Super Canister 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (UVnão FVM)

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Thiago Chagas
Montador
Montador
Posts: 97
Joined: 03 Jan 2013, 14:41
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Super Canister 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (UVnão FVM)

Postby Thiago Chagas » 05 Jan 2013, 21:19

Super Canister FVM

Olá, venho apresentar um projeto de canister FVM para aquários grandes.
Peço desculpas por alguma foto que ficou confusa, foi o melhor que eu consegui fazer!

Dados técnicos

Vazão nominal: 9000lh (Bomba Cubos Orca 9000, 105w)
Encanamento: PVC roscável de 1 e meia polegadas
Volume para elementos filtrantes: 50l bruto (36l de ceramica ista quartzglass)
UV: 36w (cubos)
Aquecimento: 1500w (220v)

Geral

Isso é assunto pra outro tópico mas este é o gabinete sendo reforçado por minha conta e custo depois de eu ter pago caro por um móvel totalmente imcompatível com o peso que deveria suportar.
O responsável por isso foi o desonesto sr. Marcelo da loja Paraíso dos aquários em Guarulhos, fujam dessa loja que lá o barato sai muito caro!

Móvel sendo reforçado

Image
_K7_8764 por Thi Aqua, no Flickr

Como ficou depois do investimento não programado
Image
_K7_2379 por Thi Aqua, no Flickr

Mas vamos ao que interessa...

Vista geral do sistema:

Image
Untitled-1 por Thi Aqua, no Flickr

Vista geral detalhada:
Image
filtragema por Thi Aqua, no Flickr

Aquecimento

O sitema de aquecimento foi elaborado desde o quadro de luz com disjuntor e fiação exclusiva (4mm), a escolha pelo 220v foi com o intuito de diminuir a amperagem proporcionalmente ao mesmo sistema ligado em 110v.
Eu não entendo muito de elétrica mas sei que amperagem alta que dá choque forte e esquenta fios, coisas boas de evitar.

Termostato eletronico:

O termostato eletronico é um aparelho que funciona baseado nos dados enviados por um sensor de temperatura externo que vai lhe informar a temperatura da água, ele liga ou desliga a resistencia mantendo a água na temperatura desejada.
Image
_K7_2371 por Thi Aqua, no Flickr

Contator:
O Contator serve para proteger o Termostato da amperagem relativamente alta do sistema de aquecimento, com esse aparelho a corrente que vem do quadro de luz passa apenas pelo contator e pela resistencia, poupando o Termostato que apenas dá o comando pra corrente chegar (ligar) ou não (desligar) a resistencia.
Image
FILTO INTERNA 2 por Thi Aqua, no Flickr


Detalhe do sistema de aquecimento:
Note que o sensor do termostato fica logo acima da resistencia, porque?
Deste modo, em caso de interrupção do fluxo de água por qualquer motivo, a resistencia não corre o risco de ficar ligada indevidamente ocasionando super aquecimento da água em apenas um ponto do sistema.
A água quente sobe até o sensor sem necessidade da bomba estar mantendo o fluxo, assim, o termostato percebe que a água já está na temperatura adequada (ou acima) e não dá comando pra ligar a resistencia.
Image
_K7_2364 por Thi Aqua, no Flickr

Detalhe da Resistencia:
A "casa" da resistencia foi feita juntando diversas peças de hidráulica predial, note que na foto da esquerda a vedação entre o adaptador em ppr (peça verde) e o T de borracha felxível era feita por um O'ring que eu nem cheguei a testar pois dava indícios que a vedação ia falhar, então substituí por uma conexão cilíndrica de borracha que vedou bem e ainda serviu para proteger parcialmente os contatos elétricos da resistencia.
Cheguei a ver em empresas de aquecimento industrial quanto ficaria fazer uma "casa" de inox pra essa resistencia mas eu achei que ia ficar caro, no final acabei gastando só um pouco menos pois descobri depois que peças de PVC roscável grandes são CARÍSSIMAS! E as de borracha tb não foram lá muito baratinhas, mas enfim, tudo está funcionando muito bem do modo que foi feito e isso que importa.
Note que esse aquecedor tipo aquecedor de passagem funciona muito melhor do que o velho termostato com aquecedor colocado dentro do aquário pois possibilita um fluxo constante e grande volume de água passando pela superfície de aquecimento, além de eliminar um objeto que difícilmente é bonito de dentro do seu aquário. Eu postei aqui recentemente um projeto de aquecedor de passagem para aquários de todos os tamanhos que faz uso de termostato comum de vidro desses que todo mundo tem, neste tópico: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 10&t=32497
Image
resistencia detalhe por Thi Aqua, no Flickr

Canister

Eu sei que soa incomum, mas neste projeto eu estou usando como elemento filtrante apenas ceramica (muita ceramica 36l), na verdade eu já testei com perlon + ceramica e ficou melhor, mas devido a eu ainda não ter achado um modo de acomodar o perlon de modo realmente eficiente dentro do filtro,estou testando apenas com ceramica. Na próxima limpeza eu devo voltar a usar perlon pois achei uma loja de tecidos (olha a dica!) que vende 100x120cm por menos de 6 reais e desse tamanho dá pra acomodar ele em folhas entre os sacos de ceramica ou de algum outro modo.

Entrada de água do aquário pro filtro
Image
_K7_9570 por Thi Aqua, no Flickr

Vista geral do canister aberto:
Image
bombonas por Thi Aqua, no Flickr

Detalhe do encaixe
Image
FILTRO INTERNA por Thi Aqua, no Flickr

Peças internas do canister
Image
FILTRO por Thi Aqua, no Flickr

Bom, depois de horas redigindo esse post eu já estou zureta, depois eu edito pra corrigir alguma coisa que faltou ou ficou errada...
abraços!
Last edited by Thiago Chagas on 16 May 2013, 19:09, edited 5 times in total.
O Aquário como Objeto de decoração pode ser Enorme!
ou Minúsculo, se visto como um Ecossistema...
Peixe não é bibelô! pense nisso...
Plantado 200l
FVM Canister-bombona 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (UVnão FVM)
FVM Aquecedor de passagem com termostato comum

User avatar
Eduardo Gerhardt
Colaborador
Posts: 1595
Joined: 07 Jul 2005, 05:45
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 2
Location: Porto Alegre - R.Grande do Sul Tchê!

Re: Super Canister 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (não FV

Postby Eduardo Gerhardt » 05 Jan 2013, 21:38

Muito, mas muito bom mesmo Thiago... :shock:

Mas para fazer tudo isso (estou falando apenas da parte de aquecimento) eu teria que contratar com certeza um eletricista... :roll:

Parabéns pelo projeto e grande capricho, ficou excelente mesmo!
Eduardo Gerhardt
Image

User avatar
Aqua MP Brasil
Colaborador
Posts: 622
Joined: 18 Jun 2008, 18:59
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Super Canister 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (não FV

Postby Aqua MP Brasil » 11 Jan 2013, 14:36

Hehehehe do mal esse filtro ai hein thiagão
show de bola
Image
Curtam Aqua MP no facebook >> AQUI

User avatar
Tiago Watanabe
Montador
Montador
Posts: 92
Joined: 29 Oct 2012, 00:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Santo André - SP

Re: Super Canister 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (não FV

Postby Tiago Watanabe » 23 Jan 2013, 16:14

Muito bem elaborado esse projeto.
Abraços.

User avatar
Thiago Chagas
Montador
Montador
Posts: 97
Joined: 03 Jan 2013, 14:41
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Super Canister 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (não FV

Postby Thiago Chagas » 30 Jan 2013, 21:41

Obrigado gente! :D
Voces que são aquaristas imaginam o trabalho que dá montar um treco desess...

E Eduardo Gerhardt, a parte da elétrica nem foi tão complexa assim, só o contator que é meio complicadinho mas é só não ter vergonha de pedir pro cara da loja ligar uns fiozinhos finos apenas de exemplo e substituir pelos reais quando chegar em casa, foi o que eu fiz hehe :mrgreen:
O Aquário como Objeto de decoração pode ser Enorme!
ou Minúsculo, se visto como um Ecossistema...
Peixe não é bibelô! pense nisso...
Plantado 200l
FVM Canister-bombona 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (UVnão FVM)
FVM Aquecedor de passagem com termostato comum

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Super Canister 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (não FV

Postby Rafael Compassi » 30 Jan 2013, 23:01

Muito boa a construção!

Se eu puder dar uns palpites:

O sensor deve ficar sempre antes do aquecedor, pois ele vai medir a temperatura que está vindo do aquário (que é um sistema de mistura completa, qualquer ponto tem a mesma temperatura de qualquer outro ponto). Colocando o sensor após o aquecedor (que é um cavalo), vai apenas monitorar a temperatura de água da saída do aquecedor, não quanto está a temperatura do sistema inteiro, já que para aquecer todo o aquário, tem uma certa inércia, ao contrário de aquecer somente a água que está passando momentaneamente pela tubulação. Pode acontecer da contatora ficar ligando e desligando rapidamente, acabando por danificar a resistência.

1,5" acho muito pouco para 9 m³/h, pois a velocidade de passagem seria muito alta, o melhor seria de 50mm ou 60mm (2" se for roscável).

Abraço

User avatar
Thiago Chagas
Montador
Montador
Posts: 97
Joined: 03 Jan 2013, 14:41
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Super Canister 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (não FV

Postby Thiago Chagas » 01 Feb 2013, 00:28

Oi Rafael, palpites de gente com conhecimento são sempre bem vindos!

Na verdade o sistema de aquecimento tem funcionado muito bem com o clima que tem feito em São Paulo que não é frio nem quente, inclusive nos dias mais quentes a temperatura sobe "sozinha" chegando a 30C :shock: creio que seja o UV, mais uma ajuda das lampadas da iluminação principal que ficam muito fechadas dentro da tampa superios do aquário, inclusive eu tenho deixado aberta a portinha da frente dela. Em breve devo mudar pra um modelo de tampa que seja só a moldura lateral e aberta em cima.

Eu deixo a histerese em 0.3 e o setpoit em 28.3, isso me mantém a temperatura do sistem em 28.
Parece pouco, o valor da histerese em 0.3 mas que acontece na prática é que a resistencia liga por menos de um minuto e fica desligada (não medi com relógio) algo de mais de 30 minutos ou talvez muito mais (a referencia que eu me lembro agora é assitir dois episódios de Simpsons sem notar que a resistencia ligou rs). Vou tomar vergonha e fazer um estudo melhor pra não dizer inconsistencias como esta... :mrgreen:
Edit: Andei acompanhando melhor e constatei que o termostato liga pouquíssimas vezes no dia, em praticamente um dia inteiro de observação notei ele ligando 2 vezes.

Porém... nos dias frios do inverno ocorria o que vc disse mesmo, a resistencia ligava e desligava com pouco intervalo!
Estava pensando que, se eu localizar o sensor bem perto da resistencia, só que antes (em relação à direção do fluxo da água), eu consigo otimizar o tempo de liga/desliga da resistencia e ainda assim manter o mecanismo de segurança que impede que ela fique ligada indevidamente em caso de interrupção do fluxo de água?

A alta velocidade de passagem da água pelo sistema traria quais problemas alem de prejudicar a eficiencia do UV?
Na verdade eu escolhi essa bitola porque era o tamanho dos encaixes da bomba e do filtro UV, estava inclusive pensando em fazer um sistema bypass pra ele, será que fica bom?
Pra filtragem biológica esse fluxo está funcionando bem, amonia sempre dá 0, imagino que seja porque o volume do canister mais o formato e disposição das peças internas do mesmo fazem com que o fluxo seja relativamente lento em algumas das áreas preenchidas pela ceramica.

abraço e obrigado!
O Aquário como Objeto de decoração pode ser Enorme!
ou Minúsculo, se visto como um Ecossistema...
Peixe não é bibelô! pense nisso...
Plantado 200l
FVM Canister-bombona 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (UVnão FVM)
FVM Aquecedor de passagem com termostato comum

ogleari
Colaborador
Posts: 433
Joined: 03 Sep 2011, 09:23
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Atibaia / SP

Re: Super Canister 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (UVnão

Postby ogleari » 29 Apr 2014, 02:05

Curiosidades
Qual é a resistência usada nesta montagem de 1500 watts?
Qual é o metal da resistência?
A passagem da água pelo metal da resistência prejudica o aquário?
Se a passagem da água pelo metal da resistência não prejudica o aquário porque não compramos um aquecedor pronto de 4800 watts por R$ 60,00?
http://pinhais.olx.com.br/nao-passe-fri ... -625677872
Sai mais barato que montar um e se o fluxo de água parar ele desliga automaticamente.
Como tratar resistência e terminais para não liberar metais na água e aguentar altas temperaturas?
Davidson Gonçalves Ogleari
Projeto Plantado

User avatar
Thiago Chagas
Montador
Montador
Posts: 97
Joined: 03 Jan 2013, 14:41
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Super Canister 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (UVnão

Postby Thiago Chagas » 04 May 2014, 11:48

ogleari, responderei às suas perguntas respectivamente, ok?

Qual é a resistência usada nesta montagem de 1500 watts?
Resistencia de imersão tipo U2 (dois elementos em forma de "U")

Qual é o metal da resistência?
Aço inox

A passagem da água pelo metal da resistência prejudica o aquário?
Não

Se a passagem da água pelo metal da resistência não prejudica o aquário porque não compramos um aquecedor pronto de 4800 watts por R$ 60,00?
Porque não sabemos de que metal é feita esta resistencia e por quais outros metais a água passa dentro desse aquecedor.
Porque a bitola de 1/2 polegada ou mesmo 3/4 acaba entregando uma vazão muito baixa que, aliada a alta potencia do aquecedor acarretaria em pouca água muito quente.
Porque um desses novo de 220v custa 120 reais + o frete.
Porque é comum queimar a resistência desses aquecedores e chuveiros, o que não ocorre com a resistência industrial.
Se este tem mesmo mecanismo de desligamento automático, isso é uma vantagem! Mas as desvantagens não compensam.

Como tratar resistência e terminais para não liberar metais na água e aguentar altas temperaturas?
Isso é uma pergunta pra metalurgica que fabrica a resistencia e vende como aquecedor de passagem submerso em aço inox.
Os terminais não entram em contato com a água.

Ab
O Aquário como Objeto de decoração pode ser Enorme!
ou Minúsculo, se visto como um Ecossistema...
Peixe não é bibelô! pense nisso...
Plantado 200l
FVM Canister-bombona 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (UVnão FVM)
FVM Aquecedor de passagem com termostato comum

Arno Júnior
Ciclador
Ciclador
Posts: 292
Joined: 05 Aug 2013, 23:07
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Santa maria - RS

Re: Super Canister 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (UVnão

Postby Arno Júnior » 04 May 2014, 15:28

MUITO BOM. Parabéns!


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests