Projeto 430L para Discos - muitíssimas fotos...

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Alexmaoli
Ciclador
Ciclador
Posts: 412
Joined: 12 Jun 2008, 10:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Projeto 430L para Discos - muitíssimas fotos...

Postby Alexmaoli » 19 Apr 2010, 00:53

Olá galera, dando continuidade ao meu projeto, vou postar aqui para vocês acompanharem o que estou bolando já faz um tempão, e agora estará saindo do papel.

Pretendo me inserir no mundo dos discos, desta forma vou fazer um aquariozinho para eles.

Antes eu havia anunciado que iria fazer um aquariozinho de 180 x 50 x 50, porém algumas mudanças ocorreram durante o tempo do projeto, e aqui estão elas.

O tamanho agora será 160 x 45 x 60 = 430L (10mm inclusive as travas), com SUMP de 50x40x50 = 100L (6mm)

O móvel eu mandarei fazer, consegui um bom preço e vou fazer com quem tem experiência no móvel, só os vidros que vou ter que colar, devido ao peso dos vidros, e não estou afim de facilitar subir três andares com a galera carregando ele.

Para irem vendo um pouco do que bolei, espero que gostem.

Visão frontal do móvel e o aquário.
Image

Ele aberto para ter uma ideia das coisas que ficarão dentro.
Image

Detalhe do SUMP
Image

A entrada e retorno d'água
Image

O encanamento, como tenho em mente em fazer.
Image

Como ficará a parte trazeira do aqua.
Image

Visão frontal dos vidros.
Image

Detalhe do travamento.
Image

A saída d'água, utilizarei uma tampa de 1 1/4", é usada como tampa de tanques, com fechamento por click, onde é só pressionar ela que fecha. Não encontrei fotos nem tenho o nome certo por enquanto.
Image

Vou fazer uma colméia de acrílico para proteger a saída d'água.
Image

O retorno será um flage de 1/2" com cano mesmo, fica mais escondido.
Estou decidinho ainda, mas irei usar duas SB2000, porém a vazão delas cairá para uns 1000L cada uma, pois ficará a 1 metro de altura.

Acho que por enquanto é só, qualquer sugestão é bem vinda.

Abraços
Last edited by Alexmaoli on 25 Apr 2010, 11:34, edited 1 time in total.
Projeto 430L para Discos
FVM - Controle de Nível para SUMP

Blue Skies aos pára-quedistas e boas TPAs aos aquaristas.
Sabadão - TPAs Day

User avatar
Alexmaoli
Ciclador
Ciclador
Posts: 412
Joined: 12 Jun 2008, 10:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Projeto 430L para Discos

Postby Alexmaoli » 20 Apr 2010, 23:34

Algumas alterações no projeto...

Devido a muitas leituras em fóruns e troca de conversas com alguns amigos, é possível que haja um problema com a captação superior central.
Como não tem captação da água da parte de baixo do aqua, as sifonagens deverão ser mais constantes, e os que estão usando sump com captação por cima, sem bota, estão tendo muito acúmulo no centro do aqua.

Desta forma estou pensando em reprojetar a captação. Na maioria dos projetos vi furos no fundo do aqua, captando a água por bota, mas o problema da bota é a sujeira acumulada e limpeza, então estou bolando uma bota que seja encaixada, permitindo retirar ela para limpeza.

As alterações que fiz foram as seguintes:

Captação d'água para o sump pelo lado esquerdo, por uma bota removível e não mais no centro do aquário.
Image

Também diminui um pouco o encanamento e os furos. O cano de saída d'água ficou enclinado para tentar reduzir um pouco o barulho da queda d'água, já que não cairá direto.
A saída será com 35mm e o retorno 20mm, sendo que será usado duas SB2000 em série.
Image

Removi as travas francesas superiores, reforçando as transversais, também reforcei o móvel, que terá uma tira de travamento e suporte da tampa.
Tive que remover pois ficou um espaço muito pequeno para colocar alguma coisa no aqua, tipo troncos e limpeza
Image

Detalhe da bota sem o vidro frontal
Image
Image

Forma de encaixar a bota, coladas no vidro trazeiro e lateral esquerdo, deixando um espacinho para o encaixe.
Image
Image

Além dos engates laterais, será sustentado por duas mini travas, superior e inferior.
Image

Detalhe dos tipos de engates
Image

Forma de encaixar
Image
Image

Agora é só ver os novos pitacos, e fazer o teste.

Se não der certo uso a captação por cima e descolo os encaixes.

[]s
Projeto 430L para Discos
FVM - Controle de Nível para SUMP

Blue Skies aos pára-quedistas e boas TPAs aos aquaristas.
Sabadão - TPAs Day

User avatar
marcioandre
Montador
Montador
Posts: 75
Joined: 18 Dec 2009, 19:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Florianópolis - SC

Re: Projeto 430L para Discos

Postby marcioandre » 21 Apr 2010, 12:27

Alex, como vai?....

Continuo de olho em seu projeto...

Meu móvel esta pronto já faz tempo (150x50x50), mas como fui viajar, não pode ser entregue, será na próxima sexta, ai lhe posto algumas fotos conforme lhe avisei.

Aproveitei a viagem e fiz algumas compras de filtros...etc...coisas basicas....

Abraços.
Márcio André

User avatar
Alexmaoli
Ciclador
Ciclador
Posts: 412
Joined: 12 Jun 2008, 10:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Projeto 430L para Discos

Postby Alexmaoli » 21 Apr 2010, 19:08

Olá Marcio, como anda o teu projeto?
Ainda não pegou o móvel? olha que o meu vai ficar pronto antes, amanhã de noite vou lá na fábrica ajudar o cara, vou dar uma mão para ele e ir acompanhando o projeto para fazer do jeito que quero.

E o aqua, vc vai fazer um novo? qual sua ideia para ele? vai usar sump?
[]s
Projeto 430L para Discos
FVM - Controle de Nível para SUMP

Blue Skies aos pára-quedistas e boas TPAs aos aquaristas.
Sabadão - TPAs Day

Tosco
Planejador
Planejador
Posts: 4
Joined: 11 Apr 2010, 20:21

Re: Projeto 430L para Discos

Postby Tosco » 21 Apr 2010, 20:17

Olá Alex,
A vantagem da Bota com saída inferior tem como finalidade aumentar a vazão de retorno devido a pressão exercida sobre o orifício, com retorno na parte superior do aquário fazer a projeção da grade para o fundo apenas reduz problemas de entupimento por detritos nos furos.
Eu também faria o recalque da bomba em 3/4" (25mm) deve aumentar um pouco a vazão da bomba, no caso de uma bomba apenas.
Dei uma olhada na curva da SB 200, acho que se você colocar em série vai ter algo em torno de 1600 litros / hora, se montar em paralelo acho que a vazão vai para uns 2200 litros por hora com esta perda de carga que você falou de 1 metro.
Outra coisa que eu fiz foi dar uma calculada na vazão do retorno de 25mm que você falou , cheguei a conclusão que para 2000 litros/ hora com um tubo de 3/4" no retorno a nível do aquário vai subir 0,44m antes de estabilizar a vazão de 2 m3/h acredito portanto que o aqua vai transbordar.
Eu também recomendo especial atenção no volume do Sump para que não "seque" quando o sistema entrar em operação. Você não pode esquecer que para cara 1mm que o nível do aquários suba em operação vai reduzir 0,75 litros de volume no Sump + a água que está na tubulação.
Com só um furo de retorno no nível da água operando com 2000 litros/hora eu faria o tubo de retorno de 1.1/2" ( 50mm ) o que deve fazer o nível em operação subir 43mm tomando como base a tangente inferior do tubo de retorno e deve representar uma redução de 32 litros dentro do Sump.
Considerando isto tudo eu faria uma bota com saída inferior mesmo, que com esta altura de aquário um único furo de 25mm vai dar conta de até 5000 litros / hora de vazão sem subir o nível do aquário

User avatar
Alexmaoli
Ciclador
Ciclador
Posts: 412
Joined: 12 Jun 2008, 10:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Projeto 430L para Discos

Postby Alexmaoli » 21 Apr 2010, 21:14

Olá Tosco, tentei entender a fórmula para calcuar a vazão que vc me passou no outro post, mas desisti... hehehe

Seguinte, já que vc é mais entendido do que eu.

Eu estou em dúvida quanto aos canos, pois os flanges tem um estrangulamento na ponta em relação ao cano utilizado, desta forma não sei se o diâmetro é contato pela rosca, ou se é pelo centro do flange.

O que você achou do projeto do bota de encaixe?

Sobre a vazão, você acha que dá conta?
O que estou pensando é o seguinte:
Saída/caída d'água pelo lado esquerdo, flange de 1 1/4", o que dá 33mm de diâmetro interno do flange e 40mm o diâmetro do cano.
Retorno pelo lado direito, na flange tigre diz 20 x 1/2, o que dá 20mm o diâmetro interno do flange, e 30mm o diâmetro do cano que deverá ser usado.

Meu sump será de 100L, sendo 50x40x50, calculei que irei precisar 40 litros livres nele, para caso falte energia, esse será o volume que estará acima dos buracos de retorno.

Como quero fazer somente um cano para retorno, vou desistir das SBs em série, e comprar uma só de uns 5000 L/h.

O que preciso para saber se isso dará certo?

Eu tirei por base a maioria dos projetos que vi e que relatavam esses equipamentos, porém nenhum preciso.

o que me diz?

thanks
Projeto 430L para Discos
FVM - Controle de Nível para SUMP

Blue Skies aos pára-quedistas e boas TPAs aos aquaristas.
Sabadão - TPAs Day

Tosco
Planejador
Planejador
Posts: 4
Joined: 11 Apr 2010, 20:21

Re: Projeto 430L para Discos

Postby Tosco » 21 Apr 2010, 21:22

Alex,
Vê se a planilha te ajuda a determinar os furos : http://www.4shared.com/document/JlPImGg ... uros.html

User avatar
Alexmaoli
Ciclador
Ciclador
Posts: 412
Joined: 12 Jun 2008, 10:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Projeto 430L para Discos

Postby Alexmaoli » 21 Apr 2010, 21:25

outra coisa, posso fazer a caída d'água e o retorno do mesmo tamanho? usando tudo de 1 1/4" (33mm interno e 40mm na rosca)?

Teoricamente o que estará caindo estará retornando pela bomba... desta forma fazendo os dois do mesmo tamanho.
Projeto 430L para Discos
FVM - Controle de Nível para SUMP

Blue Skies aos pára-quedistas e boas TPAs aos aquaristas.
Sabadão - TPAs Day

Tosco
Planejador
Planejador
Posts: 4
Joined: 11 Apr 2010, 20:21

Re: Projeto 430L para Discos

Postby Tosco » 21 Apr 2010, 21:26

Su esta também que é para você ver tubulação, acho que está completa pois há muito não abria este arquivo http://www.4shared.com/document/Lg081gD ... line.html

User avatar
marcioandre
Montador
Montador
Posts: 75
Joined: 18 Dec 2009, 19:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Florianópolis - SC

Re: Projeto 430L para Discos

Postby marcioandre » 22 Apr 2010, 10:26

Olá Alex, como vai?

Quem sabe o seu projeto fica pronto antes.
Infelizmente meu trabalho tem feito serias imposições ao meu tempo disponível (é isso aí sim.... até finais de semana....). A implantação do meu projeto dará inicio entre 07/2010 e 08/2010, tem seu lado bom e lado ruim...Lado BOM: nesse periodo estou aproveitando p/comprar produtos quando viajo e também ler alguns livros, e tomar decisões mais acertadas, estou sem pressa, a calma mesmo é o que me resta, e se montasse o aquario agora não teria tempo p/dar aquela atenção especial de inicio com TPAs diarias e tudo mais. Lado RUIM: a ansiedade esta me corroendo....e a minha sala continua sem graça....

Mas o fato é, o aquario vai ser novo sim..zerado, terça-feira um lojista de aquarios já foi na marcenaria e tirou medida do encaixe do aquario, e já esta providenciando o orçamento do vidro.

Infelizmente não tenho como usar o SUMP (opinião pessoal), já tive experiência com SUMP no aquario marinho dos meus pais, é realmente muito bom, mas existe um detalhe, eles residem numa casa com espaço de sobra, aonde pode pintar e bordar com projetos de aquario. Hoje infelizmente resido em apartamento, que ao meu ver, dificulta as "molhanças" entre outras artes...(sem contar ainda com o bicho mulher em casa, molhou barulhou e quebrou - CHOROU). Por estes motivos optei por usar Canister, até já comprei 2 EHEIM ECCO.

Creio que seu projeto promete, seu SUMP pelo jeito ta sendo bem elaborado, já pensou nos demais artefatos como substrato/iluminação..qual vai usar?

Abraços e bom trabalho (no aquario é claro....)...
Márcio André


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest