Filtro PVC muito barato [agora com válvula de retenção]

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
ricardopaulob
Ciclador
Ciclador
Posts: 396
Joined: 28 Aug 2008, 19:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo
Contact:

Filtro PVC muito barato [agora com válvula de retenção]

Postby ricardopaulob » 15 Sep 2008, 12:11

Bom dia pessoal,

Venho aqui demonstrar a construção de mais um filtro externo tipo cannister em PVC baseado nos vários relatos que pesquisei neste e em diversos outros sites de aquarismo.

Primeiro segua abaixo a lista de material juntamente com as fotos....

1- 50cm de cano PVC 100mm para esgoto;
Image

2- 2 caps de 100mm para fechar as pontas do cano;
Image

3- 2 anéis de vedação para os caps;
Image

4- Não lembro o nome desta peça, mas serve para "ligar" a saída da caixa d'agua nas tubuluções. Utilizarei esta peça para ligar os caps a tubulução do aquário;
Image

5- Também não sei o nome, mas esta peça (inoxidável) serve para encaixe rápido entre a saída dos caps a tubulução do aqua;
Image

6- 4 presílhas (abraçadeiras)
Image

7- 2 mangueiras de PVC transparente e flexível para servir de tubulução (mesma espessura da saída da bomba).
Image

8- 2 pedaços de mangueira de menor expessura (explicação na próxima etapa)
Image

9- Bomba interna atman 1200 l/h e elementos filtrantes (2 pedaços de lã acrílica, 1kg de anéis de cerâmica e 600g de carvão ativado [usados apenas 500g])
Image

10- Veda rosca.

Esta é a lista completa do material utilizado, totalizando R$53,00 (fora os materiais filtrantes) numa loja de material de construção perto de casa. (SP)
Não precisei utilizar nenhum material vedante salvo a veda rosca.


Vamos a montagem do filtro.

1- Furar os caps para encaixar a peça "4".
Image
Como não tenho broca estilo copo, utilizei uma broca pequena e fui fazendo vários furos simulando um círculo.

2- Encaixar a peça "4" no cap;
3- Enroscar a peça "5" na peça "4" (não esquecer de passar a veda rosca antes);
4- Encaixar a mangueira "8" na peça "5" (visto que a mangueira "7" é muito maior que a saída da peça "5")
Image

5- Encaixar o anél de vedação nos caps;
Image

6- Encaixar os caps no tubo de PVC (lixar as bordas do PVC antes para não danificar os anéis);

Feito os devidos testes para detectar vazamentos, o meu funcionou de primeira sem vazamentos, influir os elementos filtrantes e colocar para funcionar.

Eu deixei funcionando por 40min antes de colocar no aquário. (tirar poeiras e impureza do filtro e elementos).

Image


Custo benefício nota 10, visto que um cannister de mesma capacidade seria mais que R$300,00.


A única coisa que vou fazer é tentar melhorar a forma de tirar o caps, pois na primeira vez, depois dos testes para colocar os elementos filtrantes...

Demorei mais para tirar os caps do que para montar todo o filtro.

Tempo total gasto foi 2h desde o início até incluí-lo no aquário.

Este filtro será utilizado para um aquaterrário de 140 l (80 litros de água reais) para minha tartaruga tigre d'agua

Abraços,

Ricardo
Last edited by ricardopaulob on 21 Oct 2008, 16:01, edited 1 time in total.
Ricardo
Reef da Laje

História
Tarta
Tangs
NanoReef

User avatar
RAPHAEL.CINTRA
Ciclador
Ciclador
Posts: 205
Joined: 09 Sep 2008, 16:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Contact:

Re: Filtro PVC muito barato

Postby RAPHAEL.CINTRA » 15 Sep 2008, 13:49

Caro Ricardo boa tarde,

Muito obrigado por compartilhar conosco a montagem do canister.

Estou querendo incluir um no meu aquário por saber da qualidade filtrante, porém os industrializados são extremamente caros e
pelo que iria gastar num desses investirei em um sistema de iluminação só de t5'S que com reator e tudo deva fechar por no mínimo uns R$ 400,00 (UFA!)

Aliado a isso não tenho pressa de montar o acqua (quero dizer..ter eu tenho e muito..rs..mas.... $$$$$$) e produzir este canister será uma boa iniciativa...na realidade nem tenho espaço mais nessa estimativa de preço a coisa fica muito atrativa!

A única coisa que eu queria saber se seria possível elucidar é a parte interna (bomba e elementos filtrantes) e também a parte dos tubos no acqua.

Meu acqua tem 225L....pelo que vi a bomba possui a vazão que preciso

Claro que tudo isso se for possivel.

Abraços
Image
AGORA COM FÓRUM!
Acesse e contribua para o crescimento do aquarismo: http://aquaworldbr.forums-free.com/
Mais uma opção para quem quer aprender e ensinar.

User avatar
ricardopaulob
Ciclador
Ciclador
Posts: 396
Joined: 28 Aug 2008, 19:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo
Contact:

Re: Filtro PVC muito barato

Postby ricardopaulob » 15 Sep 2008, 15:20

Raphael,

Boa tarde,

Nunca tive filtro tipo canister, sempre trabalhei com filtro interno e externo (tipo cachoeira), porém para minha tartaruga tive que fazer um filtro potente e barato...

Construi este filtro visando a fácil manutenção...

Portanto deixei a bomba dentro do aqua, jogando a água para o filtro e com a força este retorna para o aqua... Poderia ter colocado a bomba dentro do filtro, fica esteticamente melhor e a bomba perde menos força, porém a manutenção se torna mais complicado e ainda corre o risco de perder a bomba em caso de falta de energia.

Porém, para manter a bomba dentro do aqua fiz um pré-filtro de tela de nylon para evitar que resíduos maiores, pedaços de plantas, pedras, etc.. entrem na bomba e estraguem o rotor... (detlhe, limpo este pré-filtro diariamente)

Em relação aos materiais filtrantes, fiz da seguinte forma..


Seguindo a ordem do fluxo de agua..

[bomba]>>>>>>>>>[filtro]>>>>>>>>>>>[aqua]


[2 esponjas de lã acrílica] [1kg de anéis cerâmica - dentro de um pedaço de meia calça] [500g de carvão ativado - também dentro de um pedaço de meia calça]
[mecânica] [biológica] [química]

É muito importanto que os elementos filtrantes não se misturem, por isso o uso da meia calça. (minha esposa ainda não viu que retalhei a meia calça dela.. hehehe)...


Até agora (3 dias-com adição de um tubo de ensaio de bactérias in vitro) esta tudo muito bem, agua cristalina, sem odores.. visto que a tarta é muito porca e suja muito a água levando os índices de amonia e ph as alturas em questão de horas....

Estou medindo diariamente e até agora nada anormal...


Vou tirar o filtro para limpar no sábado (1 semana de uso) e vou postar as fotos aqui para mostrar o estado de conservação e limpeza.


Eu fiz este filtro nesse porte visto que a tarta é muito porca, e preciso de um filtro muito mais potente que o usual para manter a limpeza e os níveis ideis para a fauna...

Segue link do aqua http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... =5&t=22645

Abraços,

Ricardo
Ricardo
Reef da Laje

História
Tarta
Tangs
NanoReef

User avatar
ricardopaulob
Ciclador
Ciclador
Posts: 396
Joined: 28 Aug 2008, 19:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo
Contact:

Re: Filtro PVC muito barato

Postby ricardopaulob » 21 Oct 2008, 16:00

ATUALIZAÇÃO DO FILTRO

Como já relatei acima, este filtro funciona muuuito bem.. Está mantendo os níveis de amônia e nitrito sempre zerados, e isso para um aqua de tartaruga é um milagre.. heehheeheh

Porém, o filtro tinha um grande defeito. Dificuldade de manutenção.. Eu quase morria toda vez que tinha que trocar os elementos mecânicos do filtro, pois tirar os caps vedados precisa de muita força e jeito.. (No aqua da tarta tenho que trocar o perlon toda semana)

Cansei de fazer essa força e fui andar em uma grande loja de materiais de construção em São Paulo e achei uma peça muito interessante da tigre. A válvula de retenção... http://www.tigre.com.br/pt/produtos_uni ... prd_id=727. Esta peça tem uma tampa com rosca vedada na parte superior, facilitando e muito a manutenção, além de ter um ótimo espaço para as mídias...

Vamos as fotos da montagem...

Image
Esta é a peça. Esta válvula tem uma porta interna de retenção de líquidos impedindo que ele volte. Retirei esta peça para aumentar o espaço para as mídias.

Image
Cola plástica para vedar o suporte da rosca

Image
Esses ralos coloquei dentro da valvula, uma de cada lado para separar os elementos filtrantes.

Image
Encaixar o suporte da rosca..

Image
Vedando o suporte da rosca para impedir que vaze agua por ali...

Image
Recortei meu PVC original ao meio e cada metade encaixei de um lado, sendo assim farei toda a manutenção do filtro pela rosca do meio... E deixarei meus elementos filtrantes na seguinte disposição:
1-Cano PVC 1: Esponjas picadas e perlon...
2-Separação do ralo
3-Dentro da válvula: 1,5kg de cerâmicas
4-Separação do ralo
5-Cano PVC2: 500gr de carvão ativado

Image
Meus ajudantes... Ozzy (branco) e a Jannis (marrom)


Facilitou muito a manutenção e a peça custou (eu acho) 59,00... Agora é só eu tirar a tampa com rosta, retirar as cerâmicas e lavar e enfiar a mão no cano 1 para tirar o perlon e as esponjas e no cano 2 para tirar o carvão e efetuar a troca....

Já estou pensando na nova versão do release do filtro.. hehehehe

Gostaria de tirar uma dúvida, esta peça: http://www.tigre.com.br/pt/produtos_uni ... rd_id=1592
É possível fazer encaixe rápido com minhas mangueiras de silicone? Tipo fechar o registro e abrir a valvula para puxar a mangueira sob pressão? Assim não preciso tirar as mangueiras do aqua, ficando apenas na parte externa...
Ricardo
Reef da Laje

História
Tarta
Tangs
NanoReef

jbastos
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 08 Feb 2009, 14:20

Re: Filtro PVC muito barato [agora com válvula de retenção]

Postby jbastos » 08 Feb 2009, 14:34

As fotos nao aparecem...

User avatar
ricardopaulob
Ciclador
Ciclador
Posts: 396
Joined: 28 Aug 2008, 19:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo
Contact:

Re: Filtro PVC muito barato [agora com válvula de retenção]

Postby ricardopaulob » 10 Feb 2009, 11:40

É...

Estou tendo problemas com meu servidor.. Estou resolvendo isso, estou mudando os arquivos de servidores e mudando o DNS no registro do dominio.. Creio que esta semana estará tudo resolvido..


Abraços,
Ricardo
Reef da Laje

História
Tarta
Tangs
NanoReef

User avatar
ricardopaulob
Ciclador
Ciclador
Posts: 396
Joined: 28 Aug 2008, 19:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo
Contact:

Re: Filtro PVC muito barato [agora com válvula de retenção]

Postby ricardopaulob » 11 Feb 2009, 15:57

Problemas de servidores resolvido.

As fotos já aparecerão normalmente nos posts..


Abraços,
Ricardo
Reef da Laje

História
Tarta
Tangs
NanoReef

jmav1979
Plantador
Plantador
Posts: 582
Joined: 07 Jul 2007, 09:51
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Porto Alegre - RS

Re: Filtro PVC muito barato [agora com válvula de retenção]

Postby jmav1979 » 11 Feb 2009, 16:23

Olá ricardopaulob.

Onde ficou a sua bomba?
Não entendi desculpe, vc colou a parte que se abre para trocar as midias? Se sim, não ficou ruim de abrir?
Qual a vazão que ficou o seu filtro?

Obrigado e grande abraço.
Grande abraço!

Att. Magno.

User avatar
ricardopaulob
Ciclador
Ciclador
Posts: 396
Joined: 28 Aug 2008, 19:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo
Contact:

Re: Filtro PVC muito barato [agora com válvula de retenção]

Postby ricardopaulob » 11 Feb 2009, 17:02

A bomba fica dentro do aqua...

Se vc ver o link da assinatura leva ao post da montagem do aquaterrario...

Estou usando uma bomba de 1200 l/h e após calculos com filtro ficou entre 900 l/h e 950 l/h


Meu filtro ficou assim..

No primeiro cano: Perlon
Na parte que abre: cerãmicas (coloquei 1,5kg)
No outro cano: carvão ativado...

A primeira vez que fechei, apertei muito, e realmente ficou muuuito dificil de abrir.. Mas como tem uma borracha na rosca não precisa apertar muito para fechar, e fica facil de abrir depois... Só aprendi isso na segunda tentativa...
Ricardo
Reef da Laje

História
Tarta
Tangs
NanoReef

jmav1979
Plantador
Plantador
Posts: 582
Joined: 07 Jul 2007, 09:51
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Porto Alegre - RS

Re: Filtro PVC muito barato [agora com válvula de retenção]

Postby jmav1979 » 11 Feb 2009, 17:19

Olá ricardopaulob.

Muito obrigado pelo esclarecimento!

Valeu e grande abraço.
Grande abraço!

Att. Magno.


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest