O vidro não e tudo, 64L por menos de R$20,00 (corrigido!)

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Moises Gama
Plantador
Plantador
Posts: 516
Joined: 27 Nov 2011, 23:16
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 2
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba Parana

O vidro não e tudo, 64L por menos de R$20,00 (corrigido!)

Postby Moises Gama » 28 Apr 2012, 14:56

Ola pessoas!!!

Para todos nos que temos aquario, e sempre bom ter um "aquario" menor para ser o o quario hospital, ou um "aquario"para uma emergencia ou coisa assim.
Esse "aquario", pode ser um balde, uma caixa de isopor, bacia , caixa plastica... porem ter um recipiente onde e possivel enxergar melhor o peixe, seus habitos e tudo mais e importante.
Com base nisso, vendo algumas ideias inet a fora eu fiz um aquario de 64 litros 40x40x40 gastando menos de R$20,00 usando 4 peças de ceramica 40x40 e uma peça de vidro de 40x40 , eu ja tinha todo o material em minha casa, mas contanto que o m² da ceramica custa apartir de R$7,00 um pedaço de vidro de 40x40 vai custar mais de R$5,00 a R$10,00 e mais um pouco que é gasto com silicone, podemos dizer que se gasta em torno de R$20,00 para um aquario de 64 litros, que em vidro custaria 4 a 5x mais.

Seguem as fotos;
Image
São 4 partes em ceramica(fundo, traseira e laterais) e a frente em vidro
Image
Colei duas travas transversais em vidro, elas sao os retalhos do vidro que cortei para a frente
Image
Usei ceramicas pretas que tinha aqui, mas pode ser qualquer uma

Como meu pai trabalha com colcaçao de ceramicas ele comentou que e bom passar um impermeabilizante na traseira da ceramica, tendo em vista que ela ficara dentro da agua, a parte de tras pode ficar umida, vazar nao, apenas umidecer,
Lateral e traseira do aquario, nao cortei nenhuma peça da ceramica, colei traseira sobre o fundo, e laterais ao lado do fundo, isso deixou uma diferença na parte de cima do aquario, onde colei as travas e ficou tudo no mesmo plano.
Image
Usei silicone mesmo para colar as ceramicas, porem existe uma argamassa que tem a finalidade de sobrepor ceramicas sobre ceramicas, ela gruda mesmo na parte lisa da ceramica e nao solta, quebra a ceramica mas nao solta, so nao usei pois a embalagem minima e 10 quilos, custa em torno de R$30,00, seria muito para uma simples montagem, porem acredito que alem de mais facil de trabalhar, ela gruda mais na ceramica.
O silicone me parece que deixou tudo bem firme, colou bem eu forcei as laterais do aqua, levantei pelas laterais e dei pequenos trancos pra ver se soltava e nada, tambem nao vazou, e ta tudo tranquilo.


Bom, ta ai entao uma opçao para quem precisa de um aquarinho hospital ou para emergencias e nao quer gastar muito, e tambem nao quer usar os baldes e bacias da casa, :D :D :D :D
Pra quem tem baterias de aquarios, onde ficam lado a lado e so a "janela" da frente do aqua fica visivel, tambem é uma boa opção.
Lembrando que hoje em dia temos ceramicas e porcelanatos de grandes formatos, ja vi ate de 100x120, oque daria um tancão de 1200 litros, porem nao sei como eles suportam a pressao, nao sei dizer o quanto e viavel fazer um aquario grande com esses materiais.
Pra quem e pobre como eu, temos ai mais uma boa opção pra nos mantermos firme e forte no aquarismo!!

Abraços a todos!!
Last edited by Moises Gama on 12 Dec 2016, 20:39, edited 3 times in total.

User avatar
Alexandre Luna
Ciclador
Ciclador
Posts: 185
Joined: 13 Feb 2012, 14:53
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: João Pessoa-Pb

Re: O vidro não e tudo, 64L por menos de R$20,00

Postby Alexandre Luna » 30 Apr 2012, 13:35

Muito bom pra criar bettas macho! Valeu Moises.
Image

São de pequenas coisas que se formam as grandes.

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: O vidro não e tudo, 64L por menos de R$20,00

Postby Lord_Wolf » 30 Apr 2012, 16:41

Olá
Criativo demais. E essa parte preta, passou alguma coisa na cerâmica? É a cor mesmo dela?
Image

Image

User avatar
Alexandre Luna
Ciclador
Ciclador
Posts: 185
Joined: 13 Feb 2012, 14:53
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: João Pessoa-Pb

Re: O vidro não e tudo, 64L por menos de R$20,00

Postby Alexandre Luna » 30 Apr 2012, 16:48

Lord, é a cor mesmo dela!!
Image

São de pequenas coisas que se formam as grandes.

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: O vidro não e tudo, 64L por menos de R$20,00

Postby Lord_Wolf » 30 Apr 2012, 16:52

É que a foto da cerâmica parece ser cinza. E depois com o aquário montado ela parece preta.
Image

Image

User avatar
3daquarios
Montador
Montador
Posts: 72
Joined: 10 Dec 2011, 09:15
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Itabaiana Sergipe
Contact:

Re: O vidro não e tudo, 64L por menos de R$20,00

Postby 3daquarios » 30 Apr 2012, 20:13

Muito bom eu uso e aprovo tenho 4 aqua assim 60x30x30, eles só tem frente de vidro de 5mm uso a mais de 1 ano nunca vaso. Parabéns
Aquarismo quanto mais pesquiso e aprendo mais mim apaixono...

kanenberg
Montador
Montador
Posts: 33
Joined: 17 Dec 2010, 01:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Rio de Janeiro/RJ
Contact:

Re: O vidro não e tudo, 64L por menos de R$20,00

Postby kanenberg » 30 Apr 2012, 21:35

Já vi pessoalmente aquários feitos com cerâmica. Inclusive a pessoa onde vi, comprava as cerâmicas em pontas de estoques de lojas para esta finalidade.

User avatar
Moises Gama
Plantador
Plantador
Posts: 516
Joined: 27 Nov 2011, 23:16
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 2
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba Parana

Re: O vidro não e tudo, 64L por menos de R$20,00

Postby Moises Gama » 01 May 2012, 13:52

Ola, obrigado a todos!!
A ceramica é preta mesmo, a foto onde ela aparece cinza e por causa do flash, mas ceramica tem todas as cores, desenhos, tem ate umas que imitam pedras que daria um aspecto legal tambem.

Abraços!!

User avatar
rodolphomerlim
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 04 May 2012, 09:54
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campo Grande - Rio de Janeiro

Re: O vidro não e tudo, 64L por menos de R$20,00

Postby rodolphomerlim » 04 May 2012, 10:53

Esse Moises tem cada ideia...uma melhor que a outra!!!
Amigão, sensacional!!! Vc me deu mais uma ótima solução para montar minha "maternidade"...rs

Abraço!
Image

User avatar
Moises Gama
Plantador
Plantador
Posts: 516
Joined: 27 Nov 2011, 23:16
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 2
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba Parana

Re: O vidro não e tudo, 64L por menos de R$20,00

Postby Moises Gama » 04 May 2012, 23:18

Esse e o intuito da coisa, boa sorte ai, abraços!!


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest