As Tartarugas são animais fascinantes, bem cuidadas elas tornam-se membros de várias gerações de uma mesma família, aprenda os cuidados necessários para um longa e saudável amizade com a sua Tartaruga.

Nome Popular: Tigre D´água
Nome Científico: Trachemys dorbignyi
Ordem: Testudines
Distribuição Geográfica: Rio Grande do Sul (Brasil), Uruguai e nordeste da Argentina
Hábitos Alimentares: Onívoros, eles precisam de carne e peixe moídos em pedaços pequenos e crus, frutas e verduras picadas. Os filhotes devem ser alimentados uma vez ao dia enquanto que os adultos apenas duas ou três vezes por semana.

Tartaruga ainda jovem

Para assegurar uma vida saudável à sua tartaruga, ofereça

uma dieta variada tanto para tartarugas jovens como adultas, no entanto a tartaruga jovem deve comer menos proteína animal do que a adulta. Faça uma combinação dos seguintes alimentos:

  • Dietas Comerciais (Nunca mais do que 25% da dieta total): Comprada em lojas de animais (Rações em bastões "sticks", Gammarus etc.), já que contém todos os nutrientes necessários, como cálcio, que é importante para a constituição da carapaça.
  • Pequenos animais como minhocas, camarões, peixes etc.
  • Verduras e legumes (50% ou mais da dieta total). Ofereça folhas de alface, cenouras, feijões verdes, espinafre, pepino, etc. Frutas podem ser oferecidas, maçã, melão, banana, etc.

Reprodução: Os machos tornam-se adultos após dois anos de idade e as fêmeas, após cinco anos. Desovam entre 1 e 18 ovos por postura, que eclodem entre 60 a 120 dias de incubação. O acasalamento é de julho a agosto e a desova de setembro a dezembro. Cada fêmea põe, em média, 10 ovos, que enterra na areia.

Para garantir um maior número de nascimentos, as covas devem ser abertas com cuidado e os ovos retirados sem sacudir ou mudá-los de posição. Para isso devem ser marcados com lápis na parte superior e transferidos para uma chocadeira onde serão enterrados em areia para que possam eclodir em 120 dias. Após este processo, os ovos devem ser enterrados na mesma posição, a 10 cm de profundidade com temperatura de 27 a 29ºC. Durante a corte, o macho segue a fêmea pacientemente, após o que posiciona-se de frente para ela. Durante o período em que permanecem “cara a cara”, a fêmea parece avaliar detalhadamente o macho para ver se o escolherá para ser pai de seus filhotes.

 Tartarugas aquáticas ou Tigres D'águaA identificação do sexo só é possível quando adulto, aos 5 ou 6 anos. A fêmea é maior, podendo chegar até 30 cm de comprimento e tem a parte inferior da carapaça (plastrão) ligeiramente convexa de modo a fornecer mais espaço aos ovos. O macho alcança de 20 a 25 cm e tem a cauda mais comprida e volumosa, além disso, possui as garras das patas dianteiras bem maiores que a da fêmea e a parte inferior da carapaça é reta ou ligeiramente côncava para se ajustar melhor em cima da fêmea. A cloaca do macho situa-se a 2/3 da distância entre o começo da cauda e a carapaça, enquanto que da fêmea é bem próximo à carapaça.

Saúde: Apesar de ser muito resistente pode apresentar raquitismo, doença que deixa o casco mole devido à deficiência de proteínas. Pode ser corrigido com adição de proteínas às refeições, especialmente através de peixe. Colocar as tartarugas em locais ásperos também pode causar ferimentos embaixo do casco, que propiciam a entrada de fungos e bactérias. Pegá-las demais na mão é prejudicial, especialmente para os filhotes que podem adoecer.
Período de vida: de 30 a 100 anos em cativeiro.
Crescimento médio: nascem com 4 cm e crescem cerca de 3 cm ao ano.
Tamanho adulto: fêmea cerca de 30 cm e o macho chega a 25 cm de diâmetro.

Fotografias: Marne Campos

Sobre o autor:
Autor: Alex Ribeiro