ENTREVISTA: Luca Galarraga e "Years of Solitude"

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

ENTREVISTA: Luca Galarraga e "Years of Solitude"

Postby Lord_Wolf » 16 Dec 2012, 12:53

Entrevista com Luca Galarraga sobre o aquário YEARS OF SOLITUDE - Realizada em 18/SET/2011

Tamanho do aquário: 100 x 45 x 45 cm.
Substrato: Amazônia Mbreda, utilizado puro, aproximadamente 30 Kg.
Filtragem: 3 filtros Eheim Ecco 2236, ligados em linha, com mídia biológica Eheim e JBL
Iluminação: 5 x T8 30W JBL, nos modelos Natur, Tropic e Color, com refletores também da marca JBL, foto-período de 10 horas.
Sistema de CO2: Pressurizado, injetando 3 bolhas por Segundo apenas durante o foto-período.
Plantas: Rotala rotundifolia, Rotala indica, Didiplis diandra, Myriophyllum matogrossense, Blyxa vietii, Rotala sp. green, Microsorum pteropus mini, Staurogyne sp., Marsilea hirsuta, Eleocharis minima, Echinodorus tenellus blood, Vesicularia sp., Glossostigma elatinoides, Riccia fluitans

Image

De onde veio a inspiração para esse layout?
Há anos eu tentava fazer um layout onde os troncos em forma de raízes abraçassem as rochas, mas nunca conseguia um efeito que me parecesse natural. Após a viagem ao Japão em 2010, minha forma de projetar um aquário evoluiu muito, aprendi conceitos e técnicas diretamente com o mestre Amano, que consegui colocar em prática neste novo trabalho, conseguindo enfim um resultado que me satisfez.

Possui alguma preferência quanto ao hardscape? Por exemplo, prefere trabalhar com pedras ao invés de troncos?
Prefiro trabalhar com rochas. É mais difícil, pois uma leve inclinação de uma rocha pode resolver ou arruinar um layout, mas é o estilo que eu gosto e predomina em meus trabalhos. Muitas vezes, como no caso deste aquário, as rochas estão acompanhadas de troncos, mas quase sempre a prioridade é para as rochas.

Onde consegue o material para suas montagens?
Esse é um de nossos maiores desafios. Os bons materiais de hardscape são escassos no mercado, então é uma constante busca por rochas e troncos de qualidade. Lojas de jardinagem às vezes guardam tesouros que desconhecem e nem dão valor ... é preciso ter um olhar treinado para identificar uma rocha com potencial em meio a uma pilha delas ...

Em que seqüência organiza os elementos que vão compor o paisagismo?
Geralmente inicio por uma rocha principal, a mais alta e volumosa do aquário, para depois ir colocando as outras rochas e por fim os troncos, se for esse o caso.

Costuma fazer algum tipo de desenho prévio para organizar a idéia no papel antes da montagem?
Sim, gosto de desenhar a idéia inicial, além de colorir as massas vegetativas para ter uma idéia melhor do projeto como um todo.

Após a montagem, costuma alterar a posição do hardscape? Nesse aquário houve alguma mudança posterior?
No meu modo de projetar, sempre! Dificilmente (até hoje não ocorreu) o hardscape está totalmente definido no dia da montagem. Sempre acabo retirando ou substituindo algumas peças, ou mesmo acrescentando mais substrato para obter os ângulos mais interessantes e incrementar o efeito de perspectiva. Neste ponto é fundamental trabalhar com um substrato profissional, como o ADA Aquasoil, ou o Mbreda Amazônia, que possibilitam essa técnica sem ter de esvaziar o aquário!

Image

Years Of Solitude: porque este nome?
O nome vem da música eternizada pela dupla Astor Piazzolla e Gerry Mulligan, que esteve presente em momentos importantes de minha vida (agora mais um!), que achei que se encaixava neste layout, fazendo uma alusão aos anos que essas raízes levaram para serpentear entre as rochas ...

Alguns pensam em um nome e criam um paisagismo inspirado no título. Outros definem o nome da montagem após a evolução do aquário. Como acontece em seu caso?
Neste caso, como explicado acima, o nome veio depois da obra.

Há diversas “regras” de proporção que são aplicadas nas artes e se enquadram no aquapaisagismo. Quais costuma utilizar em suas montagens? No YEARS OF SOLITUDE, como se pode perceber essa preocupação?
Hoje faço isso de uma forma mais instintiva, mas procuro posicionar a rocha principal próxima à proporção áurea (neste caso à esquerda). Linhas diagonais também são importantes para que a obra ganhe profundidade e perspectiva.

Como foi ministrada a fertilização líquida nesse aquário?Com que produtos e que cuidados foram necessários para evitar algas?
Hoje em dia não consigo imaginar um aquário de ponta sem o uso de fertilização líquida. Muitas pessoas pensam erroneamente que a fertilização líquida pode favorecer o aparecimento de algas.

Eu digo justamente o contrário, com o uso de uma fertilização líquida adequada, consigo favorecer o crescimento das plantas e coibir o surgimento de algas. Neste caso quis testar o sistema completo desenvolvido pela empresa nacional Mbreda, utilizando o trio de fertilizantes da marca, Macro-nutri 1, Micro-nutri 2 e Fe2+. Complementei a fertilização com o Seachem Phosphorus e Seachem Nitrogen, já que os produtos da Mbreda não possuem estes importantes macronutrientes.

Os cuidados necessários para evitar algas, além da fertilização líquida correta, consistem na rotina de manutenção de um aquário plantado de alto desempenho, ou seja, trocas parciais de água constantes e pouco volumosas, filtragem biológica superdimensionada, iluminação de qualidade, e muita dedicação!

Muitos lutam para ter plantas vermelhas no aquário. Para chegar aquela tonalidade observada em sua obra, o que foi primordial?
Fertilização adequada e iluminação de qualidade, além das plantas corretas, no caso utilizei a verdadeira Rotala indica, que atinge tons mais avermelhados que a similar Rotala rotundifolia.


O que leva em conta para dimensionar a quantidade de luz a ser utilizada em cada montagem? Que tipo de Lâmpadas utiliza?
Tudo vai depender do projeto, qual flora eu pretendo atender, mas por favor, parem de falar em W/litro! Nossas plantas necessitam de qualidade de iluminação, e não quantidade! Gosto de utilizar as lâmpadas fluorescentes T8 ou T5, no caso utilizei 5 lâmpadas T8 de 30W da marca JBL, potencializadas pelos refletores da mesma marca.

E as tão indesejáveis algas... Houve alguma batalha contra elas nesse aquário? Como as combateu?
No início da montagem tive um surto de algas marrons, muito comuns nesta fase do aquário, mas foram combatidas com o uso de peixes algueiros, aliado a aspiração e trocas de água. Tive problemas também com as famosas algas “peteca”, que eram retiradas manualmente onde era possível, para depois receberem tratamento químico através do uso de Seachem Excel.

Como foi feito o trabalho de poda para moldar o layout dessa forma?
O trabalho de poda foi bastante exigente, pois utilizei plantas com variadas velocidades de crescimento. Foram muitas podas, ora na moita da esquerda, ora na moita da direita, ora no carpete, até conseguir chegar ao resultado da foto final, que a meu ver poderia ser ainda melhor na moita de Rotalas, que não chegou a um adensamento perfeito na minha opinião.

Qual foi o maior desafio na confecção desse layout?
Foram muitos desafios, mas o maior deles creio que foi escolher o momento ideal para a foto final. Lembro que antecipei a data da foto prevendo que o aquário “passaria do ponto” caso não o fotografasse naquele dia, o que de fato veio a ocorrer, mas então já estava registrado!

O que mais te agrada nessa montagem? Por outro lado, há algum ponto, onde pensa que poderia ter dado uma melhor trabalhada?
Gosto muito da região frontal e o meio plano desse aquário. A moita da direita também ficou bem exuberante, mas como já disse anteriormente, a moita da esquerda poderia estar melhor adensada se houvesse mais tempo para tal ...

Que equipamento utiliza para tirar fotos de suas montagens?
Canon 50D e 4 flashes posicionados na parte superior do aquário

Fotos de aquários, especialmente os plantados, exigem algumas técnicas. Com é a preparação para a sessão de fotos de seus aquários?
É um verdadeiro circo! O aquário é posicionado no centro do Studio, estendemos tecidos negros para controlar os reflexos e a claridade, tripés, suportes, ventiladores, painéis coloridos para o back-ground ... luminárias extras, flashes ... enfim é um dia inteiro de trabalho para uma única foto!

Que avaliação faz do IAPLC 2011? Concorda com a colocação dos aquários que fazem parte do TOP 10?
Esta é uma pergunta difícil ... é complicado debater sobre avaliações de juízes, mas para não fugir da pergunta, com exceção do 2º lugar, que a meu ver deveria ser penalizado pela falta de originalidade (é muito parecido com o campeão russo de 2010), a maioria dos outros aquários merece estar no top 10.

De que forma soube que estava no TOP 20? Imagino que houve muita comemoração....
Foi uma manhã curiosa ... se não me engano era uma 5ª-feira ... logo cedo eu comentei com o amigo Renato Kuroki, que trabalhava na mesa ao meu lado: - “Renato, 2ª-feira vão divulgar os resultados do IAPLC!”, e ele ficou surpreso dizendo – “Já? Que bom!” ... Algumas horas depois, eu estava trabalhando em meu próximo aquário e ele desce as escadas todo animado: “Saíram os resultados! Uma amiga do Vietnam está me dando parabéns pela minha posição!” Eu ainda tentei colocar mais uma rocha no meu aquário, mas o coração já estava acelerado demais ... Subi para minha sala e tentei entrar no site do concurso, enquanto isso o Renato já anunciava mais brasileiros bem ranqueados ... “Nossa, o Leandro Campos ficou em 47º! Puxa, o Adriano Montoro ficou em 44º!” ... e eu nada de conseguir abrir o arquivo! De repente o Renato se levanta de um salto, vem em minha direção e me estende a mão; “DEZOITO!!! PARABÉNS” Ele gritou ... e eu achei que estava sonhando ... naquele dia ninguém mais conseguiu trabalhar aqui na Aquabase!

A participação no ADA Seminar em 2010 teve influencia no trabalho deste ano e no resultado conseqüente?
Sem dúvida! Aliás, não só o ADA Seminar, mas principalmente a viagem ao Japão, entrar em contato com todos aqueles talentosos aquapaisagistas, visitar tantas e tantas lojas especializadas em aquapaisagismo ... isso tudo mudou a minha forma de projetar um aquário plantado!

Image

DICAS PARA OS ASPIRANTES A AQUAPAISAGISTAS.
Qual o caminho para internalizar os conceitos do Estilo Nature? Quais são suas dicas e considerações finais?
As pessoas precisam aprender a observar a Natureza. Ela é perfeita, com todas suas imperfeições! Apenas para ilustrar, todos os iniciantes desejam um aquário plantado com um belo e perfeito carpete (a planta pode variar, mas as mais pedidas são a Glossostigma elatinoides e a Hemianthus calitrichoides). Nem todos conseguem, pois nem todos possuem ainda a técnica, os produtos e os equipamentos adequados, mas os que o conseguem, nunca pararam para observar e admirar uma paisagem natural, onde um descampado é uma profusão de diversas espécies de plantas, ora mais denso, ora mais escasso ... realidade muito distante daquele perfeito campo de golfe que ele criou em seu aquário!

Meu conselho para quem inicia neste apaixonante hobby é para que busque incansavelmente por informação de qualidade, planejando com muito esmero seu próximo aquário plantado. Mas que também coloque em prática tudo o que conseguiu aprender, pois como em tudo na vida, é preciso praticar muito para obter bons resultados!

Agradeço a oportunidade desta prazerosa entrevista, lembrando que temos um canal de comunicação sempre aberto com todos os aquapaisagistas que precisem de informação: aquabase@aquabase.com.br
Image

Image

Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests