30 litros...demorou mas saiu. ATUALIZADO 27/09/2009

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Ferna
Colaborador
Posts: 173
Joined: 23 Jul 2009, 19:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Salto-SP

30 litros...demorou mas saiu. ATUALIZADO 27/09/2009

Postby Ferna » 25 Aug 2009, 20:23

Boa noite a todos!
Uma breve historia:
A exatos 40 dias atrás resolvi comprar um aquário para o meu filho. Mal sabia que estaria embarcando em algo extremamente gratificante e prazeroso, e posso dizer sem sombra de dúvidas que o aquarismo e o aquapaisagismo está sendo a novidade do ano para mim. Por conta dessa empolgação toda, resolvi entrar aqui no forum afim de aprofundar meus conhecimentos. Sempre tive um pé atrás com fóruns. Geralmente são frequentados por pessoas que falam internetês, que não respeitam ninguem e etc. Confesso que entrei aqui ressabiado. Que engano! Fui muito bem recebido e não teve dúvida minha que não foi sanada.
Por conta disso dedico a minha montagem a todos os membros deste forum. Pois foi com a ajuda de vcs que eu terminei meu plantado. Falando nisso, sempre gostei de acompanhar os posts da galera que mostram aqui suas montagens. O Post se torna uma pequena novela,aonde todos acompanham e ajudam o desenvolvimento do aquario de quem postou, vivendo com ele todos os seus dramas e acertos. Bom agora chegou a minha vez! fiquem a vontade em dar sugestões, elogios e principalmente as críticas, pois são com elas que eu vou aprendendo mais e mais. Peço perdão na qualidade das fotos. Meu celular é uma M...

Lá vai ele:
Tamanho: 45c x 31a x 21l
Filtragem: Atman 300 (300l/h)
Substrato: Fertilizante de substrato Azoo Condensed + areia de filtro de piscina
Iluminação 1 lampada tubular (nao sei a marca) 15W + 1 lampada compacta ourolux 30W (total 45W)
Injeção de CO2 Kit Ista CO2
Temperatura: 26°C


Flora:
Gramínea (Lilaeopsis brasiliensis)
Eleocharis "Mínima" (Eleocharis parvula)
Sâmolus (Samolus Valerandi)
Ludwigia Arcuata

Fauna:
Não tem ainda. Estou pensando em colocar somente neons.


Fotos:
Image
Ele estava assim antes

Image
Aplicação do fundo verde escuro

Image
Fertilizante colocado

Image
detalhe da rampa no substrato

Image
Defindo hardscape

Image
Preparando para plantar

Image
Plantando... aff tenho certeza que fiz merda aqui...

Image
Finalizado, sem iluminação ainda

Image
Finalizado com iluminação... agua turva...

Image
detalhe da pedra principal, Sâmolus ao lado da pedra , Ludwigia Arcuata atrás

Image
detalhe da outra pedra

Image
com a agua melhorando

Bom as fotos não estão boas mas acho que dá pra ter uma noção...acho que errei na plantação da graminea... acabei plantando elas em lotes juntas mas agora já foi... só não quero que elas morram!

Bom é isso ae galera..
Grande abraço e obrigado!
Ferna
Last edited by Ferna on 27 Sep 2009, 20:39, edited 2 times in total.

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: 30 litros...demorou mas saiu.

Postby Lord_Wolf » 25 Aug 2009, 22:51

Olá
Legal... muito legal mesmo!
Quanto a graminea, dá pra separar ainda. Morrer elas não vão. Mas elas são bem lentas no crescimento quando submersas viu ehehe...

Agora é esperar o desenvolvimento das plantas...
Eu colocaria mais algumas do lado esquerdo, próximas a Ludwigia, outras de caule...
Ou umas anubias barteri.

Até
Vlw
Image

Image

Ferna
Colaborador
Posts: 173
Joined: 23 Jul 2009, 19:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Salto-SP

Re: 30 litros...demorou mas saiu.

Postby Ferna » 25 Aug 2009, 23:56

Valeu Lord!

Uma pergunta, será que tem problema separar as gramineas e replanta-las no sabado?
não vou conseguir mexer no aquario até lá...
se falou que tem que plantar folha por folha? é isso? qual o espaçamento entre elas?

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: 30 litros...demorou mas saiu.

Postby Lord_Wolf » 26 Aug 2009, 00:07

Olá
Não é que é preciiiiso. Mas isso facilita formar um carpete com elas mais rápido.
O espaçamento, o que você desejar. Eu faria com cerca de 2cm entre uma e outra.
Elas não vão morrer assim não, fica na boa.

Talvez o que aconteça: as eleocharis podem crescer e se desenvolver mais rapido que elas e ocupar os espaços no fundo onde há as Lilaeopsis. Aí as duas podem ficar misturadas, o que pode gerar um efeito ..... BEM LEGAL!!!

Até
Vlw
Image

Image

Ferna
Colaborador
Posts: 173
Joined: 23 Jul 2009, 19:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Salto-SP

Re: 30 litros...demorou mas saiu.

Postby Ferna » 26 Aug 2009, 08:35

Fala ai Lord meu guru!

O que eu percebi é que as Lilaeopsis tem as raizes muito emaranhadas. As que estão plantadas ai, estão separadas, eu peguei a muda que veio e dividi elas em 2 partes. O que notei foi que algumas raizes acabaram se partindo, foi por isso que eu não dividi mais, fiquei com medo de estragar a plantinha. Pode ir separando sem dó? Não tem problema se eventualmente algumas raizes se partirem?

Pergunta 2: Qual a frequência de TPAs que tenho que fazer nesse inicio de aquario? 2x por semana ou 1x ? E quantos % da agua eu troco em cada uma delas?

Lord, mais uma vez te agradeço pela força cara. Se tá me ajudando pacas, valeu.

Abraço
Ferna

Rafael Diogo
Colaborador
Posts: 958
Joined: 30 Jul 2004, 12:49
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Fortaleza
Contact:

Re: 30 litros...demorou mas saiu.

Postby Rafael Diogo » 26 Aug 2009, 09:13

Ferna,

Em início de aquário eu costumo recomendar uma TPA mais frequente. Se tiver com problema de algas, troque 50% a cada 2 dias. Se não tiver, uns 30, 40% 3x por semana.

Quanto à Lilaeopsis, pode ir partindo sim, sem medo de quebrar a raiz. No máximo, o que acontecerá é ela demorar um pouco mais a crescer, uma vez que terá que enraizar de novo.

Abraços,

Rafael Diogo
Image

Ferna
Colaborador
Posts: 173
Joined: 23 Jul 2009, 19:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Salto-SP

Re: 30 litros...demorou mas saiu.

Postby Ferna » 27 Aug 2009, 08:56

Bom dia galera!!!
Em início de aquário eu costumo recomendar uma TPA mais frequente. Se tiver com problema de algas, troque 50% a cada 2 dias. Se não tiver, uns 30, 40% 3x por semana.
Por quanto tempo eu faço isso? um mês?
depois desse prazo posso voltar com as TPAs normais 1x por semana 30%?

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: 30 litros...demorou mas saiu.

Postby Senfft » 27 Aug 2009, 10:37

Fala Ferna,

Na ciclagem não é necessário realizar TPAs. Inclusive é até desaconselhável. Tem pessoas que fazem a primeira TPA apenas após o fim da ciclagem. Eu fiz a primeira TPA com 15 dias de aquario montado. Fiz uma de uns 30%-40%. Depois fiz outra no fim da ciclagem, de 50%.

Portanto, após este período, na minha opinião, não precisa fazer TPAs de 2 em 2 dias. Pode ser semanalmente mesmo.

Abração !!
Rafael Senfft

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: 30 litros...demorou mas saiu.

Postby Lord_Wolf » 27 Aug 2009, 15:25

Olá
Fazer TPA durante a ciclagem faz com que demore um pouco mais para o ciclo do nitrogenio ter o ciclo completo. No entanto, diminui muito o risco de algas também.

Essas TPA's durante a ciclageme de maneira generosa são feitas pel oRony em suas montagens.
Depois de 3 semanas dá pra começar a diminuir o volume das TPAs. Depois de mais um tempo, você vai poder observar pelo aquario mesmo, dá pra deixar semanalmente.

Até
Vlw
Image

Image

Ferna
Colaborador
Posts: 173
Joined: 23 Jul 2009, 19:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Salto-SP

Re: 30 litros...demorou mas saiu.

Postby Ferna » 27 Aug 2009, 15:37

Acho que eu posso fazer sem dó então pois a agua que está ai no aquario, é uma agua já ciclada, utilizada na minha primeira montagem... deve ter apenas uns 30% de agua nova apenas... acho que sabado ao replantar as mudas de graminea, vou aproveitar e fazer uma tpa...


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest