Nova Tampa FVM - MRV

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Nova Tampa FVM - MRV

Postby Marcio Vargas » 23 Mar 2012, 13:27

Pessoal

Dando continuidade ao projeto tartaruga do meu novo aquário para os gordos, vou começar a fazer a tampa.

O Aquário o Mr. Oto vai me entregar no Aquachurras (desde 1993 quando entrei no mundo molhado, é o meu primeiro aquário comprado, que não foi feito por mim mesmo, para verem o nível de correria que estou), ainda não sei o tamanho exata, eu pedi um de 100 x 40 x 50 porem ele disse que ia fazer maior, que ficava mais legal, como eu confio no "home", vou ver o que vai sair.

Pois bem, para a tampa já comprei reatores, lampadas, fiação e todos os acessórios, a madeira vai ser a ultima a ser comprada. Como de costume, antes de por a mão na massa eu gostaria de apresentar o projeto e ouvir opiniões, criticas, sugestões.

Serão 4 T8 de 30w (ele vai ter plantas, porem não será um plantado) ligadas em dois Timers, um para as duas "luz do dia" e outro para as "coloridas". Também colocarei uma barrinha de led azul, assim como tenho hoje, para fazer a "luz do luar", ligado tb a um timer. Por ultimo vou colocar dois coolers pequenos para promover alguma circulação de ar dentro da tampa e evitar o mofo (aqui na serra gaucha tem muita condensação no inverno, com a água a 24° e o ambiente a 3, 5, 8° a condensação é uma praga na madeira), os coolers tb são ligados a um timer, e aciona umas 5 vezes ao dia por uns 15 min cada uma.

O projeto foi livremente copiado de um post do Vitoria Reff (http://www.vitoriareef.com.br/forum/vie ... view=print), então já fica aqui meu agradecimento e o credito ao autor.

Lateral, a peça abaixo na foto é a moldura inferior, notem ainda a abertura que vai ser feita:
Image

Parte traseira, notem a abertura para a entrada de mangueiras e cabos:
Image

Parte frontal com o recorte, adorei essa abertura, alem de um toque a mais no lay out, tb permite a livre circulação de ar.
Image

Então amigos? O que me dizem?

Ainda falta o Mr. Oto me passar as medidas exatas para começar a cortar as madeiras, porem já quero ir adiantando para no Aquachurras montar ele com o pessoal que estiver por aqui, inclusive com um tour pelo meu pequeno deposito de pedras:
Image

abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Nova Tampa FVM - MRV

Postby Marcio Vargas » 29 Mar 2012, 10:49

Bueno, comprei as lampadas, reatores e acessórios.

Agora a duvida é se coloco os reatores na tampa ou dentro do móvel... A vantagem de colocar dentro do móvel é a proteção contra umidade, porem com 4 lampadas serão 16 fios subindo para a tampa, se colocar na tampa são apenas dois pares de fios (serão ligadas em dois timers, um para as color e outro para as luz do dia), porem tem a questão da umidade.

O que recomendam?

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Nova Tampa FVM - MRV

Postby Rafael Compassi » 30 Mar 2012, 13:47

Buenas, cara!

Vai ficar show esse aqua!

Coloca os reatores encima da tampa!

Depois passa aquele espiral de PVC para encapar os fios e juntar todos, pra ficar bem jeitoso.

E toma uma copo com tabs, pra dar uma vitaminada na vida, hahaha.

Abraço

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Nova Tampa FVM - MRV

Postby Marcio Vargas » 30 Mar 2012, 13:52

Ahahahaha

Não pude perder a oportunidade né Dr. RC!!!!! Ahahaha

Cara, achei muito legal essa tampa, quando bati o olho me decidi.

O Espiral Tub eu já tenho, uso hoje no meu comunitário, quanto ao reator em cima da tampa, como assim? Em cima por fora?

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Nova Tampa FVM - MRV

Postby Rafael Compassi » 30 Mar 2012, 13:57

Sim, encima por fora!

Uso 2 reatores das lâmpadas T8 e 2 drivers dos leds de 50w encima da tampa do aqua, do lado de fora.

(os reatores estão desativados, pois estou usando só leds).

Abraço

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Nova Tampa FVM - MRV

Postby Marcio Vargas » 02 Apr 2012, 07:52

Cara,
E os reatores por fora não fica "feio"? Já to com o madeirame em casa, assim que colarmos o tanque eu tiro a medida exata e começo a fazer.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Nova Tampa FVM - MRV

Postby Rafael Compassi » 02 Apr 2012, 08:07

Você pode criar um compartimento encima da tampa para esconder os reatores se não quiser que eles apareçam. Eu nem me dou o trabalho, fica aquela fiozaiada lá, hehehe.

Abraço

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Nova Tampa FVM - MRV

Postby Marcio Vargas » 04 Apr 2012, 19:35

Já tenho uma ideia...

Dia 14 te mostro.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Nova Tampa FVM - MRV

Postby Rafael Compassi » 04 Apr 2012, 20:33

boa, magrão!

Abraço!


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest