CO2 com Extintor de Incêndio - MRV

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

CO2 com Extintor de Incêndio - MRV

Postby Marcio Vargas » 16 Sep 2011, 19:37

Amigos

Após começar o meu aquario com uma ou duas plantinhas, comecei a tomar gosto pela coisa, parti para variedades diferentes de plantas. Aumentei a iluminação, fiz um CO2 de garrafada, comprei fertilizantes... A coisa foi evoluindo, assim como a minha vontade de proporcionar para as plantas um ambiente mais estável e "agradável". Não tenho um plantado, tenho um aquario com plantas, onde a prioridade são os meus Kinguios (que não comem, nem desenterram as plantas). Ainda assim resolvi investir em um sistema de CO2 mais confiável e estável.

As opções no mercado são muito caras para quem não tem as plantas como foco, então a alternativa para quem ainda assim deseja um sistema pressurizado é o FVM. Optei pelo projeto com cilindro de extintor de incendio, disponível na sessão de artigos do portal AqOL.

Antes de começar com o Tutorial (bem simples esse), cabe lembrar/alertar que estes cilindros trabalham com pressões elevadas, todo cuidado é pouco sob pena de explodirmos o movel e o aquario, ou pior ainda, causar ferimentos graves em alguém. Então muita atenção para os itens abaixo, nem pense em começar o projeto sem respeita-los.

O Cilindro deve ser próprio de CO2.
O Cilindro deve vir de fornecedor confiável e reconhecido no mercado.
O Cilindro deve, como todo vazo de pressão, passar por teste hidrostático (teste que mede a qualidade e durabilidade do equipamento)
O teste tem validade, fique atento.
Respeite o limite de carga do cilindro.
Faça a recarga em empresas serias, pague uns R$ 20,00 a mais, mas não arrisque.
Só use conexões, manômetros e válvulas apropriadas para CO2 e para a pressão de trabalho do cilindro.
Se não é familiarizado com a NR 13, leia pelo menos o básico dela.


Material:

01 Extintor de incêndio de 6Kg, CO2 (usado e vazio).
01 Valvula de liberação lenta, ou de topo.
01 Valvula reguladora de pressão, com manometro.
01 Valvula Solenoide (a minha ainda não chegou).
01 Conta bolhas (o meu não chegou, fiz gambiarra).
01 Rolo de fita veda rosca.

Ferramentas:

Chave combinada (do tamanho das roscas que vc tem)
Alicate de Pressão

Foto-tutotial.

Valvula de liberação lenta, ou de topo:
Image

Image

Reguladora de pressão com manômetro e ajuste fino.
Image

Cilindro, não tenho foto (infelizmente) antes de ir para o teste. Aqui é logo apos receber de volta. Já com teste hidrostático, pintura, recarga e a substituição do gatilho do extintor pela válvula de topo by Mercado Livre.
Image

Image

Já em casa:
Image

Vedação entre as valvulas
Image

Image

Image

Válvula de topo aberta
Image

Image

Gambiarra ate o conta bolhas chegar
Image

Image

Image

Pessoal, por hora era isso. Assim que a solenoide e o conta bolhas chegarem, eu edito aqui com as fotos.

Isso tudo termina em um Reator de CO2 FVM

Abs e obrigado a todos pelo incentivo, dicas e puxões de orelha.
Last edited by Marcio Vargas on 17 Sep 2011, 15:02, edited 2 times in total.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
gilson™
Plantador
Plantador
Posts: 536
Joined: 14 Apr 2009, 21:55
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Montenegro RS

Re: CO2 com Extintor de Incêndio - MRV

Postby gilson™ » 16 Sep 2011, 20:29

Esse Marcio !!!!
Cara show teu Co2, mas me perdoe os detalhes, vi uma esponja verde com um cabinho de rede, hahahaha tu é fera mesmo, não pude deixar de comentar... hahahah nada de anormal eu mesmo tenho uma, bom um quarto de uma colada em um pedaço de polietileno que peguei com um amigo, colei ela em um cabo do tal de plantador que tem 80cm, acabei com ele pq é uma porcaria pra plantar ai serviu de base para a esponja, uma dica troca essa esponja pela azul, aquela de limpar panelas com teflon, elas não riscam, são de plastico, eu acho... vou colocar uma foto da esponja que to falando.... mas fora as brincadeiras ta 10 teu cilindro, esse ai vai te durar ums 10 anos !!!!!!!

Abraço
Gilson
Gilson Moreira
Site:http://www.mrotoaquarios.com.br

"Peleando em favor da pampa a pilcha sovada em tiras
Marcando fronteira, provou lealdade
Livrando os trastes da campa na ventania rusguenta
Pranchando adaga a gritos de liberdade!!!"

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: CO2 com Extintor de Incêndio - MRV

Postby Rafael Compassi » 16 Sep 2011, 23:45

Ficou muito bom!

Tem como postar os custos dos equipamentos usados?

Abraço!

User avatar
caio augustus
Ciclador
Ciclador
Posts: 180
Joined: 12 Sep 2011, 12:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio Claro SP

Re: CO2 com Extintor de Incêndio - MRV

Postby caio augustus » 17 Sep 2011, 01:47

Amigos

Após começar o meu aquario com uma ou duas plantinhas, comecei a tomar gosto pela coisa, parti para variedades diferentes de plantas. Aumentei a iluminação, fiz um CO2 de garrafada, comprei fertilizantes... A coisa foi evoluindo, assim como a minha vontade de proporcionar para as plantas um ambiente mais estável e "agradável". Não tenho um plantado, tenho um aquario com plantas, onde a prioridade são os meus Kinguios (que não comem, nem desenterram as plantas). Ainda assim resolvi investir em um sistema de CO2 mais confiável e estável.

As opções no mercado são muito caras para quem não tem as plantas como foco, então a alternativa para quem ainda assim deseja um sistema pressurizado é o FVM. Optei pelo projeto com cilindro de extintor de incendio, disponível na sessão de artigos do portal AqOL.

Antes de começar com o Tutorial (bem simples esse), cabe lembrar/alertar que estes cilindros trabalham com pressões elevadas, todo cuidado é pouco sob pena de explodirmos o movel e o aquario, ou pior ainda, causar ferimentos graves em alguém. Então muita atenção para os itens abaixo, nem pense em começar o projeto sem respeita-los.

O Cilindro deve ser próprio de CO2.
O Cilindro deve vir de fornecedor confiável e reconhecido no mercado.
O Cilindro deve, como todo vazo de pressão, passar por teste hidrostático (teste que mede a qualidade e durabilidade do equipamento)
O teste tem validade, fique atento.
Respeite o limite de carga do cilindro.
Faça a recarga em empresas serias, pague uns R$ 20,00 a mais, mas não arrisque.
Só use conexões, manômetros e válvulas apropriadas para CO2 e para a pressão de trabalho do cilindro.
Se não é familiarizado com a NR 13, leia pelo menos o básico dela.


Material:

01 Extintor de incêndio de 6Kg, CO2 (usado e vazio).
01 Valvula de liberação lenta, ou de topo.
01 Valvula reguladora de pressão, com manometro.
01 Valvula Solenoide (a minha ainda não chegou).
01 Conta bolhas (o meu não chegou, fiz gambiarra).
01 Rolo de fita veda rosca.

Ferramentas:

Chave combinada (do tamanho das roscas que vc tem)
Alicate de Pressão

Foto-tutotial.

Valvula de liberação lenta, ou de topo:
Image

Image

Reguladora de pressão com manômetro e ajuste fino.
Image

Cilindro, não tenho foto (infelizmente) antes de ir para o teste. Aqui é logo apos receber de volta. Já com teste hidrostático, pintura, recarga e a substituição do gatilho do extintor pela válvula de topo by Mercado Livre.
Image

Image

Já em casa:
Image

Vedação entre as valvulas
Image

Image

Image

Válvula de topo aberta
Image

Image

Gambiarra ate o conta bolhas chegar
Image

Image

Image

Pessoal, por hora era isso. Assim que a solenoide e o conta bolhas chegarem, eu edito aqui com as fotos.

Tudo isso termina em um reator FVM que estou terminando, logo mais eu abro um topico para ele. A ideia nasceu assim:
Image

Era um PVC tocado por uma ALEAS 700L/h com bio balls.

Como eu não consegui as bolas, mudei para isso.
Image
Um PVC de 35mm tocado pela mesma bomba, com 3 divisões internas para a água circular sob pressão. Logo um tópico dele com o passo a passo.

Abs e obrigado a todos pelo incentivo, dicas e puxões de orelha.




qual e o material da roela de vedacao?????
Image


"A mente é como um pára-quedas. Só funciona se abrí-lo."
Frank Zappa

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: CO2 com Extintor de Incêndio - MRV

Postby Marcio Vargas » 17 Sep 2011, 10:16

Caio

Ela veio junto com a reguladora.

Aparentemente é cortiça, porem vc pode otilizar O'rings de borracha, encontrados facilmente em ferragens.

Gilson.

Valew cara. Quem sabe não patenteamos algumas coisas? ahahah

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
gilson™
Plantador
Plantador
Posts: 536
Joined: 14 Apr 2009, 21:55
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Montenegro RS

Re: CO2 com Extintor de Incêndio - MRV

Postby gilson™ » 17 Sep 2011, 14:47

Vai que da, hehehe
"Limpadores de esponja, MG soluções para aquarismo" e o slogan, " Pouco Investimento, resultados profissionais"
heheheh que achou, marqueteiro !!!!!!!!!

Abraço, hehehehe vmao brinca que não custa nada !!!!!!!
Gilson Moreira
Site:http://www.mrotoaquarios.com.br

"Peleando em favor da pampa a pilcha sovada em tiras
Marcando fronteira, provou lealdade
Livrando os trastes da campa na ventania rusguenta
Pranchando adaga a gritos de liberdade!!!"


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest