Passo-a-passo - filtro interno com fotos

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marco Aurélio Busato
Montador
Montador
Posts: 29
Joined: 27 Sep 2005, 09:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ponta Grossa/Pr

Passo-a-passo - filtro interno com fotos

Postby Marco Aurélio Busato » 27 Oct 2006, 12:16

Olá pessoal.

Recentemente encontrei em uma loja uma peça chamada Terminal de Ventilação. Embora não estivesse precisando de um novo filtro resolvi montar um com essa peça para ficar de "reserva".

Lista de material:

- Bomba Submersa (usei a Sarlo Better 180)
- Cap 50mm
- Anel de vedação de 50mm
- Um pedaço de cano de 50 mm (defina o comprimento levqando em conta o tamanho final do filtro desejado)
- Terminal de Ventilação 50mm (não achei outro tamanho)
- Mídias filtrante (perlon, cerâmica, carvão, etc.)

Image

Primeiro faça um furo no cap para encaixar a bomba submersa (com uma faca e muita paciência):

Image

Depois instale o anel de vedação no interior do cap:

Image

Em seguida encaixe a bomba sobre o cap. Se o furo no cap não ficar bem justo ou ficar irregular devemos vedar usando cola (pode ser silicone) em volta da base da bomba:

Image

Agora encaixe o cap em um dos lados do cano. Na loja me recomandaram usar vaselina para encaixar o tubo, mas, como vaselina poderia ser tóxica para os peixes, usei um lubrificante a base de água.

Image

Agora o filtro está pronto, é só rechear com as mídias filtrantes (não costumo usar carvão, apenas perlon em baixo e cerâmicas em cima).

Image

E fechar a parte de baixo com o terminal de ventilação

Image

Detalhe do Terminal de Ventilação tampando o filtro.

Image

Filtro pronto para usar...

Image

É isso pessoal... Aceito sugestões e críticas...
Last edited by Marco Aurélio Busato on 28 Oct 2006, 16:22, edited 1 time in total.

Alexandre Altieri
Colaborador
Posts: 3624
Joined: 12 Jul 2004, 08:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 8
Location: ARARAQUARA/SP

Postby Alexandre Altieri » 27 Oct 2006, 15:56

Beleza Marco.

Muito legal essa peça, deu pra ter uma idéia pela foto do tamanho dela, mas ela sugaria um neon ou é menor?

O filtro ficou ótimo, o que usa para .prende-lo ao vidro do aqua, com ventosas ficaria muito bom.

Só trocaria uma coisa... O site de hospedagem das fotos :lol: , tem que clicar sobre elas pra aparecerem.

Até mais, e se tiver mais novidades nos deixe atualizados.

Marcos Bonfim
Colaborador
Posts: 37
Joined: 02 Oct 2006, 17:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Maceió-AL

Postby Marcos Bonfim » 27 Oct 2006, 16:15

Eita...excelente esse filtro interno, um dos nelhores projetos nessa categoria que já vi. Essa peça "terminal de ventilação" custa caro?

Abraços

ps: como o Alexandre disse, esse teu site de hospedagem de imagens não tá legal...

User avatar
Marco Aurélio Busato
Montador
Montador
Posts: 29
Joined: 27 Sep 2005, 09:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ponta Grossa/Pr

Postby Marco Aurélio Busato » 27 Oct 2006, 18:31

Desculpem pelo vacilo no site que hospedou as fotos... Vou ver se arrumo um melhor. :(

Blz Alexandre:

Obrigado pelo elogio. Quanto ao tamanho, acredito que um neon conseguiria entrar dentro da grade da peça. Imagino que em aquarios com neon daria para encher o terminal com perlon.

Eu ainda não fiz um sistema para fixar o filtro, mas já tenho algo em mente. Quando montar vou postar as fotos neste mesmo tópico.

Olá Marcos...

Olha, na verdade eu não anotei os preços, mas era bem barato, não passa de três ou quatro reais.
Last edited by Marco Aurélio Busato on 21 Nov 2006, 13:45, edited 1 time in total.

Alexandre Altieri
Colaborador
Posts: 3624
Joined: 12 Jul 2004, 08:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 8
Location: ARARAQUARA/SP

Postby Alexandre Altieri » 28 Oct 2006, 07:30

Beleza Marco.

Um ótimo site para hospedagem é o www.photobucket.com

O filtro realmente ficou ótimo e o perlon próximo ao terminal certamente resolverá o problema.

Aguardamos as fotos da forma de fixação.

Até mais.

User avatar
Marco Aurélio Busato
Montador
Montador
Posts: 29
Joined: 27 Sep 2005, 09:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ponta Grossa/Pr

Postby Marco Aurélio Busato » 28 Oct 2006, 16:52

Valeu a dica Alexandre, agora acho que dá para ver melhor.

Alexandre Altieri
Colaborador
Posts: 3624
Joined: 12 Jul 2004, 08:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 8
Location: ARARAQUARA/SP

Postby Alexandre Altieri » 28 Oct 2006, 17:01

Valeu Marco, agora elas estão aparecendo perfeitamente, melhorou o tópico 100% :D

Até mais.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Passo-a-passo - filtro interno com fotos

Postby Marcio Vargas » 23 Jun 2010, 08:49

Pessoal
Vou reativar este topico.

Em primeiro lugar, sou o Marcio, aguarista a mais de 15 anos, porem os ultimos 5 anos eu fiquei no MSA (movimento dos sem aquario), agora ate por insistencia de meu filho resolvi voltar a ativa.

Já fiz um movel de um projeto que pequei na internet. Vou fazer uma tampa conforme http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 10&t=19668, porem vou colocar dois coolers nela e também fazer uma moldura na parte inferior. Oportunamente abro um topico especifico.

O que me trouxe aqui foi o fato de que vou utilizar este filtro em meu aquario, o canister com T de inspeção adorei, mas em um primeiro momento não irei fazer. O FBF esta descartado, e o filtro externo de "pendurar" ta descartado, não quero nada saindo do aquario.

Aqui vão as duvidas, antes ainda quero frizar que estou a mais de um mês devorando este forum, li praticamente tudo...


O aquario terá 70l x 50a x 35p, pretendo colocar dois destes, um de cada lado, um com a bomba em cima e outro com a bamba em baixo. desta forma proporciono uma circulação "circular" da agua. A duvida é se dois destes dão conta de um aquario com estas medidas?

Segunda duvida. Gostaria de deixar o PVC preto, li por aqui que a tinta epoxi pode ser usada... Pode mesmo? Ou há outra maneira de pintar de preto os tubos?

Por ultimo e para auxiliar nas respostas, o aquario será um comunitario com plantas artificiais, (no fututo parto para um plantado). Pretendo ter um pequeno cardume de Tetras (neon), alguns "limpa fundo" e uns 2 acaras... Para começar vai ser isto...

Agradeço desde já qualquer resposta e ajuda.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

edudolabela
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 01 Jul 2010, 15:11

Re: Passo-a-passo - filtro interno com fotos

Postby edudolabela » 01 Jul 2010, 16:37

Olá. Não entendi como você colocou o perlon e a cerâmica dentro do tudo. Tem alguma distância e quantidade certa de perlon? Você colocou o perlon na ponta antes de encaixar o terminal de ventilação?


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest