Leds!! no aquario

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
CastorTroy
Montador
Montador
Posts: 24
Joined: 20 Sep 2006, 23:06
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Leds!! no aquario

Postby CastorTroy » 02 Oct 2008, 21:16

Eu vi esse anuncio no mercado livre


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... d-azul-_JM


trata-se de ledss.. muito fazil de fazer por sinal!!

gostaria de saber se esses leds ligados a noite toda, nao prejudicaria os peixes ou as plantas..

ou se prejudicaria liugando umas 4 horas durante a noite depois de ja ter passado o dia com as luzes normais do aquario!!!
???

Thiago Rodrigues
Colaborador
Posts: 1013
Joined: 28 Jul 2008, 20:38
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Paulo - SP

Re: Leds!! no aquario

Postby Thiago Rodrigues » 02 Oct 2008, 21:53

E aí Castor, esses led não causam nenhum problema aos peixes ou plantas. Eles criam uma penumbra legal, imitando a luz lunar. Eu estou montando um sistema desses para mim. Vi esses no Mercado Livre e achei muito caro. Já adquiri os leds, bem mais barato. Devo receber na semana que vem e vou montar. Como já tenho a fonte, vou gastar uns 15 reais para montar (leds, suportes, etc...). Após montar, posto o resultado aqui. Abraços.
"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Graham Bell)

Rafael Diogo
Colaborador
Posts: 958
Joined: 30 Jul 2004, 12:49
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Fortaleza
Contact:

Re: Leds!! no aquario

Postby Rafael Diogo » 02 Oct 2008, 22:11

CastorTroy e Thiago,

Os leds sao interessantissimos, alem de causarem um efeito interessante tambem. Para quem tem mais curiosidade, procurem os foruns portugueses e americanos (nos portugueses acharao mais) que verao bastante desses leds, sendo seu uso la bastante difundido.

Nunca ninguem (ate onde eu saiba) relatou problemas; pelo contrario, eles afirmam que os peixes tendem a se stressar menos porque nao ocorre um breu total, deixando-os com um certo 'norte', sem atrapalhar, entretanto, a 'noite' tao necessaria para os seres vivos do aquario.

Abraco
Image

Thiago Rodrigues
Colaborador
Posts: 1013
Joined: 28 Jul 2008, 20:38
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Paulo - SP

Re: Leds!! no aquario

Postby Thiago Rodrigues » 02 Oct 2008, 22:22

É sim Rafael, eu achei bem interessante. Só estava achando meio caro esses kits prontos. Eu comprei dez leds e os suportes por R$ 10,00. Ainda estou vendo um sistema para controlar a luminosidade dos leds (nenhum desses kits prontos tem essa funcionalidade). Espero que de certo. Abraços.
"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Graham Bell)

Rafael Diogo
Colaborador
Posts: 958
Joined: 30 Jul 2004, 12:49
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Fortaleza
Contact:

Re: Leds!! no aquario

Postby Rafael Diogo » 03 Oct 2008, 08:01

Thiago,

Faz tempo que cobro qualquer um que use LEDs colocar fotos (não só dele pronto mas do passo-a-passo) aqui no forum. Até agora ninguem o fez... Voce quer ser o 1o?:)

Abraco
Image

Thiago Rodrigues
Colaborador
Posts: 1013
Joined: 28 Jul 2008, 20:38
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Paulo - SP

Re: Leds!! no aquario

Postby Thiago Rodrigues » 03 Oct 2008, 11:38

Com certeza Rafael, farei isso sim. Comprei os leds pela internet e deve chegar na segunda feira aqui para mim. Vou tentar fazer um passo a passo e postar na sala FVM. Abraços.
"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Graham Bell)

User avatar
Leonardo Henrique
Plantador
Plantador
Posts: 802
Joined: 26 Jun 2006, 12:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Bernardo do Campo - SP

Re: Leds!! no aquario

Postby Leonardo Henrique » 03 Oct 2008, 15:18

Rafael / Thiago

Eu fiz um destes pra mim uns dois meses atrás, ficou muito bom mesmo, e consegui colocar um controle para a luminosidade dos LED's que ficou bem legal. Vou fazer um diagrama dele e posto aqui até o FDS.
Abraço
Leonardo

User avatar
RAPHAEL.CINTRA
Ciclador
Ciclador
Posts: 205
Joined: 09 Sep 2008, 16:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Contact:

Re: Leds!! no aquario

Postby RAPHAEL.CINTRA » 03 Oct 2008, 22:06

Adorei a solução!

Parce que fica muito bonito mesmo...eu também me interessei bastante!!!

Poderiam colocar as especificações dos materiais que compraram ?(tipo,potência e cor dos led´s), onde conseguir esse suporte e esse controle de intensidade...quero montar aqui também!

Aliás, não sei se entendi direito, esses led´s sâo ligados á noite?? Não prejudica peixes e plantas?

Abraços e aguardo as fotos e especificações dos colegas

Cintra
Image
AGORA COM FÓRUM!
Acesse e contribua para o crescimento do aquarismo: http://aquaworldbr.forums-free.com/
Mais uma opção para quem quer aprender e ensinar.

Thiago Rodrigues
Colaborador
Posts: 1013
Joined: 28 Jul 2008, 20:38
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Paulo - SP

Re: Leds!! no aquario

Postby Thiago Rodrigues » 04 Oct 2008, 01:30

Raphael esses leds não prejudicam não, pelo menos, como o Rafel Diogo mencionou, nunca ouvimos relatos de qualquer dano as plantas ou aos peixes. Muitos até dizem que ajuda no crescimento e não sei mais o que, sobretudo nos corais. O mais interessante é que ele cria uma penumbra e os peixes ficam muito menos estressados. Outra coisa legal é que quando as luzes principais se ascederem não vai ser aquele "baque" nos peixes, pois eles não estavam na escuridão total. Alguns peixes, como os Discos, ficam muito estressados quando a iluminação liga toda de uma vez.

Quanto as especificações, assim que tiver com tudo em mãos (acredito que até terça) eu coloco aqui. Abraços.
"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Graham Bell)

User avatar
Leonardo Henrique
Plantador
Plantador
Posts: 802
Joined: 26 Jun 2006, 12:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Bernardo do Campo - SP

Re: Leds!! no aquario

Postby Leonardo Henrique » 04 Oct 2008, 09:42

Raphael / Thiago

Blz?
O esquema eletronico é o seguinte da foto abaixo:

Image

A fonte pode ser uma de 12 Volts / 500 mA já basta, aí o material eletrônico tá na foto abaixo:

Image

Da esquerda para a direita temos: Uma chave Liga/Desliga, o famoso LED Azul de alta intensidade (eu usei 10), um trim-pot (potenciometro) de 1 kohm, e um resistor de 100 ohm / 1/4 de Watt.
Eletronicamente falando estes leds ficam com uma intensidade muito forte consumindo 20mA, então eu projetei para ter no máximo 12 mA (no meu caso) para cada um, então esta é a função do resistor de 100 ohm, limitar a corrente total em 120mA (12 volts dividido por 100 dá 120m). A função do trim-pot é deixar mais fraca a iluminação caso necessário.
Eu agrupei os LEDs em 2 grupos no meu projeto pois queria apenas 2 pontos iluminados com boa intensidade).

O projeto foi montado e fixado em uma placa de acrilico e por sorte encaixou certinho entre os fixações das lâmpadas da tampa do aqua.

Foto Montada:

Image
Abraço
Leonardo


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest