É o seguinte,
pelo menos aqui no sul se chama assim. E é muito usado em lareiras, pois demora pra queimar.
"Os nós do pinheiro, devido a sua elevada densidade e grande teor de resinas, são muito resistentes ao apodrecimento. O nó-de-pinho é originário da insersão dos galhos dos pinheiros, isto é: a parte que fica engastada no tronco, envolvida pelas camadas lenhosas. Tem-se visto de 1,20 m de comprimento, sobre 40 cm de largura." embrapa
Ou seja, é a parte onde o galho se prende ao tronco da árvore. Mas em geral são menores. Meu maior tem 20x6cm.
"[... Encontrado nos pinheiros já mortos há algum tempo, o nó-de-pinho aparece em grande quantidade ao longo do caule já decomposto. Este nó tem em média 30 cm de comprimento, podendo variar conforme o tamanho do pinheiro. Possuí uma forma ligeiramente cônica, muitas vezes contendo pequenos sulcos paralelos a sua extensão, proporcionando uma superfície pouco lisa. É de notável resistência, podendo permanecer intacto durante vários anos. ...] Marcos Adriano Tortato
Pois é... tem resinas, mas acredito que sejam resinas já endurecidas pelo tempo, pois acho que os nós de pinho chegar a ter quase 100 anos de idade. A árvore já morreu, apodreceu e somente os nós não apodreceram.
Eles se encontram na natureza geralmente enterrados....
Bom, são essas as informações que eu tenho a respeito.
Sim, haja paciência para tratar essa madeira (+ou- 100 anos) Mas a natureza já cuidou disso.
Mesmo assim, se alguém tiver outras informações, até contrárias ao uso, serão bem vindas.
Eu vou continua usando, mas se alguém não se sentir seguro, procure mais informações. Não quero me responsabilizar por possíveis danos, já que estou dizendo que minhas informações são poucas e não tenho nenhum estudo de impacto do nó de pinho em aquários.
Segue uma foto:
Abraço
Cristiano