Peixes de Aquário e Luminosidade

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Peixes de Aquário e Luminosidade

Postby Katsuzo Koike » 24 May 2011, 19:29

Ninguém duvida que um sistema de iluminação adequado deixe o aquário muito melhor de ser contemplado. Algumas lâmpadas vendidas no comércio permitem mesmo um aspecto “futurista” aos tanques, pelos tons rosado, avermelhado, esverdeado, azulado, etc., que exalam no ambiente. Mas não pretendo aqui discutir as possibilidades de iluminação, nem os tipos de lâmpadas ou suas diversas frequências. Chamo a atenção para um fator que muitas vezes passa despercebido pelos amigos aquaristas, que é não saber a necessidade de cada espécie em relação à iluminação, ou grau de claridade que cada peixe precisa para uma vida tranqüila e estável no aquário.

É preciso salientar que as fichas de peixes não trazem esse dado, e somente com muita pesquisa poderemos achar algo sobre o tema. Certo que as plantas também precisam de luz para seu desenvolvimento saudável, mas falemos dos peixes. Resolvi escrever esse texto desde que passei a criar Tetras do Congo (Phenacogrammus interruptus) em um aquário de 120L brutos, munido de uma fluorescente branca média. Como minha experiência com esses tetras era em tanque de jardim, comecei a achar estranho que os quatro juvenis que consegui, mesmo após um mês no aquário, passavam a maior parte do tempo escondidos embaixo das anúbias que plantei no fundo, mas que quando apagava a luz (e ficava a claridade natural), eles saíam nadando normalmente por todo o espaço. Passei, então, a desligar a luz para alimentá-los, pela manhã, e à tardinha. Depois, pesquisando, notei que esses problemas de peixes assustadiços são mais comuns do que cogitamos, havendo relatos com Hasemania Nana, Neón Negro, Cardinais, Tetra Imperador, babos ouro, Dojôs, Synodontis, Ituís-Cavalo, etc. Pensei em quanta gente estressa seus peixes colocando-os em ambientes hiper-claros, quando a claridade para seu conforto devia ser bem mais baixa. Para piorar, ainda colocam como substrato mármore branco, que reflete mais ainda a luz. Certo que queremos ver nossos peixes no claro, com nitidez da luz e da água cristalina.

Image
(Foto: K. Koike, 2012)

Ocorre que muitas espécies, como as de hábito noturno, ou as que vivem em tocas, preferem locais sombrios. Também outras espécies, que vivem em águas escurecidas por húmus, ou na sombra de florestas, preferem pouca iluminação. É o caso dos neóns, acarás-bandeira e discos. O melhor seria respeitar os graus de claridade das espécies, no aquário, investigando como era a vida delas no meio natural (mesmo que nem existam mais em meio selvagem). Muitos amigos criadores, depois, ficam preocupados que seus peixes estejam acanhados, parados, estressados, agressivos ou agitados, emagrecendo além da conta, ou até morrendo, conseguindo pular fora do tanque, etc. Peixes como bótias, lábeos e dojôs podem até viver na claridade, mas precisam de tocas para relaxar. Peixes de hábitos noturnos também não gostam de muita claridade, por exemplo, os Gobis, Synodontis, Dojôs, Cobras-Khuli, Ituís-Cavalo e alguns cascudos gostam de tocas para passar o dia. Certas coridoras, durante o dia, preferem a “sombra” de plantas e pedras, embora que todos eles “tolerem” luz. No caso das coridoras, até outro dia pensei que não ligavam para claridade, até o dia em que coloquei num aquário um pedaço de tijolo, e as coridoras entraram nos buracos, durante o dia. Claro, sem tocas nem sombra, as coridoras não vão morrer, mas sempre devemos pensar em melhorar a estadia dos peixes no aquário, mesmo que isso “prejudique” a sua visibilidade constante. Na natureza, elas vivem debaixo de folhas ou na lama e na vegetação das margens dos rios.

Já os neóns, entre outros tetras, vivem nas sombras dos igarapés e na água escurecida de matéria orgânica, desenvolveram uma faixa incandescente no corpo provavelmente porque vivem no escuro. O fato é que a luminosidade nos aquários deve ser controlada e equilibrada, imitando a luz natural, quer dizer, não se pode “esquecer” as lâmpadas ligadas por 15 ou 18 horas seguidas. A maioria das espécies, mesmo na natureza, não tolera ficar sob o sol forte por horas, buscando, assim, a proteção de árvores, aguapés, águas profundas e escuras, etc. É importante saber que os peixes também “descansam” durante a noite. Alguns ciclídeos, ainda, ficam em tocas em troncos, casca de côco, ou mesmo buracos de terra nas margens de rios e lagos, durante o dia. A conclusão que cheguei é que a maioria dos peixes se sente melhor com uma iluminação suave, com duração normal de um dia, entre 09 e 10 horas. Para o aquário, quem só dispõe de luz branca, deve abrandar a claridade compensando com um período menor de luz acesa, ou dispondo de troncos, plantas de folhas largas ou densas, e até flutuantes, bem como com substratos não tão brilhantes. Também quem tem aquário comprido, de 100cm ou mais, não precisa clarear o ambiente totalmente...pode deixar alguma parte com pouca iluminação. Ainda, é recomendado ter uma rotina de acender e apagar as luzes sempre no mesmo horário, e também deixar a luz da manhã entrar no ambiente algum tempo antes do acender das lâmpadas, para que a claridade não seja repentina, mas gradual. Se alguém puder relatar suas experiências sobre o tema, aqui no Fórum, será bem vindo.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Peixes de Aquário e Luminosidade

Postby Xica » 24 May 2011, 22:45

Já faz tempo, li um tópico sobre aquário plantado cuja fauna seria neons.
Um aquarista aconselhava o uso de x lâmpadas de tantos K de tal marca. Quem abriu o tópico perguntava "mas tanta luz não prejudica os neons?" E a resposta: "não, eles se acostumam".
Particularmente, e sem embasamento científico ou pesquisa, acho que peixes não se acostumam não. Bom ou ruim, simplesmente vão viver no ambiente que proporcionamos a eles por absoluta falta de opção.
Mas cá para mim, nós e as plantas é que apreciamos iluminação potente. Os peixes, nem tanto.
Abraços.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Peixes de Aquário e Luminosidade

Postby Katsuzo Koike » 25 May 2011, 04:51

Olá, Xica, obrigado pela mensagem. Ótima essa de "se acostuma", hehe. Pobres peixes. Agora, de fato, sem luz, a maioria das plantas ficará prejudicada, mas quem tem muita planta no aquário sabe que seus peixes vivem melhor, abrigados da luz. Esqueci de dizer que quando vamos soltar peixes novos no aquário, sendo de dia, o melhor é apagar as luzes, para não agitar os novos visitantes, e depois que soltá-los, deixar ainda uma ou duas horas de luz apagada, para sua ambientação ser mais tranquila. É isso, amiga! Abração!

EltonBerns
Montador
Montador
Posts: 94
Joined: 13 May 2010, 13:13
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Blumenau - SC

Re: Peixes de Aquário e Luminosidade

Postby EltonBerns » 25 May 2011, 08:10

Ótimo artigo! Parabéns!

No meu aqua tenho um caso de Tetras negros que fogem da luz...ficam o dia inteiro escondidos nas plantas, somente nadam tranquilamente após apagar as luzes. Quero conseguir plantas com folhas mais densas para melhorar o ambiente para eles...

Abraços

User avatar
miltondoug
Plantador
Plantador
Posts: 571
Joined: 10 Jul 2010, 09:14
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ferrraz de Vasconcelos - SP

Re: Peixes de Aquário e Luminosidade

Postby miltondoug » 25 May 2011, 11:08

Bom Dia Pessoal.

Belo artigo Katsuzo.
Felizmente tenho que concorsar com vc, meus peixes (paulistinhas, platys, coridoras e até mesmo os betas as vezes) só nadam com mais vigor quando as luzes do aquario estão apagadas, qnd acessa os unicos que dão o ar de suas graças é a platy flamingo e os lips, um cascudo mesmo só consigo ve-lo a noite depois que a casa está toda escura, ele se esconde debaixo de uma pedra que faz uma toca.

Abração!
Não temos tudo o que queremos, nem tudo que temos é o que queriamos; mas tudo o que temos é o que necessitamos para nossa evolução!

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Peixes de Aquário e Luminosidade

Postby Xica » 25 May 2011, 12:10

Dia.
Uma coisa que quero fazer aqui é trocar parte do substrato. O que tenho é areião de rio muito clarinho e mesmo com pouca iluminação (0,4W/l) reflete demais a luz. Isto também incomoda os peixes.
Encontrei um areião marrom que gostei bastante, acho que ficará mais agradável para os kings e principalmente os corys.
Abraços.

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Peixes de Aquário e Luminosidade

Postby Marne Campos » 25 May 2011, 12:17

Xica,

Estava pensando em ir exatamente no sentido contrário, meu aquário possui substrato preto (basalto), como devo remontá-lo em 2012, minha intenção era usar um substrato mais claro (não branco), pois percebo que influencia na cor dos Discos, deixando-os mais escuros, principalmente no caso do Symphysodon discus (Discos Heckel). Agora fiquei na dúvida.
Marne Campos

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Peixes de Aquário e Luminosidade

Postby Xica » 25 May 2011, 12:56

Marne, de discos entendo praticamente nada, mas já li que a cor do substrato influencia a cor destes peixes.
Quando montei o aquário optei pelo areião mais claro que achei, com a idéia que ele contribuísse para refletir a luz e deixar o ambiente mais iluminado.
Com o passar do tempo e a troca da iluminação ridícula por outra minimamente decente, aquele substrato claro começou me incomodar, imagina então os peixes. E outra coisa que sempre me lembro é de um vídeo sobre corydoras em seu ambiente natural. Água escura, substrato escuro, nada a ver com o que tenho aqui.
No meu caso, creio que a mudança será benéfica para os peixes. No seu caso, será melhor ponderar com mais cuidado prós e contras. É a velha pergunta de sempre: qual o foco? O aquarista, os peixes, as plantas?
Abraços.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Peixes de Aquário e Luminosidade

Postby Katsuzo Koike » 25 May 2011, 15:17

Olá, Xica! Marne, o que acontece com seus Discos, com o subtrato preto? Pelo que tenho lido, os substratos não inertes, ou seja, os que liberam micro-partículas que ficam em suspensão na água, podem sim alterar a cor dos peixes, bem como a luminosidade afeta a cor também. Muita luz com substrato claro termina "desbotando" os peixes. Já vi aquário de discos com substrato muito branco, e os peixes ficavam quase descoloridos. Creio que aqueles discos Blue fiquem melhor em locais mais sombrios. Substrato inerte eu só conheço seixos pequenos de rio, que não largam mais quase nada na água. Esses outros, de rocha calcárea triturada levam tempo para estabilizar. Já vi também bótias em substratos escuros que ficaram escurecidas, como que sujas. Há peixes mais sensíveis à luz e substrato, como traíras, gobis, dojôs, bótias e alguns ciclídeos, que mudam mesmo de cor, dependendo do ambiente. Realçar as cores de nossos peixes é um desafio e tanto, não acham? Grande abraço a todos!

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Peixes de Aquário e Luminosidade

Postby Marne Campos » 25 May 2011, 15:48

Katsuzo,

No caso do Symphysodon aequifasciata eu quase não reaprei mudanças, já com o Symphysodon discus, os peixes se tornaram quase pretos, as listras verticais sumiram e até mesma os tons azulados desapareceram. Comentei o fato em um forum só de criadores de Discos e me disseram que o substrato escuro causa isso nessa espécie.

Como comentei, o substrato é basalto.
Marne Campos


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest