Nano Reef de 125 litros de Rafael CompassiContinuando com a nossa missão em mostrar a onda marinha que se instalou no AqOL nos últimos tempos, esse mês vamos falar mais uma vez de um aquário marinho, mais especificamente de um Nano Reef! Esse belo Nano pertence ao aquarista Rafael Compassi, figura carimbada do Fórum AqOL e referência quando o assunto é química da água e tecnologia. Isso fica evidente no texto abaixo, pois boa parte dos equipamentos e acessórios do aquário foram desenvolvidos pelo próprio aquarista. Quando digo isso, não estou falando que ele simplesmente fez a instalação elétrica da tampa do aquário, mas me refiro à construção das rochas, skimmer, controladores, suplementos e muitos outros itens que normalmente compramos prontos.

A ideia de montagem desse aquário pelo nosso amigo Químico, surgiu da vontade de montar um aquário de baixo custo, e com muito trabalho (acho que aqui fica claro que autor desse texto não é muito fã de trabalhos FVM, talvez por falta de talento para executá-los) já que Compassi pretendia construir boa parte dos equipamentos em casa.

Nano Reef de 125 litros de Rafael Compassi

Apesar de muito trabalho, a montagem correu tudo bem, o maior motivo de dificuldade, na verdade, não teve relação nenhuma com o aquarismo mas com um problema pessoal que o aquarista passou no mesmo período e que retardou a montagem em 8 meses.

Para não dizer que nada saiu fora do planejado no início, Rafael revelou que as rochas, que foram construídas por ele com cimento, levaram em torno de 6 meses para "maturar" e parar de influenciar o pH de maneira significativa. Ele passou esse período mantendo-as em baldes com trocas de água semanais para tentar acelerar o processo. Após a montagem, teve alguma dificuldade com o controlador arduino, que por sua alta sensibilidade, sofria interferência de variações eletromagnéticas no ambiente.

Para Rafael Compassi, essa montagem tem um valor especial pois ele tentou fazer a maior parte dos equipamentos e acessórios, entre eles as rochas, skimmer, a luminária etc, e revelou que mesmo não tendo muito talento para o acabamento final, o que deixou os equipamentos não muito agradáveis visualmente (e proibitivos se você for homem e casado), sente um imenso orgulho ao observar o funcionamento do aquário e lembrar que ele fez boa parte do que vê, com suas próprias mãos.

 

Dimensões: 50 x 50 x 50cm
Volume bruto: 125 litros
Tempo de funcionamento: 12 meses.
Filtragem: Sump de 20 litros. Skimmer, perlon e RV FVM.
Iluminação: 1 LED 50W e 9 LEDs Royal Blue 3W.
Substrato: Granilha (granito branco moído)
pH: 8,3
GH: ?
KH: 9
NH3/NH4: 0
NO2: 0
NO3: 0,2
PO4: 0,1
Temperatura média: 25,7C
Alimentação: Poytara Marinho Micro e Tropical Flakes.
Suplementação adicional: RC Reef Construct e RC Reef Amino.
Fauna: Yellow Watchman (Cryptocentrus cinctus), Peixe Palhaço (Amphiprion ocellaris), Ofiuro (Ophionereis reticulata), Paguro (Clibanarius antillensis), Turbo Snail (Turbo sp.), Neritina (Neritina virginea), Zoanthus watermelon, baby back blue, e mais 3 não identificados, Leather, Mushrooms, Ricordea, Milepora, Yellow Polips, Galaxea, Grogspawn, Favia Green Eyes, Mush Green Hairy, Montípora Capricornio, Green Star Polips, Anêmona actínica e Blastomussa.
Flora: Algas Chaetomorpha (no sump).
Informações adicionais:
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.