Projeto do meu aquariozinho... 180 x 50 x 50

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Alexmaoli
Ciclador
Ciclador
Posts: 412
Joined: 12 Jun 2008, 10:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Projeto do meu aquariozinho... 180 x 50 x 50

Postby Alexmaoli » 17 Feb 2010, 01:50

Olá Galera, como alguns já sabem , estou desenvolvendo o projeto de um novo aqua, de 180 x 50 x 50 = 450 litros.
Pretendo montar ele na sala com alguns discos.

Como estou na fase do projeto e nunca montei um aqua grande assim, gostaria das observações e sugestões de vocês.

Fiz o projeto no Google SketchUp.

Vista frontal do aqua, com o móvel sem a tampa ainda.
Image

O aqua com as travas - 180x50x50
Image

Como vou usar SUMP, resolvi fazer um overflow desta forma. Depois de muitas pesquisas e ver muitos projetos e fotos, acho que isso seria um melhor no meu ponto de vista, que quero manter tudo escondido.
Image

Olhando por trás do aqua, a saída d'água no meio, e o retorno pelas duas pontas.
Dois buracos da saída para um flange de 40mm e os retornos de 20mm. (nem sei se existem essas medidas).
Image

No retorno, vou usar tipo uma colméia, para não deixar muita movimentação, então vou fazê-las de acrílico e serão de encaixe nas travas, assim posso limpá-las de vez em quando.
Image
Image

Para o SUMP, peguei várias ideias e projetos do fórum e adaptei para o meu.
Como vou usar o meu aqua velho, 90x30x50, vou fazer as divisões e manter uma parte dele para reservatório, aqua hospital ou berçário, o que for necessário.
Image

Aqui ele dentro do móvel
Image

Para ele entrar, vou fazer com uma coluna de sustentação móvel (essa ideia peguei do projeto do Marcus Palau).
Image

Agora a pergunta para os mais experientes, estava pensando em usar colunas de 5x5cm para a sustentação, porém estou perdendo um baita de um espaço com elas.
As chapas de madeira das laterais e fundo serão de 2cm.
Será que fazendo com tampos de 3 ou 5cm não aguentaria, sem a necessidade das colunas laterais?
As do centro eu conservaria, mas as dos lados, será que aguenta usando tampos de 3cm ou 5cm?
Image

O que me dizem para eu melhorar o meu projeto?

Estou com medo da sustentação do móvel, afinal serão 600 kg mais ou menos.

Aguardo sugestões.
Abraços
Alexander
Projeto 430L para Discos
FVM - Controle de Nível para SUMP

Blue Skies aos pára-quedistas e boas TPAs aos aquaristas.
Sabadão - TPAs Day

User avatar
marcioandre
Montador
Montador
Posts: 75
Joined: 18 Dec 2009, 19:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Florianópolis - SC

Re: Projeto do meu aquariozinho... 180 x 50 x 50

Postby marcioandre » 23 Feb 2010, 09:16

Olá Alex, skydive??

Estou efetuando um projeto semelhante ao seu, só que com 150 x 50 x 50 (conselhos do amigo de forum Umeoka), infelizmente minha patroa enxeu a sala de "movelarias" ou quinquilharias? (eis a pergunta).....e acabou sobrando um espaço especifico para o aqua...a idéia era fazer 200 x 50 x 60....e Apto espaço muitas vezes vale ouro...

Mas enfim, vamos ao que interessa....

Mandei fazer meu móvel faz 10 dias em um marceneiro aqui da cidade, depois de ficar quase 2 meses batendo cabeça entre fazer usando madeira maciça (demolição) em tudo, ou efetuar com MDF totalmente. Pois bem, em conversas no fórum e devido à minha mobilia atual da sala, resolvi fazer com MDF. Levei em consideração 2 pontos, estética e resistencia, na madeira de demolição (resistencia de concreto) eu teria apenas o problema da estética, pois não é qualquer marceneiro que manipula estas madeiras, e os que fazem bem, custa caro. No MDF tenho resistência e estética aliados...

Detalhes do projeto, as laterais sao com MDF 2CM(espessura), as divisórias internas são com MDF 3CM (espessura), tampo em MDF 3CM, e a base toda em MDF 2CM com 4 travessas de 150CM (12 cm de distancia entre cada travessa) na base embaixo do móvel (poderia ter feito com caibros, mas o marceneiro me falou que iria dar resistencia semelhante se fizesse as travessas), fiz com 3 portas com junta seca, altura do móvel de 90CM.

Sexta (19/01) fui visitar o andamento do móvel, fiquei muito contente com a qualidade e firmeza do MDF, e também pelo lado estético, o qual ficou muito bonito. Fiz esta explanação pois quem sabe você tem as mesmas perguntas, e assim com um caso real, pode se esclarecer melhor.

Sobre o seu projeto, meu ponto de vista é:

- Aquela parte do SUMP sem um caibro de apoio na frente pode ser um fator de fraqueza do móvel.

- Não existe uma forma de você repensar o sump?....acho que se tirasse a parte de aquario hospital ficaria bom, pois ai o sump em si ficaria com 60cm (90 litros).....aí iria ocupar menos espaço....poderia fazer um aquario hospital/quarentena menor separado em outro canto do móvel.....sei que tem o aquario pronto, mas p/quem vai colar separadores p/sump dentro dele, já aproveita e corta o vidro e deixa menor......acho que facilita sua manutenção....e aí sobra espaço p/colocar uma coluna de sustentação ao lado do sump....

- Já pensou em fazer com 4 portas?..afinal é 200cm.......

- Segredo do móvel firme...uma forte base com boa sustentação no tampo (aprendi lendo o fórum e com o marceneiro que me deu uma aula....)

Espero ter ajudo, pois estou em fase de execução do móvel.....

P.S. Não me habilitei ao FVM do móvel, pois não tenho tempo, e também me falta habilidades com a arte da marcenaria.....

Abraços...
Márcio André

User avatar
marcioandre
Montador
Montador
Posts: 75
Joined: 18 Dec 2009, 19:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Florianópolis - SC

Re: Projeto do meu aquariozinho... 180 x 50 x 50

Postby marcioandre » 23 Feb 2010, 09:21

Antes que eu esqueça.....fiz meu projeto com base neste da aquabase.

http://www.aquabase.com.br/2008/portfolio_movelaria.htm
Éo da imagem numero 18

Fiz algumas alterações como fechamento do meio...
Márcio André

User avatar
Alexmaoli
Ciclador
Ciclador
Posts: 412
Joined: 12 Jun 2008, 10:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Projeto do meu aquariozinho... 180 x 50 x 50

Postby Alexmaoli » 23 Feb 2010, 10:11

Olá Marcio, é isso aí, skydive na veia... hehe

Obrigado pelas dicas, é por isso que estou no projeto, para ver com quem já teve experiência e não fazer cagada... hehe

Quanto a coluna de sustentação na frente do sump, ela será móvel, para poder colocar o sump, e se um dia precisar tirá-lo, com o aquário vazio é claro.

Por enquanto meu aquário diminuiu o tamanho, vou fazer 160x50x55. Tenho um limite de altura para ele, então se fizer 60 não cabe.. hehe

Dominui o tamanho para diminuir um pouco o peso, pois como moro em apartamento, conversei com um engenheiro e ele me passou que uma lage como a nossa suporta em torno de 400kg por metro quadrado, então eu fiz as seguintes contas:
540 litros = 540kg
100kg de vidro
100 kg de areia
100kg de móvel
90 litros de sump = 90kg
mais uns 30kg de badulaques dentro do móvel

Total = 960kg para 2 metros que suportam 800kg..... :o
Se tem mais uns dois adultos pertos para ver o aqua, aumenta mais de 100kg.... hehehe

Dominui o tamanho dele para 160x50x55 para diminuir um pouco o peso, assim tenho 100 litros a menos, ou seja, 100kg a menos.

Agora estou tentando diminuir o peso do móvel, então o cara que vai fazê-lo para mim, me sugeriu fazer a estrutura de ferro, revestindo ela com lâminas de 1,5cm.... deixando mais leve.
Assim a sustentação ficaria toda nas armações de ferro, o que tenho que ver agora quantos kg que irá dar.

Se conseguir vender o meu aqua, vou fazer um sump menor.

Depois me passa o link do post do seu aqua, para ter algumas ideias de como fazer com o meu.

Valeu
Abraços
Projeto 430L para Discos
FVM - Controle de Nível para SUMP

Blue Skies aos pára-quedistas e boas TPAs aos aquaristas.
Sabadão - TPAs Day

User avatar
marcioandre
Montador
Montador
Posts: 75
Joined: 18 Dec 2009, 19:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Florianópolis - SC

Re: Projeto do meu aquariozinho... 180 x 50 x 50

Postby marcioandre » 24 Feb 2010, 15:31

Olá..fui skydive até os 25 anos...depois devido à constantes mudanças de cidade, acabei me distanciando das amizades e dos grupos.....

Seguinte, eu particularmente acho que seria melhor você efetuar a estrutura em madeira maciça no lugar do ferro/aço, e depois fechar com as lâminas de MDF 1,5cm.
A estrutura pode ser com caibros 5x5cm. Na casa dos meus velhos tem um aquario marinho de 400L, e a estrutura é toda com caibros 5x5cm e compensado naval, nunca cedeu nada, antigamente era com ferro, não mudo nada na resistencia usando madeira.

Seria legal você ir em um marceneiro, e falar com ele sobre opção de fazer totalmente em MDF 2,5cm com uma base bem reforçada, sai um pouco mais caro, mas vale cada centavo, eu optei por esta opção, optei por fazer tudo em chapa dupla c/3cm (1,5+1,5) o acabamento fica impecavel, nem os parafusos aparecem. Estive lá hoje olhando, ta ficando legal, pena que o cabeção do marceneiro não comprou MDF suficiente dar cor que escolhi p/acabar o móvel, aí vou ir viajar na próxima semana, e não vou ver ele pronto. Assim que o móvel estiver pronto posto as fotos aqui.

Veja este tópico:
http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... hp?t=16807

É o móvel do Umeoka, ficou show de bola....ele mesmo fez...mas ele tem as moral da marcenaria.......e segundo ele ficou muito resistente, eu ia tentar um FVM, mas em Apto é complicado...ainda mais com a patroa buzinando as orelhas p/não perder estética da sala....haha ve se pode....

Infelizmente meu projeto todo vai sair muito devagar....quase parando....atualmente só comprei os filtros Eheim novos ....os demais itens vou comprar de acordo com os estudos sobre cada produto....meu trabalho infelizmente consome todo meu tempo, inclusive em alguns finais de semana....então estou encaminhando o projeto conforme aparece tempo....

Abraços.
Márcio André

User avatar
marcioandre
Montador
Montador
Posts: 75
Joined: 18 Dec 2009, 19:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Florianópolis - SC

Re: Projeto do meu aquariozinho... 180 x 50 x 50

Postby marcioandre » 05 Mar 2010, 13:44

Alex, tirei umas fotos da preliminar do móvel, conforme tinha lhe informado.

Ele ainda esta bem longe do resultado final. O marceneiro é um cabeça oca, comprou MDF insuficiente p/móvel, sorte que o cara é detalhista faz com capricho. Mas atualmente esta assim:

Frente do móvel, as divisórias ainda estão com 1,5cm, ele vai deixar duplo quando chegar o resto do material, ai vai ficar com 3cm.
Image

Traseira do móvel
Image

Tampo, que ainda vai receber mais uma chapa de 1,5cm, somando 3cm. Tambem note as cavidades nas laterais, ali vai receber o fundo p/sustentar, e aí sim o complemento da segunda chapa de 1,5cm
Image

Visão lateral
Image

Visao geral, dentro do quadrado dos pés, possui uma base com madeiras atravessadas e todas com apoio.
Image

Gostaria de postar ele pronto, mas estou sem tempo de ir lá ver como esta a situação desta semana, segundo ele, dia 20 ele me entrega em casa com tudo pronto (não tenho pressa, pois estou planejando uma obra com gesso na sala do apto).

Quando estiver pronto postarei mais fotos, essas ai estão vergonhosas...
Márcio André

User avatar
marcioandre
Montador
Montador
Posts: 75
Joined: 18 Dec 2009, 19:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Florianópolis - SC

Re: Projeto do meu aquariozinho... 180 x 50 x 50

Postby marcioandre » 05 Mar 2010, 13:45

Sei lá porque saiu meio cortada as fotos...mas já vale p/ter uma ideia....

Tirei as fotos do meu celular...pura gambiarra.

Abraço
Márcio André

User avatar
Alexmaoli
Ciclador
Ciclador
Posts: 412
Joined: 12 Jun 2008, 10:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Projeto do meu aquariozinho... 180 x 50 x 50

Postby Alexmaoli » 06 Mar 2010, 09:45

Olá Marcio
Valeu pelas fotos, dá para ter uma ideia de como fazer..

Estou pensando em um acabamento bem parecido com o seu, porém mais avermelhado.

Acho que vou mandar fazer mesmo, vai dar só uns 200,00 de diferença.

Vou semana que vem correr para ver isso mais detalhadamente,

Penso que o compensado naval será melhor, e revestí-lo com lâminas.

[]s
Projeto 430L para Discos
FVM - Controle de Nível para SUMP

Blue Skies aos pára-quedistas e boas TPAs aos aquaristas.
Sabadão - TPAs Day

User avatar
Alexmaoli
Ciclador
Ciclador
Posts: 412
Joined: 12 Jun 2008, 10:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Projeto do meu aquariozinho... 180 x 50 x 50

Postby Alexmaoli » 20 Apr 2010, 23:53

Projeto 430L para Discos
FVM - Controle de Nível para SUMP

Blue Skies aos pára-quedistas e boas TPAs aos aquaristas.
Sabadão - TPAs Day


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest