Colonizando bactérias, encurtando a ciclagem

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Moises Gama
Plantador
Plantador
Posts: 516
Joined: 27 Nov 2011, 23:16
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 2
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba Parana

Colonizando bactérias, encurtando a ciclagem

Postby Moises Gama » 26 Oct 2012, 20:15

Ola pessoas!!!

Bom, tempos atrás, antes de descobrir que os ativadores de biologia funcionam muito bem, e acabam valendo o preço que custam, eu desenvolvi um simples método de colonizar bactérias nas mídias cerâmicas, para que quando fossem introduzidas no filtro, já exista uma colonia para a filtragem já ser efetiva e portanto diminuir o tempo da ciclagem.

Eu acho que é uma boa alternativa para pessoas que não tem paciência de esperar a ciclagem, pois todo o processo que cito a seguir, pode já ser feito em faze de planejamento do aquário, ou enquanto estamos fabricando o móvel, o tanque, ou seja, se você pretende ter um aquário, já coloque esse processo em prática, pois quando o mesmo estiver pronto, você introduz as mìdias já colonizadas, oque encurta a ciclagem em quase 90% como no meu caso.

Material necessário;
Balde quanto maior melhor, opaco e com tampa
Bomba p/ circulação(no meu caso usei 1500lts/h) e um pedaço de mangueira
Mídia cerâmica a ser colonizada
Aquecedor com termostato
Fonte de amônia, (usei essas de farmacia )
Teste de amônia para acompanhar

Mãos a obra;

Material necessário;
Image
Posicione a bomba no fundo do balde, de preferencia no centro, com a mangueira jogando a agua novamente para cima, no meu caso a bomba não tinha aquela proteção pra não entrar nada no eixo, então improvisei uma proteçao com pote plastico furado, mas as que vem geralmente com a bomba já bastam;
Image
Coloque as mídias em volta da bomba, assim ja evita da bomba ficar dançando pra lá e pra cá.
Image
Coloquei um pouco de midias ja usadas, creio que nao tinha colonia nelas, pois ficaram mais de 20 dias foras do filtro e secas, so restou a sujeira mesmo.
Image
Por cima das mídias, coloque o aquecedor, mantendo a água numa temperatura mais alta, proximo dos 30º favorece um o desenvolvimento da colonia;
Image
Encha o balde com água , adicione a amonia ate chegar em um alto pico, ligue a bomba, ligue o aquacedor e tampe o balde( a pedra na foto era so pra segurar a mangueira)
Image
Se tiver um termometro para acompanhar tambem a temperatura é bom, porem não e obrigatório
Image

Bom a partir dai, e só acompanhar com testes diários e tratar do balde como se fosse um aquario ciclando, não e uma ciencia muito exata, mas como e menos agua, e mais amonia a colonia se desenvolve mais rapido, em 16 dias, a minha ja estava formada em 10 quilos de ceramica, zerava a amonia de um pico pra mais de 7,0 em 24 horas.

Depois da colonia formada, manusiei com cuidado, coloquei no filtro do aquario ja montado, adicionei amonia, e em um dia já estava zerada, comecei então a popular o aquario, e nao tive nenhuma morte, nenhum pico de amonia, ou seja, e "engenhoca" funcionou, claro que após mais tempo no aquario, com o cascalho, a colonia deve ter se estabelecido muito melhor, mas por hora ela deu conta do recado.

Olha, o metodo funciona, encurta aquele chato periodo que agente olha pro aquario ali, montado, com tudo que tem que ter, menos os peixes e tal, porem fazendo as contas de tempo e material gasto, energia e tudo mais, acaba valendo a pena comprar um ativador biologico, que funciona bem, simples de usar e principalmente nao faz mal algum aos peixes.

Abraços a todos!!

User avatar
gilson™
Plantador
Plantador
Posts: 536
Joined: 14 Apr 2009, 21:55
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Montenegro RS

Re: Colonizando bactérias, encurtando a ciclagem

Postby gilson™ » 29 Oct 2012, 14:08

Dae Moises, tranquilo !!
Cara é por ai mesmo, eu uso meu sump para colonizar midias extras, to montando um aquario pra um cliente e ja estou com elas la n sump ja fazem ums 10 dias, acho que vai sair pelo menos com metade de uma colonia em funcionamento, vou usar um ativador da Mydor pra ajudar, quando estiver no aqua novo, muito legal seu esquema ai, parabéns mais uma vez !!!!!!!

Abraço
Gilson
Gilson Moreira
Site:http://www.mrotoaquarios.com.br

"Peleando em favor da pampa a pilcha sovada em tiras
Marcando fronteira, provou lealdade
Livrando os trastes da campa na ventania rusguenta
Pranchando adaga a gritos de liberdade!!!"

User avatar
Moises Gama
Plantador
Plantador
Posts: 516
Joined: 27 Nov 2011, 23:16
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 2
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba Parana

Re: Colonizando bactérias, encurtando a ciclagem

Postby Moises Gama » 29 Oct 2012, 16:04

Obrigado!!!
Sempre tenho em meus sumps e filtros midia sobrando, quando tem alguem que precisa vendo a mesmo preço de midias novas, assim os peixes sofrem menos, pois sei que quase todo mundo que nao tem experiencia nao tem paciencia para esperar a colonia se formar na ciclagem, e os peixes acabam sofrendo menos.
Abraços!!

User avatar
Rodrigo Paula
Populador
Populador
Posts: 1151
Joined: 06 Jun 2012, 18:23
Photography Portal AqOL: 4
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Teresópolis -RJ

Re: Colonizando bactérias, encurtando a ciclagem

Postby Rodrigo Paula » 30 Oct 2012, 07:14

Moisés , mais uma grande ideia !!!!!Parabéns !!!!!!!!!! Más , para mim não vai rolar a casa é pequena , estou terminando o background já estou com algumas pedras , aí já viu né não posso aborrecer a patroa que anda até que muito paciente comigo :D :D :D .
Vou ver se consigo colocar minhas mídias em uma loja daqui já que o back tá quase pronto .
Abraço !!!!

User avatar
Gustavo Henrique
Colaborador
Posts: 524
Joined: 15 Apr 2011, 13:23
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Natal/RN

Re: Colonizando bactérias, encurtando a ciclagem

Postby Gustavo Henrique » 02 Jul 2013, 00:02

Puts, que massa cara, e massa também a atitude pensando no bem estar dos peixes!! Vou fazer isso com certeza para a nova montagem.
Você já viu o uso de turmalina em aquários? Li algumas coisas dizendo que melhora de um modo geral em tudo no ambiente do aquário, desde maior vigor em algumas plantas, cristalinidade da água, estética, bom para os peixes, para o substrato de pro filtro pois permitem que as bactérias se desenvolvam muito mais rápido e em maiores quantidades, isso poderia ajudar a encurtar mais ainda essa fase atingindo um equilíbrio mais rápido.
No mercado livre tem para vender.

Abraço.


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest