Novo método p/ eliminar a Agua Verde

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Marcio Soares
Colaborador
Posts: 80
Joined: 17 Sep 2003, 14:25
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro

Novo método p/ eliminar a Agua Verde

Postby Marcio Soares » 14 Jun 2004, 12:08

Estava cansado de utilizar o filtro UV em meus aquários, por não ser tão pratico e um
pouco complicado na hora de confecciona-lo.

Um belo dia estava na loja C&C Construções na seção de filtros e avistei um cartucho
para filtro AquaLympa, ele é utilizado em filtros para maquina de lavar. Remove areia,
barro, ferrugem e sedimentos. Possui um grau de filtração de 5 micra.

Seu elemento filtrante é composto de celulose polidora de algodão com resina melamínica e
densidade graduada. Vazão máxima de 1000l/h.

Comprei e resolvi fazer os testes, o primeiro problema foi adapta-lo a uma bomba PowerHead,
o cartucho possui dois orifícios em ambos os lados.

cartucho
Image

cartucho c/ adaptador para PowerHead, tive que abrir mais o orifício para encaixa-lo
Image

cartucho c/ a PowerHead devidamente encaixada
Image

aquário c/ o filtro recem colocado
Image

após 24horas
Image

após 48horas
Image

Conclusão: a água do aquário ficou cristalina em 48 horas, reparem a coloração do cartucho
devido ao acúmulo de partículas que ficam retidas nas porosidades. Muito mas pratico que
o filtro UV, claro que não chega a ser tão eficiente quanto, mas vale a pena.
O cartucho você encontra por 18,00 e mas uns 30,00 da bomba, comparando com o UV fica muito
mas em conta.

Aguardo sugestões e criticas.
Abração
Marcio Soares

Léo
Montador
Montador
Posts: 98
Joined: 23 Feb 2004, 14:50
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo - SP
Contact:

Postby Léo » 15 Jun 2004, 15:03

E aí Márcio blz?

Esse filtro não alterou os parâmetros dá água? E como você faz para lavá-lo (para retirar as partículas que ficam na porosidade), escova?
Gostei dessa sua descoberta, parabéns!

Léo.

Edy BH
Ciclador
Ciclador
Posts: 158
Joined: 26 May 2004, 13:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Belo Horizonte

Postby Edy BH » 15 Jun 2004, 17:03

Marcio, minhas perguntas são as mesmas do Léo.
Fiquei interessado em usá-lo como help filter.
Como você procede a lavagem do cartucho e quantas vezes dá para lavá-lo ou seja, qual sua durabilidade?

murilodada
Ciclador
Ciclador
Posts: 151
Joined: 27 Mar 2004, 02:36
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo-SP

Postby murilodada » 16 Jun 2004, 21:59

Interessante, este cartucho. Você pode tentar lavar ele com fluxo reverso de água (fora do aquário, claro!). Você sentiu muita diferença na resistência, ie, mudou muito a vazão da bomba?
Você acha que daria pra usar num filtro externo?
Outra dúvida mais pentelha: 5 micras? Até onde vai a retenção de elementos de 5 micras (seja lá o que isto signifique.)? Ele não reteria substâncias benéficas para plantas? (não espero q alguém saiba isto, nem o fabricante, mas você pode ter notado uma diferença nas plantas)
Também acho um belo achado. Aliás, belos discus.

zeca
Montador
Montador
Posts: 89
Joined: 26 Sep 2003, 00:31
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Orlândia SP

Postby zeca » 17 Jun 2004, 00:15

:( muito legal a tua idéia,vou copiar,vou fazer uma opção para ficar ligado só a noite,devido a estética.ZECA
"a humildade é a maior virtude de um homem"...

Marcio Soares
Colaborador
Posts: 80
Joined: 17 Sep 2003, 14:25
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro

Postby Marcio Soares » 17 Jun 2004, 09:38

Bom, vamos as respostas.

O cartucho não altera em nada os parametros da agua, depois de usa-lo coloquei dentro do tanque e esfreguei com uma escova ate clarear um pouco.

Se o cartucho for utilizado diariamente, sua durabilidade é de 6 meses, segundo o fabricante.

Não vi nenhuma diferenca em sua resistencia e nem um perda na vazão da bomba, como as powerhead tem um ajuste de vazão, ainda utilizei seu ajuste minimo.

A retenção de elementos vai até a sedimentos ou elementos que não estã visiveis a olho nu mas são o suficiente para não deixar sua agua cristalina.
Notei uma diferenca na planta sim, mas para melhor, ajudou muito a dar um gás novo nas plantas para elas vencerem as micro-algas.
Abração
Marcio Soares

zeca
Montador
Montador
Posts: 89
Joined: 26 Sep 2003, 00:31
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Orlândia SP

Postby zeca » 18 Jun 2004, 01:39

:D Márcio vc fez a descoberta do ano cara,já fiz o meu,a impressão que se tem é que ele tira a "poeira"da água,fica muito cristalina mesmo,já notei diferença em apenas 6horas.

'Dúvidas. temos que limpa-lo sem dúvida,senão agora mesmo ele não permite a passagem da água,sera que dá pra fazer com fluxo inverso?

Usei uma sub de 650l/h.Amanhã se der,posto outras do áqua mais limpo e do filtro sujo.

Pensei em pegar um saco plástico e envolve-lo antes de retira-lo do áqua.
Gostei demais,acho que vc descobriu uma coisa nova que será usada em 9de cada 10 plantados,logo,logo.Parabéns.ZECA
Image
Image
"a humildade é a maior virtude de um homem"...

Edmar
Montador
Montador
Posts: 85
Joined: 09 Dec 2003, 14:22
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Milao - Italia

Postby Edmar » 18 Jun 2004, 11:32

Marcio e Zeca, qual foi o custo como este cartucho?
Passa ai prá gente ter uma noção.

Grato.
O dinheiro que gasto com aquarismo economizo com psicólogo.

LeoRibeiro
Ciclador
Ciclador
Posts: 221
Joined: 11 Apr 2004, 15:07
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Belém - Pará
Contact:

Novo método p/ eliminar a Agua Verde

Postby LeoRibeiro » 18 Jun 2004, 18:32

muito interessante o projeto, pretendo por quando for montar meu plantado! :]

zeca
Montador
Montador
Posts: 89
Joined: 26 Sep 2003, 00:31
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Orlândia SP

Postby zeca » 19 Jun 2004, 00:32

:) Paguei R$15,00 e o Márcio citou acima R$18,00 no filtro(refil) a bomba eu usei uma minha. Olha gente posso estar enganado,mas acho que esse filtro é muito bom e prático demais.Zeca

Acho que dá pra bolar um método para colocar carvão nele.
"a humildade é a maior virtude de um homem"...


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest