[VIROU ARTIGO] - Luminária em PVC - MRV

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

[VIROU ARTIGO] - Luminária em PVC - MRV

Postby Marcio Vargas » 17 Jul 2011, 16:13

Amigos

Aqui vai o FVM da luminária que fiz para o meu aquario 02.

O projeto foi inspirado neste aqui.. Como pretendo colocar algumas plantas flutuantes (e quero poder ver elas) optei por não fazer tampa de madeira e sim uma luminaria suspensa.

Lista de materiais:
- Cano de PVC de 100 ou 150mm de diametro, quanto mais largo o seu tanque, maior pode ser o PVC.
- 2 CAP de PVC no diametro do tubo.
- 2 Soquetes E27
- Cabos eletricos
- Conector Sindal
- Tinta Spray preto fosco
- Papel aluminio (aqueles de culinaria)
- Retalho de cantoneira de aluminio.
- Barra roscada de 6mm (comprimento de acordo com a altura que vc quer que a luminaria fique em relação ao tanque).
- Porcas e arruelas 6mm
- Parafusos auto-atarrachantes 3mm

Lista de ferramentas:
- Furadeira com brocas diversas
- Serra de arco
- Chaves philips e fenda
- Alicate comun e de pressão
- Cola quente
- Estilete
- Caneta Hidrografica
- Esquadro

Mãos a obra:

Primeiro devemos cortar o PVC no tamanho do aquario, para isso colocamos os dois CAPs (para ter o tamanho real) e medimos no proprio tanque. É interessante deixar uma folga de 1cm para cada lado, conforme veremos mais adiante. Após termos o tubo no comprimento desejado, partimos para a marcação com a hidrografica do exato meio do tubo.
Image

Conferindo:
Image

Com ajuda de um torno de bancada, ou alicate de pressão (para deixar o tubo firme) utilizamos a serra de arco ou equivalente para abrir o tubo e os CAPs. O corte deve ser firme, preciso e reto...
Image

Image

Com o meio tubo em mãos colocamos o CAP nele e marcamos o local onde aquela parte saliente do CAP (onde iria a borracha de vedação) passa. É neste local que iremos colocar todos os parafusos. Como o CAP tem a referida saliencia, as cabeças dos parafusos ficam ali e não atrapalham em nada. Aqui a colocação dos soquetes E27 fixados com parafusos auto-atarrachantes.
Image

Detalhe do parafuso:
Image

O Sindal e a primeira presilha também ficam presas nesta linha. Para prender a primeira presilha, fiz dois furos no PVC, o sindal é preso com um parafuso. As duas presilhas do meio ainda não estão fixadas no tubo, por enquanto estão só prendendo os fios.
Image

Detalhe:
Image

Image

O fio é preso na parte interna do PVC nos pontos de presilha com cola quente, para não aparecer nada por fora:
Image

Aqui meço as madeirinhas que irão servir de base para os parafusos (barra rosqueada) que farão as vezes de "pés".
Image

Já com os furos, fixo com cola quente. Nestes dois furos vou passar os parafusos de 6mm. Em da um deles vai uma porca e uma arrula por cima, e uma por baixo. Desta forma podemos fazer o ajuste fino da altura
Image

Image

Aspecto externo, os dois furos são para passar a fiação, um para as lampadas e outro para a barra de LED.
Image

Pintando:
Image

Dei 3 demãos:
Image

Aqui a cantoneira de aluminio.
Image

Vou cortar dois retalhos de 10cm (mesma largura da luminaria), fazer dois furos 6mm e fixar a outra extremidade daqueles parafusos de 6mm. Penso em soldar por baixo com um "estanhador", ou utilizar colo quente que serviria também como "anti-derrapante".
Image

Ainda não coloquei os pezinhos porque estou com dificuldades em encontrar aqui na região estes parafusos, por hora está no aquario assim mesmo. Os LEDs também estão demorando um pouco para chegar.
Image

Image

A parte interna é forrada com o papel aluminio para melhor reflexão de luz e também do calor gerado pelos reatores das lampadas. Fixei o papel aluminio com cola quente, porem há no mercado um tipo de papel aluminio auto-adesivo.

Bom amigos, por hora era isso. Lembro a todos que as medidas e materiais podem ser livremente adaptados às necessidades e à criatividade de cada um.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Luminária em PVC - MRV

Postby Marne Campos » 18 Jul 2011, 11:19

Marcio,

Belo tópico! Assim que tiver uma folga, vou transportá-lo para o Portal AqOL!

Tenho uma luminária da Boyu com PL, é muito bonita mas é difícil encontrar PL de 13W para trocá-la a cada 6 meses. Pensei em fazer um projeto desses, e ao invés do papel alumínio, investir um pouco mais e comprar um desses refletores profissionais.

JBL SOLAR REFLETOR 50

Dependendo do tamanho da luminária e quantas pessoas estão dispostas a fazê-la, dá até para comprar o maior modelo do refletor, dividir em mais de um pedaço e diminuir o valor pago por pessoa.
Marne Campos

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Luminária em PVC - MRV

Postby Marcio Vargas » 18 Jul 2011, 11:29

Marne, fique a vontade para utilizar texto e imagens como vc achar melhor, se seguir o link, lá dentro do Google fotos tem mais algumas para sua avaliação.

Quanto ao papel aluminio, ele é bem eficiente. Há ainda a opção de pintar de branco brilhante, reflete muita luz também. Não sei se o ganho de reflexão desse refletor em relação ao aluminio e a tinta branca chega a um nivel que compense o investimento. Talvez você ganhe uns 5 ou 8% a mais de reflexão, esse nivel você ganharia com uma lampada de uns 4W a mais (essa info eu peguei com um dos engenheiros eletricos aqui da usina). Claro que essa é apenas a minha opinião, a magia do FVM é justamente essa, a metamorfose, a mutação dos projetos de pessoa para pessoa.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

tailulu
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 20 Jul 2011, 16:10
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Luminária em PVC - MRV

Postby tailulu » 20 Jul 2011, 16:53

show de bola, criação linda! Parabéns!

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Luminária em PVC - MRV

Postby Marcio Vargas » 20 Jul 2011, 22:18

Obrigado Tailulu

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
miltondoug
Plantador
Plantador
Posts: 571
Joined: 10 Jul 2010, 09:14
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ferrraz de Vasconcelos - SP

Re: Luminária em PVC - MRV

Postby miltondoug » 21 Jul 2011, 08:44

Fla Marcio, bom dia cara,

Legal essa luminaria em, ficou massa.
Existe tbm um produto em casas de materias de contruçao utilizados para tampar buracos em telhas, se eu não estou enganado é chamada de manta, ela tem um lado que é prateado (estilo o papel aluminio) e o outro preto é alto colante, foi a que eu usei em minha luminaria FVM, tbm da uma bela de uma refletida na luz e seu preço tbm é bem em conta, acho que paguei R$ 3,00 no metro :shock: .
Fica ai a sugestão tbm, abraço
Não temos tudo o que queremos, nem tudo que temos é o que queriamos; mas tudo o que temos é o que necessitamos para nossa evolução!

leo7lagoas
Planejador
Planejador
Posts: 11
Joined: 29 Aug 2011, 10:53
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Luminária em PVC - MRV

Postby leo7lagoas » 29 Aug 2011, 15:28

Muito legal se vc me permitir irei fazer um projeto parecido com o Teu ....

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Luminária em PVC - MRV

Postby Marcio Vargas » 29 Aug 2011, 15:43

Leo.
Obrigado e fique a vontade, ele está aqui justamente para isso.

Qualquer duvida que surgir pode postar aqui!!!!

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Aqua MP Brasil
Colaborador
Posts: 622
Joined: 18 Jun 2008, 18:59
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Luminária em PVC - MRV

Postby Aqua MP Brasil » 05 Sep 2011, 22:00

Grande Marcio Vargas!! Muito bom seu trabalho, Parabéns :!: :!:
Tou até pensando seriamente em fazer algumas dessas ai para o meu aquário também.
Será que tem como adaptar lampadas T5 nessas calhas??? Show de bola.
Image
Curtam Aqua MP no facebook >> AQUI

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Luminária em PVC - MRV

Postby Marcio Vargas » 06 Sep 2011, 08:14

E ae Marcus.

Obrigado cara!!!!

Olha só, para aquele teu Nano, acho que vc deve usar um tubo de 150mm.

A principio tem como colocar as T5 sim, há uns reatores da intral bem pequenos que cabem dentro. Nunca trabalhei com essas lampadas, mas tudo pode ser feito :twisted: :twisted:

Abraços
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest