Já é hora de compartilhar, por acaso um experimento que eu comecei a fazer a mais de um mês começou a ser dicutido em outro fórum, o que foi muito proveitoso visto que foram experiências diferentes com uma base semelhante, minha intenção era divulgar apenas após um período concreto de experiência, mas em grupo foi bem melhor.
O método com gelatina está funcionado a mais de 30 dias (35) em minha casa, maiores detalhes por favor leia este tópico onde ocorre toda a discussão, por favor não faça perguntas sem ter lido a discussão.
Primeira Parte
A gelatina...
Material necessário:
1 garrafa tipo PET de 2L (Coca, Fanta, Guaraná... pra quem não sabe) bem lavada.
4 pacotes de gelatina comun, do sabor que vc quiser.
200gr de açúcar (1 medida de copo americano)
1 colher de café de bicarbonato de sódio
Prepara-se as gelatinas com metade da água recomentada na embalagem ou um pouco mais que isso, isso vai deixar a gelatina muito mais rígida que o normal, com a solução da gelatina ainda morna acrescente os 200g de açúcar e o bicarbonato de sódio misturando até dissolver completamente.

Coloca a mistura na garrafa deixe na geladeira até endurecer a gelatina. A área superior livre será suficiente para acrescentar a segunda parte da receita.

Depois de solidificada a gelatina tira-se da geladeira e deixa ficar a temperatura ambiente.

Segunda Parte
Iniciando a fermentação...
1 colher de café de fermento biológico desidratado (aquele em sachê)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 copo americano de açucar.
Água morna, prepare 1L, mas vc vai usar menos.
ATENÇÃO 1: Quando se diz morna, é morma mesmo, se for quente você mata o fermento e adeus receita.
ATENÇÃO 2: Essa mistura gera espuma, então de forma alguma você deve encher a garrafa completamente, sob o risco da mistura ir parar dentro do seu aquário.
Dissolva o açucar o fermento e o bicarbonato em um POUCO de água morna, acrescente na garrafa e veja o nível, deve ficar uma área livre no topo para conter a espuma que se formará, cerca de 7cm está ótimo.

Complete com água morna, rosqueie a tampa e coloque no lugar definitivo, pouco tempo e já começa a produção.

Meus comentários:
A minha garrafa foi preparada dia 06/10/2006
Ontem (12/11), última vez que olhei a garrafa, a produção estava intensa, mesmo depois de 35 dias, pra mim já valeu a pena, aqui é muito quente e a garrafa "normal" tem durado mais que 14 dias muito raramente.
Acredito que garrafa deve durar até o 30º dia, conforme estava comentado na página em inglês que serviu de referência, inclusive já comprei gelatina para próxima.
Considerações:
A gelatina incolor vendida em folhas é bem mais cara que a gelatina pronta, exemplo:
Folha de gelatina incolor = R$ 3.90
4 caixinhas de gelatina pronta = R$ 2.60
Sendo que, usando a incolor, ainda teria que usar mais açúcar e a pronta já vem com metado do açúcar necessário.
É mais fácil preparar a gelatina dentro da garrafa a ter que coloca-la lá dentro depois de pronta.
Bom, é isso... eu estava esperando completar o ciclo da primeira garrafa para compartilhar, mas já que o tópico apareceu primeiro veio bem a calhar.
t+