Iluminação por Super LED's 10 watts

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Iluminação por Super LED's 10 watts

Postby Bruno Caron » 01 May 2013, 03:45

Seguindo a tendência projetei para meu aquário a iluminação por LED's. Trata-se de uma montagem inicialmente para teste de intensidade de luz e disposição de cores.

Material Utilizado:
5 Super Led's 10 watts, 6.500 K, 900 lumens, branco frio;
1 Super Led Azul Actínico, 10watts, +-15.000 k, 500/600 Lumens;
6 Driver's saída 900 ma, 11 v;
3 Dissipadores de Alumínio (o mesmo usado em processadores);
3 Cooler's já com suporte "tipo garra" para acoplar aos dissipadores;
1 Fonte 12v, 1A de saída. (serve para alimentar os 3 Coolers);
2 Timer's eletrônicos;
3 metros de cabo paralelo 2,5 mm (alimentação dos driver's;
"x" Metros de cabo flexível 0,8 mm preto e vermelho (ligações CC diversas);
"x" Conectores tipo barra;
"x" Fixa cabos (miguelão)
Pasta Térmica;
Parafusos para fixação;

Led Branco Frio
Image

LED Azul Actínico
Image

Driver's...
Image

Conjunto de Cooler + Dissipador (comprei esses pois já fica um conjunto perfeito para futuro encaixe na tampa)
Image

Fonte 12v
Image

Montagem:

Demarcação da tampa para manter a simetria entre os conjuntos e fiação a ser instalada. Isso evita furos e "estragos" desnecessários na tampa.
Image

Apenas testando para ver as posições.
Image

Fazendo as mascações para furar o dissipador. Optei por utilizar 2 leds em cada dissipador, pelo tamanho dessas, profundidade das aletas e também por usar coller para resfriar não vi problema nessa escolha. NOTA: Atente-se na posição dos leds mediante a sua instalação, isso ajuda no posicionamento dos cabos e estética do projeto.
Image

Para sustentar os conjuntos mandei fazer uma estrutura metálica. Pode ser feita em alumínio também, é mais recomendável, mas como tive dificuldades nesse quesito foi metálica mesmo. Caprichei no fundo anticorrosivo e também na pintura.
Image

Optei por soldar uns rabichos aos leds afim de usar conectores e facilitar em manutenções futuras. Soldei antes de posicionar nos coolers pois ficaria ruim soldar já postos, também evita eventuais contatos dos terminais ou "lixo" do estanho com o dissipador.
Image

Image

Já ficados com parafuso e também utilizado pasta térmica entre os leds e o dissipador. Importante não usar nem muito nem pouco produto nessa etapa, ambas situações são ruins para a condução do calor. Uma pequena quantidade de pasta ao centro é suficiente para espalhar a medida que os parafusos causam pressão.
Image

Colocando os conectores.
Image

Fixando o suporte.
Image

Passando os cabos de alimentação. A esquerda são 2 cabos de 2,5 mm, usei duas linhas para poder fazer acender 3 leds de cada vez, cada um ligado a um timer (recomendado). A direita um par de cabos 0,8 mm para alimentação dos coolers, esse ligados a fonte 12v que por sua vez é ligada também ao timer principal, que é acionado primeiro e desliga por último. Isso garante que sempre os collers funcionarão com a iluminação.
Image

Soldando os Drivers aos cabos, 3 em cada linha...
Image

*Desculpem por não ter mais fotos específicas da montagem da tampa (empolgação de montar tudo), porém não tem nada de mais, apenas foram ligados os rabichos dos leds em cada saída dos drivers.

Conjuntos já posicionados e conectados. Funcionando sem os coolers para monitoramento da temperatura. Estando os 6 leds ligados funcionou por 20 minutos até esquentar ao ponto de não ser possível deixar a mão sobre os dissipadores.
Image

O conjunto do meio é o que ficou com um led actínico, reparem no tom mais azulado.
Image

2 Leds 10w + 1 Actínico ligados
Image

3 Leds 10w ligados
Image

5 Leds 10w + 1 Actínico ligados (reparem na quantidade maio de reflexos na parede)
Image

Bom, por enquanto é isso, irei ver qual a melhor configuração que se adequará a meu aquário e depois postarei os resultados. Por hora deixo as primeiras impressões que fiquei dos LED's:

:arrow: Realmente é necessário usar os collers, embora não tenho termômetro para esse fim, nota-se uma boa elevação da temperatura dos dissipadores;
:arrow: Me impressionei com a capacidade luminosa desses LED's, realmente são muito fortes. Para os plantados há de ver sua eficácia, mas se fosse apenas para iluminação estética 1 led seria suficiente;
:arrow: Terei de fazer algum ajuste nos coolers, estão com uma rotação muito alta e com isso um barulho extremamente incomodo. Vou inserir um potenciômetro, assim controlo a rotação que quero para eles.

Irei alimentando esse post a medida que for modificando/implementando nesse sistema.

Um vídeo pra ilustrar o funcionamento.

[youtube]jyLgXImE9cg[/youtube]

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Iluminação por Super LED's 10 watts

Postby Marcio Vargas » 01 May 2013, 08:40

Cara!!!!!!!!!!!

Bom Demais!!!!

Certo que vai ser o manual para eu montar o meu!!!!!
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
marcelojc
Plantador
Plantador
Posts: 669
Joined: 16 Apr 2011, 16:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ribeirão Preto/SP

Re: Iluminação por Super LED's 10 watts

Postby marcelojc » 01 May 2013, 11:40

Projeto de primeira qualidade, futuramente também pretendo colocar iluminação led no meu aqua, será que esses aqui serviriam ? :

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... bivolt-_JM
O homem de palavra fácil e personalidade agradável raras vezes é homem de bem (Confúcio)

User avatar
Gustavo Henrique
Colaborador
Posts: 524
Joined: 15 Apr 2011, 13:23
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Natal/RN

Re: Iluminação por Super LED's 10 watts

Postby Gustavo Henrique » 01 May 2013, 18:59

Tópico show de bola Bruno!!
Apesar de ja ter, to acompanhando o desenvolvimento. A ideia de como pendurar os leds ficou massa!

Abraço.

User avatar
Junior Gorski
Populador
Populador
Posts: 1958
Joined: 13 Jan 2008, 17:37
Photography Portal AqOL: 16
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 3
Location: Curitiba/PR
Contact:

Re: Iluminação por Super LED's 10 watts

Postby Junior Gorski » 01 May 2013, 19:11

Show de bola, parabéns pelo projeto!
Uma duvida estes driver não podem estragar pela umidade do aquário?
Abraço.

ogleari
Colaborador
Posts: 433
Joined: 03 Sep 2011, 09:23
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Atibaia / SP

Re: Iluminação por Super LED's 10 watts

Postby ogleari » 01 May 2013, 20:41

Show de bola, parabéns pelo projeto!
Uma duvida estes driver não podem estragar pela umidade do aquário?
Abraço.
Olá já tive esta dúvida também e pesquisando verifiquei que a maioria dos drives de led são classificados como IP65.
O que significa IP65, veja o texto abaixo.
Só precisamos saber se os chineses respeitam a norma ou simplesmente colocam o número.
Na foto do drive vi um amassado a qual poderá entrar muito vapor de água, recomendo fechar este buraco com alguma resina, esmalte, massa, etc...

http://blog.bcend.com.br/ip-65-ip66-ip6 ... significa/
Davidson Gonçalves Ogleari
Projeto Plantado

User avatar
Junior Gorski
Populador
Populador
Posts: 1958
Joined: 13 Jan 2008, 17:37
Photography Portal AqOL: 16
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 3
Location: Curitiba/PR
Contact:

Re: Iluminação por Super LED's 10 watts

Postby Junior Gorski » 01 May 2013, 21:51

Beleza valeu por esclarecer esta duvida!
Abraço.

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: Iluminação por Super LED's 10 watts

Postby Jefferson Wonrath » 01 May 2013, 22:54

Muito bom Bruno. Aguardando o progresso da instalação ;).

Só alguns comentários:
*Gostei do esquema para posicionamento dos módulos de leds, me pareceu bem funcional.
*Da potencia é mesmo muito forte, me espantei quando liguei o primeiro, e o espertão aqui ainda estava olhando direto para eles huahahaha :lol:.
*Sobre os coolers realmente é muito barulho, aqui com apenas cinco já fez um inferninho, mas com a redução da rotação ai ficou ótimo. Apenas cuidado no seu caso pois são dois leds por dissipador e você mencionou que já esquentou bastante em pouco tempo. No meu caso nem chegou a ficar morno mesmo tocando direto na base do led, mas não sei dizer se é por conta da diferença nos dissipadores que usamos ou por eu estar com apenas um led por dissipador.
*Como já mencionaram, cuidado com a umidade no equipamento. No inicio da minha montagem, quando mantinha quase 1W/L e tampa toda fechada, tinha muito problema com condensação em dias mais quentes mesmo com coolers. Espero que não seja seu caso, mas fique de olho no inicio.

Abraço.
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Iluminação por Super LED's 10 watts

Postby Bruno Caron » 02 May 2013, 09:05

O projeto só esta saindo do papel por conta da ajuda de muitos aqui e de outros fóruns....

marcelojc, creio que esses refletores sirvam sim, pelas especificações apresentadas são basicamente iguais aos que usei, com a diferença do refletor que pode potencializar mais ainda a iluminação.

Gustavo, toda ajuda é bem vinda, como já esta nesse barco, os pitacos que quiser implementar aqui serão muito bem vindos.
Uma duvida estes driver não podem estragar pela umidade do aquário?
Olá já tive esta dúvida também e pesquisando verifiquei que a maioria dos drives de led são classificados como IP65.
O que significa IP65, veja o texto abaixo.
Só precisamos saber se os chineses respeitam a norma ou simplesmente colocam o número.
Na foto do drive vi um amassado a qual poderá entrar muito vapor de água, recomendo fechar este buraco com alguma resina, esmalte, massa, etc...

http://blog.bcend.com.br/ip-65-ip66-ip6 ... significa/
Obrigado por me adiantar na resposta ogleari. Esse seus questionamento Junior é o de muitos realmente, de certa forma até o meu, pois a preocupação é justamente em saber se de fato a especificação foi cumprida na fabricação. Essa eu vou pagar pra ver! :?
Obrigado mais uma vez pela dica do amassado, nem tinha notado isso. Todavia ainda vou dar um trato quanto a impermeabilizar algumas coisas, tanto as soldas como emendas e "frestas" na tampa ainda vou passar um silicone ou alguma massa...

dusttears, creio que a diferença possa estar num soma de fatores, o tipo do dissipador, os próprios coolers (os meus não são os mais silenciosos mesmo e também pelo fato de usar os drivers. Pelo que vi eles proporcional o máximo do aproveitamento do led e a soma de tudo isso pode ser o que faz aquecer mais. Obrigado pela dica, vou ficar atento a isso... Há, relaxa, também fiz a mesma coisa quanto montei o primeiro módulo, liguei olhando pro desgraçado :evil:

ciscovet
Planejador
Planejador
Posts: 4
Joined: 21 Nov 2012, 00:10
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Iluminação por Super LED's 10 watts

Postby ciscovet » 02 Jun 2013, 22:16

Muito bom seu projeto, estou querendo montar uma iluminação de LED no meu nano e estava a procura de um passo a passo e o seu serve de base para encarar um novo desafio.
Por um acaso poderia postar o custo que você teve com seu projeto?
obrigado e parabéns


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest