ENTREVISTA: Fabian Kussakawa e "A Garden in Forest"

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

ENTREVISTA: Fabian Kussakawa e "A Garden in Forest"

Postby Lord_Wolf » 12 Dec 2012, 19:06

Como vocês sabem, eu tinha um blog que saiu do ar depois de um erro do servidor e nunca mais consesgui colocá-lo no ar.
Pois bem. Havia nele várias e várias entrevistas com pessoal de renome no aquapaisagismo nacional.
Então, com o blog fora, vou achar o máximo possível de entrevistas e postar aqui mesmo no AqOL.

A primeira: Entrevista sobre o aquário A GARDEN IN FOREST, de Fábian Kussakawa

Image

SETUP DO AQUÁRIO

Tamanho do aquário: C: 35; L: 24; A:28
Substrato: Amazonia Mbreda, Laterita Acquafauna e cascalho de rio
Filtragem: Canister Boyu EF-05
Iluminação: 2Pls 24wts boyu
Sistema de CO2: Aquamazon 1bps
Fauna: Paracheirodon simulans, Caridina pareparensis parvidentata "Malawi" e Planorbis Red "Ranshorn".
Plantas: Utricularia graminifolia, Glossostigmas Elatinoides, Hydrocotyle maritma,Spiky Moss, Flame Moss, Fissidens fontanus, Staurogyne sp, Micranthemum umbrosum, Hemianthus micranthemoides, Hemianthus Calli. Cuba, Rotala rotundifolia, Mayaca fluviatillis, Eleocharis Vivipara, Anubias nana var. Petit, Cryptocoryne Sp, Riccardia chamedryfolia e Spongilla lacustris.

De onde veio a inspiração para esse layout?
Veio da aproximação da natureza e também porque havia algumas raizes e bonsais secos que inseri como se fossem arvores para arremeter uma visão de floresta.

Possui alguma preferência quanto ao hardscape? Por exemplo, prefere trabalhar com pedras ao invés de troncos?
Não tenho uma certa preferencia. Gosto tanto de pedras como troncos e raízes. Mas confesso que para trabalhar com pedras aparenta ser uma pouco mais fácil. Troncos e raizes tem que ser muito especifico para cada tipo de layout a ser idealizado.

Image

Que tipo de material (hards) foi usado nessa montagem?
Rochas em lugares para dar volume e raízes para dar contraste.

Em que seqüência foram organizados os elementos desse paisagismo?
Iniciei com a elevação da camada inerte alternando com rochas . Somente no final foram inseridas as raízes.

Costuma fazer algum tipo de desenho prévio para organizar a idéia no papel antes da montagem?
As vezes faço, mas neste caso não foi desenhado, apenas foi adaptando plantas ao tamanho do display.

Após a montagem, foi feita alterações na posição do hardscape? Costuma analisar o layout e fazer mudanças?
Sim foram feitas e muitas. Geralmente faço um acompanhamento fotográfico semanal. Porque no display da câmera é uma coisa, mas na tela de um computador é bem diferente. Dai analiso e verifico se o hardscape não sumiu, se ha plantas que foram encobertas por outras , ou plantas que tem posicionamento iguais que soam artificial e até mesmo captação das cores e previas de fauna, para melhorar a qualidade para a foto final.

O Garden in Forest: porque este nome?
Essa pergunta é complicada, porque para definir um nome de um layout não é fácil. O nome se deu a disposição das plantas como se fossem um jardim no meio da floresta. Para simbolizar a floresta usei alguns bonsais secos e raizes.

Image

Alguns pensam em um nome e criam um paisagismo inspirado no título. Outros definem o nome da montagem após a evolução do aquário. Como acontece em seu caso?
Isso com certeza foi definido depois do layout ser finalizado. Mas já tive layouts que segui o nome para definir o mesmo.

Há diversas “regras” de proporção que são aplicadas nas artes e se enquadram no aquapaisagismo. Quais costuma utilizar em suas montagens? No A Garden in Forest, como se pode perceber essa preocupação?
Não costumo seguir muitas regras. Mas tem uma que não dispenso que é a triangulação e usar texturas de folhas das maiores para menores.

Realiza fertilização líquida? Quanto tempo demora para iniciá-la?
Sim. Neste aquário foi usado depois de alguns meses quando as plantas já estavam adaptadas e sem indícios de algas. Dai deu-se inicio a fertilização liquida, praticamente diária de Ferro + potássio.

O que leva em conta para dimensionar a quantidade de luz a ser utilizada em cada montagem? Que tipo de Lâmpadas utiliza?
Neste caso como é um aquário pequeno de 25 litros, tentei optimizar o máximo a iluminação para fazer com que plantas lentas crescessem um pouco mais rápido e plantas de cores apresentassem a sua beleza e formato correto. Sobre as lampadas usei PLs, de inicio foram 2PL's de 18watts de 6.500k, depois alterei para 2PL's de 24watts 10.000k.

E as tão indesejáveis algas... Houve alguma batalha contra elas nesse aquário? Como as combateu?
No começo não tive surgimento, mas depois de alguns meses teve um desiquilíbrio devido a falta de CO2e fotoperíodo maior no qual resultou no aparecimento de algas filamentosas e green spot. Depois de algumas semanas com muitas TPA's e uma “turma de limpeza” conseguir diminuir elas. Mas creio que com o aquário maturado e a fertilização correta os nutrientes ficaram estabilizado e assim o consumo das plantas deixo o aquario estabilizado até o momento.

Como regula a injeção de CO2? Segue sempre o mesmo padrão em todos seus aquários? Como dimensiona quanto de Gás deve ser dissolvido em cada tipo de montagem?
Olha na maioria dos meus aquas todos estão setados para 1bps (bolha por segundo) com o fotoperíodo ligado no timer através de uma válvula de solenoide. Mas quando quero um desenvolvimento maior aumento para 2bps. Uso difusor de CO2 nos aquários menores e nos maiores uso reator de CO2.

Como foi feito o trabalho de poda para moldar o layout dessa forma?
O trabalho de poda em um aquário densamente plantado é dedicação semanal , pois tem plantas que demandam poda a cada 3 dias, como tem outras que são feitas a cada 2 semanas. Realizo as podas sempre a 1cm ou 2cm abaixo da altura que desejo que fique, isso no caso das plantas de caule.

Image

Qual foi o maior desafio na confecção desse layout?
Com certeza foi conciliar plantas de crescimento lento como os musgos, com plantas de crescimento rápido de uma forma harmoniosa.

O que mais te agrada nessa montagem? Por outro lado, há algum ponto, onde pensa que poderia ter sido melhor trabalhado?
Me agrada o lado esquerdo do aquario com as raizes em cima da pedra e também ter conseguido fazer várias camadas nesse aquario com tão pouca largura (24cm). Já sobre oque poderia ter trabalhado melhor , penso que as transições do lado direito para o meio não ficaram da forma como esperava.

Que equipamento utiliza para tirar fotos de suas montagens?
Uso tripé, luz externa e minha ex-maquina Panasonic dmc-fz35

Fotos de aquários, especialmente os plantados, exigem algumas técnicas. Com é a preparação para a sessão de fotos de seus aquários?
Exigem um pouco de preparação sim. Além de remover equipamentos, uso luz de fundo, as vezes mais 1 lampada em áreas que podem ficar escuras na câmera e tento deixar o tripe e a maquina pelo menos 30 minutos na frente do aquário antes de me posicionar para tirar as fotos, além de usar camiseta preta para não dar reflexo no vidro.

DICAS PARA OS ASPIRANTES A AQUAPAISAGISTAS.


Qual o caminho para internalizar os conceitos do Estilo Nature? Quais são suas dicas e considerações finais?
Antes de mais nada estude muito a flora que vai utilizar e também a ficha técnica delas, não adianta nada começar com um plantado e ir testando plantas que são complexas e se frustar porque não consegue fechar um carpete. Paciência aliada com estudo faz toda a diferença para aquapaisagistas que estão iniciando neste fascinante hobby. Não desista no primeiro plantado.
Image

Image

Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests