Misto Filtro de areia e canister com PVC 200 mm

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Conte
Colaborador
Posts: 257
Joined: 16 Apr 2012, 21:55
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 2
Location: Três de Maio - RS

Misto Filtro de areia e canister com PVC 200 mm

Postby Conte » 05 May 2012, 13:48

Olá, quero mostrar neste tópico como montei meu próprio filtro, um misto de filtro convencional de areia com carvão ativado e canister. Montei ele com um tubo de PVC de esgoto de 200 mm, com 85 cm de altura. Ele tem a entrada de água em cima, na saída instalei uma bomba de lavadora de roupas, não sei qual a vazão dela, mas é muito potente. Tive que instalar ele longe do aquário, furei a parede e passei os canos por cima da churrasqueira e ele ficou no balcão da pia ao lado da churrasqueira, na garagem de minha casa.
Não fiz fotos quando montei ele, mas hoje pela manhã fiz a primeira manutenção e limpeza dele. Acabei colocando novo a manta de fibra(perlon) pois como é a primeira limpeza que fiz nele desde que montei e o preço da manta foi muito baixo(R$ 7,00) optei por colocar novo, acho que nem vou lavar o outro, não vale a pena pelo baixo custo.
Depois de aberto, removido a manta e as cerâ micas, iniciei a retrolavagem do filtro de areia, da mesma forma que se faz nas estações de tratamento de água, faz-se a passagem inversa da água, de baixo para cima , assim a água limpa passa 1º pelas camada mais grossa de seixos e sucessivamente vai passando pelas demais, até a camada bem fina e por fim pela camada de carvão ativado, transborda o tubo e arrasta toda sujeira que havia retida no meio filtrante. Isso levou uns 10 minutos até que a água que saía ficou totalmente cristalina.
A camada filtrante de areia é composta por 06 granulometrias diferentes de seixos, bem no fundo são +ou_ do tamanho de uma bola de pingue-pongue, vai diminuindo a espessura nas camadas superiores até a granulometria da areia fina dos filtros de piscina, depois uma camada de aprox. 10 cm de carvão ativado, um separador e uma gradinha (fiz com uma tampa de baldinho de praia, que é uma peneirinha para areia) em cima desta gradinha vai as cerâmicas e depois um "rocambole" com a manta de fibra, de 50 cm x 2,5 m, dobrada ao meio, dando uma bucha de 25 cm de altura, depois dessa mais um separador(fiz com a tampa de um baldinho de cloro da piscina todo furado) e por fim o cap com anel de vedação com a entrada bem no meio.
Vou ir postando as fotos que fiz durante a limpeza dele para terem uma idéia de como ele ficou.
Ficou um filtro muito eficiente. Meu aquário tem as seguintes dimensões: 150 x 60 x 30 cm, e está instalado numa bancada que construí separando a sala de estar com a cozinha.


Image

Taí o bicho antes de eu tirar ele.

Image



O estado que enconteri a manta ao abrir ele.

Image

Botei para retrolavar

Image

A sujeira indo embora.

Image

Perfeito, fico limpinho novamente.

Image

Image

Reposta a cerÂmica depois de lavada com a própria água do aquário.

Image

Image

Image

A nova manta, aberta, enrolada e depois dentro do tubo.

Image

O último separador, antes de colocar a tampa.

Image

Pronto para voltar ao lugar, a Duane no lado para ter uma noção do tamanho que é o filtro.

Image

Image

Image

Image

Reinstalado, mostrando os tubos de retorno e a posição dos tubos de entrada e saída da água do aquário.

Estou aberto a críticas e sugestões, ambas serão bem acieitas, pois a nossa idéia é cada vez melhorar mais para proporcionar melhor qualidade ao habitat das nossas preciosidades aquáticas, tanto da flora quanto da fauna.

Um grande abraço a todos.

Marcos Vinícios Conte.
Três de Maio - RS.

User avatar
Alexandre Luna
Ciclador
Ciclador
Posts: 185
Joined: 13 Feb 2012, 14:53
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: João Pessoa-Pb

Re: Misto Filtro de areia e canister com PVC 200 mm

Postby Alexandre Luna » 06 May 2012, 08:52

Olá Conte!
Ficou muito bom seu projeto, parabéns.
Mostra mais fotos do seu aquário pra gente valeu! e se puder, mostra mais detalhes do seu projeto.

Boa sorte!
Image

São de pequenas coisas que se formam as grandes.

User avatar
Moises Gama
Plantador
Plantador
Posts: 516
Joined: 27 Nov 2011, 23:16
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 2
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba Parana

Re: Misto Filtro de areia e canister com PVC 200 mm

Postby Moises Gama » 06 May 2012, 14:58

Ola amigo e um otimo projeto, parabens!!
Tenho uma duvida quanto a filtragem que a areia faz, bom pelo que deu pra entender a agua entra por cima, passa pelo perlon, ceramica, carvao dai pela areia antes de retornar pro aquario certo?
A funçao da areia e de filtragem mecanica ou biologica?
Grande abraço!!

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Misto Filtro de areia e canister com PVC 200 mm

Postby Rafael Compassi » 06 May 2012, 15:26

Show de bola teu projeto, Conte!

(só que se eu puxar a tubulação por uma parede a minha baixinha tem um troço, ehhehe).

Abraço

Conte
Colaborador
Posts: 257
Joined: 16 Apr 2012, 21:55
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 2
Location: Três de Maio - RS

Re: Misto Filtro de areia e canister com PVC 200 mm

Postby Conte » 06 May 2012, 20:24

Ahahahahaha... Rafael, então o problema são as baixinhas... A minha quase teve um troço o dia que eu montei ele e deixei ele no chão, embaixo do aquário, no lado da mesa, e olha que ela é bordadeira e eu disse pra ela fazer uma capa, tipo aquelas de botijão de gás, aí que ela virou bicho, queria me expurgar de casa, que tal que ela me manda embora e fica com meu aquário????? Já tenho encomendado um trambique de madeira que vai cobrir os canos, o cara só ainda não teve tempo de fazer.
Respondendo ao Moises, a areia faz a filtragem mecânica, por isso mixei o filtro de areia com um canister, a biologia fica por conta da cerâmica, o esquema é simples, tudo em camadas, as camadas de areia se sobrepõe sem problema, pois indo diminuindo a granuçlometria elas não se misturam. Estou pensando ainda em colocar purigem, mas será que a camada de carvão ativado não faz o mesmo trabalho? Alguém pode me esclarecer?
A pedido do Alexandre vou postar algumas fotos que fiz agorinha mesmo do aquário, não ficam muito boas por causa do flash e do outro lado do aqua que se vê. Tentei caprichar mas minha máquina não é profissa... ehehehehehe

Image

Image

Image

Image

Image

Image

User avatar
Moises Gama
Plantador
Plantador
Posts: 516
Joined: 27 Nov 2011, 23:16
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 2
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba Parana

Re: Misto Filtro de areia e canister com PVC 200 mm

Postby Moises Gama » 07 May 2012, 02:08

Ola, bom eu uso purigem , tem dado conta tranquilamente, agua limpa, sem cheiro e cristalina!!
Perguntei sobre a filtragem, pois nao sei se eu entendi direito, pois tb fabrico ums filtros e ideias novas sao sempre bem vindas.

Bom, vamos la, e agua entra por cima, passa pela camada de perlon, onde a filtragem mecanica e feita, depois passa pela ceramica, onde a filtragem biologica e feita, depois pelo carvao, onde a filtragem quimica e feita, apos as tres filtragens, a agua ainda passa por mais uma filtragem mecanica ate começar a voltar para o aquario?
Seria isso mesmo?
Digo isso pois nunca vi um filtro caseiro ou industrializado com uma filtragem mecanica na entrada e uma na saida, geralmente a filtragem mecanica que vem antes da quimica e biologica, tem que ser eficiente o suficiente para que nao passem residos entre as demais filtragens, esses residos, alem da sujeira fisica mesmo e necessidade de manutençao maior, diminuem a eficiencia das demais filtragens.
Vi que voce usa muito perlon na sua primeira filtragem mecanica, porem se me permite dizer, usando da maneira que voce usa, um rolo com camadas em paralelo ao tubo do filtro, entre essas camadas, ficam micro espaços, onde particulas passam, prova disso é que sua areia, que fica la no fundo depois da ceramica e carvao, tem sujeira "mecanica " por assim dizer, acho que se voce colocar o perlon em camadas em perpenticular ao tubo do filtro, sua filtragem mecanica sera mais eficiente com menos perlon.

Um grande abraço!!

User avatar
Alexandre Luna
Ciclador
Ciclador
Posts: 185
Joined: 13 Feb 2012, 14:53
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: João Pessoa-Pb

Re: Misto Filtro de areia e canister com PVC 200 mm

Postby Alexandre Luna » 07 May 2012, 08:13

Bom dia a todos!!!
Conte meu amigo, seu aqua ficou muito bonito nessa área da casa, uma maravilha. Mas me tira uma dúvida, a bomba da máquina de lavar puxa a água e empurra novamente pro aquário? ou a água desce pro filtro por gravidade?
Obrigado pelas fotos!! :D :D

Até breve.

Alexandre
Image

São de pequenas coisas que se formam as grandes.

Conte
Colaborador
Posts: 257
Joined: 16 Apr 2012, 21:55
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 2
Location: Três de Maio - RS

Re: Misto Filtro de areia e canister com PVC 200 mm

Postby Conte » 07 May 2012, 21:44

Boa noite.

Vou tentar responder ao Moisés e ao Alexandre. Realmente o esquema é como o Moisés relatou, a areia no meu filtro coloquei para aumentar e eficiência"mecânica" da filtragem, vi muitos Canisters que a filtragem das partículas ficam somente no perlon, como o volume de água do meu aquário é grande e a bomba é bem potente, preparei ele com essa intenção mesmo, nas estações de tratamento de água, o filtro convencional de areia mais a camada de carvão ativado chamamos de filtro de dupla camada, no meu projeto pensei justamente nisso, então pelo que o Moisés escreveu, meu filtro ficou "triplo", mais a filtragem biológica da cerâmica então. Me preocupei com o que o Moisés colocou que pode diminuir a eficiência da filtragem biológica e a química, é isso? Será que exagerei nos elementos e nas mídias filtrantes e isso vai deixar meu filtro ineficiente? Pela turbidez próximo de zero e a neutralidade do odor, até agora me parece que está funcionando bem. Até vou pegar um frasco de coleta e levar uma água para fazer uma análise no laboratório, vou medir a turbidez, PH, oxigênio dissolvido, odor... que são os parâmetros básicos após uma filtragem, que acham? Quanto ao funcionamento da bomba, como podem ver nas fotos o filtro está no mesmo nível do aquário, quando coloco ele para funcionar, depois de erguer ele no balcão, sem água dentro, senão não tenho força para erguê-lo, coloco água até encher ele, então ligo a bomba, ele bombeia a água para o aquário e vai fazendo um vácuo interno até começar a puxar a água por cima, isso a bomba consegue fazer pois ele fica hermético. Até quando eu tinha colocado ele no chão ao lado do aquário por 1º no início ele puxou, depois a água até descia por gravidade, mas agora não, a bomba consegue fechar o circuito de sucção e retorno para o aquário, até coloquei um registro borboleta no retorno para poder "estrangular" um pouco e diminuir a vazão dele , quando eu fizer a próxima TPA vou filmar a entrada de água para terem uma visão de como ficou a vazão dele.
Abraço.

Conte
Colaborador
Posts: 257
Joined: 16 Apr 2012, 21:55
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 2
Location: Três de Maio - RS

Re: Misto Filtro de areia e canister com PVC 200 mm

Postby Conte » 07 May 2012, 21:48

Em tempo, quanto ao perlon, na próxima manutenção vou acatar a dica do Moisés, reparei mesmo que enrolado ele deixa passar bastante partículas, que acham de cortar rodelas da manta e sobrepor elas como bolachinas recheadas no pacote, ehehehehehe Deve ficar bem mais eficiente, com certeza. Obrigado pela dica!

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Misto Filtro de areia e canister com PVC 200 mm

Postby Rafael Compassi » 07 May 2012, 22:03

É assim mesmo que ocorrem nas ETAs, Conte (você trabalha em uma?).

Eu projeto esses tipos de equipamentos e estações, e realmente o sistema que você bolou ficou fantástico, pois o perlon serve como um gradeamento grosseiro e a areia dá um polimento final, capturando o biofilme que possa sair das cerâmicas.

Show mesmo.

Abraço


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest