Projeto aquário 400L

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
LeoCBS
Montador
Montador
Posts: 35
Joined: 03 Apr 2013, 13:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Projeto aquário 400L

Postby LeoCBS » 03 Apr 2013, 13:44

Olá pessoal,

Estou fazendo os móveis para meu apto e vou fazer um aquário. Gostaria de dicas de automatização, montagem e manutenção..

dicas de como fazer o móvel do aquario, divisões e etc.. qualquer díca será muito bem vinda!!! :D :D

Segue imagem de onde e como ficará o aquario:

Image


Muito Obrigado galera!!
Last edited by LeoCBS on 24 Oct 2013, 16:05, edited 2 times in total.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Ajuda com novo aquario - Mobiliando Apto

Postby Bruno Caron » 03 Apr 2013, 13:53

Belo projeto!
Quais as dimensões desse aqua?
A principio o que vejo que ode ter dar um trabalho extra é ele estar numa altura mais elevada, isso para as manutenções vai te dar mais trabalho.

User avatar
LeoCBS
Montador
Montador
Posts: 35
Joined: 03 Apr 2013, 13:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Ajuda com novo aquario - Mobiliando Apto

Postby LeoCBS » 03 Apr 2013, 14:17

Belo projeto!
Quais as dimensões desse aqua?
A principio o que vejo que ode ter dar um trabalho extra é ele estar numa altura mais elevada, isso para as manutenções vai te dar mais trabalho.
Fala Bruno, tudo bem? Obrigado pelo elogio do projeto..

O Aquario vai ter 1,5m de comprimento, 50cm de largura e 50cm de altura, acho que está em um tamanho bacana.. acho que consigo criar discos tranquilamente, certo?

Já tenho aquario hj na casa dos meus pais.. as trocas de agua são um saco.. :P :P :P .. será que tem como automatizar? um aquario reserva.. sei lá.. ehehe

tb tem que ver se vale o esforço automatizar..se nao ai dar o mesmo trabalho :)

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Ajuda com novo aquario - Mobiliando Apto

Postby Bruno Caron » 03 Apr 2013, 15:57

Sim, uma bela medida! (Voc~e mencionou ser um apartamento, atente-se ao peso concentrado num único lugar da laje. Os AP's trazem em seu "manual" qual é esse limite, veja o seu para evitar problemas. Aquário + água + substrato, pedras e etc, creio esse aqua passe dos 500 kg, mais o móvel dele...)

Creio que de 5 a 6 discos possam viver confortavelmente nesse aquário, mais a fauna complementar... Que bom que vem mais um amante dos discos, to no meio da minha montagem também... :D

Sobre automatizar, sim é possível e há várias formas. Tem o próprio aquário do Marne, recém montado e todo automatizado, depois se quiser dar uma olhada, Plantado 432 litros V.2. Nesse caso ele usou equipamentos existentes no mercado e de qualidade indiscutível, mas também tem as opções do FVM (Faça Você Mesmo) que da pra fazer a mesma coisa porém gastando um pouco menos (e claro tendo o dobro de trabalho, mas pra quem gosta vale apena), tem esse aqua aqui também no estilo FVM Sistema de TPA Automática.
Lembre-se que os Disco exigem uma ótima qualidade de água e mesmo estando automatizado a TPA, essa não vai substituir uma eventual sifonagem do fundo do aquário para retirar o excesso de matéria orgânica, claro o trabalho é bem menor.
Outra forma mais simples e usando a ideia de um reservatório menor (outro aquário) é usar uma bóis magnética para esse controle, simples e barata, de fácil instalação, porém teria o trabalho de repor a aqua do repositor sempre que necessário. Acho que como esta no começo e sua pretenção é uma boa comodidade acho que vale apena já deixar os pontos hidráulicos e fazer direto.
Importante também é pensar na sua filtragem, já definiu, SUMP ou Canister? Tudo isso irá influenciar a sua montagem.

No que precisar estamos ai...
Sucesso!

User avatar
LeoCBS
Montador
Montador
Posts: 35
Joined: 03 Apr 2013, 13:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Ajuda com novo aquario - Mobiliando Apto

Postby LeoCBS » 04 Apr 2013, 13:04

Sim, uma bela medida! (Voc~e mencionou ser um apartamento, atente-se ao peso concentrado num único lugar da laje. Os AP's trazem em seu "manual" qual é esse limite, veja o seu para evitar problemas. Aquário + água + substrato, pedras e etc, creio esse aqua passe dos 500 kg, mais o móvel dele...)

Creio que de 5 a 6 discos possam viver confortavelmente nesse aquário, mais a fauna complementar... Que bom que vem mais um amante dos discos, to no meio da minha montagem também... :D

Sobre automatizar, sim é possível e há várias formas. Tem o próprio aquário do Marne, recém montado e todo automatizado, depois se quiser dar uma olhada, Plantado 432 litros V.2. Nesse caso ele usou equipamentos existentes no mercado e de qualidade indiscutível, mas também tem as opções do FVM (Faça Você Mesmo) que da pra fazer a mesma coisa porém gastando um pouco menos (e claro tendo o dobro de trabalho, mas pra quem gosta vale apena), tem esse aqua aqui também no estilo FVM Sistema de TPA Automática.
Lembre-se que os Disco exigem uma ótima qualidade de água e mesmo estando automatizado a TPA, essa não vai substituir uma eventual sifonagem do fundo do aquário para retirar o excesso de matéria orgânica, claro o trabalho é bem menor.
Outra forma mais simples e usando a ideia de um reservatório menor (outro aquário) é usar uma bóis magnética para esse controle, simples e barata, de fácil instalação, porém teria o trabalho de repor a aqua do repositor sempre que necessário. Acho que como esta no começo e sua pretenção é uma boa comodidade acho que vale apena já deixar os pontos hidráulicos e fazer direto.
Importante também é pensar na sua filtragem, já definiu, SUMP ou Canister? Tudo isso irá influenciar a sua montagem.

No que precisar estamos ai...
Sucesso!
Fala Bruno, obrigado pelas dicas..

Vou verificar com o engenheiro da obra essa questão do peso do aquario.. nao sabia que tinha isso..

Nao to com grana sobrando.. os movéis já vão consumir muita grana rsrsrs.. vou pelo caminho do FVM.. obrigado pelos links..

sobre a filtragem.. nao decidi ainda.. hj tenho um aquario de 120L com um canister..

oq vc indica para um aquario do porte do meu? Canister da conta?

vai ser plantado tb.. substrato to pensando em usar humos de minhoca.. será que vale?

forte abraço..

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Ajuda com novo aquario - Mobiliando Apto

Postby Bruno Caron » 05 Apr 2013, 16:12

É, essa questão do peso surpreende muita gente mesmo.
Seu aqua embora bem generoso não é nenhum monstro e certamente existem canister que o tocariam sem problema, talvez conciliando 2 para poder ter uma boa vazão de filtragem. Talvez o que pegue é o preço, pois comprar dois bons canister vai dispender um bom investimento assim como se comprar um só de uma vazão mais alta também. No seu caso eu iria de um SUMP, sistema sem dúvidas mais eficiente que um canister e você consegue economizar um bocado, podendo ainda usar o esquema de um sump interno, no seu caso no fundo pois ficaria suprimido pelo móvel e ninguém veria. Perderia um pouco do espaço para peixes mas certamente ganharia em qualidade da água. Pode fazer um SUMP inferior também, da um pouco mais de trabalho com furos e calcular a vazão, mas nada de mais (neste caso agrega mais peso ainda ao conjunto).

Quanto ao substrato, uso hoje o húmus no meu nado de 15 litros e nunca tive problema, porém só tenho plantas de baixa manutenção, pouco exigentes. Hoje existe no mercado substratos industrializados que são uma mão na roda, podem ficar em contato com a coluna d'água e tem um bom enriquecimento de nutrientes, durando por muito tempo. O que pega é o preço, são salgados esses produtos. Se você pretende ter um PLANTADO com diversas plantas e plantas exigentes, recomendo algum desses, nenhum em específico, mas acho mais garantido do que o húmus (embora há vários relatos de sucesso com o uso). Da uma pesquisada que nesse caso a questão financeira é um ponto que pega na hora da escolha (falo por experiência).

User avatar
LeoCBS
Montador
Montador
Posts: 35
Joined: 03 Apr 2013, 13:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Ajuda com novo aquario - Mobiliando Apto

Postby LeoCBS » 10 Apr 2013, 10:52

É, essa questão do peso surpreende muita gente mesmo.
Seu aqua embora bem generoso não é nenhum monstro e certamente existem canister que o tocariam sem problema, talvez conciliando 2 para poder ter uma boa vazão de filtragem. Talvez o que pegue é o preço, pois comprar dois bons canister vai dispender um bom investimento assim como se comprar um só de uma vazão mais alta também. No seu caso eu iria de um SUMP, sistema sem dúvidas mais eficiente que um canister e você consegue economizar um bocado, podendo ainda usar o esquema de um sump interno, no seu caso no fundo pois ficaria suprimido pelo móvel e ninguém veria. Perderia um pouco do espaço para peixes mas certamente ganharia em qualidade da água. Pode fazer um SUMP inferior também, da um pouco mais de trabalho com furos e calcular a vazão, mas nada de mais (neste caso agrega mais peso ainda ao conjunto).

Quanto ao substrato, uso hoje o húmus no meu nado de 15 litros e nunca tive problema, porém só tenho plantas de baixa manutenção, pouco exigentes. Hoje existe no mercado substratos industrializados que são uma mão na roda, podem ficar em contato com a coluna d'água e tem um bom enriquecimento de nutrientes, durando por muito tempo. O que pega é o preço, são salgados esses produtos. Se você pretende ter um PLANTADO com diversas plantas e plantas exigentes, recomendo algum desses, nenhum em específico, mas acho mais garantido do que o húmus (embora há vários relatos de sucesso com o uso). Da uma pesquisada que nesse caso a questão financeira é um ponto que pega na hora da escolha (falo por experiência).
Fala Bruno, tudo bem cara?

Hoje tenho um canister no meu aquario de 120L..

Mais esse projeto novo vou de sump.. primeiro o dinheiro..hehe..um canister pra esse volume de agua é caro..depois o sump vai me dar uma melhor filtragem..

provalmente vou de humos tb..

olha que bacana esse projeto:

[youtube]sS3ss9yxTMo[/youtube]

A medida que eu for montando o aquario.. eu vou postando fotos..

abraço

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Ajuda com novo aquario - Mobiliando Apto

Postby Bruno Caron » 10 Apr 2013, 12:10

Bacana esse esquema apresentado. Certamente terá um bom sistema de filtragem em seu aqua.
Acompanhando!

User avatar
LeoCBS
Montador
Montador
Posts: 35
Joined: 03 Apr 2013, 13:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Projeto aquario 400L

Postby LeoCBS » 24 Oct 2013, 16:04

Pessoal, tópico ficou parado pois estava fazendo os móveis do apto.. já estou com 80% pronto.. inclusive o móvel do aquario :D. A noite posto fotos de como ficou..

Estou agora na parte de montar o vidro..vou fazer com sump.. alguem poderia me recomendar tutoriais.. como calcular a vazão e tamanho do sump.. travas do vidro e etc? já quero fazer tudo de uma vez (sump + aquário).

Dimensões do vidro: 150x45x60

Muito obrigado pessoal!

ogleari
Colaborador
Posts: 433
Joined: 03 Sep 2011, 09:23
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Atibaia / SP

Re: Projeto aquário 400L

Postby ogleari » 25 Oct 2013, 01:39

Parabéns pelo projeto.
Estou acompanhando.
Davidson Gonçalves Ogleari
Projeto Plantado


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest