Troca de lampadas duvidas

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Gustavo Henrique
Colaborador
Posts: 524
Joined: 15 Apr 2011, 13:23
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Natal/RN

Troca de lampadas duvidas

Postby Gustavo Henrique » 03 Jun 2011, 15:26

Boa tarde pessoal,

é o seguinte, minha duvida é quando devo trocar as lampadas
li que para lampadas fluorescentes com 6 meses ja está bom para troca-las, e se pusermos lado a lado uma lampada com 6meses e uma nova notaremos a diferença na luz emitida.
tenho sylvania aquastar e ao por essas lampadas lado a lado,uma velha e uma nova, nao notei diferença na emissao de luz.
isso significa que ainda posso passar algum tempo com a lampada velha ou tenho que trocar mesmo? ela ligada lado a lado é a mesma coisa de uma com 6 meses.

Desde já agradeço a atenção.

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Troca de lampadas duvidas

Postby Marne Campos » 04 Jun 2011, 08:31

Olá Gustavo

Essa diferença visual é muito sutil, e dependendo da temperatura de cor da lâmpada (K), acho ainda mais difícil de visualizar.

Se essa lâmpada passou entre 8 e 10h/dia acesa, seis meses é um prazo bom para começar a se preocupar em trocá-la. Não precisa sair correndo, fazer isso entre 6 e 8 meses está ótimo. Lembre-se se nunca trocar todas as lâmpadas ao mesmo tempo para não causar um choque no aquário.
Marne Campos


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest