ENTREVISTA: Adriano Montoro e "Jurassic Jungle"

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

ENTREVISTA: Adriano Montoro e "Jurassic Jungle"

Postby Lord_Wolf » 12 Dec 2012, 19:19

Entrevista sobre o aquário "Jurassic Jungle" de Adriano Montoro Nicácio. Realizada em Agosto de 2011.

SETUP DO AQUÁRIO
Tamanho do aquário: 50x40x26
Substrato: Amazônia MBreda
Filtragem: Hang On, Atman 400
Iluminação: 4x15w T8
Sistema de CO2: Pressurizado
Plantas: Hemianthus callitrichoides "Cuba", Hemianthus micranthemoides, Rolala sp. "Pink", Rotala sp "Goias", Rotala Mexicana, Rotala macrandra "Narrow Leaf Green", Bacopa sp. Red, Eleocharis Parvula, Riccardia chamedryfolia e Vesicularia ferriei (Weeping Moss)

Image

De onde veio a inspiração para esse layout?
Normalmente não tenho inspirações para montar um layout, tais como paisagens, fotos, esculturas, etc. A inspiração pra mim é o momento certo de arranjar o hardscape, pois tem horas que não sai nada e não adianta ficar nervoso. É melhor parar e voltar quando a inspiração e as boas ideias voltarem. Com certeza quando você vai elaborar um Landscape, ou seja, uma montagem que simula uma paisagem, escultura, foto, etc, essas são indispensáveis, porém não são a fonte de inspiração. A inspiração pra mim é muito mais do que algo concreto.

Possui alguma preferência quanto ao hardscape? Por exemplo, prefere trabalhar com pedras ao invés de troncos?
Infelizmente no Brasil não temos esse luxo de ter preferência por hardscape, já que este nos é muito escasso. Principalmente pra quem está começando, que tem muita dificuldade em consegui-los. Até hoje trabalhei apenas com aquários somente de rochas para os concursos, porém em breve montarei alguns layout com raízes, pois consegui algumas muito distintas.

Onde consegue o material para suas montagens?
Felizmente aqui em Londrina tenho alguns amigos que sempre estão compartilhando os hardscapes que conseguem. Todos são muito unidos e não fazem conta de dividir o tão precioso material. Conseguir material de hardscape é algo muito inusitado e ocasional. Cito o ultimo achado que fiquei muito feliz. Estava levando sal para as vacas leiteiras de um amigo junto com meu filho, quando me deparei com uma pilha de raízes no meio do pasto, do lado de um forno de produzir carvão para churrasco. Seria um pecado não pegar algumas e deixa-las virarem carvão.

Em que seqüência organiza os elementos que vão compor o paisagismo?
Primeiramente tento imaginar a ideia central do layout de acordo com o hardscape que tenho no momento. Depois de elaborado um esboço bem grosseiro na minha imaginação eu tendo organizar o substrato e como será o relevo. Depois começo mais ou menos do ponto focal do projeto e vou colocando em prática a ideia imaginada. Porém durante todo o desenvolvimento eu vou alterando pequenas partes do layout.

Costuma fazer algum tipo de desenho prévio para organizar a idéia no papel antes da montagem?
Nunca faço pois sou péssimo desenhista.

Após a montagem, costuma alterar a posição do hardscape?
Com certeza. Acho primordial a alteração posterior pois tem pequenos defeitos que você só vai perceber com a maturação e crescimento das plantas.

Jurassic Jungle: porque este nome?
Eu não tenho muita criatividade para nomes. Sempre peço pro meu pai dar um nome e neste, ele falou que parecia uma selva dos dinossauros, então... Normalmente o nome sai em um momento engraçado e eu tento preservar pela diversão.

Alguns pensam em um nome e criam um paisagismo inspirado no título. Outros definem o nome da montagem após a evolução do aquário. Como acontece em seu caso?
Assim como falei na resposta anterior, sempre o nome é dado depois de elaborado o hardscape. Acredito, até por conselho do amigo Rony Suzuki, que o nome deve valorizar o layout, porém às vezes dou preferencia ao cômico.

Há diversas “regras” de proporção que são aplicadas nas artes e se enquadram no aquapaisagismo. Quais costuma utilizar em suas montagens? No Jurassic Jungle, como se pode perceber essa preocupação?
Não tenho formação nenhuma em artes, paisagismo ou arquitetura, então tento me ater apenas ao que me agrada, mesmo as vezes perdendo muito numa ótima profundidade por exemplo. Assim como não me atento muito ao ponto focal, pois isso pode privar um pouco minha criatividade na elaboração. Mas sempre devemos nos preocupar com essas “regras”, principalmente quando estamos começando no hobby, pois assim teremos melhores resultados. No meu ultimo layout “Himalaia Dreams”, feito para o CBAP e AGA 2011, a profundidade foi a maior preocupação pois tento simular a cordilheira do Himalaia

Realiza fertilização líquida? Quanto tempo demora para iniciá-la?
Atualmente, depois de alguma prática, por experiência própria, prefiro realizar fertilização diária e dou inicio logo no primeiro dia da montagem. Atualmente estou usando o ADA Green Brighty Step 1, que é específico para o inicio de um aquário. Porém este processo é acompanhado de trocas de agua também diárias, e vários outros atos de manutenção, como fertilizar o aquário somente depois de algumas horas de realizada a troca usando condicionador para este não remover elementos do fertilizante, usar mangueira fina para controlar algas, etc. Não aconselho para aquaristas iniciantes, pois é necessário desprender um trabalho redobrado.

O que leva em conta para dimensionar a quantidade de luz a ser utilizada em cada montagem? Que tipo de Lâmpadas utiliza?
A quantificação da luz é algo muito relativo, onde eu uso a experiência que tenho no aquapaisagismo, levando em conta diversos fatores, tais como altura do aquário, plantas utilizadas, relevo, etc. É algo muito difícil de quantificar e de preferência, aquaristas iniciantes devem usar como base 1w/l, porém isto não é muito preciso e se possível procurar ajuda com um aquapaisagista mais experiente certamente ira ajuda-lo.

E as tão indesejáveis algas... Houve alguma batalha contra elas nesse aquário? Como as combateu?
Com certeza as algas sempre existem. Se você descuidar um pouco elas vem à tona. Como sempre estou viajando, o aquário pode ficar sem manutenção até por 10 dias e é praticamente impossível, depois desse tempo sem manutenção, não aparecer nenhuma. Nesse aquário especificamente o principal problema com as algas foi não poder usar uma escova de dente para limpar as rochas, pois utilizei rochas artificiais e infelizmente a tinta delas estava saindo muito facilmente, então realmente foi uma batalha. Porém, com as trocas de agua e uma limpeza muito delicada com as mãos, obtive êxito e elas regrediram. No geral acho muito fácil combater as algas, principalmente aqui em londrina, onde a qualidade da agua é excelente. Pra terem ideia, nunca vi uma alga peteca em meus aquários por aqui.

Como foi feito o trabalho de poda para moldar o layout dessa forma?
A poda foi outra batalha. Mais especificamente a poda das Eleocharis, pois com diversas pedras com grandes pedaços sem tinta, se eu podasse muito essas plantas, ficaria evidente que se tratavam de rochas artificiais e os defeitos muito visíveis. Por usar diversas plantas de caule no fundo acabei por não conseguir o efeito que verdadeiramente desejava, já que a taxa de crescimento delas é um pouco diferente e eu não tinha experiência com todas juntas. A única planta que ficou realmente como eu queria foi a Bacopa sp. Red. É fácil de perceber os erros, pois a Rotala Mexicana, mesmo descrita no setup, nem aparece. Tentei fazer uma poda em 2 níveis nas Rotalas sp. Pink e R. sp. Goiás, mas no fim apenas a camada de fundo apareceu na foto e fiquei muito decepcionado, mas no geral até que ficou legalzinho.

Qual foi o maior desafio na confecção desse layout?
Sem dúvidas foi o uso das rochas artificiais que descoloriram logo no segundo dia de montado e me desprendeu grande trabalho para esconder os defeitos na coloração.

O que mais te agrada nessa montagem? Por outro lado, há algum ponto, onde pensa que poderia ter dado uma melhor trabalhada?
A combinação das plantas com as rochas me agradou, porém sem dúvidas poderia ter melhorado muito esse layout se tivesse tido mais paciência, mas queria muito montar um novo layout para participar do CPA e não usar esse mesmo que usaria para concursos internacionais anteriores e não seria mais inédito. Onde mais poderia ter melhorado era na poda das plantas de caule.

Que equipamento utiliza para tirar fotos de suas montagens?
Uso uma maquina semiprofissional Sony Cyber-shot DSC-HX1 9.1 Megapixels.


Fotos de aquários, especialmente os plantados, exigem algumas técnicas. Com é a preparação para a sessão de fotos de seus aquários?
Após a manutenção final do aquário eu apago todas as luzes do ambiente e coloco uma camiseta preta entre a luminária e o vidro do aquário na parte frontal, para que não haja iluminação direta na lente da maquina. Coloco a maquina no Burst-Shot, para disparar varias fotos por segundo e capturar a melhor imagem da formação do cardume. Não uso tripé e nenhum outro equipamento fotográfico.

Que avaliação faz do ROAPLC 2011? Ficaste entre os 10 primeiros.
Faço uma avaliação muito positiva, já que trata-se de um concurso ADA. Fiquei muito feliz de ficar no Top 10 e colocar o Brasil na frente de diversos outros países com tradição no aquapaisagismo.


DICAS PARA OS ASPIRANTES A AQUAPAISAGISTAS

Qual o caminho para internalizar os conceitos do Estilo Nature? Quais são suas dicas e considerações finais?
O principal caminho para compreender o estilo Nature Aquarium é primeiramente observar os aquários já finalizados, de preferencia naqueles premiados em concursos de referencia, pois só assim você vai conseguir chegar a um estilo próprio dentro deste, colocando em prática as ideias que mais lhe agradam.
A principal dica que posso dar aos iniciantes no hobby é se apaixonar pelo aquapaisagismo. Só assim você vai ser dedicar ao máximo para evoluir e aprender mais e mais. Sempre buscar informações com aquapaisagistas sérios e não acreditar em tudo que lê na internet. Tirando raras exceções, ninguém faz um layout primoroso logo na sua primeira montagem e somente a prática vai lhe trazer mais próximo da perfeição.

Gostaria também de divulgar meu Blog onde sempre estou postando as atualizações dos meus layouts e outras notícias atuais comigo relacionadas e agradecer pela oportunidade de divulgar o aquapaisagismo.
Image

Image

Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests