O vidro não e tudo, 64L por menos de R$20,00 (corrigido!)

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderador: Equipe AqOL

Regras do fórum
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Moises Gama
Plantador
Plantador
Fotos no Portal AqOL: 1
Artigos publicados no Portal AqOL: 2
Aquário do Mês do AqOL: 0

O vidro não e tudo, 64L por menos de R$20,00 (corrigido!)

Mensagempor Moises Gama » 28 Abr 2012, 14:56

Ola pessoas!!!

Para todos nos que temos aquario, e sempre bom ter um "aquario" menor para ser o o quario hospital, ou um "aquario"para uma emergencia ou coisa assim.
Esse "aquario", pode ser um balde, uma caixa de isopor, bacia , caixa plastica... porem ter um recipiente onde e possivel enxergar melhor o peixe, seus habitos e tudo mais e importante.
Com base nisso, vendo algumas ideias inet a fora eu fiz um aquario de 64 litros 40x40x40 gastando menos de R$20,00 usando 4 peças de ceramica 40x40 e uma peça de vidro de 40x40 , eu ja tinha todo o material em minha casa, mas contanto que o m² da ceramica custa apartir de R$7,00 um pedaço de vidro de 40x40 vai custar mais de R$5,00 a R$10,00 e mais um pouco que é gasto com silicone, podemos dizer que se gasta em torno de R$20,00 para um aquario de 64 litros, que em vidro custaria 4 a 5x mais.

Seguem as fotos;
Imagem
São 4 partes em ceramica(fundo, traseira e laterais) e a frente em vidro
Imagem
Colei duas travas transversais em vidro, elas sao os retalhos do vidro que cortei para a frente
Imagem
Usei ceramicas pretas que tinha aqui, mas pode ser qualquer uma

Como meu pai trabalha com colcaçao de ceramicas ele comentou que e bom passar um impermeabilizante na traseira da ceramica, tendo em vista que ela ficara dentro da agua, a parte de tras pode ficar umida, vazar nao, apenas umidecer,
Lateral e traseira do aquario, nao cortei nenhuma peça da ceramica, colei traseira sobre o fundo, e laterais ao lado do fundo, isso deixou uma diferença na parte de cima do aquario, onde colei as travas e ficou tudo no mesmo plano.
Imagem
Usei silicone mesmo para colar as ceramicas, porem existe uma argamassa que tem a finalidade de sobrepor ceramicas sobre ceramicas, ela gruda mesmo na parte lisa da ceramica e nao solta, quebra a ceramica mas nao solta, so nao usei pois a embalagem minima e 10 quilos, custa em torno de R$30,00, seria muito para uma simples montagem, porem acredito que alem de mais facil de trabalhar, ela gruda mais na ceramica.
O silicone me parece que deixou tudo bem firme, colou bem eu forcei as laterais do aqua, levantei pelas laterais e dei pequenos trancos pra ver se soltava e nada, tambem nao vazou, e ta tudo tranquilo.

Bom, ta ai entao uma opçao para quem precisa de um aquarinho hospital ou para emergencias e nao quer gastar muito, e tambem nao quer usar os baldes e bacias da casa, :D :D :D :D
Pra quem tem baterias de aquarios, onde ficam lado a lado e so a "janela" da frente do aqua fica visivel, tambem é uma boa opção.
Lembrando que hoje em dia temos ceramicas e porcelanatos de grandes formatos, ja vi ate de 100x120, oque daria um tancão de 1200 litros, porem nao sei como eles suportam a pressao, nao sei dizer o quanto e viavel fazer um aquario grande com esses materiais.
Pra quem e pobre como eu, temos ai mais uma boa opção pra nos mantermos firme e forte no aquarismo!!

Abraços a todos!!
Editado pela última vez por Moises Gama em 12 Dez 2016, 20:39, em um total de 3 vezes.

Alexandre Luna
Ciclador
Ciclador
Fotos no Portal AqOL: 0
Artigos publicados no Portal AqOL: 0

Re: O vidro não e tudo, 64L por menos de R$20,00

Mensagempor Alexandre Luna » 30 Abr 2012, 13:35

Muito bom pra criar bettas macho! Valeu Moises.
Imagem

São de pequenas coisas que se formam as grandes.

Lord_Wolf
Colaborador
Artigos publicados no Portal AqOL: 12
Contato:

Mensagempor Lord_Wolf » 30 Abr 2012, 16:41

Olá
Criativo demais. E essa parte preta, passou alguma coisa na cerâmica? É a cor mesmo dela?
Imagem

Imagem

Alexandre Luna
Ciclador
Ciclador

Mensagempor Alexandre Luna » 30 Abr 2012, 16:48

Lord, é a cor mesmo dela!!
Imagem

São de pequenas coisas que se formam as grandes.

Lord_Wolf
Colaborador
Artigos publicados no Portal AqOL: 12
Contato:

Mensagempor Lord_Wolf » 30 Abr 2012, 16:52

É que a foto da cerâmica parece ser cinza. E depois com o aquário montado ela parece preta.
Imagem

Imagem

3daquarios
Montador
Montador
Contato:

Mensagempor 3daquarios » 30 Abr 2012, 20:13

Muito bom eu uso e aprovo tenho 4 aqua assim 60x30x30, eles só tem frente de vidro de 5mm uso a mais de 1 ano nunca vaso. Parabéns
Aquarismo quanto mais pesquiso e aprendo mais mim apaixono...

kanenberg
Montador
Montador
Contato:

Mensagempor kanenberg » 30 Abr 2012, 21:35

Já vi pessoalmente aquários feitos com cerâmica. Inclusive a pessoa onde vi, comprava as cerâmicas em pontas de estoques de lojas para esta finalidade.

Moises Gama
Plantador
Plantador

Mensagempor Moises Gama » 01 Mai 2012, 13:52

Ola, obrigado a todos!!
A ceramica é preta mesmo, a foto onde ela aparece cinza e por causa do flash, mas ceramica tem todas as cores, desenhos, tem ate umas que imitam pedras que daria um aspecto legal tambem.

Abraços!!

rodolphomerlim
Planejador
Planejador

Mensagempor rodolphomerlim » 04 Mai 2012, 10:53

Esse Moises tem cada ideia...uma melhor que a outra!!!
Amigão, sensacional!!! Vc me deu mais uma ótima solução para montar minha "maternidade"...rs

Abraço!
Imagem

Moises Gama
Plantador
Plantador

Mensagempor Moises Gama » 04 Mai 2012, 23:18

Esse e o intuito da coisa, boa sorte ai, abraços!!

Voltar para “Faça Você Mesmo - FVM”