Sump lateral 6º vidro, como pra que e porque!

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Moises Gama
Plantador
Plantador
Posts: 516
Joined: 27 Nov 2011, 23:16
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 2
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba Parana

Sump lateral 6º vidro, como pra que e porque!

Postby Moises Gama » 28 Nov 2012, 23:43

Ola pessoas!!!

Sistemas de filtragem, são inumeros, oque sempre se procura e algo que se encaixe em nossas necessidades de otima relação custo beneficio.
Sump sexto vidro não e nenhuma novidade, há quem ame, há quem deteste, a seguir mostro como fiz um dos meus.

Fotos;

Image
O sump lateral sexto vidro é nada mais nada menos do que uma repartição a mais no aquário, por onde a água do aquário vai passar pelos elementos filtrantes, e vai ser jogada novamente para o aquário, por uma ou mais bombas.
Nesse caso, o aquário mede 160x60x60 e o sump ocupou toda uma lateral, com 15 cm de largura, logo ficou com 54 litros, espaço de sobra para tudo que é necessário para uma ótima filtragem.
Reparem que no canto superior esquerdo temos uma grade furada, por onde a água entra por gravidade, e toda as paredes do sump foram pintadas por fora para inibir a passagem de luz para contribuir para a proliferação da colonia de bactérias.
Vemos a divisão do sump em duas partes, onde a água entre por uma, vai passar pelas mídias filtrantes, e por baixo chegará a outra parte onde ficarão as bombas que jogaram a água novamente ao aquário.
Vemos tambem ali uma pequena fatia de vidro colada horizontalmente onde se apoiada uma grade mostrada nas proximas fotos

Image
Acima podemos ver o sistema de retorno da água para o aquário, como ali terá uma tampa que vai esconder toda a tubulação, não e preciso se preocupar com a estética, no caso de falta de tampa, o retorno pode ser feito por baixo das travas do aquário, ficando assim já dentro da água.
Reparem que a água, vai pela tubulação até o outro lado do aquário, sendo assim , a água percorre toda a extensão
do aquário até entrar no sump novamente.

Image
Detalhe da "flauta" que vai dispersar a água bombeada novamente ao aquário.

Image
Visão superior do sump, é interessante deixar pelo menos o espaço entre os vidro que se caiba a mão, para limpeza e manuteções, +ou- 10 cm no minimo

Image
Mídia biológica já no lugar, não parece, porem ali temos 12 litros de anéis de vidro sinterizado, e ainda caberia mais 8 litros

Image
Essa e a grade que vai segurar e separar a filtragem química e mecânica da biológica, não e indispensável, porem facilita em muita coisa.
É feita em chapa de pvc, usada em comunicação visual, furada com furadeira comum

Image
Placa já no lugar

Image
Acima da grade então estão as bolsas com elemento filtrante de filtragem quimica, não vou citar o produto afinal não ganho nada da empresa pelo marketing, quando quero tenho que comprar e pagar caro, mas todo mundo sabe oque tem ali dentro né? rsrsr

Image
Acima da filtragem quimica a mecânica, feita pelo nossa boa e velha lã acrilica.

Image
4 camadas de lã acrilica e filtragem química suficiente para 800 litros de água, tudo nesse espacinho

Image
No detalhe posição das bombas, e ainda sobra espaço para os aquecedores, 2 de 300wats, assim o layout do aquario fica limpo, em vista que esse aquário dividirá dois ambientes.

Image
E pra esconder tudo isso, pode ser um vinil, uma pintura no vidro, ou o melhor de tudo um background 3d

Image
Aquário por completo, lembrando mais uma vez que terá uma tampa encaixada em cima do aquário escondendo a tubulação de retorno.

Prós e contras;
minha opinião pessoal

Prós;
-Custo baixo, simples de fazer, pois afinal e só uma repartição a mais no aquário, e um ou dois pedaços de vidro a mais, não exige grande experiencia para ser feito.
-Facilidade de manutenção por ficar na mesma altura do aquário, nem se abaixar será preciso para fazer manutenções, retirar mangueiras essas coisas como em canisters tambem não
-Barulho quase zerounica coisa que se escuta e o pequeno ruido que a bomba faz, ou muitas vezes não faz, varia conforme o modelo usado, sump comum quase sempre fica um barulhinho de cachoeira
-Dispensa regulagem de fluxo como em sumps abaixo do aquário, não e preciso ter registro, regular caida da agua entre outros.
-Transbordamento quase impossível como em sumps em baixo, existe a possibilidade de entopimento da flange, ou bota de caída ou tubulação, podendo transbordar ou aquário, ou sump, claro que em um sistema bem feito e bem planejado e mais difícil acontecer, porem é ainda mais fácil que no sistema de sump lateral
-Maior aproveitamento das bombas já que as bombas não tem que vencer uma coluna de água alta por estarem no mesmo nível do aquário, o fluxo delas e maior aproveitado, fazendo a vazão ser mais efetiva.

Contras;
-Não agrega volume ao aquário diferente do sumo em baixo, esse não agrega volume de água ao aquário, pois não soma mais água por não ser um recipiente separado
-Diminui espaço interno como ocupa um espaço do aquário, consequentemente diminui a área física dos peixes
-Prejudica a estética por ser em uma das laterais do aquário e ter a necessidade de ser tampado da luz, acaba prejudicando um pouco a estética do aquário.


Bom, oque posso dizer é que cada caso é um caso, nem sempre um sump lateral e viavel, porem muitas vezes nem um canister, hang-on, sump em baixo tambem não, a questão e analizar, ver oque mais se encaixa para suas necessidades.
Os prós e contras, tem muito da questão pessoal tambem, por exemplo, de que adianta um aquário com muito espaço para os peixes mas com uma água suja? o sump lateral, vai sim comer um pedaço do seu aquário, mas eu e os peixes creio eu, preferimos menos espaço e água limpa.
Tem que ver onde o aquário vai ficar, se o sump não vai atrapalhar a visão, bom e como eu disse , cada caso é um caso, a minha recomendação, e que;

SE FOR POSSÍVEL NO SEU PROJETO, FAÇA, NÃO IRA SE ARREPENDER!!!

Abraços a todos!!!
Last edited by Moises Gama on 30 Jul 2013, 20:47, edited 1 time in total.

User avatar
Eddy
Ciclador
Ciclador
Posts: 287
Joined: 27 Nov 2012, 13:40
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - Capital - Jabaquara
Contact:

Re: Sump lateral 6º vidro, como pra que e porque!

Postby Eddy » 29 Nov 2012, 10:09

Gama,
sensacional, isto éra uma das muitas coisas q eu precisava ver, estou montando meu primeiro aquario de 250 litros, se vc até puder dar suas opniões agradeceria aqui.

mas se não puder, sem problemas tb.

gostei de ver pois o meu aqua é bem semelhante
aqua: 100x50x50
sump lateral :25x50x50

farei nele um plantado com alguns peixes, a fauna vai ser posta devagar, e ao meu ver se ficar bom nem coloco o que cabe, pois quero um aqua mais bonito do que tão povoado de peixes.

o que me intrigou muito mas vc disse uma coisa certa sobre isto, é que todo mundo fala que aquario com sump não é legal fazer para plantado bla bla bla, mas como vc mesmo disse, se eu não tenho espaço, e etc, então com sump nunca terei um plantado??? acha isto dificil mesmo?

quanto as medidas do meu, o kra q está fazendo disse para fazer de 15x50x50 ao inves de 25x50x50 mas eu pedi deste tamanho para caso eu queira fazer um marinho, o q poderia me dizer sobre isto.

está flauta, como se faz?

e vc utiliza 2 bomas por que?


obrigado, e parabéns
abraços,

Edilson Andrade
Com planta 20lts - Betta
Marinho 247 lts

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Sump lateral 6º vidro, como pra que e porque!

Postby Bruno Caron » 29 Nov 2012, 11:56

Olá Moisés, bom em primeiro lugar quero lhe dar os parabéns não só por esse projeto, mas sim por todo o trabalho que você divulga das suas montagens. Atitude bem baca! :mrgreen:

Agora esse em especial eu tenho que lhe agradecer duas vezes. Assim como o Eddy, também estou com um projeto e a ideia É EXATAMENTE o que você fez, e pra mim foi esclarecedor demais, pois tenho pouco conhecimento, e nada melhor do que você poder ver aquilo que leu na teoria. O meu inclusive será um divisor de ambientes também.

Aproveitando seus conhecimentos, além do porque de duas bombas, como o amigo Eddy perguntou, gostaria de saber ao certo qual a espessura certa de vidro para essa montagem, no caso as medidas da minha são 1,25C x 0,45L x 0,60A, sendo que possivelmente o sump ficara dentro dessas dimensões, e quero fazer ele com travas francesas e transversal superior (Que pena que você não mora tão perto de mim... :cry: Certamente iria ganhar um cliente).

Como dizem aqui no fórum, só vou deixar meus 0,02 centavos de contribuição. Uma dica para esconder o sump é uma película espelhada para o 6º vidro, disfarça bastante também... A Xica tem um sump interno no fundo do aqua que é dessa forma.

Mais uma vez parabéns pelo projeto!

User avatar
Moises Gama
Plantador
Plantador
Posts: 516
Joined: 27 Nov 2011, 23:16
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 2
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba Parana

Re: Sump lateral 6º vidro, como pra que e porque!

Postby Moises Gama » 29 Nov 2012, 13:07

Eddy; Aquario plantado com sump a perda de CO2 e grande entao tem que ser compensada com mais co2, ja vi aquario que todo mundo paga maior pau da ADA que tem sim sump, entao compensou a perda de co2 o problema esta resolvido.
Tamanho vai do gosto, necessidade e planos de cada um, se vc quer com esse tamanho, ninguem no mundo pode dizer que ta certo ou errado, na minha opiniao, sump quanto maio melhor, seja ele qual for.
A flauta e como vc pode ver, um cano pintado e furado.

Bruno; Seu aquario tem que ser com 8mm super bem travados, mas mesmo assim fica meio arriscado, mais certo e com 10mm com travas transversais superiores.
Pelicola espelhada e bom sim, porem nao dura pra sempre, uma hora começa a desbotar, descolar.

Sobre as duas bombas
Antes de responder a questao de voces, quero que me respondam;
E porque não usar duas ao inves de uma?

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Sump lateral 6º vidro, como pra que e porque!

Postby Xica » 29 Nov 2012, 13:30

Meu centavinho também. Daqui a pouco Marcio Vargas vai cobrar direitos autorais da gente. :)
Sump interno é a coisa mais prática que conheci até agora. Bom espaço para mídias e de fácil manutenção. Simples e sem encrenca.
O único limitante que vejo é o comprimento do aquário.
Falando em aquário da ADA, olhem só o "humilde plantado" com seu sistema "inadequado"de filtragem.

Image

Image

Fonte.

Abraços.

User avatar
Alexandre Luna
Ciclador
Ciclador
Posts: 185
Joined: 13 Feb 2012, 14:53
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: João Pessoa-Pb

Re: Sump lateral 6º vidro, como pra que e porque!

Postby Alexandre Luna » 29 Nov 2012, 13:42

Mas um grande projeto do mestre Moises! Muito bem explicado, ilustrado e fácil de entender. Parabéns! Mais um pra ir pros meus favoritos. :D

Em tempo:
Oi Xica!!!tudo bom!
:D :D :D :D
Image

São de pequenas coisas que se formam as grandes.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Sump lateral 6º vidro, como pra que e porque!

Postby Bruno Caron » 29 Nov 2012, 14:15

Moisés, no meu humilde entendimento, quando se usa duas bombas vocês "divide a responsabilidade", não sobrecarregando um único equipamento, evitando assim um desgaste prematuro. Outro ponto positivo é que se por ventura uma vier a falhar, você ainda tem a outra pra ao menos ajudar no bombeamento até a manutenção do equipamento danificado.

Obrigado pelos demais esclarecimentos!

É Xica, o aqua do Fuziyama também deve estar "equivocado" quanto ao Sump. :? :?
Meu, quanto será que tem de mídia nesse sump :shock:

User avatar
Eddy
Ciclador
Ciclador
Posts: 287
Joined: 27 Nov 2012, 13:40
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - Capital - Jabaquara
Contact:

Re: Sump lateral 6º vidro, como pra que e porque!

Postby Eddy » 29 Nov 2012, 14:17

Xica,

um belo plantado, pois é, e com sump!!



Márcio, obrigado pela resposta, o quanto é este gasto de c02? Eu não faço idéia, por exemplo dizem q no inicio um co2 vai embora em questão de 1 mês (isto um de 500ml que é o que pretendo comprar), e depois de um tempo dura até uns 6 meses, ou 3, não lembro, pensando em um sump, o quanto isto seria reduzido? 1 mes por ser no sump?


Ahh sim, quanto as duas bombas, não havia pensado, mas concordo com o colega acima, não sobrecarregar e ter um "backup"

obrigado
abraços,

Edilson Andrade
Com planta 20lts - Betta
Marinho 247 lts

User avatar
Moises Gama
Plantador
Plantador
Posts: 516
Joined: 27 Nov 2011, 23:16
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 2
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba Parana

Re: Sump lateral 6º vidro, como pra que e porque!

Postby Moises Gama » 29 Nov 2012, 15:23

Obrigado por postar esse aquario Xica...lange, rsrs, era bem esse o qual eu me referia, so fiquei nao quis procurar, rsrs

Quanto ao gasto de co2 todo mundo fala, fala, fala, mas ninguem mostra nada, bom pelo menos eu nunca vi dados comparativos a respeito. pra saber isso com certeza, so montando um aquario, com filtragem por canister ou hang-on, deixar rodando por 6 meses com nivel X co2, depois mudar a filtragem para um sump, deixar mais 6 meses com o mesmo nivel de co2 na agua e comparar oque foi gasto de co2 nos dois periodos, so assim mesmo pra saber efetivamente o quanto isso e verdade, agora quem se habilita isso??? ninguem, porque e mais facil acreditar no que se le na inet ne? rsrs....

Obrigado Alexandre, grande abraço.

Sim, as duas bombas sao exatamente pra isso, pese num exemplo nao muito dificil de acontecer, sexta feira a noite seu aquario montado, com peixes, plantas, tudo lindo e redondinho quando a unica bomba do seu sump para, voce nao tem outra, nao tem uma loja aberta pra vc comprar, entaooo??? Bom, ou voce passa seu final de semana fazendo tpas, cuidando dos seus peixes e segunda feira ainda tem que correr atraz de uma bomba, ou decrete morte a muito do seu aquario, ou caso nao haja mortes, com certeza tera muito transtorno.
Ja com duas bombas, as duas pararem ao mesmo tempo, seria muito dificil, assim se parar uma, a outra ainda quebra um galho por ums dias ate se providenciar outra, e sem contar que duas bombas de 2000 custam menos do que uma bomba de 4000.
Sempre usei esse principio em meus projetos, ja cheguei usar 3;


abraços a todos!!

User avatar
Eddy
Ciclador
Ciclador
Posts: 287
Joined: 27 Nov 2012, 13:40
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - Capital - Jabaquara
Contact:

Re: Sump lateral 6º vidro, como pra que e porque!

Postby Eddy » 29 Nov 2012, 15:41

Quanto ao gasto de co2 todo mundo fala, fala, fala, mas ninguem mostra nada, bom pelo menos eu nunca vi dados comparativos a respeito. pra saber isso com certeza, so montando um aquario, com filtragem por canister ou hang-on, deixar rodando por 6 meses com nivel X co2, depois mudar a filtragem para um sump, deixar mais 6 meses com o mesmo nivel de co2 na agua e comparar oque foi gasto de co2 nos dois periodos, so assim mesmo pra saber efetivamente o quanto isso e verdade, agora quem se habilita isso??? ninguem, porque e mais facil acreditar no que se le na inet ne? rsrs....


abraços a todos!!

Obrigado Gama,

matou no ninho, disse tudo, todo mundo fala e ninguém tem provas, e também acreditar em tudo q se fala na internet, não montamos aquário algum, porque uns falam isto, outros aquilo, é bem complicado.

gostei da sua idéia de 2 bombas, vou chupinhar rsrsr, mas com 2 menores para no total dar 1200/ ou pouco mais.



obrigado
abraços,

Edilson Andrade
Com planta 20lts - Betta
Marinho 247 lts


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest