ENTREVISTA: Rafael Senfft e lowtech

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

ENTREVISTA: Rafael Senfft e lowtech

Postby Lord_Wolf » 16 Dec 2012, 13:08

Entrevista com Rafael Senfft sobre aquário Lowtech

Tamanho do aquário: 50x35x25 (compr, alt, larg) 43 litros
Substrato: Cascalho de rio médio.
Filtragem: 1 filtro Atman HF-0100 com cerâmicas Boyu.
Iluminação: 2 compactas de 9 watts - 6500K.
Sistema de CO2: Não possui.
Fauna: Camarões Malawa e caramujos red ramshorn.
Plantas: microssorium pteropus, musgo de java, sagitaria subullata, anubia nana, anubia nana petit, cryptocorine undulata, blyxa japônica, lemna minor, pistia stratiotes, hygrofila polisperma 'sunset', echinodorus tenelus 'amano'.

Image

De onde veio a inspiração para esse layout?
Não teve um foco único de inspiração. Na realidade foi uma mistura de layouts encontrados na net, e a vontade de criar um ambiente adequado para camarões anões.

Que tipo de material (hards) foi usado nessa montagem?
Inicialmente uma peça central de tronco de aroeira, e depois alguns pedaços de raízes de aroeira para compôr o layout.

Possui alguma preferência quanto ao hardscape? Por exemplo, prefere trabalhar com pedras ao invés de troncos?
Prefiro usar troncos, e se possível algumas pedras de pequeno porte apenas para complementar.

Em que seqüência foram organizados os elementos desse paisagismo?
Na realidade não foi muito difícil, já que o elemento principal, o foco da montagem, era o tronco, e este toma maior parte do layout. Após a colocação do tronco, e com o desenvolvimento das plantas, fui adicionando outros pedaços de tronco.

Image

Qual o regime de trocas de água desse aquário?
Não possui um regime muito sistemático. Faço TPA de 15 em 15 dias, às vezes fica 1 mês inteiro só com reposição de água. Este aquário já ficou quase 2 meses sem TPA, sem grandes problemas.

O foco desse aquário foi o aquapaisagismo?
Não me prendi a isso, principalmente por ter sido feito com um layout mais "wild".

Image

Image

Após a montagem, foi feita alterações na posição do hardscape? Costuma analisar o layout e fazer mudanças?
Mudei alguns detalhes desde o princípio da montagem, mas a base sempre foi a mesma, e não pretendo mudar muito além disso. Costumo sim analisar o layout, mas não faço mudanças, além das podas, que eventualmente devem ser realizadas.

Há diversas “regras” de proporção que são aplicadas nas artes e se enquadram no aquapaisagismo. Quais costuma utilizar em suas montagens?
Costumo usar layouts triangulares ou em forma de "U". Neste aquário tentei fazer como uma ilha, mas como o tronco é muito grande, perdeu esta sensação.

Image

Realiza fertilização líquida? Quanto tempo demorou para iniciá-la?
Não utilizo fertilizações, nem no substrato e nem líquida. Também não faço injeção de CO2.

O que foi levado em consideração ao dimensionar o tipo de iluminação a ser utilizado nessa montagem? Que tipo de Lâmpadas utiliza? São trocadas com muita freqüência?
Como se trata de um low-tech, o foco não estava na grande quantidade de iluminação. Portanto instalei duas compactas de 9 watts, e atendeu às minhas expectativas. Desde o início da montagem não tive grandes problemas com algas, e as plantas se desenvolveram muito bem. As duas lâmpadas que hoje estão nunca foram trocadas. Estão desde o início da montagem.

E as tão indesejáveis algas... Houve alguma batalha contra elas nesse aquário? Como as combateu?
Na verdade as algas nunca proliferaram neste aquário. Alguns green-spot e filamentosas cresciam nos vidros, mas consegui combatê-las com caramujos red ramshorn. Hoje o aquário não possui algas aparentes.

Como regula a injeção de CO2? Segue sempre o mesmo padrão em todos seus aquários? Como dimensiona quanto de Gás deve ser dissolvido em cada tipo de montagem?
Não uso injeção de CO2 neste aquário. Mas em outras montagens costumo usar cilindro regulado para cerca de 1/2 bolha por segundo, durante 24h por dia, já que não tenho acesso a válvula solenóide.

Qual foi o maior desafio na confecção desse layout?
O maior desafio foi imaginar como as microssorium e musgos iriam se proliferar no tronco. No início eu não tinha idéia de como seria o comportamente dessas plantas. Conforme o tempo passou, vi que estava ficando do jeito que eu tinha imaginado.

O desenvolvimento (ou a falta dele) de alguma planta surpreendeu devido a condição de “aquário low tech”?
Com certeza. Uma das plantas da lista é a Blyxa Japônica, que se desenvolveu muito bem nestas condições. No mais, não tive grandes surpresas, já que a flora estava definida desde o início. Por outro lado, não tive sucesso com a Lyrata cardamine e nynphaea rubra, que em pouco tempo entraram em declínio.

Image

Image


O que mais te agrada nessa montagem? Por outro lado, há algum ponto, onde pensa que poderia ter sido melhor trabalhado?
O que mais me agrada é de como o aquário se transformou em um sistema bem equilibrado. Tanto com relação ao desenvolvimento das plantas quanto com relação à procriação das espécies. Em muitas vezes nem ao menos alimento a fauna, que se alimenta da microfauna existente. Com relação ao layout, certamente tive e tenho idéias diferentes. Hoje eu faria algumas coisas diferentes, como usar um aquário um pouco maior, usar substrato mais fino e de coloração mais escura, usava uma espécie de musgo diferente, enfim... Uma série de coisas que eu mudaria após as experiências que obtive com esta montagem.

Image
Image

Image

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: ENTREVISTA: Rafael Senfft e lowtech

Postby Katsuzo Koike » 16 Dec 2012, 18:00

Pessoal, que maravilha de montagem! O Rafael faz milagre em aquários, hehe, ainda mais nesses pequenos. Por isso, parabéns! Lord, muito bom disponibilizar essa entrevista, valeu mesmo! Abçs!

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: ENTREVISTA: Rafael Senfft e lowtech

Postby Lord_Wolf » 17 Dec 2012, 10:36

Olá
De nada Ktsuzo... realmente, os aquários dele tem uma leveza, uma aparência tão saudável e natural que dá inveja :mrgreen:
Image

Image

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: ENTREVISTA: Rafael Senfft e lowtech

Postby Bruno Caron » 17 Dec 2012, 11:05

Realmente um belo aquário.
Gosto dessa sensação das plantas terem preenchido exatamente o seus lugares, não deixando espaços a esmo no aquário.
Parabéns Senfft!

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: ENTREVISTA: Rafael Senfft e lowtech

Postby Senfft » 31 May 2013, 19:16

Opa galera, só agora estou vendo esse tópico, desculpas rsrs. Valeu pelos elogios !!

Esse aquário foi o meu maior orgulho, mas não pelo layout exatamente, mas sim pela simplicidade e pela facilidade que era mantê-lo. Eu praticamente não tinha trabalho, e o tempo que eu usava era praticamente para admirá-lo. Mas essa montagem já era... Troquei o aqua por um maior (como disse na entrevista), mudei o layout todo. Estava muito bacana, mas negligenciei e as plantas tomaram conta de tudo rsrs. Estava sem tempo, aí deu nisso. Hoje esse aquário é só mato, mal dá pra ver os camarões rsrs. Mas em breve vou fazer um novo layout para os camarões, e aproveito e monto um novo tópico.

Pra quem se interessar, segue o tópico desse aquário da entrevista: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 21&t=26315

Abraços,
Rafael Senfft


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests