Aquário com plantas em jarros

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Aquário com plantas em jarros

Postby Katsuzo Koike » 24 Sep 2011, 09:33

Olá, todos! Mesmo sabendo das necessidades que um aquário com plantas precisa, resolvi montar o meu tanque de 100x40x30 (120L brutos) apenas com substrato inerte, sem húmus nem CO2 nem nada. Cascalho, água, plantas e peixes, e claro, filtro, bomba e iluminação (uma 25W de 76cm). Fui naquela "onda" de que nem toda planta precisa de substrato fértil e tal. Assim, comprei cabombas, elódeas, valisnérias e outras de menor porte. No início (3 meses), após ciclagem, tudo ok, as plantas bonitas, peixes crescendo (06 neons, 04 Tetras Congo, 04 Rásboras arlequins, 05 Tetras Glowlight e só. Obs: Esse aqua tem foto aqui no Fórum, em Expoaqua). Após um surto de doenças, morreram 04 neóns e 04 Glowlight, nesse tempo. Então, após tratamento com remédios, comprei mais 04 neós e 05 Hasemania nanas, o resto dos peixes ficou ok. As plantas foram morrendo, definhando, e eu as ia retirando. A água sempre boa, sifonagens, trocas semanais a 20%. Chegou a uma situação que, como o aqua já estava montado, eu teria as seguintes opções básicas:
1- Desistir do aquário;
2- O aqua ficava sem plantas (ou com plantas feias);
3-Ficar sempre comprando plantas (que iam morrendo);
4-Desmontar o aquário para começar de novo, com substrato fértil, outra ciclagem, tal;
5- Pensar em uma 3a via.

As quatro primeiras opções eu não queria. Pensei um caminho que já tinha na cabeça, como plano B. Ter plantas em húmus, mas não no substrato todo. Pensei primeiro em badejas daquelas brancas, de 15cm de altura por uns 40 de comp. e uns 30 de largo, usadas em cozinha para tratar carne. Só que não achei isso por aqui, e vi serem grandes demais para meu aqua. Resolvi fazer em "jarros", mas de plástico. Consegui duas garrafas de água mineral de 5L, grandes, cortei na base, com uns 15cm de altura, depois furei tudo, bastante, com uma faca quente (não pode ser um jarro todo fechado, pois as plantas e bactérias não terão oxigenação). Coloquei uma mistura de húmus tratado (já pronto, próprio para aquário) e juntei a barro vermelho, que peguei em uma construção aqui perto. Misturei 60% húmus e 40% barro. Coloquei tudo nos vasos furados, e coloquei as plantas que havia comprado: um maço de Anubia Hastifolia (acho que não tem aqui nos arquivos do AqOnLine), e um maço de um tipo de Ludwigia, bem verde da folha larga, além de um resto de valisnéria que estava morrendo. Depois de plantadas, coloquei cascalho por cima, para não ter contato com a água direto. Como enterrei esses jarros na cascalho que tinha, ficou escondido. No primeiro momento, a água do aqua todo ficou muito suja, tipo água de poça de lama, mais clara. Coitado dos peixes, hehe. Depois, o filtro foi limpando, e a poeira baixando. Faz uma semana isso, e a água agora está cristalina, os peixes ótimos, e as plantas parecem bem (uma folha da anúbia está acima da superfície desde o começo, e a planta está bem). É cedo para dizer se seu certo, mas é bom dividir essas experiências com outras pessoas, pois um dia podem passar pela mesma coisa, ou inventar algo melhor. Lições:
1- Quem faz mal feito faz duas vezes.
2- Aquário com plantas sem solo fértil, cedo ou tarde, desanda. (mais plantas precisarão ser compradas, quase todo mês).
3- Aquarismo é um lugar de ideias, boas e ruins, hehe.

P.S: Há quem faça esses jarros apenas com cascalho e com bolinhas de nutrientes. Mas resolvi fazer com húmus, que é mais natural.

Como prometido, uma foto, dez dias após montado o jarro:

http://imageshack.us/photo/my-images/827/fotojarro.jpg/" onclick="window.open(this.href);return false;]Image[/URL]

Uploaded with ImageShack.us

P.S: Quase que descarto essa planta que está com algas, na frente; ela é mais antiga no aqua, mas deixei, para ver no que dá, se desenvolve melhor.

Abraço a todos, e aguardo trocas de experiência

Koike

leonegm
Populador
Populador
Posts: 1082
Joined: 06 Feb 2010, 11:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Jandira - SP

Re: Aquário com plantas em jarros

Postby leonegm » 24 Sep 2011, 12:43

Fotos?
Poderia usar o fundo de garrafas Pet tambem.

Luiz M Sales
Ciclador
Ciclador
Posts: 355
Joined: 18 Sep 2003, 15:09
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Campinas/SP

Re: Aquário com plantas em jarros

Postby Luiz M Sales » 24 Sep 2011, 12:46

Olá Koike,

Eu também entrei na "onda" do aquário com plantas sem substrato fértil e sem c02.
Tenho uma montagem de 5 meses e as plantas começaram a amarelar, com exceção da samambaia d'água que ainda está bonita e soltando lentamente alguns brotos.
Como isso também me incomoda, apesar da montagem inicial não ter foco em plantas, resolvi fazer uma experiência e logo postarei os resultados aqui para aproveitar seu tópico.
Ao invés de melhorar o substrato, resolvi apostar no kit C02. Ainda não instalei porque está sob teste hidrostático etc...
Outra coisa que também estou fazendo é repor somente a água que evapora, sem trocas parciais e sifonagem, visando deixar o substrato mais fértil. Sempre de olho na amônia até agora não apresentou problemas.

Abç

Luiz.
Boas lembranças de um sonho realizado: Malawi 540lts

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Aquário com plantas em jarros

Postby Katsuzo Koike » 24 Sep 2011, 14:22

Olá, gente. Pois é, Léo, quero postar fotos, mas estou sem máquina no momento. Assim que conseguir uma, semana que vem, faço as fotos (e o aquário já terá evoluído mais, para melhor, espero). Quanto ao CO2, GuppyCamp, será que apenas isso adiantaria, para as plantas, ao menos a médio e longo prazo? Sem solo fértil? E devemos ficar sempre colocando esse CO2? Rapaz, em mais de 20 anos lidando com peixes, nunca fiz uso de tal recurso, por isso, desculpe a ignorância, hehe.

User avatar
miltondoug
Plantador
Plantador
Posts: 571
Joined: 10 Jul 2010, 09:14
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ferrraz de Vasconcelos - SP

Re: Aquário com plantas em jarros

Postby miltondoug » 26 Sep 2011, 10:28

Olá Katsuzo, ola pessoal.
Pois tbm cai nessa armadilha de plantas sem substrato fertil, já perdi varias plantas como Ludwgia, rabo de raposa, cabombas, elodes, hidrocolite entre outras.
Tbm pensei em muito em fazer essa ideia de vasos, mas agora surgiu uma oportunidade unica na vida rsrs, eu casei e terei que transportar o aquario, então aproveitando a mudança já deixei areia de filtro reserva para trocar tbm o substrato que atualmente é de cascalho nº 1 e já estou tratando o humus para compor o substrato fertil.
Não tem jeito por mais resistente que seja a planta depois de em média 5 ou 6 meses ela vai morrer mesmo. :( :shock: :x
Abraço
Não temos tudo o que queremos, nem tudo que temos é o que queriamos; mas tudo o que temos é o que necessitamos para nossa evolução!

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Aquário com plantas em jarros

Postby Katsuzo Koike » 26 Sep 2011, 21:14

Miltão, falou tudo! Parabéns pelo casamento, rapaz! Vida feliz a dois, maravilha, hehe. Mas voltando às plantas, já que tens essa oportunidade, é fazer o melhor. No meu caso, não tenho como desmontar tudo aqui, por isso, optei pelos jarrinhos, que estão quebrando o maior galho, pode crer! Abçs!

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Aquário com plantas em jarros

Postby Xica » 26 Sep 2011, 22:09

Noite, gente.
E eu esqueci. Parabéns, Douglas, e muita felicidade nesta jornada a dois! Depois três, quatro...
E como disse o Katsuzo, voltando as plantas. E fertilização líquida?
O aquário de kinguios aqui nunca teve substrato fértil e plantas como higrófila rio e sinemá (podas das podas, das podas, das podas...) estão nele desde a ciclagem, abril/2010.
Utilizo fertilização líquida, apenas potássio e ferro. E não optando por injeção de CO2, carbono orgânico. Mesmo assim as plantas desenvolvem-se bem, e isto é tudo que preciso delas.
Utilizar substrato fértil deve ser muito melhor para as plantas, mas vejo que conforme as espécies mantidas elas podem se desenvolver bem sem isto ao longo do tempo.
Abraços.

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Aquário com plantas em jarros

Postby Lord_Wolf » 27 Sep 2011, 09:39

Olá
Várias plantas vão bem sem substrato fértil e sem injeção de CO2.
Eu parei de utilizar o CO2 quando não tenho substrato fértil.
As vezes pode-se colocar, mas pelo que vivi nesse sentido, acho que somente em algumas condições.
Se há iluminação forte e CO2, mas sem substrato fértil, o resultado tende a ser algas.
Se há plantas que tem facilidade em realizar descalcificação biogênica, um aquario um pouco maior, luz média para fraca e sem substrato fértil, aí até dá para tentar.
Em aquarios pequenos vejo que é mais facil manter com Carbono orgânico, como Fourish Excel.
Algumas plantas, porém, não aguentam a ministração de Excel ou outros produtos semelhantes. Perdi Elodeas e Rabos-de-Rabosa ao aplicar Excel continuamente no aquário, mesmo numa sub dosagem. Com o tempo elas amarelam e "derretem".

Sobre o substrato fértil, depende muito da planta. São poucas espécies de alguns gêneros que suportam aquário sem Substrato fértil. Sempre citamos Elodea, Rabo de Raposa, Microsoruns em geral, anubias e higrófilas. Temos também os musgos. Meus ultimos 3 ou 4 aquários foram montados todos sem substrato. Um foi para o CBAP 2010. Tive até Eleocharis vivípara nela. Porém, nessas condições a Eleocharis ficou mais fraca, soltou poucos runners e só cresceu lentamente na vertical. Mas manteve-se! E deu um efeito legal ao aquário.
Image

Image

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Aquário com plantas em jarros

Postby Katsuzo Koike » 27 Sep 2011, 11:55

Olá, todos! Pois é Xica, nosso amigo agora é um homem sério! hehe. Voltando às plantas, acho que o Milton disse certo, pois um aqua sem substrato fértil e com produtos líquidos aguenta bem uns 5 a 6 meses...depois as plantas começam a enfraquecer. Nesse mesmo tempo, com substrato fértil, estaremos podando e tentando controlar o crescimento das mesmas. Usei por esse tempo um produto a base de Ferro que entrava nas TPas, mas mesmo assim, as cabombas, elódeas e valisnérias desandaram. Como botei os jarros, enfiei algumas elódeas que estavam morrendo...e em 10 dias, as mesmas já dão sinais de recuperação incrível. Viva o húmus, hehehe (para quem tem preguiça ou nojo de fazer o tratamento, sei que há húmus já tratado, apesar de ser caro, existe). Abçs a todos! Ah, e valeram as dicas, Lord!

User avatar
miltondoug
Plantador
Plantador
Posts: 571
Joined: 10 Jul 2010, 09:14
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ferrraz de Vasconcelos - SP

Re: Aquário com plantas em jarros

Postby miltondoug » 27 Sep 2011, 17:02

Hehe, obrigado gente :oops: ,
Para vc verem como a diferença é muito grande, eu tenho a difformis nos dois aquarios, um com substrato fertil e CO2 e outro (que é o que vou desmontar) esta sem, no primeiro já fiz umas cinco podas e enquanto no segundo ela não desenvolveu tanto, ou melhor apenas cresceu para o alto alguns centimetros, isso por ter plantado as mudas identicas em cada aquario, pode ser que se eu tivesse injetando o CO2 e colocando um fertilizante liquido esse quadro poderia ter mudado, isso pq li que a Hygrofilas se desenvolvem bem em aquarios sem fertilização.
Não temos tudo o que queremos, nem tudo que temos é o que queriamos; mas tudo o que temos é o que necessitamos para nossa evolução!


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest