Ulceração de áreas irregulares na pele e perda de epiderme, possível aparecimento de fungos com aparência de algodão.

Agente responsável: Flavobacterium columnaris (bactéria)


Fotografia: Christie

Sintomas: Ulceração de áreas irregulares na pele e perda de epiderme, possível aparecimento de fungos com aparência de algodão, nadadeiras corroidas, possível associação a outras doenças, principalmente parasitárias.

Profilaxia: Manutenção periódica do aquário e filtros, mantenimento de temperatura ideal para a espécie de peixe criada e nível de O2 dissolvido na água suficiente para a população do aquário.

Tratamento: Limpeza (topico) das ulceras com permaganato de potassio. A aplicacao pode ser feita usando um cotonete. Baixar a temperatura para aproximadamente 24º e usar 1 colher de chá de sal grosso para cada 4 litros de água do aquario, 1 colher de chá de Praziquantel para cada 40 litros por medida de prevenção no caso das úlceras terem aparecido por causa de flukes, não fazer injeção de CO2 se tiver água dura. Em estágios avançados da doença, o uso de antibióticos será necessário, os indicados são kanamicina, tetraciclina, oxytetraciclina bem como eritromicina, minociclina ou nifurpirinol, se possível misturados a comida.

Obs: Indicamos que antes de iniciar qualquer tratamento procure um veterinário especializado em peixes ornamentais, pois ele é o profissional com competência técnica para realizar exames clínicos, reconhecer com certeza a doença e indicar o tratamento viável para o caso.