ENTREVISTA: Rafael Dantas e "Sagração da Primavera"

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

ENTREVISTA: Rafael Dantas e "Sagração da Primavera"

Postby Lord_Wolf » 16 Dec 2012, 12:24

Entrevista sobre o aquário SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA

Dimensões: 100 x 40 x 50 cm
Volume: 200 L
Filtragem: Eheim Ecco 2234.
Iluminação: 4 x Arcadia Plant-pro T5 39W
Substrato: Tropica Plant Substrate, Elos Aqua Uno.
Fauna: 15 Rásbora Espei (Trigonostigma espei) e 5 Limpa Vidros (Otocinclus affinis).
Flora: Limnophila aromatica, Eleocharis minima, Rotala wallichii, Rotala rotundifolia, Rotala sp., Hydrocotyle sibthorpioides, Cryptocoryne willisii, Cryptocoryne beckettii, Cyperus helferi e Taxiphyllum barbieri (Musgo de Java).
Manutenção: Troca de 15% semanais, CO2 em três bolhas por segundo.

Image

De onde veio a inspiração para esse layout?
Falar sobre o que me inspirou exatamente para fazer esse aqua é um pouco difícil. Com certeza a maior parte da inspiração veio de observações de outros layouts na Internet e de fotos da própria natureza. Lembro que inicialmente a minha intenção era montar um biótopo para os Rasboras, com isso acabei pesquisando muito sobre a Tailândia e vi muitas fotos de parques nacionais de lá, principalmente o parque Khao Sok. Isso no fim determinou a escolha de plantas asiáticas para o layout e o uso de troncos no hardscape.

Possui alguma preferência quanto a hardscape? Por exemplo, prefere trabalhar com pedras ao invés de troncos?
Os dois tipos de hardscape me agradam muito. Hoje em dia estou preferindo trabalhar com troncos por questão de facilidade de encontrar o material. Infelizmente ainda é difícil achar pedras com formatos interessantes e de tamanhos variados. Eu gosto muito de misturar os dois também. Em um aquário com troncos procuro sempre incluir detalhes com pedras para parecer mais natural.

Onde consegue o material para suas montagens?
Na época em que criei esse aquário foi muito difícil achar o material. Os troncos disponíveis nas lojas ou eram muito grandes, ou não tinham um formato interessante. Acabei optando por pegar uma árvore morta e seca que encontrei e passei um mês preparando e cortando os galhos no formato que eu queria. Com certeza foi a parte mais trabalhosa desse layout. Hoje em dia tenho encontrado bons troncos na loja Aquário do Brasil em São Paulo. Na Aquabase é possível encontrar peças interessantes também. Quanto às plantas, gosto das mudas da Chácara Takeyoshi. Há muita variedade e as plantas vêm com a saúde impecável!

Em que seqüência organiza os elementos que vão compor o paisagismo?
Primeiro de tudo organizo o hardscape. É nesse momento que eu escolho o tipo de layout, a aparência geral do aquário, o clima que ele passa. Se eu conseguir a forma principal do aquário com o hardscape, e ele já parecer interessante mesmo sem plantas, fica mais fácil escolher e adicionar as plantas de acordo com o layout. Isso evita conflito com a altura, ou com o formato das folhas. Normalmente passo mais tempo na composição do hardscape do que em qualquer outra etapa.

Image

Costuma fazer algum tipo de desenho prévio para organizar a idéia no papel antes da montagem?
Com certeza! Desenhar no papel me dá muito mais liberdade na hora da composição. Sem contar que fica mais fácil de comparar lado a lado as idéias de layouts e escolher a que mais agrada. No caso de já ter o material do hardscape selecionado, fica mais fácil compor direto no substrato ou no chão mesmo, e depois desenhar somente para adicionar as plantas.

Após a montagem, costuma alterar a posição do hardscape?
Até as plantas serem plantadas eu mexo muito no hardscape. Depois de plantadas não gosto de mexer mais, pois a probabilidade de escorregar alguma coisa e estragar o layout é muito grande. Normalmente só planto depois de ter certeza do que quero com o hardscape. Às vezes acontece da areia abaixar um pouco depois de colocada a água, mas nada que um pequeno ajuste não resolva.

Sagração da primavera: porque este nome?
Eu sou formado em composição erudita e esse nome é uma homenagem ao compositor Igor Stravinsky que tem um peça chamada Sagração da Primavera. Para mim essa peça tem o mesmo clima, subjetivamente falando, do aquário.
Alguns pensam em um nome e criam um paisagismo inspirado no título. Outros definem o nome da montagem após a evolução do aquário. Como acontece em seu caso?
Nesse caso o nome veio com a evolução da montagem, quando eu estava ouvindo a abertura da Sagração da Primavera me lembrei do aquário e achei que a música combinava bem com o resultado do layout. Só teve um caso que fiz um layout baseado em uma peça do compositor Edvard Grieg. Nesse caso o nome veio antes e a montagem do layout partiu das minhas impressões subjetivas dessa peça.

Há diversas “regras” de proporção que são aplicadas nas artes e se enquadram no aquapaisagismo. Quais costuma utilizar em suas montagens? No Sagração da primavera, como se pode perceber essa preocupação?
Como na música, gosto de utilizar a proporção áurea nos meus layouts. Ultimamente tenho utilizado o desenho da concha do Nautilos subdividida em retângulos áureos para basear o posicionamento do hardscape e a poda das plantas. Na hora de montar o aquário, faço essa subdivisão com régua, calculadora e fita crepe no vidro da frente do aqua para facilitar o posicionamento e a reprodução do layout como ele foi pensado no papel.

No caso de Sagração da Primavera utilizei a proporção áurea dos dois lados do aquário de uma maneira um pouco mais simples. No lado esquerdo a areia, a ponta do tronco, a poda das plantas de caule traseiras e o lugar em que foram fotografados os peixes levam a essa proporção. Já do lado direito, a ponta do tronco com musgo também está na proporção áurea, porém, invertida horizontalmente. Isso é uma técnica simples que traz um resultado imediato na composição se a sua intenção for essa. Não podemos também ficar presos a regras. Antes uma intuição criativa do que uma regra sem criatividade.

Realiza fertilização líquida? Quanto tempo demora para iniciá-la?
Fertilização líquida considero essencial para o crescimento rápido e sadio das plantas, apesar de eu não me considerar um grande conhecedor do assunto. Quanto ao tempo, depende do aquário. Mas não costumo esperar muito, pois quanto antes as plantas crescerem e se estabilizarem no início da montagem, melhor será o controle sobre as algas.

O que leva em conta para dimensionar a quantidade de luz a ser utilizada em cada montagem? Que tipo de Lâmpadas utiliza?
Levo em conta principalmente os tipos de plantas que eu pretendo utilizar na montagem. Cada planta tem sua exigência e saber dimensionar isso de acordo é o segredo para não ter problemas com algas depois. Normalmente se fala de 1W por litro de água, mas dependendo do tamanho do aquário e principalmente da altura dele, isso pode ser muito ou pouco. Pode se aprender muito observando outros aquários na Internet e reproduzindo a proporção dos aquários que deram certo. Gosto de utilizar lâmpadas do tipo T5, mas já utilizei em nanos, lâmpadas fluorescentes comuns e posso dizer que o resultado foi muito bom!

Image

E as tão indesejáveis algas... Houve alguma batalha contra elas nesse aquário? Como as combateu?
Houve muitas batalhas contra elas! Esse aquário especificamente não foi montado da melhor maneira possível, pois não plantei todas as plantas no primeiro dia de montagem por economia de gastos. Comprei somente uma moita de cada planta e reproduzi as mudas a partir disso. Como era de se esperar, isso me deu muitos problemas com algas no começo. Foram muitas TPAs e remoção de algas manualmente até que as plantas conseguissem remover o excesso de nutrientes da água.

Plantar todas as plantas no começo da montagem com certeza é a melhor maneira de se evitar dor de cabeça com algas. Mas não acho que devemos nos preocupar muito em livrar o aquário das algas pois elas sempre estarão presentes no aquário. O importante é não deixar isso sair de controle. Considero inclusive que as algas, dependendo do tipo, são um detalhe muito bem vindo em montagens. Principalmente em cima de troncos e rochas acho que fica bem natural.

Como foi feito o trabalho de poda para moldar o layout dessa forma?
No começo foi muita poda e replante. Para manter o layout, normalmente podo bem abaixo da altura que eu desejo que as plantas fiquem. Faço isso também para evitar que as partes de baixo das plantas de caule percam as folhas e fiquem feias. Mas, de maneira geral, gosto de esperar as plantas se desenvolverem naturalmente mesmo se passarem do ponto. Muitas vezes elas fazem formas e caminhos não pensados inicialmente e que podem deixar o layout bem mais natural e interessante.

Image

Qual foi o maior desafio na confecção desse layout?
Achar o material de hardscape. Foi muito difícil na época. Hoje em dia está um pouco mais fácil, mas ainda não está ideal. Depois disso foi tratar e cortar o tronco. Deu muito trabalho.

O que mais te agrada nessa montagem? Por outro lado, há algum ponto onde pensa que poderia ter dado uma melhor trabalhada?
Gosto muito do contraste que o fundo preto forma com a areia de rio. Gosto também do jeito que as plantas baixas se desenvolveram. Tanto a hydrocotile que se espalhou e misturou com a eleocharis, quanto o jeito que a eleocharis invadiu a areia. É o toque final que a própria natureza dá aos nossos layouts. Hoje em dia eu trabalharia melhor o lado direito do aqua, talvez aumentasse a inclinação do substrato também. Fica difícil falar o que eu mudaria no aqua, pois já me acostumei com ele assim, ele reflete pra mim um sentimento nostálgico da época e das condições em que foi feito.

Que equipamento utiliza para tirar fotos de suas montagens?
Hoje em dia peço para amigos tirarem as fotos para mim com câmeras semi profissionais. A câmera com a qual tirei as fotos do Sagração da Primavera não é muito boa. Como um dos fatores analisados nos concursos de aquapaisagismo é a foto, sugiro não arriscar fazer uma montagem boa e mandar uma foto ruim que a faça perder pontos importantes na hora do julgamento.

Fotos de aquários, especialmente plantados, exigem algumas técnicas. Com é a preparação para a sessão de fotos de seus aquários?
Primeiro procuro estabelecer o horário para tirar as fotos. O ideal é um pouco depois que a luz acende, pois as plantas já estarão abertas, mas ainda não estarão fazendo muito pearling, o que pode adicionar artefatos indesejados na foto. Outro ponto importante é tampar a luz que sai lateralmente da luminária com alguma cartolina ou qualquer objeto, isso impede que a iluminação excessiva ofusque a câmera. Costumo também deixar o ambiente o mais escuro possível para não refletir nada no vidro do aquário. E usar roupas escuras evita reflexões indesejadas. Dependendo do aqua coloco iluminação no fundo com cartolina ou papel afastados do vidro e uma lâmpada entre o papel e o vidro. Normalmente ilumino de baixo para cima. Outro truque é movimentar um pouco a água com um secador de cabelo para deixar a superfície mais interessante. O mais difícil na minha opinião é tirar a foto dos peixes na posição desejada. Principalmente por que depois de adaptados e acostumados com o aqua, muitos peixes não ficam mais em posição de cardume. Às vezes é mais fácil optar por outra posição dos peixes ou adicionar um cardume novo apenas para tirar a foto.

Image

DICAS PARA OS ASPIRANTES A AQUAPAISAGISTAS.

Qual o caminho para internalizar os conceitos do Estilo Nature? Quais são suas dicas e considerações finais?
Sugiro ver fotos de aquários na Internet, e ver tudo o que os outros aquapaisagistas estão fazendo. Há muita coisa boa surgindo por aí principalmente no cenário nacional. Sugiro estudar os layouts, proporções, tipos de plantas e tudo o que for possível relacionado a aquapaisagismo e ver fotos da natureza. Ótimos layouts surgem de inspirações de fotos da natureza. Não só de rios ou lagos, mas de paisagens de campos, montanhas e florestas. Apenas depois de muitos erros e acertos começa a ser possível internalizar esse estilo e o aprendizado continua sempre.

O importante é estar sempre fazendo aquários. Se não for possível montar aquários grandes, montar nanos pode ser uma ótima opção e um ótimo treino. Aprende-se muito com aquários pequenos e, além disso, ficam muito bonitos em qualquer lugar da casa.

Fazer o aquário com calma também é importante, não adianta ter pressa em conseguir resultados. Um aquário pode demorar muito para chegar ao ponto para uma foto. É essencial também deixar a natureza trabalhar no seu layout e não forçar uma posição ou formato que não seja natural para cada planta.

Sugiro também conversar com outros aquapaisagistas e trocar informações. Felizmente neste ramo há uma grande união entre os aquapaisagistas e você sempre irá encontrar alguém que pode te ensinar alguma coisa! De resto, mão na água, na pinça e na tesoura!
Image

Image

Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests