Achado 200l (Luminaria de Led 3W)

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
FelipeLeite
Ciclador
Ciclador
Posts: 274
Joined: 19 Dec 2011, 21:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sao Paulo

Achado 200l (Luminaria de Led 3W)

Postby FelipeLeite » 29 May 2014, 19:22

Boa noite amigos, anteriormente postei um projeto no FVM Aqua de 300l com sump lateral previsão de inicio de montagem mês de junho. Mas por acaso estava olhando algumas coisas no site OLX vi o anuncio de um Aqua de 200l com sump traseiro e móvel, como minha intenção era de fazer eu mesmo o Aqua e com pouco dinheiro ofereci uma troca por um PSP 3000, o vendedor aceitou a proposta e ontem mesmo busquei o danado! Hoje iniciei a limpeza dele, e gostaria da ajuda de todos nas questões que já estão surgindo para a montagem. Segue o setup do Aqua:
Medidas: 100x50x40=200l
Sump: 90x45x10= 40,5l

Bom tirei algumas fotos para terem uma noção aí exponho as duvidas ok.

Image
Image

Caída do sump:

Image
Image

Vista lateral:

Image
Image

Vista traseira:

Image

Bom as dividas iniciais sao quantos restauração do Aqua, vocês viram que ele esta com uma pintura no fundo que esta feio saindo com falhas e tal e tinta epoxi posso usar algum produto para remove-lá? Os vidros possuem pequenos arranhões coisa pouca posso polir os vidros? Gostaria de uma sugestão para o fundo do Aqua Pinto novamente com tinta epoxi preta? Pelo lado de dentro do sump? Aí aproveito e Pinto todo o sump para nao entrar iluminacao? Posso lavar com detergente ele?
Agora algumas duvidas quanto aos equipamentos para a montagem, para 200l que bomba de recalque me recomendam? 2 aquecedores de 300w dão conta? Quantos kilos de substrato fértil viu gastar na media lembrando que vou utilizar uma camada inerte de areia de filtro, quantos cm cada camada? A iluminacao será feita de leds nos moldes do FVM do Ogleari. A flauta de retorno será feita de cano de pvc mesmo faço ela para dar o retorno da água pela parte frontal ou lateral? Quantos kilos de mídia biológica e recomendado? Da para ter uma noção dos espaços do sump pela foto traseira.
Bom pessoal por enquanto e isso, aguardo a ajuda de todos conforme forem acontecendo as mudanças vou postando ok.
Last edited by FelipeLeite on 21 Nov 2014, 19:10, edited 4 times in total.

User avatar
João Carlos Neto
Ciclador
Ciclador
Posts: 300
Joined: 21 Jan 2014, 20:03
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Belo Horizonte, MG.

Re: Achado 200l (Inicio de Montagem)

Postby João Carlos Neto » 29 May 2014, 20:08

Boa noite amigo!


Se conseguir limpar os vidros e colocar fundo preto dará um novo ar ao aquário.

Um aquecedor de 300w dá conta. O aquário terá quase 250 litros brutos e uns 200 de litragem final.
Até mesmo um de 200w dá conta.

Tenho um plantado de 100x40x50 e usei 10 kg de substrato fértil e 30 de inerte. Seu aquário tem 50 de largura, deve gastar um pouco mais.

Vc pode usar perlon no primeiro compartimento, o que couber de cerâmica no segundo e purigen no terceiro.
Pelas fotos parece que o primeiro compartimento não é aberto embaixo, assim a água entrará e se deslocará rapidamente pras mídias, não tendo uma filtragem mecânica eficiente. :?
Vc pode deixar o primeiro compartimento livre, perlon no segundo, cerâmicas no terceiro e um saco de purigen no quarto.
Se eu estiver errado alguém me corrija.

Abraços!

User avatar
FelipeLeite
Ciclador
Ciclador
Posts: 274
Joined: 19 Dec 2011, 21:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sao Paulo

Re: Achado 200l (Inicio de Montagem)

Postby FelipeLeite » 29 May 2014, 20:43

A sim a idéia e deixar o primeiro vão do sump livre por este motivo mês,o dele nao ter a abertura na parte de baixo. E mãos a obre né então minha preocupação e na limpeza dos vidros sobre o uso de materiais para remover a tinta, mas vlw João

Guassa Santana
Planejador
Planejador
Posts: 15
Joined: 28 May 2014, 20:02
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo

Re: Achado 200l (Inicio de Montagem)

Postby Guassa Santana » 29 May 2014, 21:18

Parabéns pelo Aqua Felipe ! Acompanharei seu progresso. :wink:
Gustavo Santana.

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: Achado 200l (Inicio de Montagem)

Postby Jefferson Wonrath » 30 May 2014, 08:24

Parabéns pela aquisição Felipe.

Sobre a limpeza, existe uma boa variedade de produtos para remoção dessa tinta. Até onde sei, contanto que os restos desses produtos sejam devidamente removidos com uma boa lavagem, não ha problemas. Minha preocupação maior é que alguns desses produtos são muito agressivos, e TALVEZ, poderiam prejudicar a colagem do silicone caso haja algum ponto de entrada ou falha nele.

Para os riscos, até onde sei, não ha muitas opções que valham a pena. Você vai conseguir no máximo dar uma "disfarçada" nos riscos, mas não realmente remove-los dependendo da profundidade. Eu particularmente não gostei de nenhuma das opções que já testei, pois o resultado final não chegou a ser grande coisa.

Boa sorte com a montagem.

Abs.
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

HebertAG
Ciclador
Ciclador
Posts: 230
Joined: 11 Jul 2012, 15:56
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Canoas - RS

Re: Achado 200l (Inicio de Montagem)

Postby HebertAG » 30 May 2014, 10:26

Opa, Beleza?

Quanto a restauração do aqua, eu recomendaria, desmontar totalmente ele, limpar os vidros, dar uma bela polida com estopa mesmo, já iria dar outra cara para os vidros.

Para retirada da tinta do vidro, use uma lamina dessas de navalha, mas cuidado para não arranhar com a ponta da mesma, a pintura pode ser feita com silicone preto.

Quanto as duvidas sobre, bomba, mídias, e etc. seria interessante dizer qual o tipo de fauna tu pretende ter, para ai sim poder ser feito um dimensionamento dos equipamentos e acessórios que devem ser usados.

Mas Via de regra para os itens:

- Uma bomba de 1200 L/h seria o ideal
- 4~5 Litros de mídia
- Aquecedor um de 250 W ja daria legal
- O substrato depende do relevo que tu deseja, mas em média vão 25 kg de INERTE.
- A flauta acho que fica a gosto do cliente, vai de como mais te agradar.

Bom, para demais duvidas, só sabendo a fauna/flora pretendida.

Abraços
Hebert Angelo Gelatti
Canoas - RS


"Em breve terei uma assinatura! HUAUHA"

User avatar
FelipeLeite
Ciclador
Ciclador
Posts: 274
Joined: 19 Dec 2011, 21:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sao Paulo

Re: Achado 200l (Inicio de Montagem)

Postby FelipeLeite » 30 May 2014, 13:52

Boa tarde, Jefferson e isso mesmo vou descartar essa possibilidade de usar química para remover a tinta, em razão do silicone, já os vidros vou os riscos nao sao profundos e sao bem poucos mesmo vou dar uma polida com uma massa de polir e estopa pra ver se ajuda. Obrigado pelo alerta nem tinha lembrado.
Blz Hebert, então amigo eu pensei mesmo em uma bomba de 1200l vi uma da Atman por um preço muito bom nao sei se conhece, gostaria de saber se alguém já usou se da conta e também em relação ao barulho.
A fauna vai ser a principio meus moradores do meu Aqua menor um Itui Cavalo, um Cascudo Abacaxi e duas Colisas Sunset, aí o restante ainda nao parei pra pensar uma ajuda seria bem vinda de algumas espécies que possam conviver pacificamente com o Itui. A flora que ainda nao me decidi o kit para CO2 caseiro já esta a caminho mas de inicio vou de plantas low mesmo em razão da iluminacao que vou encomendar os leds agora nesse mês aí demora uns 40 dias pra chegar, mas uma que com certeza vai ter e a eleocharis Spiralis? E quanto a flauta vou analisar bem para ver a melhor maneira para colocar.
E quanto ao substrato fértil o custo beneficio do húmus tratado e laterita compensa? Uma ajuda com a flora também seria muito bem vinda kk. Muito obrigado amigos pela ajuda e vamos por a mão na massa né vlw

HebertAG
Ciclador
Ciclador
Posts: 230
Joined: 11 Jul 2012, 15:56
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Canoas - RS

Re: Achado 200l (Inicio de Montagem)

Postby HebertAG » 30 May 2014, 14:44

Opa,

Eu tenho uma Atman 1200 L/h mais ainda não montei o meu aqua, com relação ao barulho ela parece ser silenciosa, em alguns testes que fiz :D

em relação a flora não posso ajudar muito não, HAHAHA, não tenho nenhuma prática com isso...

abraços.
Hebert Angelo Gelatti
Canoas - RS


"Em breve terei uma assinatura! HUAUHA"

User avatar
FelipeLeite
Ciclador
Ciclador
Posts: 274
Joined: 19 Dec 2011, 21:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sao Paulo

Re: Achado 200l (Inicio de Montagem)

Postby FelipeLeite » 31 May 2014, 21:43

Pessoal andei fazendo umas cotações de preços no que irei usar e achei no Ml 3litros de Cerâmica Ista por 45,00$, o que acham o preco esta bom já uso as mídias da Ista e sao boas.

ogleari
Colaborador
Posts: 433
Joined: 03 Sep 2011, 09:23
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Atibaia / SP

Re: Achado 200l (Inicio de Montagem)

Postby ogleari » 03 Jun 2014, 01:54

Parabéns pelo aquisição.
Veja este site sobre polimento de vidros.
http://www.abrasipa.com.br/
Eu nunca usei e não sei o custo, se pesquisar compartilhe.
Esqueça remover a tinta azul, vai dar muito trabalho e o silicone preto cobre tudo.
No sump, não gaste tinta ou silicone que são caros, adesivo preto é mais barato, limpo e fácil de aplicar.
Não se esqueça que a tampa do sump também deve ser adesivada.
Davidson Gonçalves Ogleari
Projeto Plantado


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest