pessoal, estou iniciando de fato neste mundo, pela primeira vez estou montando um aquário acima dos 20lts que eu tenho...(está sem peixes agora)
aqua: 110x50x45
sump lateral:15x50x45
substrato amazônia MBreda extra fino
areia de filtro de piscina
4 lâmpadas 6500k a 54w total de 216w (brancas)
cilindro de CO2 com difusor ista
6lts a 12lts de cerâmica ista
2 - Apistogramas cacatuoides (1M + 1F) - Ciclideo Anão
10 - Corydoras schwartzi
10 - Hyphessobrycon pulchripinnis - Tetra Limão
25 a 30- Paracheirodon axelrodi - Neon
5 - Pterophyllum scalare - Acará Bandeira (por fim, talvez nem os coloque)
=======
*deixarei para colocar depois dos peixes pequenos
Flora Possibilidade - para aquário de duas frentes
-Vallisneria nana - meio do aquário
-Glossostigma elatinoides - carpete frente do aquário a primeira do carpete por ela ter o tamanho menor que a cuba.
-Hemianthus callitrichoides "Cuba" Griseb - carpete frente posterior a glossostigma elatinoides
-Taxyphyllum barbieri / musgo de java - para o hardscape
-Rotala rotundifolia - para meio do aquário, por ser avermelhada, mesclando com a vallisneria , talvez não pegue esta, mas colocarei uma avermelhada.
-Ammania Gracilis - para o meio do aquário, avermelhada pelo mesmo motivo acima, mas ficará no lado oposto ou
-Rotala macrandra - para o meio do aquário, avermelhada pelo mesmo motivo acima, mas ficará no lado oposto
-Riccia fluitans - para hardscape
-Riccia cf. stenophylla - para hardscape
-Anubias Barteri "nana" - intermediária, para amarrar em pedra entre as pedras para gerar um efeito legal, uma planta de agua q gera flor
site para o projeto: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 12&t=19262
talvez folhas secas de goiabeira.
Substrato suave, preferencialmente arenoso e macio.
algumas mudas de anúbias
Bomba submersa de no máximo 1200 l/h
Um sistema de filtragem biológica de fundo, para dar conta dos dejestos que ficam no fundo.
==========================
cilindro ainda não sei, mas acho que vou de ISTA 500ml. este aqui
as imagens do espaço em que o aqua ficará por cima, são estas, e será posteriormente construido uma "caixa" algo para revestir o aquário, pois ele ficará como embutido nesta área.

Não optei por canister pois apesar de saber q o co2 é mais consumido com sump do que com canister, porém o preço do canister é muito superior até mesmo o preço do aquário que estou montando, e fora que terei que gastar para colocar um armário onde tb não tenho atualmente bala na agulha para fazer isto....então ele ficaria visível... pois na lateral não teria espaço.
1-quero opnião de vcs quanto ao cilindo do co2, eu terei espaço para deixar o cilindro na parte acima do aqua (certa de 26 cm) tem algum problema em deixar acima, é menos suficiente? Ou não, se for tudo bem eu deixo em baixo, caso contrário eu ponho em cima. que tenho espaço
2-Para esta fauna como terei q ter pouco movimento na agua, optei por uma bomba mais "fraca" (1200) ou 1000, e ai precisarei de colocar aquelas plaquetas furadinhas, antes do substrato fértil, e todos demais que vem acima é isto? E então estas plaquetas em uma delas tem um cano q eu ligarei outra bombinha para "tirar" a sujeira do fundo?
3-Eu necessariamente ja preciso montar o plantado desde a montagem do aqua ou posso fazer isto em quanto vai cilcando?
Atualizando,
segue as fotos do projeto:
Dimensões

Vista, da sala para a cozinha

Vista Cozinha para a Sala

Acima coloquei 2 furos redondos na tampa q onde colocarei 3 coolers de 12 diametro se tiver rs...
as partes de traz e de frente que estão abertas, na verdade será fechado, porém com possibilidades de abrir.
na lateral sempre será aberta em ambas, para ajudar na saida de calor.
----Alguns tópicos interessante para quando iniciar o FVM
FVM - Colonizando bactérias, encurtando a ciclagem
FVM - Luminária em pvc - Marcio Vargas
FVM - Filtro UV , barato simples e funcional [video]
FVM - Montando uma luminária - luz diurna e noturna
FVM - Resfriamento com Cooler
FVM - Nova Tampa FVM - MRV da pagina de outro lugar
FVM - Movel mdf+metal TERMINADO+AQUA --- minha tampa
obrigado e no aguardo,