Led x luminaria ideal.

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Led x luminaria ideal.

Postby FabioFreitas » 26 Jun 2013, 17:24

Galera, estou estudando sobre Led p/ plantado.
Me deparei com vários graficos como esse:

Image
Image

Falarei mais sobre Nanometros e kelvins.
A tabela de kelvins e nanometros é essa:
Image
Nesse caso quando for procurar luz branca procure em kenvins e quando for procupar pelas azuis e avermelhada procure por nanometros. (posso estar falando coisa errada, me corrijam se souberem algo, estou estudando)
Pelo que li o principal é o Chlorophyll a e o Chlorophyll b , os demais são necessários mas secundários.

Eu achei esses leds no mercado:
Azul - 450-455 nm
Azul - 465 475 nm
Verde - 510 530nm
Laranja - 655-660 nm
Laranja - 620-630 nm
Branco - 5700~7000K
O led é esse:
Image

Segundo li, a luz branca ajuda no crescimento de cianosbacterias e não ajuda em quase nada as plantas.
Ai penso, será que vale a pena ter lampadas brancas?
Parece que a luz braca em plantados seria só p/ estetica.
E como a luz azul ajuda no crescimento de algas o ideal é colocar 2/3 vermelho de 1/3 das emissões de luz azul.
Se tiverem algo a falar e contribuir eu agradeço. Estou tentando entender de vez como isso funciona, vou até fazer em casa alguns testes, usando o mesmo aquario dividido em partes com cores e lampadas diferentes e ver no que dá.
Abrs :D :D

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: Led x luminaria ideal.

Postby Jefferson Wonrath » 26 Jun 2013, 17:59

Eu quase não comento essa parte técnica de iluminação pois realmente me confunde muito.

Mas de acordo com a tabela, um led de 6500k é branco ou azul? Sendo branco, de nada serviria então?
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: Led x luminaria ideal.

Postby FabioFreitas » 26 Jun 2013, 18:22

É justamente essa minha duvida.
Pelo que entendi o branco é a junção de todas as cores. Sendo assim ela possui todos os nanometros visiveis que seriam de 400 até 700.
Porem possuem todos por iguais. As plantas conseguem fazer a fotossintese, mas muita luz é desperdiçada , funcinando só como estetica.
Por isso uma lampada de 6400k funciona, mas pensando em nanometros isso seria muito disperdicio.
Mas cores vermelhas e azuis possuem menos lumens , então o calculo de lumem por litro seria diferente.

ogleari
Colaborador
Posts: 433
Joined: 03 Sep 2011, 09:23
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Atibaia / SP

Re: Led x luminaria ideal.

Postby ogleari » 26 Jun 2013, 19:43

Olá eu já comprei estes led's pelo Ebay.

10 Unidades -> http://www.ebay.com/itm/10-pcs-3W-Red-H ... d=ViewItem

10 Unidades -> http://www.ebay.com/itm/10x-3W-Royal-Bl ... d=ViewItem

20 Unidades -> http://www.ebay.com/itm/10-pcs-White-Hi ... 3381011317

Já chegaram, demorou 40 dias. No teste inicial é espantoso a luminosidade destes led´s.

Comprei esta fonte de 120W -> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... B482362510

Já chegou também, demorou 5 dias.

Vou montar 6 luminárias de 25 cm cada uma com três led's branco, 1 azul e 1 vermelho, ligados em série.
A fonte vai trabalhar com 17 v e cada luminária vai consumir 15w, ou seja, consumo máximo de todas as luminárias será de 90w, deixando margem de erro para a fonte.

Ainda não tive tempo para a montagem.
A escolha destes led's foi em função destes gráficos.
Davidson Gonçalves Ogleari
Projeto Plantado

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Led x luminaria ideal.

Postby Xica » 26 Jun 2013, 19:48

Li faz pouco que a cor azul consegue-se a partir de 10000 K.

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: Led x luminaria ideal.

Postby FabioFreitas » 26 Jun 2013, 19:56

Valew a resposta Ogleari :D
Vou montar 6 luminárias de 25 cm cada uma com três led's branco, 1 azul e 1 vermelho, ligados em série.
Há algum motivo específico p/ essa configuração?
O branco é necessário p/ plantas ou é somente estetico?
Olha o que eu achei, me ajudou muito a entender. ( Mais ou menos entender :mrgreen: )
http://www.aquaticcentral.com/plants/

Os leds das cores azuis e vermelhos possuirem menos lumens, não seria melhor colocar mais deles?
Abrs e boa sorte com o projeto.

Xica no grafico que coloquei dá p/ ver que com 10000k ficamos com 480 nm aproximadamente. O que seria azul :D
Interessante isso, achei bem massa.
Abrs

User avatar
Henrique Carvalho
Plantador
Plantador
Posts: 567
Joined: 04 Oct 2003, 23:50
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - SP

Re: Led x luminaria ideal.

Postby Henrique Carvalho » 26 Jun 2013, 21:18

Fabio, a coisa mais importante é entender que a temperatura de cor (expressa em kelvin) não tem exatamente a ver com o espectro da lâmpada (gráfico relacionando os picos com os comprimentos de onda). Você pode ter duas lâmpadas graduadas com a mesma temperatura de cor e espectros diferentes (por exemplo, uma lâmpada de mercúrio e uma fluorescente com a mesma temperatura tem espectros diferentes). Infelizmente, os fabricantes não parecem divulgar o gráfico de espectro p/ LEDs, nesse caso a temperatura de cor é um "bom chute" p/ saber a proporção de cores e imaginar onde estão os picos.

Com relação a luz branca (6500k), em teoria seria inútil no aquário plantado, já que não tem os picos nos comprimentos mais úteis p/ as plantas (vermelho e azul). Acontece que a luz branca tem algumas vantagens:

- Oferece maior fluxo luminoso, e isso também é importante p/ a fotossíntese.
- Como tem um pouco de todos os comprimentos de onda, tem melhor penetração na coluna d'água, pois a água filtra os comprimentos de onda mais curtos. um aquário iluminado só com lâmpadas de pico vermelho não teria energia nenhuma disponível p/ as plantas nas partes mais profundas.

É por esse motivo que em aquários marinhos se usam lâmpadas com pico no azul profundo (actinicas) - a biologia marinha se adaptou a usar mais os comprimentos de onda longos que conseguem chegar no fundo do mar. Adaptação similar parece ter acontecido com as plantas aquáticas: veja por exemplo que as plantas que tendem a rastejar no fundo (como a Heteranthera zosterifolia) tem uma cor mais puxada p/ o amarelo (o que indica que ela absorve mais a cor verde que outras), enquanto outras (como algumas Cabomba) desenvolvem folhas vermelhas no topo (indicando que elas passam a refletir os comprimentos acima do vermelho, provavelmente uma adaptação que protege a planta contra o excesso de UV).

Existe ainda o papel que a luz tem p/ toda a biologia. Existe um artigo aqui mesmo no AqOL sobre um estudo que aponta que a luz vermelha estressa os peixes.
Last edited by Henrique Carvalho on 26 Jun 2013, 21:42, edited 1 time in total.
Desde 2003

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: Led x luminaria ideal.

Postby Jefferson Wonrath » 26 Jun 2013, 21:40

... As plantas conseguem fazer a fotossintese, mas muita luz é desperdiçada , funcinando só como estetica.
Por isso uma lampada de 6400k funciona, mas pensando em nanometros isso seria muito disperdicio.
Mas cores vermelhas e azuis possuem menos lumens , então o calculo de lumem por litro seria diferente.
Se entendi bem, em teoria não é que não serve, mas seria menos eficientes por assim dizer?

Quero tentar entender melhor esse assunto. Então vou tentar enriquecer o debate exemplificando com algo recente:

No meu plantado, eu sai de 6xT8 30W (4x6400k + 2xAquaGlo) para 4x10W Led (6500k 1000lm) e a melhora no desenvolvimento das plantas foi bem visível, não apenas um fator estético. Em especial as plantas de tom vermelho. Leve em consideração que:
* Minhas T8 eram novas.
* O aquá já estava montado e estável a mais de um ano.
Sendo assim, nada leva a crer que a melhora não tenha sido exclusivamente por conta da iluminação. Dessa forma, seguindo as informações que você compilou, e usando uma linha de raciocínio mais simples, eu consigo propor algumas possíveis explicações:

1) Se com a branca já se tem ótimos resultados, o resultado e eficiência usando azuis e vermelhas como mencionado seria enorme, ou;
2) O desperdício usando a luz branca não é tão grande assim comparado as demais, ou;
3) Algum fator ou dado está faltando ou não está sendo levado em consideração.

Vale notar que a Paola, participante do fórum também, já fez diversos testes com leds de diferentes kelvins, e mesmo os dentro da faixa branca tiveram excelentes resultados.

Para enriquecer mais o debate, quero relatar sobre minha visita a uma plantação hidropônica de grande porte que visitei algumas vezes aqui da região. Nas estufas, vi apenas dois tipos de iluminação, sendo elas rosadas, estilo as Aqua-Glo, e outras de tom amarelado, tipo lampadas incandescentes comuns. Nem brancas ou azuis eram usadas. De acordo com o responsável pelo local, que pousa sabe da parte técnica por trás do motivos dessas cores, essas duas tonalidades seriam as de maior eficiência.

Abçs.

EDITADO

Só depois vi o post do Henrique Carvalho.

De acordo com essa explicação a coisa toda parece fazer mais sentido.

Abçs.
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

ogleari
Colaborador
Posts: 433
Joined: 03 Sep 2011, 09:23
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Atibaia / SP

Re: Led x luminaria ideal.

Postby ogleari » 27 Jun 2013, 00:21

Valew a resposta Ogleari :D
Vou montar 6 luminárias de 25 cm cada uma com três led's branco, 1 azul e 1 vermelho, ligados em série.
Há algum motivo específico p/ essa configuração?
O branco é necessário p/ plantas ou é somente estetico?
Abrs
Olá Fabio, uma das coisas que todas devemos lembrar que a luz branca é a combinação de todas as cores!
Portanto qualquer lampada branca emite toda faixa de luz visível.
Dependendo da combinação de materiais usados na fabricação da lampada definirá espectros luminoso que emitirá.
Portanto a aparência branca da lampada, não é somente estético mas necessário para o aquário como um todo, pois cada ser vivo dentro dele necessita de espectros luminosos diferentes.
O que fazemos e reforçar com lampadas azuis e vermelhas o que nos interessa, ou seja, o pleno desenvolvimento da planta.
Esta configuração de três led's brancos de 6500k mais um azul e vermelho, monta um conjunto de luminária com reforço para a fotossíntese, propiciando um melhor desenvolvimento das plantas.

Veja além da experiencia dos led's que estou montando, eu fiz outra experiencia de um aquário plantado somente a luz solar.
É incrível como as plantas se desenvolve maravilhosamente.
O carpete de glossos está fantástico com plantas enormes, quase cinco centímetros de altura e invadindo todo o aquário.
Nunca vi uma amazonense com folhas largas como estas.

Veja o link -> http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 21&t=33182
Davidson Gonçalves Ogleari
Projeto Plantado

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Led x luminaria ideal.

Postby Bruno Caron » 27 Jun 2013, 08:42

Chegando por aqui também... LED"s = Tudo de Bom! :mrgreen:
Tenho certeza que esse tópico vai ajudar bastante a esclarecer algumas coisas.

Compartilho a opinião com o Henrique, dusttears e com o ogleari. Não necessariamente a LUZ vivível é que fará a diferença, mas sim o comprimento de onda, a temperatura de cor. Assim como se pegar uma lâmpada T5 especifica para plantados, verá o gráfico de "cores" que existe na embalagem e as faixas especificas para as plantas, não necessariamente essas lâmpadas são vermelhas, azuis e etc.

Quando comecei a pesquisar para montar o meu sistema encontrei muita dificuldade pois não se acha muita especificação correta dos LED'S e de um fabricante para o outro, de um tipo de led para o outro, muda muita coisa (mesmo com as vezes os mesmos parâmetros para os led's). O que fiz fui justamente buscar os resultados práticos de outros aquaristas e unir as informações técnicas da coisa.

O que cheguei a concluir (em teoria) é justamente que a faixa ideal é de 6.000 a 7.000 k, porém tem de ter os lumens suficientes para atingir com intensidade o fundo do aquário, e nessa não achei nada de informações precisas, foi só a experiencia de quem já estava usando led's.


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest