Reef de 140 litros de Marcos Vinícios ConteAo longo de sua trajetória, o AqOL sempre foi visto como um Portal voltado predominantemente para o aquarismo dulcícola, porém o aparecimento de aquaristas interessados em ingressar no aquarismo marinho ou até de velhos frequentadores se aventurando nesse novo meio, têm se mostrado crescente nos últimos meses. Por isso, neste mês, correspondendo à esse crescimento, o Aquário do Mês de Outubro/2013 do AqOL é um pouco mais salgado que o habitual. Falaremos neste mês, do aquário marinho de 140 litros de Marcos Vinícios Conte, o Conte do Fórum AqOL, uma montagem que nasceu de um antigo sonho do aquarista que ao ver seus colegas planejando se aventurar em mais esse mundo do aquarismo, comprou a idéia e tratou logo de "colocar as mãos na água"!

Após ler algumas postagens de seus amigos Márcio Vargas e Gilson Moreira, outros dois frequentadores do Fórum, que planejavam seu primeiro aquário marinho, Conte, foi contagiado pelo entusiasmo e logo fez a encomenda dos produtos e equipamentos necessários.

Reef de 140 litros de Marcos Vinícios Conte

A maior dificuldade do aquarista foi com a distância física dos grandes centros comerciais, o que cabou atrapalhando na hora da aquisição de algum item, porém Conte utilizou a internet como a via de contorno, neste caso.

Além das compras, ao realizar uma viagem para o litoral, Marcos trouxe um pouco de água do mar para incentivar a biologia do aquário e assim começou o projeto do seu primeiro reef, um aquário de 140 litros compartilhado por peixes, corais e uma infinidade de outros seres vivos, bastante característicos de um aquário marinho.

Por ser seu primeiro aquário marinho, o tanque ainda recebe uma atenção toda especial, como a reposição da água evaporada quase diariamente, limpeza dos vidros e rearranjo dos corais.

O aquarista, fascinado com a riqueza de vida de um aquário marinho, revelou que apesar do pouco tempo de montagem já pensa em montar um aquário maior à partir de sua primeira experiência e já começa a se planejar para isso.

Dimensões: 70 x 40 x 50cm
Volume bruto: 140 litros
Tempo de funcionamento: 7 meses
Filtragem: Filtro e Skimmer Hang-On.
Iluminação: 120W LED
Substrato: Granitina e Aragonita
pH: 8,3
GH: ?
KH: 9
NH3/NH4: 0
NO2: 0
NO3: 0
PO4: 0
Temperatura média: 26C
Alimentação: Ração, camarão e reef booster
Fertilização adicional: Purple Up.
Injeção de CO2:
Fauna: 2 Amphiprion clarkii, 1 Centropige auratonatus, 1 Abudefduf hemicyaneus, 1 Nemateleotris magnífica, 1 Starksia starcki, 6 Palaemon elegans, 1 Cinetorhynchus hendersoni, Echinaster brasiliensis, Strongulocentrotus purpuratus, 3 Actinia equina, 1 Condylactis passiflora, 1 Crinóide e vários corais, Capnella sp., Palythoa sp., Mushs, Ricordea, Zohantus e equipe de limpeza completa.
Flora: Nào há.
Informações adicionais:
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!