O aquarismo marinho hoje em dia está voltado para os aquários de corais mas há outros tipos de montagem para aquários marinhos e um deles é o plantado. Este texto visa descrever um pouco sobre a montagem de um aquário assim.

Na montagem devemos ter todos os componentes usados em um bom aquário marinho como um skimmer, rochas vivas, um bom controlador de temperatura se necessário, a iluminação ideal seria a HQI mas VHO também está de bom tamanho, lâmpadas actínias numa proporção de uma pra duas brancas seria fundamental pois este tipo de luz ajuda no desenvolvimento das plantas marinhas.

Estas "plantas marinhas" citadas, na verdade são macro-algas que existem em diversas formas e cores que podem variar do verde, vermelho, marrom e até azul. Além da iluminação, outra coisa importante para o desenvolvimento das macro-algas é o elemento ferro presente na água. Suas podas devem ser feitas no momento das trocas parciais, pois com a poda podem soltar elementos químicos na água. Uma das vantagens de ter macro-algas é que elas retiram o nitrato e outras substâncias nocivas para peixes e invertebrados do sistema, além de serem competidoras das algas filamentosas ajudando na manutenção do sistema, o uso de Jaubert pode ser feito mas não é necessário, recomendaria uma camada de pelo menos 10 cm de substrato da granulação fina para ajudar na retirada do nitrato. O aquário, dependendo da quantidade de macro-algas pode ficar com a água amarelada mas o uso de carvão ativado resolve este problema.    

Quanto aos peixes, alguns tipos de macro-algas podem ser devoradas outras não devido a toxinas contidas nelas por exemplo. Peixes algueiros podem ser colocados nesse sistema mas na devida proporção, peixes onívoros como anjos por exemplo são muito recomendados mesmo alimentando de macro-algas. Bom, este sistema pode ter muitas variações de habitantes podendo ter desde corais com peixes pequenos até somente peixes maiores como Lions, Garoupas etc, e o paisagismo fica por conta do aquarista pois apesar de não vermos muitas variedades em lojas há um grande número de espécies de macro-algas para aquários, e alguns lojistas podem conseguir por encomenda determinados tipos. O aquarismo tem uma infinidade de combinações e esta é apenas umas delas.

{moscomment}
Sobre o autor:
Autor: Alex Ribeiro