Novo: CO2 usando Gelatina

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Alex Ribeiro
Colaborador
Posts: 1496
Joined: 21 Sep 2003, 11:04
Photography Portal AqOL: 7
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Fortaleza
Contact:

Novo: CO2 usando Gelatina

Postby Alex Ribeiro » 13 Nov 2006, 13:13

Olá Pessoal,

Já é hora de compartilhar, por acaso um experimento que eu comecei a fazer a mais de um mês começou a ser dicutido em outro fórum, o que foi muito proveitoso visto que foram experiências diferentes com uma base semelhante, minha intenção era divulgar apenas após um período concreto de experiência, mas em grupo foi bem melhor.

O método com gelatina está funcionado a mais de 30 dias (35) em minha casa, maiores detalhes por favor leia este tópico onde ocorre toda a discussão, por favor não faça perguntas sem ter lido a discussão.

Primeira Parte
A gelatina...

Material necessário:

1 garrafa tipo PET de 2L (Coca, Fanta, Guaraná... pra quem não sabe) bem lavada.
4 pacotes de gelatina comun, do sabor que vc quiser.
200gr de açúcar (1 medida de copo americano)
1 colher de café de bicarbonato de sódio

Prepara-se as gelatinas com metade da água recomentada na embalagem ou um pouco mais que isso, isso vai deixar a gelatina muito mais rígida que o normal, com a solução da gelatina ainda morna acrescente os 200g de açúcar e o bicarbonato de sódio misturando até dissolver completamente.
Image


Coloca a mistura na garrafa deixe na geladeira até endurecer a gelatina. A área superior livre será suficiente para acrescentar a segunda parte da receita.
Image

Depois de solidificada a gelatina tira-se da geladeira e deixa ficar a temperatura ambiente.
Image

Segunda Parte
Iniciando a fermentação...

1 colher de café de fermento biológico desidratado (aquele em sachê)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 copo americano de açucar.
Água morna, prepare 1L, mas vc vai usar menos.

ATENÇÃO 1: Quando se diz morna, é morma mesmo, se for quente você mata o fermento e adeus receita.
ATENÇÃO 2: Essa mistura gera espuma, então de forma alguma você deve encher a garrafa completamente, sob o risco da mistura ir parar dentro do seu aquário.

Dissolva o açucar o fermento e o bicarbonato em um POUCO de água morna, acrescente na garrafa e veja o nível, deve ficar uma área livre no topo para conter a espuma que se formará, cerca de 7cm está ótimo.
Image

Complete com água morna, rosqueie a tampa e coloque no lugar definitivo, pouco tempo e já começa a produção.
Image


Meus comentários:

A minha garrafa foi preparada dia 06/10/2006
Ontem (12/11), última vez que olhei a garrafa, a produção estava intensa, mesmo depois de 35 dias, pra mim já valeu a pena, aqui é muito quente e a garrafa "normal" tem durado mais que 14 dias muito raramente.
Acredito que garrafa deve durar até o 30º dia, conforme estava comentado na página em inglês que serviu de referência, inclusive já comprei gelatina para próxima.

Considerações:

A gelatina incolor vendida em folhas é bem mais cara que a gelatina pronta, exemplo:
Folha de gelatina incolor = R$ 3.90
4 caixinhas de gelatina pronta = R$ 2.60
Sendo que, usando a incolor, ainda teria que usar mais açúcar e a pronta já vem com metado do açúcar necessário.
É mais fácil preparar a gelatina dentro da garrafa a ter que coloca-la lá dentro depois de pronta.

Bom, é isso... eu estava esperando completar o ciclo da primeira garrafa para compartilhar, mas já que o tópico apareceu primeiro veio bem a calhar.

t+
Last edited by Alex Ribeiro on 30 Jul 2010, 09:29, edited 1 time in total.
Alex Ribeiro
http://www.facebook.com/xylema
Concurso Brasileiro de Aqua Paisagismo
www.cbap.com.br

User avatar
umeoka
Plantador
Plantador
Posts: 776
Joined: 22 Mar 2006, 13:31
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Florianópolis/SC

Postby umeoka » 13 Nov 2006, 13:59

Nossa Alex !!!

Muito legal o esquema. Parabéns. :D
Agora estou com cilindros mas quando precisar vou usar com certeza.

sds
Umeoka

User avatar
-=+KururU+=-
Montador
Montador
Posts: 42
Joined: 21 Sep 2006, 07:30
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Sampa - Z/L

Postby -=+KururU+=- » 13 Nov 2006, 16:46

Vi esta receita em outro fórum.. Como as minhas garrafadas normais duram cerca de 15 dias resolvi testar.. Montei ela ontem começou a bombar rapidinho.. Uso cerca de 1 bolha com seg.

Se durar mais de 15 dias já vai valer a pena o trampo.

Abraços..

murilodada
Ciclador
Ciclador
Posts: 151
Joined: 27 Mar 2004, 02:36
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo-SP

Postby murilodada » 20 Nov 2006, 11:23

Alguém sabe se o sachê de fermente continua vivo depois que você abre? Porque nunca uso os 10g que vem em cada um, mas sempre fico com receio de usar e eles não funcionarem depois de abertos um tempo.

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Postby Victor Pax » 20 Nov 2006, 12:28

E aí Alex, tudo bem?
Primeiramente devo lhe dar os parabéns pelo tópico.
Ilustrativo, didático e direto.
E aí, a garrafa ainda está bombando?
Abraços.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

murilodada
Ciclador
Ciclador
Posts: 151
Joined: 27 Mar 2004, 02:36
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo-SP

Postby murilodada » 21 Nov 2006, 11:19

Eu peguei fermento novo sim pra fazer minha garrafa mas por algum motivo ela demorou bastante pra produzir, está com uma espuma de uns 2cm no topo, mas só está fazendo uma bolha a cada 4 segundos. Talvez aumente a produção, mas onde será q eu errei?

User avatar
umeoka
Plantador
Plantador
Posts: 776
Joined: 22 Mar 2006, 13:31
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Florianópolis/SC

Postby umeoka » 21 Nov 2006, 11:28

murilodada,


Você pode estar com um problema de vazamento.
Faça um teste submergindo a sua garrafa na agua, usando a mesma tecnica que os borracheiros usam para achar furo em pneu.

sds
Umeoka.

murilodada
Ciclador
Ciclador
Posts: 151
Joined: 27 Mar 2004, 02:36
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo-SP

Postby murilodada » 21 Nov 2006, 11:37

Será? Estou usando a mesma garrafa e tampa que usava na mistura de só água e açúcar. Por isto não pensei nesta possibilidade. Vou averiguar. Valeu pelo toque.

User avatar
carlos gustavo
Ciclador
Ciclador
Posts: 446
Joined: 13 Nov 2006, 16:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Araraquara, SP

Postby carlos gustavo » 24 Nov 2006, 23:59

Bom...

Vc está usando fermento biológico, certo?

Se sim, tem mais uma idéia para vc turbinar sua garrafada. Ou melhor, duas idéias..

1. Coloque, na hora de derreter a gelatina, mais açucar, a mesma quantidade que vc colocava antes de usar a gelatina.

2. Agora, o pulo do gato: Espere a gelatina endurecer mas com a garrafa DEITADA! Quando vc colocar o fermento, ou seja, inocular a colônia, vc terá muito mais área de contato para elas, pois ao invés de ficar só o diametro da garrafa de contato entre a colônia de leveduras e o substrato (gelatina), fica o comprimento!! Muito mais crescimento de levedura, muito mais fermentação, muito mais CO2!!!

Experimente fazer com a garrafa deitada e poste os resultados....

User avatar
umeoka
Plantador
Plantador
Posts: 776
Joined: 22 Mar 2006, 13:31
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Florianópolis/SC

Postby umeoka » 13 Dec 2006, 00:37

Olá pessoal !!!

Este tópico de deu uma parada.
Estou precisando fazer uma garrafada e estou pensando em fazer com gelatina.

O que vocês tem a dizer ?

Alex, você continua usando esse sistema ?

sds
Umeoka


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest