Trata-se de verme branco de tamanho reduzido com alto valor nutritivo, sendo uma ótima fonte de nutrientes para os peixes, mas também rica em gordura, por isso deve ser usada com critérios.

 

Nome popular: Enquitréia

Nome científico: Enchytraeus albidus

Esse verme sobrevive na água por algum tempo, por isso deve-se fornecer aos peixes em pequenas porções para que eles não se escondam no substrato, poluindo a água quando morrerem. Rico em vitaminas A, D e E, além de uma ótima fonte de proteínas e sais minerais, a enquitréia se apresenta como uma ótima alternativa na alimentação dos peixes ornamentais, contanto que o aquarista tome cuidado com seu alto teor de gordura, não oferecendo aos peixes mais do que três vezes por semana. Para os filhotes essa regra pode ser mudada para diariamente, mas não como único alimento.

 Image

Fotografia: Alexandre Altieri

Como criar:  Em um recipiente, de preferência isopor para isolar do calor externo, coloque carvão ativado até a metade, o carvão deve ser mantido sempre úmido, o que pode ser conseguido com a ajuda de um borrifador de água, introduza uma cultura inicial comprada em lojas de aquarismo, em pouco tempo a cultura se multiplicará e se tornará uma fonte constante de alimento para seus peixes.