Sistemas de filtragem, são inumeros, oque sempre se procura e algo que se encaixe em nossas necessidades de otima relação custo beneficio.
Sump sexto vidro não e nenhuma novidade, há quem ame, há quem deteste, a seguir mostro como fiz um dos meus.
Fotos;

O sump lateral sexto vidro é nada mais nada menos do que uma repartição a mais no aquário, por onde a água do aquário vai passar pelos elementos filtrantes, e vai ser jogada novamente para o aquário, por uma ou mais bombas.
Nesse caso, o aquário mede 160x60x60 e o sump ocupou toda uma lateral, com 15 cm de largura, logo ficou com 54 litros, espaço de sobra para tudo que é necessário para uma ótima filtragem.
Reparem que no canto superior esquerdo temos uma grade furada, por onde a água entra por gravidade, e toda as paredes do sump foram pintadas por fora para inibir a passagem de luz para contribuir para a proliferação da colonia de bactérias.
Vemos a divisão do sump em duas partes, onde a água entre por uma, vai passar pelas mídias filtrantes, e por baixo chegará a outra parte onde ficarão as bombas que jogaram a água novamente ao aquário.
Vemos tambem ali uma pequena fatia de vidro colada horizontalmente onde se apoiada uma grade mostrada nas proximas fotos

Acima podemos ver o sistema de retorno da água para o aquário, como ali terá uma tampa que vai esconder toda a tubulação, não e preciso se preocupar com a estética, no caso de falta de tampa, o retorno pode ser feito por baixo das travas do aquário, ficando assim já dentro da água.
Reparem que a água, vai pela tubulação até o outro lado do aquário, sendo assim , a água percorre toda a extensão
do aquário até entrar no sump novamente.

Detalhe da "flauta" que vai dispersar a água bombeada novamente ao aquário.

Visão superior do sump, é interessante deixar pelo menos o espaço entre os vidro que se caiba a mão, para limpeza e manuteções, +ou- 10 cm no minimo

Mídia biológica já no lugar, não parece, porem ali temos 12 litros de anéis de vidro sinterizado, e ainda caberia mais 8 litros

Essa e a grade que vai segurar e separar a filtragem química e mecânica da biológica, não e indispensável, porem facilita em muita coisa.
É feita em chapa de pvc, usada em comunicação visual, furada com furadeira comum

Placa já no lugar

Acima da grade então estão as bolsas com elemento filtrante de filtragem quimica, não vou citar o produto afinal não ganho nada da empresa pelo marketing, quando quero tenho que comprar e pagar caro, mas todo mundo sabe oque tem ali dentro né? rsrsr

Acima da filtragem quimica a mecânica, feita pelo nossa boa e velha lã acrilica.

4 camadas de lã acrilica e filtragem química suficiente para 800 litros de água, tudo nesse espacinho

No detalhe posição das bombas, e ainda sobra espaço para os aquecedores, 2 de 300wats, assim o layout do aquario fica limpo, em vista que esse aquário dividirá dois ambientes.

E pra esconder tudo isso, pode ser um vinil, uma pintura no vidro, ou o melhor de tudo um background 3d

Aquário por completo, lembrando mais uma vez que terá uma tampa encaixada em cima do aquário escondendo a tubulação de retorno.
Prós e contras;
minha opinião pessoal
Prós;
-Custo baixo, simples de fazer, pois afinal e só uma repartição a mais no aquário, e um ou dois pedaços de vidro a mais, não exige grande experiencia para ser feito.
-Facilidade de manutenção por ficar na mesma altura do aquário, nem se abaixar será preciso para fazer manutenções, retirar mangueiras essas coisas como em canisters tambem não
-Barulho quase zerounica coisa que se escuta e o pequeno ruido que a bomba faz, ou muitas vezes não faz, varia conforme o modelo usado, sump comum quase sempre fica um barulhinho de cachoeira
-Dispensa regulagem de fluxo como em sumps abaixo do aquário, não e preciso ter registro, regular caida da agua entre outros.
-Transbordamento quase impossível como em sumps em baixo, existe a possibilidade de entopimento da flange, ou bota de caída ou tubulação, podendo transbordar ou aquário, ou sump, claro que em um sistema bem feito e bem planejado e mais difícil acontecer, porem é ainda mais fácil que no sistema de sump lateral
-Maior aproveitamento das bombas já que as bombas não tem que vencer uma coluna de água alta por estarem no mesmo nível do aquário, o fluxo delas e maior aproveitado, fazendo a vazão ser mais efetiva.
Contras;
-Não agrega volume ao aquário diferente do sumo em baixo, esse não agrega volume de água ao aquário, pois não soma mais água por não ser um recipiente separado
-Diminui espaço interno como ocupa um espaço do aquário, consequentemente diminui a área física dos peixes
-Prejudica a estética por ser em uma das laterais do aquário e ter a necessidade de ser tampado da luz, acaba prejudicando um pouco a estética do aquário.
Bom, oque posso dizer é que cada caso é um caso, nem sempre um sump lateral e viavel, porem muitas vezes nem um canister, hang-on, sump em baixo tambem não, a questão e analizar, ver oque mais se encaixa para suas necessidades.
Os prós e contras, tem muito da questão pessoal tambem, por exemplo, de que adianta um aquário com muito espaço para os peixes mas com uma água suja? o sump lateral, vai sim comer um pedaço do seu aquário, mas eu e os peixes creio eu, preferimos menos espaço e água limpa.
Tem que ver onde o aquário vai ficar, se o sump não vai atrapalhar a visão, bom e como eu disse , cada caso é um caso, a minha recomendação, e que;
SE FOR POSSÍVEL NO SEU PROJETO, FAÇA, NÃO IRA SE ARREPENDER!!!
Abraços a todos!!!