quanto pesa uma bolha de CO2?

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Vlad Drack
Ciclador
Ciclador
Posts: 118
Joined: 03 Jun 2004, 15:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife / PE

quanto pesa uma bolha de CO2?

Postby Vlad Drack » 19 Apr 2006, 13:19

Galera,

Arrumei uma ampola de CO2 de extintor de agua de grande volume (aqueles carrinhos extintores que tem geralem,nte em shopping)

A ampola tem capacidade para 600g de CO2 e eu gostaria de saber quanto tempo vai durar com uma ou uma e meia ou duas bolhas por segundo.

A melhor maneira é com a matemática, ou seja dividindo 600g pelo peso de cada bolha trerei o num total de bolhas na ampola e ai poderei fazer o calculo que quiser.

Valeu pela ajuda.

PS - informações empíricas são bem vindas, mas gostaria tambem da informação científica.

Vlad Drack
Vlad Drack
Image

User avatar
Bezerro
Ciclador
Ciclador
Posts: 210
Joined: 18 Sep 2003, 10:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Goiânia - GO

Postby Bezerro » 19 Apr 2006, 14:18

Acho difícil conseguir chegar a uma conta assim.

Seria melhor tentar mesmo. Tenho 1 de 7 kilos e dura quase 1 ano comigo'. Não sei ao certo, é muito tempo e acabo esquecendo.

Mas comigo, esse cilindro duraria 1 mes mais ou menos.
Bruno Peixoto Monteiro

Magáli
Colaborador
Posts: 840
Joined: 19 Sep 2003, 06:25
Photography Portal AqOL: 26
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Fuji - Japão
Contact:

Postby Magáli » 19 Apr 2006, 15:28

Eu usei por muito tempo um cilindrinho (ou ampola, como quiser) de 74 gramas. Injeção de 3 bolhas/2 segundos por 10 horas diárias. Durava entre 28~30 dias.

Agora tem que fazer os cálculos :D
"A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes."
Khalil Gibran

Franz Rotter
Colaborador
Posts: 398
Joined: 10 May 2005, 21:34
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Paulo

Postby Franz Rotter » 19 Apr 2006, 19:54

O primeiro problema é que não há "gota" de gases em pressões atmosféricas, mas, tomando-se como base uma gote de líquido, temos :
O volume de uma gota de líquido é 1/50 cm3 ou 2 x 10-8 m3.
O peso do CO2 é aprox. 0,78 gramas Por litro.
Um litro possui 1.000 cm3 ou 50.000 gotas
Então temos : 0,78 g/l dividido por 50.000
Portanto uma gota de CO2 deve pesar aproximadamente 0,0000156 gramas


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest