[Fotos] Iwagumi 60L

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
alberto.barros
Montador
Montador
Posts: 73
Joined: 08 Aug 2010, 20:53
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Sorocaba/SP
Contact:

[Fotos] Iwagumi 60L

Postby alberto.barros » 24 Aug 2010, 13:30

Setup:
Medidas: 60 x 30 x 35
Volume: 60 litros
Filtragem: Canister Resun CY-20
Substrato: Amazonia MBreda + Areia Preta Black Blue
Iluminação: PL 36wts Up Aqua
Sistema CO2: Cilindro 1kg com regulador solenoide UP-Aqua
Fauna: Camarão Red Cherry
Flora: Glossostigma Elatinoides, Eleocharis vivípara e Mini Cladophora Aegagropila (Marimo Ball)
Decoração: 2Kg Rochas Seiryu Stone
pH: 6.5
Temperatura: 26º

Hardscape p/ inspiração:
Estou pensando em desse tipo:
Image

Primeiras fotos:
Image
Image
Image

Montagem:

Image
Image
2Kg Rochas Seiryu Stone, a quantidade não foi o ideal, eu não fazia idéia do seu "peso" e "volume", numa próxima oportunidade irei pegar maiores, cerca de 5Kg

Image
Aqui uma foto geral de tudo, plantas, areia blackblue, substrato, sistema co2, etc, etc...

Image
Aqui uma foto sem água.

Image
Já outra com água e na tentativa de ligar o canister escorreu um pouco no vidro traseiro e molhou algumas partes do EVA como pode se notar, alias, eu apanhei feio do canister, eu tentei por mais de 30 minutos colocar ele para funcionar mas não consegui, alguém tem alguma dica ai? **Edit, meu canister estava com defeito, depois que troquei foi tudo de primeira.
Last edited by alberto.barros on 29 Oct 2010, 12:56, edited 18 times in total.

Diego Shimizu
Plantador
Plantador
Posts: 537
Joined: 28 Sep 2007, 02:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba-PR

Re: [Ajuda] Sistema CO2 para Plantado Nano

Postby Diego Shimizu » 24 Aug 2010, 15:37

Dae Alberto, blz?

Então, não conheço especificamente a marca e modelo do equipamento que você está pretendendo comprar, mas seguem minhas observações:

Entre utilizar um sistema de reposição (sua primeira opção) e um sistema com cilindro (segunda opção), certamente aconselharia utilizar o cilindro.
Tenho um cilindro de 1 kg, feito com extintor. Utilizo este cilindro em um aquario de 375 lts, plantado. O sistema é composto de um reator de CO2 regulado para duas bolhas por segundo. Nesta configuração, o cilindro está durando uma média de 2-3 meses. A recarga, aqui em Curitiba, fica em torno de R$ 20,00.

Colocando isso na ponta do lápis e levando em conta que seu aquário é bem menor (Com menor consumo de CO2), creio que uma recarga de cilindro irá durar até 1 ano!!

Sem dúvida alguma, o investimento inicial maior irá compensar.

Diego Shimizu
Somos construtores de nós mesmos e o ser é construtor do próprio destino....A-OK
Amazônico raiz

User avatar
Tales
Ciclador
Ciclador
Posts: 104
Joined: 23 Jan 2010, 12:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Praia Grande - SP

Re: [Ajuda] Sistema CO2 para Plantado Nano

Postby Tales » 24 Aug 2010, 16:59

Olá Alberto

Eu também irei montar uma nano, só que é um pouco maior 60x30x30 54l e vou usar CO2 caseiro por enquanto, quem sabe mais pra frente compro cilindro.
O conselho do Diego é muito bom. A respeito da sua ideia de comprar um sistema que você iria repor o cilindro eu acho muito mais caro porque se você gastar aquele cilindro em 1~2 meses imagina quanto dá em uma ano...
No começo estava decidido a utilizar um FVM, mas depois vi que terei que trocar a solução 1 vez por semana e isso eu não gostaria de fazer, já faço TPA e limpeza dos filtros nos outros aquas, se tem como automatizar o máximo o processo eu prefiro que seja assim.
Alberto
Existe uma outra receita de CO2 caseiro feita com gelatina...eu fiz uma pra testar e ja esta funcionando à 16 dias e no tópico fala que duram em media 30~35 dias. O link é esse
http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 10&t=16995
É um tópico que o Alex Ribeiro fez em 2006

Mais uma coisinha...Diego esse ciilindro que você usa é comum mesmo?? os vermelhos??
Tales Muradas
===========================================================================
Image

Diego Shimizu
Plantador
Plantador
Posts: 537
Joined: 28 Sep 2007, 02:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba-PR

Re: [Ajuda] Sistema CO2 para Plantado Nano

Postby Diego Shimizu » 24 Aug 2010, 17:06

Dae Tales, blz?

Então, o cilindro que utilizo é este 'comum' e foi comprado numa casa que vende extintores.
O detalhe é que existem tipos diferentes de cilindros, mesmo sendo de extintores. Assim, você deve procurar por um cilindro de extintor para CO2. Cuidado para não comprar cilindro de água, pois não suportam a pressão.


Diego Shimizu
Somos construtores de nós mesmos e o ser é construtor do próprio destino....A-OK
Amazônico raiz

User avatar
Tales
Ciclador
Ciclador
Posts: 104
Joined: 23 Jan 2010, 12:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Praia Grande - SP

Re: [Ajuda] Sistema CO2 para Plantado Nano

Postby Tales » 24 Aug 2010, 20:11

Agora entendi, Diego muito obrigado pela dica :)
Tales Muradas
===========================================================================
Image

User avatar
alberto.barros
Montador
Montador
Posts: 73
Joined: 08 Aug 2010, 20:53
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Sorocaba/SP
Contact:

Re: [Ajuda] Sistema CO2 para Plantado Nano

Postby alberto.barros » 24 Aug 2010, 23:22

Obrigado pelas considerações galera, vou ficar com o cilindro de 1KG. Esse de 92g deverá durar 1 mês apenas, e em 1 ano o valor dele irá ultrapassar o valor do outro sistema.

Parece que é tabelado esse negócio de recarregar o CO2, aqui em Sorocaba tb é 20,00 e em Sampa tb. 8)

Assim que eu for recebendo as coisas irei postando aqui e ir transpondo o processo da montagem.

Diego Shimizu
Plantador
Plantador
Posts: 537
Joined: 28 Sep 2007, 02:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba-PR

Re: [Ajuda] Sistema CO2 para Plantado Nano

Postby Diego Shimizu » 24 Aug 2010, 23:27

Boa escolha Alberto!

Com um pouco de dedicação e esforço, seu aquário vai ganhar forma.
Sobre ele, já definiu quais plantas usará, qual será a fauna, o hardscape, a iluminação, filtragem, etc?
Poste informações e fotos quando estiver montado!

Diego Shimizu
Somos construtores de nós mesmos e o ser é construtor do próprio destino....A-OK
Amazônico raiz

User avatar
alberto.barros
Montador
Montador
Posts: 73
Joined: 08 Aug 2010, 20:53
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Sorocaba/SP
Contact:

Re: [Ajuda] Sistema CO2 para Plantado Nano

Postby alberto.barros » 25 Aug 2010, 14:04

Olá Diego,

O que seria hardscape? Seria o estilo da montagem? Se for isso eu gostei do Iwagumi, eu estou buscando inspirações para a paisagem, achei bons sites como o CBAP e NatureAqua.

Eu estou me baseando nesta montagem aqui http://www.aquafloripa.com/2008/05/aqur ... -faao.html só que não faço idéia onde conseguir pedras e madeira.

A Fauna eu estou pensando em colocar um cardume pequeno de Tetra Cardinal e alguns limpa vidros e corbículas (estou quase mudando para Neritina Zebra, pois parecem menores e melhores quando o assunto e devorar alga), o que acha?

Filtro eu escolhi um Canister da Resun modelo CY-20, ele tem capacidade de 200L/h.

Pra iluminação eu consegui uma iluminaria 10 dessa mesma marca do cilindro CO2 (Up Aqua) ele mede 50cm e possui uma lampâda PL de 36w, ele é o modelo 1.9 aqui http://up-aqua.com/00-dm-page/00up_dm-T6-01-big.jpg

O substrato eu irei usar do MBreda, Substrato Especial Amazônia + Areia Preta BlackBlue.

No final do dia estarei passando na vidraçaria para pegar o aquario, ai eu já posto uma foto dele.

Diego Shimizu
Plantador
Plantador
Posts: 537
Joined: 28 Sep 2007, 02:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba-PR

Re: [Ajuda] Sistema CO2 para Plantado Nano

Postby Diego Shimizu » 25 Aug 2010, 14:16

Fala Alberto!

Certamente escolheu uma ótima inspiração pro seu aquário!
As configurações me parecem boas, assim como a fauna que você pretende utilizar.
Não gosto de falar sobre animais com os quais não tive experiência. A maioria dos relatos sobre alguns peixes e invertebrados na web nem sempre são 'exatas'. Isso porque cada individuo é um individuo; em outras palavras, pode apresentar comportamento diferente do que comumente pé apresentado pela sua espécie. Assim, não sei te dizer a eficiencia dos algueiros que você escolheu; nunca tive experiências com eles!

Quem sabe algum colaborador do forum, que já criou as espécies que você escolheu, não se manifeste?!
Somos construtores de nós mesmos e o ser é construtor do próprio destino....A-OK
Amazônico raiz

User avatar
alberto.barros
Montador
Montador
Posts: 73
Joined: 08 Aug 2010, 20:53
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Sorocaba/SP
Contact:

Re: [Ajuda] Sistema CO2 para Plantado Nano

Postby alberto.barros » 25 Aug 2010, 22:25

Primeira foto

**Edit, esse aquario ficou muito mal montado, levei para o vidraceiro arrumar e depois de uma nova tentativa ele me devolveu o dinheiro.

Image
Last edited by alberto.barros on 29 Oct 2010, 12:44, edited 1 time in total.


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest