Canister c/ 2 T de inspeção (Gaspar) - MRV

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Canister c/ 2 T de inspeção (Gaspar) - MRV

Postby Marcio Vargas » 01 Aug 2011, 21:39

Amigos

Apos muita pesquisa na internet, principalmente aqui no AqOL, e diante da necessidade de aumentar a filtragem do meu aquario (tanto em litros/hora como em qualidade), resolvi construir um Canister com dois T de inspeção inspirado no filtro do Gaspar.

Material:

Filtro
2 Unidades - CAP 150
2 Unidades - Redução 100/150 (a bomba de 2.000 litros não cabe no tubo de 100)
2 Unidades - T de inspeção 100/75
2 Unidades - Flange de caixa d'agua de 20mm (usei apenas uma)
2 Unidades - Grelhas de 100
3 Unidades - Niple 20mm com Rosca
2 Unidades - Joelho de 20mm com rosca
5 Unidades - Anel de vedação de 100
2 Unidades - Anel de vedação de 150
1 Unidade - Prensa Cabos
1 Unidade - Bomba Sarlo Better SB 2000
1 Unidade - Retalho de cano de 100
2 Unidades - Engate rapido macho para mangueira

Pescador e Difusor
4 Unidades - Joelho de 20mm soldável
3 Unidades - CAP de 20mm
1 Unidade - T de 20mm soldavel
2 Unidades - Luva de 20mm soldavel/rosqueavel
2 Unidades - Engate rapido macho para mangueira

Outros:
4 Unidades - Engate rapido femea para mangueira.
1 Unidade - Mangueira flexivel de tamanho condizente com a distancia entre o filtro e o aquario

Consumiveis e Ferramentas:
Cola PVC
Silicone
Fita Veda Rosca
Furadeira com brocas diversas
Serra Copo
Alicate de Pressão
Tesoura
Estilete
Serra Arco
Cerveja

E o mais importante, apoio e incentivo da família. :D

Projeto
Image

Material
Image

Image

Começando de baixo, furo para entrada de agua.
Image

Image

Image

Image

Preparando a entrada de agua, o joelho fica por dentro, para diminuir a "força" do jato de agua, a borracha é para vedação.
Image

Emparelhando o furo
Image

Por dentro
Image

Por fora, mais uma borracha e o engate rapido macho da mangueira
Image

CAP com a borracha
Image

Alem da borracha, coloquei cola PVC por dentro e silicone por fora
Image

Grelha, esta grelha ira separar o Perlon da entrada de agua, a agua segue de baixo para cima.
Image

Primeiro T e a segunda Grelha, que irá separar a Ceramica do Perlon
Image

Segundo T. No de baixo vai Perlon e no de cima Ceramica, tudo separado pelas Grelhas.
Image

Parte superior interna, com a flange de Caixa D'agua. Nesta parte é onde colocarei a bomba.
Image

Parte externa, já com o joelho e o engate rapido (todas as roscas com veda roscas)
Image

Bomba no lugar
Image

Já na redução
Image

Image

Furo do cabo
Image

Image

Momento Narcisista.
Image

Ajeitando o Prensa Cabos, lembre-se que tem que passar a faca no plug, ele não passa pelo prensa cabos, depois colocamos outro.
Image

Image

Image

Depois de montado, TODAS as juntas e "furos" recebem uma segunda camada de silicone, não fica uma parte movel sem.
Image

Image

Preparando para a pintura
Image

Image

Primeira Demão
Image

Pronto
Image

Image

Prensa cabos bem vedado com silicone
Image

Image

Preparando o difusor de agua
Image

Image

Já com o engate rapido
Image

Sugador
Image

Ufa. Era isso amigos, agora é só esperar tudo secar bem (uns dois dias) e fazer os testes de vazão, vedação e deixar rodando no tanque uns dois dias para "lavar" bem por dentro. Assim que os testes forem concluidos, coloco fotos.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
marcelojc
Plantador
Plantador
Posts: 669
Joined: 16 Apr 2011, 16:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ribeirão Preto/SP

Re: Canister c/ 2 T de inspeção (Gaspar) - MRV

Postby marcelojc » 01 Aug 2011, 21:42

Belo projeto, espero que dê tudo certo !
O homem de palavra fácil e personalidade agradável raras vezes é homem de bem (Confúcio)

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Canister c/ 2 T de inspeção (Gaspar) - MRV

Postby Lord_Wolf » 02 Aug 2011, 09:42

Olá
Agora eu quero ver esse negócio aí funcionando!!!
Belo projeto!
Image

Image

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Canister c/ 2 T de inspeção (Gaspar) - MRV

Postby Marcio Vargas » 02 Aug 2011, 20:12

Segundo dia, tinta e vedações "secas".

Primeiro teste de estanqueidade, enchi uma bacia em cima do tanque, coloquei a ponta da mangueira de entrada dentro e dei a "chupada" basica na outra ponta. Começou a encher, conforme a bacia ia baixando, eu ia liberando mais agua na torneira. Ia enchendo devagar e constante. Quando a agua chegou no CAP superior, começou o vazamento.
Vazou na vedação do CAP, em torno de 1/4 da circunferência apresentou vazamento no silicone. Parei o processo, tirei toda agua de dentro, retirei o CAP, sequei, limpei, gastei meio tubo de cola PVC (por dentro e por fora) e deixei secando. As instruções recomendam 12 horas antes de colocar pressão no sistema. Amanha a noite faço o segundo teste.

Mangueiras já com os engates rapidos
Image

Local do vazamento, conexão do CAP à redução 150/100
Image

Image

Na verdade, eu coloquei muita cola em todas as conexões, e após essa cola secar coloquei muito silicone por cima. Acontece que como este CAP foi a ultima conexão a ser colocada no conjunto, eu não tinha mais muita cola em casa :oops: . Então claramente é uma falha motivada pela ansiedade de terminar o projeto "de uma vez". Se eu esperasse a segunda feira para comprar mais cola, talvez esse vazamento não ocorresse...

Bueno, que meu pequeno (e remediável) infortúnio ajude outros...

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: Canister c/ 2 T de inspeção (Gaspar) - MRV

Postby FabioFreitas » 03 Aug 2011, 00:28

Belo projeto Marcio :D
E realmente isso é uma coisa que vejo com frequencia, geralmente os erros acontecem por empolgacão, a vontade de ver tudo funcionando logo, e acho que todo mundo passou e passa por isso.
Rapaz a bomba depois de colocada não terá como mexer mais nela?
Abrs

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Canister c/ 2 T de inspeção (Gaspar) - MRV

Postby Marcio Vargas » 03 Aug 2011, 07:57

Fabio

Ansiedade é complicado... ehehe

Olha, possivelmente a bomba terá de ser retirada para limpeza uma hora dessas, e com certeza não será pelo CAP (porque esse não sai mais). A junção da redução 100/150 com o segundo T de inspeção é em silicone e borracha de vedação (borracha que não coloquei no CAP porque a bomba não permite que ele entre ate o final), então quando chegar a hora da manutenção vou abrir por ali e tentar trabalhar nela, se não conseguir fazer a limpeza atravez da entrada de 100 da redução, não terei outra alternativa a não ser passar a serra em tudo, e depois refazer do zero.

Abs e aguardem noticias.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: Canister c/ 2 T de inspeção (Gaspar) - MRV

Postby FabioFreitas » 03 Aug 2011, 10:40

Era bem isso que tinha medo :evil:
Assim como fez com as midias, será que não rolaria com a bomba, um compartimento?
Só levantando a questão p/ quem for fazer um desse, o seu ja esta pronto talvez de muita mão fazer isso agora.
Marcio achei bem legal mesmo esse filtro, ele fica um pouco grande, mas é bem pratico, ficou mais fácil dar manutenção nesse que no canister da atman que tenho.
Eu ainda colocaria mais um andar p/ esponja grossa.

Abrs.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Canister c/ 2 T de inspeção (Gaspar) - MRV

Postby Marcio Vargas » 03 Aug 2011, 10:58

Fabio, o que vale é o debate.

Também achei um pouco "alto" demais, vou ter que mudar prateleiras no meu móvel.

Quanto ao nicho da bomba, essa que comprei, de 2.000 litros hora tem em um dos lados a medida de 113mm, então não cabe no tubo de 100 nem no T de inspeção. O que resta em PVC é a redução 100/150. O Gaspar em um de seus projetos espalhados pela Net já havia chamado a atenção para a questão.
Caso a bomba usada seja menor, certamente podemos utilizar um terceiro T de inspeção para ela, assim sua manutenção seria tão simples quanto trocar o Perlon.

O que gostei nesses sistema, é que basta abrir a tampinha para ter acesso direto e simples às mídias, e como elas ficam separadas pelas grelhas não há contato entre elas.

Para a bomba, manterei assim por hora, meu aquario está gritando por uma filtragem de maior qualidade, porem vou pensando, estudando e procurando materiais para uma futura modificação.

abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Canister c/ 2 T de inspeção (Gaspar) - MRV

Postby Marcio Vargas » 03 Aug 2011, 20:33

Segundo teste:

Vazou um pouco de "AR" pelo prensa cabos (bem pouco mesmo), optei por retirar todo o silicone e refazer a vedação. Desta vez vedei com cola PVC. Novamente vou esperar as 12 horas antes de dar pressão.

A bomba tocou agua pela primeira vez, porem a vazão foi ridícula, muito pequena. Credito isso ao ar dentro do sistema, não sei se era o ar que entrava pelo prensa cabos, ou ao bolsão de ar que ficou no espaço acima da bomba. Para resolver isso (ou um ou outro motivo) refiz a vedação, como mencionado e também coloquei uma especie de "mini tampão" no CAP, para retirar todo o ar do sistema antes de dar a partida na bomba.

Este mini tampão tem espessura de 5mm, fiz um furo de 4 e ainda vedei com cola PVC.

Fotos:
Nova Vedação no Prensa Cabos
Image

Mini tampão para retirada do ar do sistema.
Image

Se ate sabado o filtro não funcionar a contento, irei refazer do zero toda parte superior, se bobear com a bomba dentro do aquario.

abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Canister c/ 2 T de inspeção (Gaspar) - MRV

Postby Marcio Vargas » 04 Aug 2011, 21:51

Senhores!!!!

É com grande satisfação que comunico que o filtro funcionou

Aqui está a prova:

http://www.youtube.com/watch?v=YOgr67JYzPA

Desculpem a qualidade do video, ainda assim dá para ter uma ideia de como ficou. No sabado vou deixar umas 24 horas rodando fora do aquario para limpar bem por dentro, e no domingo vai para o aquario.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest