Reciclando Refil Atman HF - 0600

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Reciclando Refil Atman HF - 0600

Postby Mateus Camboim » 14 Aug 2011, 22:18

Oi,

Há muito tempo que eu venho fazendo uso de uma técnica barata, simples e eficiente: a reciclagem do refil do filtro Atman HF - 0600, muito conhecido no nosso meio.

Essa técnica surgiu de uma necessidade pessoal: economia. Onde moro pago R$16,00 o refil (mais barato que encontro). Eu troco tal refil uma vez por semana, o que daria R$64,00 por mês sendo portanto R$768,00 ao ano. No caso de lavar o refil 1 vez, usaria 2 por mês, R$32,00, por ano R$384,00. Com essa quantia seria possível montar um aquário novo, aquele marinho, comprar um canister excelente, um cilindro de CO2, aquele substrato fértil considerado o melhor do mercado, kits de testes químicos, aquele casal de casal de Discos tão sonhado, uma coleção de livros recomendados por todos os aquaristas experientes, enfim, uma dezena de coisas interessantes.

Reciclando um refil, o custo é irrisório. Bem na verdade, não saberia calcular exatamente quanto eu gasto com cada refil que eu reutilizo. Sei que o metro de lã perlon custa aqui R$4,50, e dura mais que 6 meses. Agulha é de graça, já tinha em casa (e não custa mais que R$1,50). Fio de náilon é o mais caro, paguei R$14,90, mas possui uma duração admirável, mais que 2 anos. Arrisco-me a dizer que não dispenso mais do que R$3,00 em cada refil.

Bem, os materiais que precisamos para reutilizar um refil são os seguintes:

:arrow: Refil velho modelo Atman HF-0600;
:arrow: 2 pedaços (retângulos) de lã perlon (mais ou menos, o suficiente para cobrir 2x o tamanho do refil);
:arrow: Carvão Ativado;
:arrow: Fio de náilon (aproximadamente 2 metros);
:arrow: Agulha;
:arrow: Estilete;
:arrow: Lixa média;
:arrow: Tesoura,
:arrow: Prego pequeno e
:arrow: Escova de dentes infantil e nova.

Enfim, vamos ao passo-a-passo:

Image
O refil velho. Pode ser feito com outro modelo da Atman ou até mesmo de outras marcas, porém pequenas modificações podem ser necessárias, talvez.

Image
Com o estilete velho cortamos o perlon antigo.

Image
Descartamos o perlon e também o carvão ativado que vem junto ao refil.

Image
Novamente com o estilete velho em mãos, retiramos as rebarbas do perlon e também aquela saliência plástica onde fica a cola e o tecido. O estilete é ótimo para esse fim.

Image
Com a lixa média damos o acabamento, deixando a superfície lisina e mais fácil de se trabalhar.

Image
Só agora é que lavamos muito bem o refil, escovando-o com uma escova de dentes infantil e nova (para evitar qualquer resíduo químico). Retiramos então toda sujeira, poeira como também o pó da lixa.

Image
Com o prego pequeno e a chama de um fogão vamos fazendo pequenos furos em todas as laterais do refil, exatamente um pouco depois da marca da saliência plástica. Esses furos podem ser mais ou menos espaçados (o mínimo são 12 furos) como também podem ser feitos com outro material pontiagudo.

Image
Lixamos também as rebarbas dos furos, evitando que a lã perlon desfie ou que possam arranhar. Após esse processo lave novamente o refil, apenas superficialmente, em água corrente mesmo.

Image
Nessa parte pegamos a agulha, o fio de náilon e os retângulos de perlon, indo à costura. Colocamos os pedaços de perlon em cima do refil e vamos costurando lateralmente.

Image
Quando a metade já estiver costurada, colocamos as mídias para filtragem química, se necessário. Pode ser carvão ativado, que é o mais tradicional. Terminamos então de costurar totalmente.

Image
Detalhe para ver como deve ficar a costura lateral. Podemos apertar um pouco para firmar bem. Dessa forma, rente a estrutura onde fica o carvão ativado, evita-se que o refil "emperre" no corpo do filtro, devido ao fio de náilon prender na ranhura interna do aparelho.

Image
Terminadas todas as etapas anteriores basta usar a tesoura para retirar os excessos de perlon que ficam nas laterais e dar um acabamento no refil. E pronto! Está feito seu novo refil, esperando para ser usado novamente.

Esse processo pode ser feito inúmeras vezes. Já perdi mesmo as contas de quantas vezes eu já o fiz. Há quase um ano que não sei o que é comprar um refil novo. Gasto em torno de 15 minutinhos fazendo um e pronto, perfeito para ser usado no meu aquário. Uma variável possível e interessante é realizar esse processo, mas colocar no refil anéis de cerâmica ou Siporax Mini, e ao contrário de costurar com lã perlon, usar filó comum no processo, tendo dessa forma um refil próprio para filtragem biológica. É o que eu faço nas minhas montagens que utilizam esse filtro.

Uma das vantagens notáveis desse processo, além da economia e evidente funcionalidade, é a possibilidade de controlar a quantidade de carvão ativado que se deseja usar. Coisa que não dá para controlar com refis novos, que já são adquiridos com uma quantidade pré-determinada.

Enfim, espero que esse tutorial seja útil de alguma forma. Boa economia!

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Reciclando Refil Atman HF - 0600

Postby Lord_Wolf » 15 Aug 2011, 11:04

Olá
Eu também sempre reciclo meus refis. Porém, com uma técnica não tão apurada. Sò prendo com borrachinha de dinheiro. Hoje, no nano de 14L, nem faço isso. Só encaixo o perlon entre a placa biológica e a placa original - já sem o perlon.

Aqui eu mostrei como fazia quando utilizava este filtro
Image

Image

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Reciclando Refil Atman HF - 0600

Postby Rafael Compassi » 15 Aug 2011, 13:41

Show de bola, gurizada!

Dá para poupar uma grana violenta assim!

AbraçO!

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Reciclando Refil Atman HF - 0600

Postby Mateus Camboim » 15 Aug 2011, 16:19

Oi,

Lord, eu fazia assim antes, mas parecia que no meu caso atrapalhava um pouco o fluxo d'água. então desenvolvi essa técnica, que funciona exatamente como um refil novinho.

Rafael, nem me fale no quanto eu poupo reciclando esses refis... :mrgreen:

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

leonegm
Populador
Populador
Posts: 1082
Joined: 06 Feb 2010, 11:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Jandira - SP

Re: Reciclando Refil Atman HF - 0600

Postby leonegm » 15 Aug 2011, 22:12

Eu também reciclo o meu refil. Mas não faço esse trabalho artesanal. Apenas coloco o perlon novo encostado na placa de refil que uso para segurar as cerâmicas e já era.

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Reciclando Refil Atman HF - 0600

Postby Mateus Camboim » 15 Aug 2011, 22:28

Oi,

Leo, é uma possibilidade passível. Toda experiência é válida. Já tentei fazer assim e não deu muito certo, então... :mrgreen:

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

FlaviaPassos
Colaborador
Posts: 125
Joined: 27 Jul 2011, 08:07
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Recife - PE

Re: Reciclando Refil Atman HF - 0600

Postby FlaviaPassos » 16 Aug 2011, 18:55

valeu! adorei :D
____________________
Flávia Passos
Recife - PE

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Reciclando Refil Atman HF - 0600

Postby Lord_Wolf » 18 Aug 2011, 10:35

Olá
Leo, faço igual você com todos meus filtros, mas por falta de paciência.
O trabalho do Matheus é bem mais caprichado
Image

Image

leonegm
Populador
Populador
Posts: 1082
Joined: 06 Feb 2010, 11:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Jandira - SP

Re: Reciclando Refil Atman HF - 0600

Postby leonegm » 18 Aug 2011, 18:33

Na verdade eu também não teria paciência para fazer o trabalho que o Mateus faz.
Ainda bem que o filtro fica escondido :mrgreen:
Abraço

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Reciclando Refil Atman HF - 0600

Postby Mateus Camboim » 03 Sep 2011, 02:40

Oi,

Como estou preparando os equipamentos e materiais para meu novo aquário, resolvi postar o passo a passo de como acomodo as mídias biológicas. Já faço exatamente desse modo no meu Temático Igarapé com excelentes resultados. É muito prático, seguro e firme, permitindo um manuseio mais facilitado: quando precisar mexer no filtro, desmontá-lo para limpar ou qualquer outra coisa, basta puxar pela aba que nem é necessário molhar as mãos!

Bem, para isso é necessário um refil comum, limpo (sem manta nem carvão ativado), com furos na aba rente a câmara onde fica o carvão (como explicado no começo do tutorial):

Image

Um pedaço retangular de tule, o suficiente para cobrir o refil. Será costurado, firmando as mídias biológicas:

Image

Acomode a mídia de sua escolha. Eu usei Siporax Mini da SERA, que considero excelente, além de ser próprio para filtros pequenos. Devido ao pequeno tamanho das pastilhas, coube uma boa quantidade:

Image

É perfeitamente possível usar outras mídias, como os tradicionais anéis de cerâmica. A única diferença é na quantidade e no posicionamento, pois deve ser colocado um a um:

Image

Não indico tal acondicionamento com anéis de cerâmica de baixa qualidade, aquários superpopulados ou com peixes que produzam muita matéria orgânica. Isso porque nesses casos, devido a baixa quantidade de mídia, a colônia de bactérias pode não ser suficientemente desenvolvida para processar a demanda de compostos nitrogenados. Seria então necessário fazer mais alguma bolsinha com tule, posicionando na frente desse refil, por onde sai a cascata de água do filtro.

Bem, feito isso basta costurar o tule pelos orifício feitos no refil, usando náilon para tal tarefa. Costure firmemente para garantir uma amarração segura e durável, já que ficará assim por um longo tempo:

Image

Terminado o passo anterior, basta tirar o excesso de tule das laterais, facilitando a colocação no corpo do filtro:

Image

Está pronto. Fiz isso no meu aquários desde sua primeira montagem. Quando ocorreu o acidente e tive que desmontá-lo completamente, bastou tirar o refil, colocar em um balde com água do aquário e um areador, e recolocá-lo após terminada a nova montagem. Os danos causados à colônia de bactérias foram com certeza muito diminuídos.

E nunca precisei alterar esse refil biológico. Quando precisava retirar alguma folha ou outro material presente, simplesmente puxava para cima o refil e depois reposicionava em seu lugar original. É mais uma alternativa viável.

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest