tronco boiando

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
conha
Montador
Montador
Posts: 54
Joined: 19 May 2006, 14:59

tronco boiando

Postby conha » 09 Aug 2006, 01:22

em viajem ao litoral sul de SP, entrei em uma loja de jardinajem e lá estava! Com +- 30 x 40 cm e ja tratado, (disse o japones dono da loja) e realmente parece estar, pois ele ta marrom bem escuro, pesado e até desgastado sem pontas, só que ao colocar no aquario ele bóia, pensei que fosse por estar muito tempo fora da agua e ao fato de ser grande. entao deixei submerso até desaparecerem as bolhas, mas ja estou no terceiro dia e nada dele descer, o topo dele bate na tampa do aqua, e o fundo fica a 4 dedos pra encostar no chao. o meu receio é que ele venha a estragar a agua, até agora nem tinta marrom soltou. é normal com troncos grandes boiarem alguns dias ou tem q descer na hora?

Alexandre Altieri
Colaborador
Posts: 3624
Joined: 12 Jul 2004, 08:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 8
Location: ARARAQUARA/SP

Postby Alexandre Altieri » 09 Aug 2006, 07:27

Beleza Conha.

Você sabe que madeira é? O ideal seria usar aroeira ou alguma outra madeira com alta densidade.

Ele pode demorar mais de 3 dias para afundar completamente, mas mesmo o dono da loja dizendo ter tratado o tronco você deveria ter feito o tratamento para garantir.

Até mais.

User avatar
Buda
Populador
Populador
Posts: 1214
Joined: 13 Apr 2006, 09:15
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Marialva-PR

Postby Buda » 09 Aug 2006, 11:42

Blz Conha???

Tente fervê-lo, mas se mesmo assim não der certo, daí só o tempo mesmo. Eu tenho, em meu aquário, um tronco de uns 60cm de comprimento que não é de Aroeira, mas uma madeira mais leve, ele demorou uns 6 meses para ficar no fundo sozinho. Na época ele estava em um aqua menor e eu o deixava enroscado na trava do meio.

Boa Sorte!!!

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Postby Victor Pax » 09 Aug 2006, 12:50

Você pode ancora-lo.
Coloque uma (ou mais) pedras em cima dele.
Ou pegue um tijolo, parta-o pela metade, amarre linha de pesca entre elas e passe por cima do tronco, levando-o ao fundo.
Se ele ficar um pouco flutuando (menos de um centímetro do substrato) fica mais fácil ver quando ele encharcou... caso contrário espere uns 3-4 messes e com uma pinça (ou a mão mesmo :roll: ) levante um metade do tijolo, se o tronco ameaçar boiar, reponha a metade no lugar.
Se ele afundar, conte a linha e com cuidado retire o tijolo.
Espero ter sido útil.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

conha
Montador
Montador
Posts: 54
Joined: 19 May 2006, 14:59

Postby conha » 09 Aug 2006, 15:22

valew galera, vo deixar ele até afundar entaum , mas meu maior medo era ele estragar a agua, pois quando era pequeno tentei fazer um tronco pro aquario peguei em um rio e deixei no fundo do tanque por 2 semanas (fomos viajar), e quando voltamos parecia que tinha um cadaver na área de serviço kakakakaka :lol: ... vou ter que ficar de olho pra nao apodrecer a agua..abraços! aaa o dono da loja ja compra tratado e disse vender muito para aquarista! entaum botei fé nele, mas vá saber né!

Alexandre Altieri
Colaborador
Posts: 3624
Joined: 12 Jul 2004, 08:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 8
Location: ARARAQUARA/SP

Postby Alexandre Altieri » 09 Aug 2006, 18:08

Beleza.

Se for uma madeira muito porosa ela pode até afundar depois de um tempo, e certamente afundará, porém, apodrecerá também em pouco tempo.

Boa sorte com o tronco.

Até mais.

conha
Montador
Montador
Posts: 54
Joined: 19 May 2006, 14:59

Postby conha » 10 Aug 2006, 01:08

A madeira e bem pesada e dura! Me diz uma coisa...e o bambu? deve ser tratado, como é o esquema vc sabe?
achei muito massa este aqui:
http://www.pbase.com/plantella/image/23096287

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Postby Victor Pax » 10 Aug 2006, 07:48

Hi cara, o tratamento é o mesmo MAS.. não esqueça de furar cada gomo na parte superior da junta, pois tem ar dentro.
O bambu tende a criar um lima (ADORADO pelos cascudos).
Fica muito bonito né.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

Alexandre Altieri
Colaborador
Posts: 3624
Joined: 12 Jul 2004, 08:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 8
Location: ARARAQUARA/SP

Postby Alexandre Altieri » 10 Aug 2006, 15:10

Beleza.

Acredito que a ornamentação com bambu não deva durar muito tempo, se ele apodrece fácil fora da água imagine dentro da água.

Segue um artigo sobre o uso do bambu no aqua:
Traduzido pelo google :oops: : How to set up an Asian tank
Original: How to set up an Asian tank
Fonte: practicalfishkeeping

Até mais.

User avatar
Buda
Populador
Populador
Posts: 1214
Joined: 13 Apr 2006, 09:15
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Marialva-PR

Postby Buda » 10 Aug 2006, 16:03

Blz Conha???

Segundo várias referencias, para aumentar a durabilidade da madeira vc deve fervê-la com sal grosso.

Falow!!!


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests