Estufa para Criação e Reprodução de peixes

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Aqua MP Brasil
Colaborador
Posts: 622
Joined: 18 Jun 2008, 18:59
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Estufa para Criação e Reprodução de peixes

Postby Aqua MP Brasil » 11 Jan 2013, 16:46

Olá pessoal, vou montar uma estufa para criação e reprodução de peixes
e trago mais essa missão aqui pra dividir com vocês. Depois de montar meu aqua
(200x60x60) meu sump (80x40x40) entre outros, agora me aprofundando mais,
tenho mais esse objetivo.

Vamos lá, tenho um quarto vazio com 2.80 x 2.80 e quero fazer dele essa estufa.
A boa noticia é que nele tenho tudo a disposição, como água de excelente qualidade e esgoto.

A principio o projeto é esse:
(Não reparem na baixa qualidade de algumas imagens, meu CorelDRAW não está abrindo).
Image

Serão 25 aquários de 50x50x50 interligados entre sí somando um total de 3.600 litros brutos d'água.
Image

Pretendo criar e reproduzir Discos entre alguns outros peixes dos mesmos parâmetros, como cascudos.
Image

A filtragem principal será um SUMP de 125 Litros (50x50x50) podendo ser duplicado.
Usarei como auxilio alguns filtros de espuma e compressores para melhor oxigenação da água.
Image

A água chegará no primeiro aquário de cima passando pelos 13 aquários e caindo pelo overflow
para a parte de baixo circulando novamente passando por mais 12 aquários até chegar ao Sump
e assim repetir todo processo novamente. (Obs: Optei pelo Overflow por que oxigena mais a água).
Image
A bomba ainda não sei dizer qual usar, pois discos não gostam de água movimentada demais.
Talvez uma 4.000L/h... Oque me dizem???

Vista superior:
Image

E pra fechar um video da maquete em 3D para se ter uma melhor noção:
[youtube]1Y7oTPqaYRY[/youtube]

Espero poder contar com a ajuda dos amigos com dicas e sugestões!! Abraços Image
Image
Curtam Aqua MP no facebook >> AQUI

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Estufa para Criação e Reprodução de peixes

Postby Katsuzo Koike » 11 Jan 2013, 19:20

Aê, Marcus, rapaz, fazia tempo que não via um projeto show de bola como esse! Mas vamos aos comentários. Sei que muita gente aqui pode ajudar também, mas vou dar minha parcela de contribuição. Primeiro, a ideia de fazer um sistema interligado é muito bom, sobre vários aspectos, mas aviso para ter cuidado, pois tem desvantagens também: quando houver um caso de doença, dependendo da "praga", vai se espalhar para todos os tanques...é pura dor de cabeça. Basta também um dos tanques estragar a água, os outros vão ser prejudicados. Por isso, cuidado. Outro ponto: é bom ter uns dois tanques maiores, tipo, de 250L, pois será preciso para os peixes crescerem mais depressa. A ideia dos discos é ótima, pois é um peixe bem comercial e procurado, além de ter bons preços, dependendo da espécie e do tamanho que se venda. Mas é preciso pensar como "fazer chegar" esse peixe ao mercado. Vais vender para lojistas? Vai abrir a própria loja? Vais vender para outras cidades e Estados? É bom pensar nisso, e nos custos de manter centenas de alevinos crescendo em casa, bem como seu transporte, etc. Sobre os cascudos, quais as espécies que pensa reproduzir? Coridoras são uma boa pedida, embora sejam mais baratos que discos. Vc tem tempo para dispender com essa estufa? Trabalha fora em outra coisa? Quem vai cuidar diariamente? Olhe que já tive 11 tanques, até vendi alguns peixes, mas as complicações e o trabalho foram tantos que não puder prosseguir. Por fim, é bom pensar nas prateleiras que vão suportar 13 tanques de vidro de 125 litros cada....já viu o peso. Por isso, aconselho fazer de concreto, com muito ferro e chumbado na parede, ou ter boas estantes (madeira?), como a estufa do rapaz que vi no Youtube. Bem, no mais, espero demais poder acompanhar esse projeto aqui, pelo menos como será funcionando. Sucesso aí, cara!
[youtube]CchKZIbOqGw[/youtube]

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Estufa para Criação e Reprodução de peixes

Postby Bruno Caron » 12 Jan 2013, 08:42

Poxa que projeto!
Só uma curiosidade, esse sump não seria pouco para essa bateria toda?

Abraços!

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: Estufa para Criação e Reprodução de peixes

Postby Jefferson Wonrath » 12 Jan 2013, 10:13

Projeto muito bacana, parabéns ;), mas fiquei com a mesma duvida do Bruno quanto ao sump.
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Estufa para Criação e Reprodução de peixes

Postby Katsuzo Koike » 12 Jan 2013, 10:29

Pessoal, se ele usar DOIS tanques como SUMP, creio que seja suficiente, para o volume dele. O que me intriga no projeto, é esse sistema interligado, e a bomba que ele terá (4000L/h). Já vi algumas estufas de criação, e até agora, todas tinham sistemas independentes de saída de água dos tanques, e não ligados. A entrada de água filtrada sim, pode vir de um SUMP comum. O perigo de doença se espalhar continua. Não há como fazer esse SUMP/Filtro fora desse quarto, Marcus?
Veja que essa bomba só circula 1 VEZ e pouco o VOLUME total de água do sistema. Isso é ruim. Outra coisa: nesse seu sistema, os primeiros tanques que receberem a água do sump terão melhor qualidade de vida que os últimos (ainda assim insuficiente, com essa bomba). Se ele colocar uma bomba mais forte, o retorno da água, caso não seja bem distribuído, e cair tudo no primeiro tanque, deixará este inviável para os peixes, pela grande movimentação. Marcus, não seria melhor fazer dois SUMPS, um para a parte de cima, e outro para a parte de baixo, com duas bombas de 5000L/h? (3x o Vol./h), e um sistema de canos furados para retorno da água em todos os tanques ao mesmo tempo, na parte de cima e de baixo? Os problemas iam diminuir, a meu ver. abçs

P.S.: Já fui em uma estufa em que o dono colocou telhas brancas de fibra sobre o quarto (em partes do telhado), para aproveitar a claridade do dia e economizar na luz. Aliás, era bom calcular também os custos reais mensais de tudo isso, desde o gasto de energia (luz e bombas ligadas), água (TPAs e reposição), comida dos peixes, remédios, entre outros (ex., gasolina, materiais de filtro, compra de matrizes novas), para não deixar um sonho virar pesadelo. É isso aí. abçs

User avatar
Aqua MP Brasil
Colaborador
Posts: 622
Joined: 18 Jun 2008, 18:59
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Estufa para Criação e Reprodução de peixes

Postby Aqua MP Brasil » 15 Jan 2013, 13:02

Olá pessoal, desculpem, fiquei quase uma semana sem internet!!
Essa OI aqui do rj é uma verdadeira porcaria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas voltando ao assunto: Concordo com todos, também estava pensando em
DOIS sump's, um para cima e outro para a galeria de baixo. Agora esse esquema de
canos distribuindo a água filtrada diretamente e individualmente para cada tanque
é algo que não havia pensado Katsuzo, é uma excelente ideia hein. Vou fazer esses
aquários já furados para saída de água interligando em um único tubo que levara
para os sump's (2).

Quanto a minha pretensão; é mais por Hobby mesmo Katsuzo, não pretendo ter grandes retornos ($$$).
Aqui no meu aqua principal costumo ter crias de bandeiras, cascudos, entre outros. vindo a vingar muito pouco
devido estarem num aqua comunitário.

Pretendo iniciar com apenas uma bateria dessa de aquários, depois conforme for vou ampliando para duas ou três.

E os gastos, é algo que eu gosto, sou caseirão, não tenho costumes de sair, beber nem nada :?
Curto tecnologia, Filmes, games e é claro: Aquarismo.

Fui DJ por muito tempo, peguei trauma de barulho, balada... Agora estou no ramo da engenharia, casado, de boa.

Mas é isso pessoal, valeu Bruno, valeu dusttears gostei muito das idéias! Continuem a pensar comigo hehehe abs
Image
Curtam Aqua MP no facebook >> AQUI

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Estufa para Criação e Reprodução de peixes

Postby Marcio Vargas » 02 Mar 2013, 15:43

E ae Marcus!!!!

Cara, ainda bem que não tenho espaço em casa, caso contrario já eras o quarto livre ehehehe


Quando comecei a ler na hora pensei na qualidade da agua dos últimos tanques e o Katsuzo matou a charada... Um PVC furado passando sobre os tanques resolve esse problema, já que todos vão receber uma agua recém saida do SUMP.

O retorno pode ser feito como o Gilson da Mr. Oto tem nas baterias dele. A entrada é esse lance do PVC, e a saida é individual. Ele tem um furo atraz de cada aquario com uma flange de caixa d'agua de uma polegada, se não me engano. Na parte de traz desta flange tem um joelho e um pedaço de uns 15 cm de cano. Horizontalmente tem uma calha que recolhe a agua destas saídas e direciona para o sump...

Claro que isso não elimina o problema de transmissão de doenças, tem que estar sempre atento, mas já ajuda no controle na medida que cada aquario recebe a agua vinda apenas do sump...

Abs e vamos acompanhar esse sonho de consumo.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

laíss
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 18 Nov 2012, 18:02
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Estufa para Criação e Reprodução de peixes

Postby laíss » 02 Mar 2013, 19:48

Outro problema é que se é pra disco pelo que já li vai ter que colocar ar condicionado, eu estou pesquisando bastante para montagem do meu aquário e aqui no RJ é o único jeito de manter disco(o meu é de bandeira) é resfriando. Poderia usar cooler mas seriam uns 20 ou 30 acho que o ar sai mais em conta..(agora é achar um termostato que aguente essa corrente...

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Estufa para Criação e Reprodução de peixes

Postby Marcio Vargas » 02 Mar 2013, 23:20

Chiller
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

laíss
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 18 Nov 2012, 18:02
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Estufa para Criação e Reprodução de peixes

Postby laíss » 03 Mar 2013, 08:22

Não seria melhor o ar condicionado? Ambos vão gastar 1kw/h se chiller(se não for fvm)
Sugiro:
http://www.light.com.br/web/aplicacoes/ ... 2772287227
http://www.light.com.br/web/institucion ... 2772287228
De qualquer jeito acho o ar mais prático e mais barato, o chiller terão que ser uns 10 em série para ter resultado nesse volume, se cada um gastar 100 watts então teriamos um valor próximo.


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest