos florais que continuam fechados.
Image
Image
É isso aí... abraços a todos
Luciano

Nathan Petrin
Colaborador
Posts: 276
Joined: 19 Sep 2003, 22:05
Photography Portal AqOL: 16
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Bernardo/SP - Brasil

Postby Nathan Petrin » 22 May 2008, 20:28

Opa... muito legal !

Pena que duram tão pouco tempo.

Parabéns pelas flores, é muito legal presenciar esses fatos no aquário !
"Não há vencedor que acredite no acaso" (Friedrich Nietzsche)


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests