Novo canister.

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Alexandre Altieri
Colaborador
Posts: 3624
Joined: 12 Jul 2004, 08:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 8
Location: ARARAQUARA/SP

Novo canister.

Postby Alexandre Altieri » 03 Dec 2005, 14:46

Edit: Modelo montado na horizontal com bomba de 2000L/H na página 16.
Edit: Demonstração da manutenção do filtro na página 31.
Edit: Substituição das mangueiras na página 66.

Beleza.

Montei mais um canister e ai vão as fotos dele pronto. (Obs – Para quem possa interessar, depois das fotos do canister tem o material e o passo a passo, coloquei somente o link das fotos para não sobrecarregar o tópico).

Canister com tubo de 150mm de diâmetro, 60cm de altura (aproximadamente 10L), bomba submersa de 650L/H interna, localizada na tampa do filtro.

Teste de vazão com canister vazio (sem material filtrante), em aquário de 30cm de altura sobre uma superfície a 90cm de distância do chão = 564L/H - perda de 13,25% de vazão (9,4 L/Minuto) - 60cm de distância da bomba para o topo da coluna d'água.

Teste de vazão com canister cheio (com 1kg de anéis de cerâmica e 30cm X 1m de perlon enrolado tipo rocambole), em aquário de 30cm de altura sobre uma superfície a 77cm de distância do chão = 522L/H – perda de 19,7% de vazão (8,7 L/Minuto) - 60cm de distância da bomba para o topo da coluna d'água.

Para iniciar o funcionamento basta sugar pelo retorno de água, o filtro se encherá e encherá também as mangueiras até o nível da água do aquário.

CANISTER PRONTO:
Entrada de água por baixo do filtro:
Image

Retorno da água por cima do filtro:
Image

Fechos para fechar o canister hermeticamente:
Image

Corpo do filtro sem as mangueiras e sem a bomba:
Image

Mangueiras de 25mm tipo traquéia conectadas por conector rápido:
Image

Sugador de água conectado à mangueira pelo conector rápido:
Image

Mesmo sistema de conexão para o retorno de água ao aquário:
Image

Filtro funcionando com mangueiras de 60cm para o retorno e de 1,10m para captação de água, sugador e retorno de água presos por ventosas:
Image

Sistema de retorno para evitar muita turbulência:
Image

Vazão melhor que a esperada :D :
Image

Edit: Imagens atuais do filtro, com mangueiras tipo cristal:
Image

Image

Image

MATERIAL:
Clique no link para visualizar a foto:

01) 3 anéis de vedação de 25mm - grosso;
02) 6 anéis de vedação para parafuso de 1/8;
03) 1 anél de vedação para cap de 150mm;
04) 1 bomba submersa 650LH;
05) 3 pedaços de borracha de câmera de ar para vedação dos fechos por fora;
06) 4 braçadeiras para mangueira de 25mm;
07) 2 caps de 150mm com bolsa para anel de vedação;
08 ) 2 caps de 20mm usados para segurar o ralo dentro do filtro;
9) 4 conectores rápido de 3/4" (tipo de mangueira, para mangueira de 25mm);
10) 50cm de cordão de borracha de 3,5mm;
11) 3 fechos;
12) 2 joelhos de 20mm soldável/soldável;
13) 1 joelho de 3/4" roscável/roscável;
14) 2 joelhos de 25mm roscável/soldável e 2 redutores (Bucha de redução soldável curta) de 25mm/20mm;
15) 1 luva roscável de 3/4";
16) 1,7m de mangueira tipo traquéia de 25mm (OBS: As mangueiras traquéias foram substituidas por mangueira cristal devido a ressecamento - fotos na página 66);
17) 11cm de mangueira atóxica de 20mm;
18 ) 1 cap de 20mm;
19) 5 nípel de 3/4";
20) 6 parafusos 1/8 de 2cm, 6 parafusos 1/8 de 1cm, 12 porcas p/ 1/8 e 12 arruelas p/ 1/8;
21) 1 prensa cabos de 3/4" e 1 nº 9 (para o fio da bomba);
22) 1 ralo de 150mm;
23) tecnil para suspender os fechos até a altura da bolsa do cap/tampa do filtro;
24) tubo de 20mm (tamanho do sugador);
25) 70cm de tubo de 150mm;
26) 3 ventosas grandes;
27) 1 T de 20mm.

MONTAGEM DO CORPO DO FILTRO:
Clique no link para visualizar a foto:

Para tampar o filtro usei apenas o cap com o cordão de borracha colado por dentro (detalhes a frente), o cap é pressionado contra o tubo - corpo do filtro - pela ação dos fechos, e a pressão do tubo contra o cordão de borracha dentro do cap garante o fechamento hermético, mas para isso é necessário que o tubo esteja com as bordas totalmente no mesmo alinhamento...

Para deixar as bordas no mesmo alinhamento usei uma folha de papel. Enrolei o papel próximo à borda do tubo e alinhei as bordas da folha, ficando a folha de papel como uma marcação exata de alinhamento:
foto 01

Marquei com canetinha hidrocor as diferenças de alinhamento na borda do filtro tendo a folha de papel como guia:
foto 02

Depois de marcado basta retirar a folha que a marcação será visível de onde as bordas estão desalinhadas:
foto 03

Basta usar grosa e lixa para “comer” os locais marcados para que tenhamos a borda do filtro totalmente alinhada:
foto 04

Para conseguir fazer o furo de entrada de água perfeito, risquei a circunferência, fiz um furo menor e fui aumentando com grosa, lima e lixa:
foto 05

O furo foi feito 0,5cm acima do espaço a ser ocupado pelo cap inferior, no meu caso 7cm da borda de baixo:
foto 06

Como usei tubo tipo reciclável, que é mais barato, tive que pintar o tubo para esconder as imperfeições, pintei de opalescente:
foto 07

No mesmo alinhamento do furo de entrada de água, colei dois caps usados (pode-se usar outra coisa que segure um ralo de 150mm, o ralo servirá para que o material filtrante fique acima do furo de entrada de água):
foto 08

No furo de entrada de água coloquei um nípel de 3/4", com um anel de vedação por dentro e outro por fora (obs – nesta foto o centro do nípel está para o lado de fora, porém ele fica para dentro do tubo):
foto 09

Conectei o joelho de 3/4" roscável/roscável no nípel e apertei até ficar bem preso:
foto 10

Visão da parte inferior do corpo do filtro, com os caps usados e com a entrada de água praticamente pronta, estes três pontos segurarão o ralo que será apoio para o material filtrante:
foto 11

Para usar o ralo, fure o centro e corte as bordas até que ele caiba no tubo de 150mm:
foto 12

Corpo do filtro visto de cima já com o ralo dentro (ralo é removível):
foto 13

Para tampar a parte de baixo do corpo do filtro usei um cap com anel de vedação:
foto 14

Visão de como ficou tampado:
foto 15

Parte inferior do corpo do filtro já tampada:
foto 16

Para possibilitar a conexão da mangueira, coloquei um nípel no joelho de 3/4" roscável da entrada de água:
foto 17

Material para colocação dos fechos:
foto 18

Coloquei o cap no tubo sem o cordão de borracha e marquei onde o fecho ficaria fechado, para isso, a alça do fecho da tampa já estava afixado, com essa marcação furei o tubo de 150mm no lugar certo. De dentro para fora, coloquei os parafusos, arruelas e o anel de vedação de 1/8:
foto 19

Visão dos parafusos por dentro do tubo:
foto 20

Por fora do tubo, coloquei os pedaços de câmara de ar com furos pequenos para os parafusos passarem apertados, as borrachas são do tamanho do retângulo de tecnil:
foto 21

O tecnil deve ser da grossura da bolsa para anel de vedação do cap, deixará o fecho na altura da bolsa, onde a outra parte do fecho é colocada. Deve ser cortado do tamanho da parte furada do fecho:
foto 22

Para facilitar a furação do tecnil eu colei no fecho com superbonder:
foto 23

Tecnil furado:
foto 24

Visão do fecho sobre o tecnil furado:
foto 25

Coloquei os fechos nos parafusos:
foto 26

Restando somente apertar as porcas para prender os fechos (na foto tem arruelas, mas não as deixei, deixei só porcas mesmo):
foto 27

Reforcei a superfície de contato da tampa com o tubo, colando dentro do tubo de 150mm mais um pedaço de tubo cortado longitudinalmente do tamanho exato, ficando então uma boca com tubo duplo (obs - este pedaço de tubo interno poderia ficar maior, abrangendo o local onde será furado para passar os parafusos dos fechos):
foto 28

Para melhorar a vedação por dentro do tubo de 150mm passei silicone nos parafusos:
foto 29

MONTAGEM DA TAMPA DO FILTRO:
Clique no link para visualizar a foto:

Primeiramente marquei os locais com a rosca dos prensa cabos, de forma que a bomba ficasse de um lado (prensa cabos menor) e a saída de água de outro (prensa cabos maior), então furei com uma broca menor e fui acertando com grosa, lima e lixa, para que os furos ficassem perfeitos:
foto 30

Medi a circunferência da tampa pelo lado externo, dividi por três e fiz os furos das alças dos fechos, afixando-as com parafuso de 1/8 de 1cm e arruelas:
foto 31

Visão externa:
foto 32

Visão lateral:
foto 33

O prensa cabos de saída de água (3/4") deve ser colocado de forma invertida, com a parte de aperto por dentro:
foto 34

Com um anel de 25mm para vedação, conecte a luva de 3/4" com rosca na parte inferior do prensa cabos de saída da água:
foto 35

Visão do espaço de fluxo de água:
foto 36

O prensa cabos do fio da bomba é colocado de forma normal, usei silicone para vedar por fora pois na primeira montagem este foi o terceiro ponto de vazamento, agora não vazou mais:
foto 37

Visão interior com os prensa cabos colocados:
foto 38

Visão exterior com os prensa cabos colocados:
foto 39

Passei silicone ao redor do interior do cap para colar o cordão de borracha:
foto 40

É melhor colar sem os prensa cabos:
foto 41

Interior da tampa com os prensa cabos e com o cordão:
foto 42

Por precaução, passei silicone por dentro para vedar os parafusos da tampa também:
foto 43

Conectei um nípel de 3/4" na luva com rosca, onde será conectada a mangueira:
foto 44

Tampa pronta sem a bomba:
foto 45

Usei mangueira atóxica por ter as paredes mais grossas:
foto 46

O que permite mais flexibilidade que a mangueira cristal comum (direita é a cristal comum):
foto 47

Cortei o fio da bomba para passar pelo prensa cabos:
foto 48

Coloquei o pedaço de mangueira atóxica na bomba:
foto 49

E também no prensa cabos de saída de água:
foto 50

Detalhe do fio da bomba “remendado”:
foto 51

Visão da tampa pronta com a bomba:
foto 52

A mangueira atóxica não deformou:
foto 53

Tampa pronta com a bomba:
foto 54

MONTAGEM DAS MANGUEIRAS:
(Obs: As mangueiras traquéia foram substituidas por mangueira cristal devido a ressecamento - fotos na página 66)
Clique no link para visualizar a foto:

Para montar as mangueiras, considerei para cortá-las, a altura do filtro e altura da entrada de água, ficando a mangueira do sugador com 1,10m e a do retorno de água com 60cm. Coloquei os conectores rápidos em cada ponta e apertei com as braçadeiras:
foto 55
Novas mangueiras: Foto 56

MONTAGEM DO RETORNO DE ÁGUA:
Clique no link para visualizar a foto:

Seqüência de montagem para o retorno de água (nípel onde o conector é colocado, joelho de 25mm roscável/soldável, redutor p/ 20mm, joelho de 20mm e T de 20mm), furei o T e coloquei uma ventosa para que ele se fixasse à parede do aquário:
Obs. a junção do joelho de 20mm e do redutor de 20mm é feita com um pequeno pedaço de tubo de PVC de 20mm.
foto 57

Retorno de água pronto com o conector rápido colocado para se ter uma idéia:
foto 58

MONTAGEM DO SUGADOR DE ÁGUA:
Clique no link para visualizar a foto:

Seqüência de montagem para o sugador de água (nípel onde o conector é colocado, joelho de 25mm roscável/soldável, redutor p/ 20mm, joelho de 20mm, tubo de 20mm furado para entrada de água, cap de 20mm), fiz um tipo de braçadeira para colocar a ventosa, para que o sugador se fixasse à parede do aquário, originalmente era de PVC marrom o sugador e as braçadeiras das ventosas, mas troquei por PVC de eletroduto cor preta:
Obs. a junção do joelho de 20mm e do redutor de 200 é feita com um pequeno pedaço de tubo de PVC de 20mm.
foto 59

Sugador montado sem as ventosas:
foto 60

Para montar as braçadeiras das ventosas usei apenas dois pedaços de tubo de 25mm cortados longitudinalmente para abraçar o sugador e furados para prender as ventosas:
foto 61

Braçadeiras prontas:
foto 62

Sugador pronto já com as braçadeiras :
foto 63

Edit: NOVO SUGADOR (30MAR07): Montei um novo sugador, utilizando a ponta do eletroduto de 1/2" pois o mesmo tem rosca, o que facilita na hora da limpeza do sugador, além disso incluí um registro no sugador para que facilite a retirada do aquário, facilitando a manutenção, ficando assim a seqüencia de montagem: nípel onde o conector é colocado, luva soldável/roscável de 25mm, pedaço de PVC para unir a luva ao registro, registro esfera 25mm soldável, pedaço de PVC para unir o registro ao joelho de 25mm soldável/soldável, joelho de redução de 25mm para 20mm soldável/roscável (parte roscável de 20mm), ponta de eletroduto preto com rosca de 20mm.
Seguem os links das fotos:

Sugador montado (falta o nípel para conexão rápida):
foto 64

Detalhe do registro:
foto 65


Obs – Na primeira montagem o tubo – corpo do filtro - não tinha dupla camada de borda, não tinha silicone vedando o prensa cabos do fio da bomba e não tinha borrachas por dentro e por fora dos furos dos fechos, isso ocasionou 3 pontos de vazamento, que foram sanados com o aperfeiçoamento do projeto. Na primeira montagem também, calculei mal a distância dos fechos, ficando frouxo o fechamento do filtro, por isso tive que colocar mais uma camada de cordão de borracha na tampa, resolveu o problema. Caso alguém monte esse ou outro filtro FVM, não abandone o projeto ao constatar a primeira falha, quase sempre há alguma forma de consertar algum erro e fazer o filtro funcionar...

O canister não ficou barato, porém, ficou bem mais barato que um da mesma vazão industrializado, mas o projeto foi realizado pela satisfação de montar o próprio filtro e vê-lo funcionando tão bem quanto um comprado...

Desculpem-me pela péssima qualidade das fotos, se alguém quiser algum detalhe que não foi mostrado nas fotos ou que eu tire novamente alguma foto que ficou muito ruim, eu posso fotografar, bem como se alguém tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão sobre a montagem, é só escrever...

Até mais.
Last edited by Alexandre Altieri on 23 Jun 2008, 17:15, edited 8 times in total.

User avatar
adib_repteis
Ciclador
Ciclador
Posts: 103
Joined: 26 Sep 2005, 18:04
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Postby adib_repteis » 03 Dec 2005, 15:02

nossa

parabens fiko 100000 seu filtro , incrivelmente um projeto que eu ja pensei em fazer, igualzinho mesmo

manu parabens memso seu filtro esta muito bom, vc esta de parabens mesmo

abraços
adib_charliebrownjr@hotmail.com
"a diferença do guerreiro para o covarde eh que o guerreiro encara a vida como um desafio e o covarde como um castigo"
"salve vatos lokos"

Bode
Montador
Montador
Posts: 48
Joined: 31 Jan 2005, 04:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Interior - SP

Postby Bode » 03 Dec 2005, 15:10

Cara, ótimo topico!
Ficou muito bonito e deve estar funcionando muito bem.

Só uma dúvida: Estas mangueiras pretas da entrada e saida do filtro são rugosas por dentro tambem? Por que se forem podem ocasionar uma perda de carga maior (pelo que eu me lembre das minhas aulas de mecanica dos fluidos...mas posso estar redondamente enganado :D ). Apesar da perda na vazao nao estar alta....

Esta facil de remover o cap para manutenção com essas presilhas?
E se voce nao se importar, qual o custo total?

Parabens, seu filtro ficou muito bom mesmo .

Abraco
Bode.

Alexandre Altieri
Colaborador
Posts: 3624
Joined: 12 Jul 2004, 08:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 8
Location: ARARAQUARA/SP

Postby Alexandre Altieri » 03 Dec 2005, 17:11

Beleza adib e bode...
...Estas mangueiras pretas da entrada e saida do filtro são rugosas por dentro tambem? Por que se forem podem ocasionar uma perda de carga maior (pelo que eu me lembre das minhas aulas de mecanica dos fluidos...mas posso estar redondamente enganado :D ). Apesar da perda na vazao nao estar alta....
As mangueiras são praticamente lisas por dentro, ficando apenas um pequeno relevo onde existe as ondulações, porém é quase imperceptível. Usei as mangueiras de 3/4" (para conexão em 25mm), e acho que isso ajudou a não perder tanta vazão, a saida da bomba é de 1/2" (para conexão em 20mm), mas o prensa cabos invertido possibilitou a ampliação da medida da saida da bomba de 1/2" para 3/4", deixando a água "subir" mais livremente...
...Esta facil de remover o cap para manutenção com essas presilhas?
Facílimo, basta abrí-las e puxar o cap...
...E se voce nao se importar, qual o custo total?
Isso só poderei informar após encontrar as notas de todo o material :lol: , fui comprando aos poucos, e fazia uns dois meses que estava com tudo comprado e sem tempo para montar, mas assim que reunir todas as notas eu coloco o total dos custos...

Obrigado pelos elogios...

Até mais.

Rafael Akama
Colaborador
Posts: 1103
Joined: 16 May 2005, 18:26
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: S. Paulo - SP

Postby Rafael Akama » 03 Dec 2005, 19:26

alealt,

Ficou ANIMAL. :)

Cara, esse é um dos melhores filtros FVM que eu já vi na internet. E olha que eu já vi um bocado deles, tanto em sites brasileiros quanto estrangeiros. 8)

A idéia do suporte para as ventosas foi ótima. Onde você comprou essas ventosonas?

Também gostei muito do jeito como você montou a bomba. Ficou profissional.

O que é tecnil? Onde se compra? :oops:

Deixo somente uma sugestão: antes e depois dos conectores rápidos que ficam no sugador e no retorno, você poderia colocar registros esfera/borboleta. Assim, quando for tirar o filtro para manutenção, você fecha os registros, desconecta as mangueiras e leva tudo cheio de água para a área de serviço. 8) Precisaria de 4 registros. Além de facilitar na manutenção, você pode usar um deles como controle de vazão. Acho muito interessante poder diminuir a vazão quando vou alimentar meus bichinhos.

Parabéns e valeu por compartilhar o projeto com a gente!

Franz Rotter
Colaborador
Posts: 398
Joined: 10 May 2005, 21:34
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Paulo

Postby Franz Rotter » 03 Dec 2005, 21:18

Rafael,
Technyl (marca registrada da Rhodia) é uma poliamida 6.6 ou ainda um nylon.
Possui baixo coeficiente de atrito, alta resistência ao impacto e boa resistência à abarsão.

User avatar
jonas_filho
Ciclador
Ciclador
Posts: 121
Joined: 22 Aug 2005, 02:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Pindamonhangaba - SP

Parabens

Postby jonas_filho » 03 Dec 2005, 21:58

Parabéns alealt

Show de bola....o que mais me facinou foi a qualidade do seu tópico, com as explicações nos mínimos. Não da nem pra ter dúvida na construção desse filtro! Parabens


Jonas
Jonas

Alexandre Altieri
Colaborador
Posts: 3624
Joined: 12 Jul 2004, 08:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 8
Location: ARARAQUARA/SP

Postby Alexandre Altieri » 04 Dec 2005, 01:33

Beleza pessoal...
A idéia do suporte para as ventosas foi ótima. Onde você comprou essas ventosonas?
As ventosonas :lol: comprei em uma loja chamada Palácio das Borrachas, aqui em Araraquara, e o suporte já troquei por um preto (ficou muito melhor), bem como troquei também o tubo de 20mm por um eletroduto preto, amanhã troco as fotos no megagaleria pra atualizar o tópico e aviso vocês...
O que é tecnil? Onde se compra? :oops:
Eu comprei o tecnil (ou Technyl pra ser mais exato :wink: ) também no Palácio das Borrachas. O Frans já deu uma prévia, é muito usado por torneiros mecânicos para confecção de peças, principalmente para carros e Jips, como coxim, por exemplo...
Technyl - Poliamidas 6 e 6.6

Definição
Technyl é marca de produtos da Rhodia , composta por poliamidas tipo 6.6 e 6.
“Poliamidas são termoplásticos cujas cadeias são formadas basicamente por grupamentos funcionais amida, ligados entre si por segmentos alifáticos”
Propriedades típicas
• Alta resistência mecânica e alta rigidez , inclusive à elevadas temperaturas
• Boa resistência ao impacto , inclusive à baixas temperaturas
• Boa resistência à abrasão e ao desgaste
• Baixo coeficiente de atrito
• Excelente comportamento frente à maioria dos agentes químicos


E ainda . . .
É possível atingir uma enorme gama de propriedades , inclusive cores , para aplicações nos mais diversos segmentos , através de sua modificação com :
• fibras e cargas de reforço ,
• aditivos anti-chama ,
• modificadores de impacto ,
• estabilizantes ,
• pigmentos ,
• outros aditivos específicos .



Boa resistência química frente . . .
• Acetona
• Amônia
• Benzina
• Soda
• Caustica
• Solventes
• Clorados
• Óleo
• Diesel
• Etanol
• Gasolina
• Querosene
• Óleos
• lubrificantes
Fonte: Rhodia Engineering Plastics.PRODUTOS>Technyl®.http://www.rhodia-ep.com.br/produtos/pr ... echnyl.htm
...mas no projeto serve só pra deixar os fechos do corpo do filtro na altura da alça do fecho que fica sobre a bolsa de anél do cap - tampa :lol: ...
Deixo somente uma sugestão: antes e depois dos conectores rápidos que ficam no sugador e no retorno, você poderia colocar registros esfera/borboleta. Assim, quando for tirar o filtro para manutenção, você fecha os registros, desconecta as mangueiras e leva tudo cheio de água para a área de serviço. 8) Precisaria de 4 registros. Além de facilitar na manutenção, você pode usar um deles como controle de vazão. Acho muito interessante poder diminuir a vazão quando vou alimentar meus bichinhos.
O projeto original contava com esse sistema, porém, quando vi o preço destas peças o projeto passou a não contar mais com esse sistema :lol: ,você já viu o preço destes registros esfera de 3/4" de uma marca razoável :shock: , achei muito caro, prefiri fazer com a mangueira um pouco mais comprida e na hora da manutenção eu tiro as mangueiras do aqua e coloco em um balde, então levo tudo para a área de serviço da mesma forma, mas no futuro quem sabe não compro os registros e faço um up-grade...
Show de bola....o que mais me facinou foi a qualidade do seu tópico, com as explicações nos mínimos. Não da nem pra ter dúvida na construção desse filtro! Parabens
Agora com mais calma vou trocar as fotos que não ficaram muito boas por fotos melhores, como a foto das borrachas que vedam o fecho por fora, por exemplo...

Até mais.

andkmb
Montador
Montador
Posts: 54
Joined: 15 Nov 2005, 18:02
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Contact:

Postby andkmb » 04 Dec 2005, 02:46

Opa.

Ficou bem legal e bem forte...

Fiz um parecido, porem, as mangueiras fiz invertido, ao inves dela ir por cima da saida da bomba, coloquei uma menor que foi por dentro, acho que isso acabou com a vazão da bomba, esta bem fraco!!!

Vou tentar trocar e usar esses engates rapidos que é melhor para manutenção!!!

Parabens pelo bom FVM.

Abs. André.

Nicolau
Montador
Montador
Posts: 38
Joined: 12 Jul 2005, 02:25
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Arraial do Cabo

Parabéns!

Postby Nicolau » 04 Dec 2005, 03:28

muito show!!!

agora até q fala q n tem habilidade e n entende desse assunto pode fazer, o mais e melhor explicado projeto FVM!

revolucianando o método de facilitar as coisas...
A única coisa que agente leva da vida é a vida que agente leva...


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest