Bateria de Beteiras - MRV

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Bateria de Beteiras - MRV

Postby Marcio Vargas » 30 Nov 2011, 15:48

Bueno,
Já devem ter percebido que não consigo parar quieto... Se penso em fazer algo, vou lá e faço.

Agora é essa ideia.

Sempre tive uma paixão por Betas, adoro as cores, o "formato", o comportamento, porem sempre achei um crime aquelas beteiras quadradas minusculas. Minhas 3 tentativas de manter Betas no comunitário não deram certo, perdi as fêmeas e o macho.

Como manter um Beta em um espaço digno sem desperdiçar um espaço enorme? Pensei nessa Beteira, que é o primeiro esboço, assim que acabei o desenho já pensei em mudanças.

Image
Não sou bom em desenho, mas acho que ficou claro o sentido de circulação da água né? Em cada nicho a tomada de água é mais baixa para promover uma melhor circulação.

Cada nicho vai ter 20 de frente por 15 de fundo e 20 de altura. No final vai haver um pequeno nicho que no desenho tem apenas a bomba de recalque (Filtro Interno), porem já pensei em encher de cerâmica também, para auxiliar na biológica (já que quando limpamos a esponja do filtro interno, acabamos lavando tb a biologia).

Cada nicho vai ter aproximadamente 6 litros brutos, o que da 30 litros brutos na soma dos nichos e mais uns 5 litros brutos no "sump". O Fundo vai ter contact preto assim como o "sump" (este nos 3 lados externos).

Penso em colocar um substrato inerte (similar aos meus outros aquários) e algumas plantas pouco exigentes (as mesmas do Habitat Peixe Paraíso) para proporcionar algum abrigo para eles. Farei tb uma calha FVM no estilo daquela que já fiz, porem com uma fluorescente.

Sei que a mistura de água entre os nichos não é o mais adequado, já que pode ocorrer de uma eventual doença de um individuo passar para os outros, porem é o mais pratico e em conta para esse primeiro projeto.

Bueno, o que os amigos acham do arranjo geral? E do volume de cada nicho? Sem alterar muito a ideia básica, há algo a acrescentar?

abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Alex@Lopes
Montador
Montador
Posts: 70
Joined: 09 Nov 2011, 17:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Recife - PE

Re: Bateria de Beteiras - MRV

Postby Alex@Lopes » 30 Nov 2011, 16:01

Pois é amigo verdade, rsrsrsr, ja me baseei em muitos dos seus tutoriais na montagem do meu aqua

http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 10&t=29771 , sei que n sou a pessoa mais apropriada para dar concelhos, por ser ainda um iniciante, mais uma coisa que me chamou atenção assim que olhei o seu desenho foi o fato da circulação da água, realmente uma ótima idéia utilizar o esquema de um SUMP para beteiras, so que betas amam água calma ou parada mesmo e neste caso a circulação da água não geraria uma força puxando os peixes para a direita?
___________________________________________________________________________________
144 litros reforçado

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Bateria de Beteiras - MRV

Postby Marcio Vargas » 30 Nov 2011, 16:20

alex,

Cara, fico feliz em saber que meus FVM ajudam os colegas, essa é a intenção. Quanto a ser iniciante, não se acanhe, eu também sou e sempre vai ter alguem que aproveita nossas ideias e opiniões.

Quanto ao meu Sump, a bomba que penso para ele é bem fraca, algo em torno de 100 ou 150 litros hora, apenas o suficiente para conduzir ate a esponja as partículas em suspensão, assim auxiliando na manutenção dele (exita ter que desmontar tudo a cada 15 dias). Com uma circulação dessas eu consigo manter uma boa colonia de bactérias que controlam a amônia, o que também dispensa a troca quase total de água.

Com essa circulação pelos meus precários cálculos (com uma ajudinha de um engenheiro de fluidos aqui da usina em que trabalho) a "sucção" entre os nichos não vai ser o bastante para sugar os peixes ou provocar desconforto. A abertura com 15 cm de largura por 1cm de "boca" proporciona uma boa dissipação da energia de engolimento do filtro. Porem esse calculo levou em conta apenas um nicho, e não o volume acumulado dos 5 (valeu pela dica).

Mas há um plano "B" que também estou avaliando. É a instalação de uma calha interna, de vidro mesmo, a sucção continuaria embaixo, porem ao subir esse terceiro vidro das divisões seria fechado, direcionando a agua para essa calha interna que levaria a agua ate o sump.

Pensei nessa opção porque o volume de agua do primeiro nicho para o segundo é X, do segundo para o terceiro é X + 1, e assim por diante. Lá na ultima divisão eu teria os 100L/H passando por uma unica abertura, então sim poderia haver a sucção.

abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Alex@Lopes
Montador
Montador
Posts: 70
Joined: 09 Nov 2011, 17:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Recife - PE

Re: Bateria de Beteiras - MRV

Postby Alex@Lopes » 30 Nov 2011, 17:17

Rsrsrsr, tanta informação que fiquei até tonto!! No caso de acordo com estes cálculos ta sussa!!
___________________________________________________________________________________
144 litros reforçado

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Bateria de Beteiras - MRV

Postby Marcio Vargas » 30 Nov 2011, 23:15

Alex e demais,

Aqui está um esboço melhorzinho...

Image

Foi um pouco complicado para calcular o engolimento de cada compartimento, as vazões são muito pequenas, porem segundo os cálculos, com os furos de 3mm distribuídos desta forma, em uma bomba de 200L/h considerando uma perda de 30% de sua vazão, os betas não serão sugados, também não haverá movimentação significativa de água.

Claro que na pratica, a teoria sempre é outra...


Amanha mesmo começo a juntar o material necessário.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Alex@Lopes
Montador
Montador
Posts: 70
Joined: 09 Nov 2011, 17:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Recife - PE

Re: Bateria de Beteiras - MRV

Postby Alex@Lopes » 01 Dec 2011, 16:08

Hummm, ficamos no aguardo das fotos!!!!!!
___________________________________________________________________________________
144 litros reforçado

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Bateria de Beteiras - MRV

Postby Marcio Vargas » 05 Dec 2011, 20:10

E começa tomar forma...

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Agora é esperar secar, testar a estanqueidade e depois tirar as medidas exatas das divisões.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Bateria de Beteiras - MRV

Postby Xica » 05 Dec 2011, 22:43

Eta homem desassossegado. Demorou para aparecer coisa nova. :)
Pergunta para você: será que não haverá problema com cada betta encarando outros dois (ou um, no caso das extremidades) todo o tempo?
Isto não geraria stress?
Abraços.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Bateria de Beteiras - MRV

Postby Marcio Vargas » 06 Dec 2011, 08:45

Xica, é difícil ficar sem fazer nada... Desde o ultimo FVM "molhado", fiz outros de madeira e metal aqui em casa. O radio ao fundo das fotos é um...

Sobre os Bettas, não havia pensado isso. Talvez por ver em grandes criadouros um ao lado do outro. Será que a vegetação não irá contribuir para esconde-los uns dos outros?

Caso contrario posso fazer uma armação de arame com sombrite bem escuro, e colocar nas divisões, como se fosse uma cortina.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Bateria de Beteiras - MRV

Postby Xica » 06 Dec 2011, 12:24

Oi, Marcio.
Só fiquei pensando que se betta fica todo nervosinho com o próprio reflexo, imagina com outros machos ao lado.
Que tal divisórias de vidro fosco? Acho que resolve bem.
Fotos dos gordos. Estou com saudade deles.
Abraços.


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest