Reef de 546 litros de Junior GorskiO ano de 2013 foi talvez o ano mais salgado do AqOL nesses mais de 14 anos de existência! O número de aquários marinhos exibidos no Fórum AqOL foi grande e acabaram contagiando muitas pessoas que o máximo que sabiam sobre peixes marinhos até então era o que viram no filme "Procurando Nemo", porém ao final de 2013 já exibiam belos e saudáveis reefs! Dessa forma, achei que o aquário do mês deveria ser um marinho, um marinho nascido no AqOL e que é motivo de orgulho para todos nós que participamos dessa maravilhosa família de amantes do aquarismo. Eu pelo menos, toda vez que me perguntam sobre aquários marinhos, falo "procura lá no Fórum pelas palavras Junior + Gorski + Aquário + Marinho".

Esse aquário possui uma particularidade, os característicos fundos 3D do Junior Gorski. Isso com certeza foi um desafio a mais, já que o material utilizado alterava os parâmetros da água e poderia atrapalhar no desenvolvimento do aquário.

Reef de 546 litros de Junior Gorski

Por esse motivo, Junior montou o aquário inicialmente com água doce para que o material utilizado "curtisse", só após três meses a água foi substituída por água salgada e tudo ocorreu como planejado!

Apesar da vasta experiência, o aquarista cometeu um erro que quase custou caro à ele. Ao deixar de quarentenar um novo habitante do aquário (ah Junior!), o aquário foi contaminado com íctio e isso lhe rendeu uma boa batalha com a doença por algum tempo. Apesar disso, segundo o aquarista, hoje o aquário vai muito bem e o seu desenvolvimento diário caminha a passos largos.

Como é comum com pessoas que entram no aquarismo marinho, Junior Gorski se revela fascinado com a explosão de vida que esse pequeno mundo representa, além é claro, do aprendizado exigido e exercido com muito prazer por ele à cada dia.

Dimensões: 140 x 65 x 60cm
Volume bruto: 546 litros
Tempo de funcionamento: 9 meses
Filtragem: Sump 65 cm X 50cm X 45cm , Skimmer bubble magus curve 7 recalque de 2000 L/H.
Iluminação: 200W LED sendo 6 x 10 azuis e 14 x 10W brancos.
Substrato: Fiji Pink
pH: 8,2
GH: ?
KH: 10
NH3/NH4: 0
NO2: 0
NO3: 0
PO4: 0
Temperatura média: 27C
Alimentação: Grande variedade de rações, inclusive de marcas.
Fertilização adicional: bio cálcio, Brightwell Aquatics Iodion Advanced Iodide Supplement.
Fauna: Sailfin Tang (Zebrasoma veliferum), Yellow Tang (Zebrasoma flavescens), Angel Coral Beaulty (?)  , 2 Yellow Tailed (Chrysiptera parasema), 1 Donzela de rabo amarelo e um casal de Peixe Palhaço Tomato Melanopus, 1 Neon Goby, 2 Camarão Palhaço (Stenopus Hispidus) , 4 Camarão Bailarino (Lysmata wurdemanni) e corais variados.
Flora: Não há.
Informações adicionais: Refrigeração e aquecimento controlado por Full Gauge. Dois aquecedores de 300W e refrigeração por ventoinha de 14 cm.
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!