Novo Canister c/ T. de inspeção c/ bomba de 2000 l/h (fotos)

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Gaspar Cipriano
Colaborador
Posts: 271
Joined: 11 Oct 2003, 00:12
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 2
Location: Brasilia - DF

Novo Canister c/ T. de inspeção c/ bomba de 2000 l/h (fotos)

Postby Gaspar Cipriano » 16 Jul 2004, 02:35

Olá pessoal, fiz este filtro para meu aquário de 300 litros que estou montando, é uma variação do Canister com T. de inspeção.
Usei um Bomba Better de 2000 l/h.
Em vez de nípel, utilizei flange de caixas dágua, a vedação fica mais fácil.
Como podem notar a Bomba está dentro do filtro, tive que colocar um conexão de 150mm x 100mm e um cap de 150 para caber a bomba.
Para passar o fio de energia, fiz um pequeno furo e colei com silicone.
A bomba (saída dágua) encaixa certinho no flange de 20 mm.
O filtro ficou um pouco barulhento, como o aquário ficará na sala, no meu caso, não haverá problemas.
A vazão ficou em torno de 1400 l/h.
Custo em torno de R$ 92,00 sem a bomba e materiais filtrantes.

Peças utilizadas diferente do projeto do filtro canister com T. de inspeção:

1 Cap de 150 mm
1 Redução 150 mm para 100 mm
1 borracha de vedação de 150
2 Flange
Conduites

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Atenção este filtro está funcionando apenas a dois dias, ou seja, ainda em teste, sendo que o aquário está pelado.

Abraços.

User avatar
Thomas
Ciclador
Ciclador
Posts: 138
Joined: 10 Feb 2004, 15:22
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo-Capital

Postby Thomas » 16 Jul 2004, 11:23

Oi, Gaspar

Voce e seus projetos....Parabéns por mais este, tem tudo para ser um sucesso.


Abração
THOMAS

Discos (bertioga@pesca.com.br)

Coulaud
Montador
Montador
Posts: 67
Joined: 07 Oct 2003, 13:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: RJ
Contact:

Postby Coulaud » 16 Jul 2004, 16:29

Gaspar,

Eu vi q na saída vc usou tipo um joelho preto. Q peça é essa? Eu só conheço o marrom e o branco.
Abraço

Christiano Coulaud

Gaspar Cipriano
Colaborador
Posts: 271
Joined: 11 Oct 2003, 00:12
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 2
Location: Brasilia - DF

Postby Gaspar Cipriano » 16 Jul 2004, 17:03

Olá pessoal,

Infelizmente o filtro ficou Barulhento :cry: (barulho na Bomba). Então fica o alerta quanto ao barulho.

Fiz um teste coloquei ele em pé (usando manqueiras), debaixo do móvel, sendo que o lado onde está a Bomba ficou para baixo com um distância de um metro e vinte do nível da água, o barulho diminiu consideravelmente :lol:, porém a vazão caiu para 650 l/h :cry: .

Coulaud, esta peça é um curva de eletroduto de 90 grau:

Image

Estou usando ela juntamente com um eletroduto (fiz vários furos) para diminuir a turbulência.

Abraços.

User avatar
Matheusc20xe
Ciclador
Ciclador
Posts: 489
Joined: 22 Jun 2004, 20:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Contact:

Postby Matheusc20xe » 16 Jul 2004, 21:56

Muito legal o projetinho Gaspar. A vantagem da bomba dentro é que ocupa menos volume dentro do aquário e perde menos vazão eu creio, porém, dificulta a manutenção na mesma.
Eu já pensei em fazer um canister que ficasse embaixo do aqua, no móvel, com uma bomba externa a ele(aquelas que podem trabalhar emersas), assim não terá a incoveniência da dificuldade de abrir o cap para manutenção. Mas, depois que vc relatou a perda de vazão violenta, já vou desistir dessa idéia.
A rosca desses eletrodutos batem perfeitamente com a rosca dos pvc? Ou tem que fazer gambiarra para boa vedação?



Abraços,



Matheus S. Almeida
Tetras e plantados, perfect set!

Gaspar Cipriano
Colaborador
Posts: 271
Joined: 11 Oct 2003, 00:12
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 2
Location: Brasilia - DF

Postby Gaspar Cipriano » 17 Jul 2004, 16:13

Olá Matheus,
A vantagem da bomba dentro é que ocupa menos volume dentro do aquário e perde menos vazão eu creio, porém, dificulta a manutenção na mesma.
Com a Bomba dentro a perda da vazão é maior, neste caso, ficou em torno de 35%.

Quanto a verificação da Bomba você tem razão, porém, este Cap de 150mm eu consigo tirá-lo com a mão, parece que ele é mais fácil que o de 100mm.
Eu já pensei em fazer um canister que ficasse embaixo do aqua, no móvel, com uma bomba externa a ele(aquelas que podem trabalhar emersas), assim não terá a incoveniência da dificuldade de abrir o cap para manutenção. Mas, depois que vc relatou a perda de vazão violenta, já vou desistir dessa idéia.
Acho que existe Bomba específicas para este fim, no caso da Better já tinha ouvido relatos que ela realmente é fraca para usar como retorno (não tenho certeza).
A rosca desses eletrodutos batem perfeitamente com a rosca dos pvc? Ou tem que fazer gambiarra para boa vedação?
Eles encaixam certinho, é só usar veda rosca e esta ok.

Abraços,

User avatar
Matheusc20xe
Ciclador
Ciclador
Posts: 489
Joined: 22 Jun 2004, 20:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Contact:

Postby Matheusc20xe » 17 Jul 2004, 17:08

Obrigado pelas informações Gaspar. Realmente me enganei, a perda da bomba dentro do filtro é bem maior. Será que vale a pena colocar a bomba dentro?


Abraços,



Matheus S. Almeida
Tetras e plantados, perfect set!

Gaspar Cipriano
Colaborador
Posts: 271
Joined: 11 Oct 2003, 00:12
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 2
Location: Brasilia - DF

Postby Gaspar Cipriano » 18 Jul 2004, 10:18

Será que vale a pena colocar a bomba dentro?
Bem, a príncipio tentei usar a Better 2000 como no projeto original, ou seja ela fora da filtro e puxando água, entretanto, a pressão dentro do filtro ficou forte, ocasionando a saida de pequenas bolhas de O2, mesmo bem vedado, creio que era pela tampa do T. de inspeção, além do que a vazão ficou muito forte, provocando um verdadeira correnteza.

Como não conseguir eliminar as bolhas de O2 e este aquário vai ser plantado, resolvir fazer o filtro dessa maneira.

A Bomba ficando dentro do filtro a pressão interna diminui bastante, eliminando o problema das bolhas de O2 e a queda da vazão que foi significativa, ficou ideal para meu aquário.

O filtro feito dessa maneira ficou mais fácil quebrar a turbulência (veja o esquema dos conduites), agora como você já disse a desvantagens é quando tiver que fazer a limpeza da Bomba, com certeza a dificuldade será maior, em todo caso, pelo que notei neste tempo que uso filtro com T. de inspeção a Bomba suja muito pouco, devido ao fato dela ficar depois do perlon, o que diminui em muito o acúmulo de sujeita na referida Bomba, sendo assim, está manutenção poderá ser adiada por um bom período.

Abraços.

User avatar
Matheusc20xe
Ciclador
Ciclador
Posts: 489
Joined: 22 Jun 2004, 20:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Contact:

Postby Matheusc20xe » 18 Jul 2004, 11:22

Legal Gaspar. Realmente tem os pontos positivos. Se no meu plantado, a bomba de 650l/h já faz uma correnteza razoável(tive que conectar uma mangueira na saída da bomba, com furos e tampada na ponta para espalhar a água de forma uniforme). O problema que é difícil achar uma bomba com vazão de uns 1000l/h, a Better já pula logo para 2000l/h.
O barulho que vc disse, é da bomba vibrando dentro do tubo? Não teria como calça-la com algum material inerte?



Abraços,



Matheus S. Almeida
Tetras e plantados, perfect set!

User avatar
kkkk
Ciclador
Ciclador
Posts: 136
Joined: 22 Jan 2004, 12:34
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Postby kkkk » 18 Jul 2004, 14:22

Uma dúvida, num vai ficar movimentando muito a agua ???


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests